Ruy Castro > Coleção para a humanidade Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Pedro II estava à frente do seu tempo. Conheci perto de Praga, no sopé dos Alpes, uma estação de águas - Karlov.Vari - onde ele costumava passar temporadas com a amante num hotel chiquérrimo (enquanto deixava a imperatriz Teresa em Viena na casa dos parentes). É interessante tb o interesse dele por aquele invento roubado pelo Graham Bell do italiano Antonio Meuci. O nosso imperador foi uma pessoa instigante.
Pedro II estava à frente do seu tempo. Conheci perto de Praga, no sopé dos Alpes, uma estação de águas - Karlov.Vari - onde ele costumava passar temporadas com a amante num hotel chiquérrimo (enquanto deixava a imperatriz Teresa em Viena na casa dos parentes. É interessante tb o interesse dele por aquele invento roubado pelo Graham Bell do italiano Antonio Meuci. O nosso imperador foi uma pessoa instigante.
Após o golpe republicano bem que D. Pedro poderia ter repetido Luis XV: depois de mim o dilúvio.
Nem tanto ao mar nem tanto à terra! Não ha dúvida que D. Pedro II era um homem culto, mas nem por isso era perfeito. Sua posição anti-capitalista foi o principal motivo da queda do maior empresário do Brasil, o Barão de Mauá. Preso as suas crenças, D. Pedro não aceitava que alguém fosse mais rico do que ele no Reino. Quando Mauá precisou estender o seu crédito para manter o seu banco na Inglaterra, D. Pedro mexeu os pausinhos para negar a transação. Milhares de empregos implodiram e o futuro.
No livro "Deuses ,túmulos e sábios" que relata as maiores descobertas arqueológicas da humanidade D. Pedro II é mencionado por um dos arqueólogos na Grécia como um homem interessado, estudioso , culto e muito ético.
Será que alguém se aventuraria a escrever algo mais " substancial ", digamos assim, sobre essas viagens ? E com mais e mais fotos ? Quem sairia ganhando caso um Livro assim fosse escrito ? Eu gostaria de ser o primeiro a comprá-lo.
E eu o segundo !
O que pouca gente sabe é que o telefone - e por extensão o celular - tiveram a mão de Pedro II para seu sucesso. Grahan Beel, o inventor do telefone, mostrava seu invento sem qualquer interesse do público e da imprensa na Grande Feira da Philadelphia de 1 8 7 6, seu stand estava às moscas. Pedro II, membro honorário da comissão de jurados,que já o conhecia, e acompanhando por grande comitiva de jornalistas americanos, surpreendeu-se ao vê-lo. "Meu Deus, isto fala!", disse.
A 1 5 0 metros, Lord Kelvin, outro membro do juri, havia recitado Shakespeare: "... to be or not to be". Ainda surpreso Dom Pedro respondeu "that is the question: Whether 'tis nobler in the mind to suffer", Foi a primeira pessoa a comprar ações da Bell Telephone and Company. O Brasil foi o segundo pais do mundo a possuir telefones.
Pedro II foi tÃpico homem do século 19. A cultura e a ciência o encantavam. Foi, talvez, por tudo isso, o maior soberano do século. Um verdadeiro soberano entre os homens.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ruy Castro > Coleção para a humanidade Voltar
Comente este texto