Demétrio Magnoli > Waack é vítima da fome insaciável das redes que exige sacrifício de figuras Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3
Infelizmente, parcial com seus pares.
Perfeito, Demétrio. Um comentário infeliz, em particular, algo que todos estamos sujeitos, decretou a "pena de morte" de um dos melhores jornalistas do paÃs. As cuspa/radas do Zé do Breu, em público, deram em nada...Vivemos tempos desta desgraça chamada de "politicamente correto". Total solidariedade ao Wack.
Me espanta que brasileiro não consegue identificar racismo direito. A afirmação dele é racista e não há meios termos. E não é injúria racial pq não foi dirigida a alguém especÃfico. Ele deverá sofrer ação por dano moral coletivo e também o Ministério Público poderá denunciá-lo, levando o caso à vara criminal.. e a própria tv globo deverá sofrer ação com base na artigo 932 do Código Civil (empregador é responsável pela conduta do empregado). Por isso ela foi rápida em afastá-lo...
Quanta besteira.
Pura hipocrisia humana potencializada por aqueles sem voz que usam as redes como os novos Inquisidores, como se eles fossem deuses e nao tivessem seus proprios defeitos e cometessem seus proprios pecados. Waack é brilhante, é humano e como dizem os cristáos atire a primeira pedra os isentos de pecado... NAO EXISTE ESSA CATEGORIA NA TERRA.
Pela reportagem da folha sobre o tema, o vÃdeo foi o detonador, mas já haviam problemas de relacionamento com colegas da emissora. Nessas horas os indivÃduos afáveis, dos tapinhas nas costas, tipo Temer ou Aécio conseguem mais facilmente apoio de seus pares. Pelo visto, o temperamento do William é mais áspero, tipo José Dirceu ou Dilma.
Buscar argumentos para atenuar uma postura extremamente ofensiva quanto a do willian Waack, só nos mostra o quanto ainda estamos longe de extinguir o racismo institucionalizado.O que aconteceu deve ser combatido com todo fervor, não é apenas uma questão de opinião do jornalista ou uma infelicidade de comentário, mais sim uma visão que é sociedade Brasileira ainda tem do negro que precisa acabar,quem compactua com tal postura é tão racista quanto.
Esta desgraça do polÃticamente correto, bulling, são pragas do nosso tempo. O comentário do ministro Barroso, citado pelo Demétrio, foi perfeito? Só porque ele pediu desculpas? Wack também pediu...
Waack é, além de racista, um agente da CIA. Ele merece!
Também acho. E tem como missão perseguir o saci para cortar a outra perna. Ora, ora ...
Kkkkkkk
Tá com dó dele Demetrio ? Então leve-o para sua casa e faça bom proveito,,,,,
Há 40 anos um jornalista chamou o suÃço , piloto de F 1 Gianclaudio Regazzoni de "italiano" . O que aconteceu ? No Paraná, se alguém chama um descendente de ucranianos (católicos ortodoxos) de "polaco" (poloneses são católicos romanos) ? Se alguém se refere a um neto de libaneses (cristão) de "turco" (muçulmanos) ? Chamar um holandês de "alemão", um nipo-brasileiro de "china" ?. Nós, de SC e PR somos "gaúchos" ? Eu nunca usei bombacha ... É difÃcil ! Respeito e bom senso urgem !
??????? .......
Não esqueça que do outro lado, divulgando o vÃdeo, tem um negro indignado que na época tentou passar o filme para que as pessoas vissem. Procurou jornalistas como voce e não obteve eco. Não queria dinheiro. Só mostrou depois de sair da empresa. Na internet. Não tem nada de oportunismo.
Vc confirmou isso ? Por que o sujeito não colocou no You Tube imediatamente ?
Parabéns Magnoli pela lucidez do texto. Condenar sumariamente o brilhante jornalista William Waack por uma frase infeliz (dita em privado e gravada sem autorização), pela qual ele já pediu desculpas, só atende a fome de sacrifÃcio de figuras publicas como dito no texto. O jornalista, um dos mais competentes da atualidade, não é racista e tem contribuÃdo como poucos para o debate de idéias no programa Painel da Globo News. O Brasil ficará mais pobre ainda se a Globo o excluir de sua programação
O programa Painel "era" um monólogo a 4. Nunca promoveu um debate com pessoas de pensamentos ou ideologias distintas. E o WW ainda colocava palavras na boca dos convidados como um maestro de orquestra para não haver hipótese de desalinhamento do "script" previamente combinado.
O problema é que Jornalistas têm a oportunidade de expor a sua opinião ao público rotineiramente e fazem disto instrumento da construção de sua imagem. Quando hipocritamente defendem com vigor comportamentos politicamente corretos apontando o dedo aos outros não percebem estar preparando o próprio calvário na oportunidade em que forem pegos sendo “Humanos, demasiadamente humanos”.
Repelir o racismo nada tem a ver com o "politicamente correto"; repelir o racismo é uma simples prova de civilidade. Hoje em dia, muita gente, ao exprimir os preconceitos mais primitivos, afirma fazê-lo para combater o "politicamente correto": assim, o preconceituoso mais estúpido ganha ares de transgressor ou defensor da liberdade de expressão. Desculpa esfarrapada para dizer o indizÃvel.
Opor-se ao racismo não tem nada de "politicamente correto"; opor-se ao racismo é simplesmente agir com civilidade e humanidade. Hoje em dia, quando certas pessoas exprimem os preconceitos mais primários, a fim de conseguir a aura de transgressores ou defensores da liberdade, elas logo afirmam que apenas combatem o politicamente correto. Desculpa esfarrapada para dizer o indizÃvel.
Ser racista não é ser humano, mas, sim um pacóvio. Lamentável.
O que disse é apenas o que pensa uma parte da elite hipócrita e preconceituosa! Parabéns à Globo pelo seu afastamento.
Por que a menção à Luislinda? O que fez a Luislinda macula todos os negros: é isto o que você pretende dizer? Então, o que fizeram o Geddel, o Temer, o Dirceu, o Sérgio Cabral macula todos nós brancos? Todos nós brancos somos igualmente culpados pelo que fizeram nossos "irmãos de raça".... Que interessante o seu raciocÃnio!
Tipo, a Luislinda ?
Obrigado, Demétrio. Pelo visto ainda existe cérebro na sociedade, pena que são poucos. É óbvio que a frase, por pior que seja, sequer é tipificada pelo lei de racismo (podem pesquisar). Eita Zé Povinho o de hj.... Condenar um grande jornalista por uma frase.... Deus nos livre dessa gente o quanto antes!!!!
Perfeito Demétrio. O pior é que, em pleno século XXI, existam pessoas que pensem ser possÃvel moldar o homem ideal através de decretos, da força, da religião ou de outro método qualquer. Não existe anjo e demônio, bom e mau, certo e errado, branco e preto. Apesar de o controle de contraste na tv ter um mÃnimo e um máximo o ajuste mais comum é uma posição intermediária. Nunca uma frase proferida há dois milênios foi tão atual: "Atire a primeira pedra aquele que não tiver pecado"
Só um sem pecado?
Gravar conversa privada e colocar na rede 1 ano depois pode ser considerada extorção? Como foi obtida esta gravação?
Nao muda o que foi dito.."palavra lançada, pedra atirada". O resto é meramente circunstancial.
Boa, Demétrio! Ao se postarem como arautos contra o preconceito, não se dão conta de que estão criando uma espécie de pelourinho moderno.
Demétrio coloca a situação nas devidas proporções. Mostra a faca nos dentes, a sede de san-gue, o julgamento em praça pública por aqueles que gritam sem parar - Culpado! Culpado! Certos de sua justiça cega e sem perdão, donos da verdade suprema os aficionados do politicamente correto são julgadores impiedosos dos erros alheios e pior - servos do "Minotauro" guloso das redes sociais.>>>>/Claudia.
O cidadao ,brasileiro,editor,reporter, conceituado profissional com conhecimento e domÃnio de idiomas, como pode soltar sem querer comentários, principalmente no local de trabalho, imagine quantos ja foram feitos escondidos.E bom acontecer pelo menos agente visualiza o sentimento interior......
Ninguém deve ser punido por atos ou palavras da esfera privada, a não ser que sejam crimes. E nada deve ser considerado crime a não ser que cause prejuÃzo a outrem. As infelizes palavras ditas por William Waack somente causariam algum mal se fosse dirigidas a uma pessoa da raça negra ou ditas em público. Não foi o caso.Por outro lado, gravar alguém clandestinamente e publicar atos ou frases constrangedoras poderia, talvez, ser considerado crime. Neste caso, Waack seria a vÃtima.
Não foi em esfera privada, foi durante trabalho (vide artigo 932 do Código Civil). Ele causou dano coletivo. Seu comentário é bem leigo juridicamente (vc confude injuria racial com racismo e deve ler mais).
Uma figura pública não pode fazer este tipo de comentário, seja no público, seja no privado. Ele expressa não um gracejo, mas uma perspectiva que assujeita a população negra. Temos 4% dos negros ocupando cargos de direção no pa'as. isto é resultado de visões de mundo como deste senhor... não se trata de destruição da pessoa, mas do claro cerceamento do poder dizer o que se que, porque sou poderoso... pergunte a cor do cinegrafista que filmou a cena, ou do que o maquiava , ou lhe servia cafe
Não sou poderoso nem racista, mas digo o que bem entendo nos meus cÃrculos Ãntimos. O direito constitucional à intimidade, inclusive de diálogos, supera essa baboseira de politicamente correto. A propósito, sou baixinho, careca e pardo. Jamais me ofendi ser chamado de um, outro, ambos ou todos. São fatos caracterÃsticos do meu fenótipo. O verdadeiro preconceito está em quem se vê ofendido pelo que é.
Quando eu assistia ao Globonews Painel, lembro que entre os convidados nunca havia mulheres ou negros. Era sempre a mesma turminha de homens brancos de meia idade. Acho que por aà já se podia imaginar como funciona a cabeça do William Waack
Alexandre. Eu respondi àquilo que foi escrito. Não respondi àquilo que não foi escrito. Você está conjecturando sobre o que eu teria respondido se ele tivesse escrito negros no lugar de judeus. Você não pode saber, portanto está sendo injusto. Einstein não era negro, mas há um grande numero de negros judeus. Inclusive chineses judeus. Não tenho preferência por nenhuma raça ou religião, nem a favor nem contra.
Paulo. Por favor explique o "brancos (ou judeus)". Judeus não são uma alternativa a brancos, ao menos me parece.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
não é diferente da cabeça deste colunista.. uma vez o vi discutindo com um intelectual negro e nunca vi tanto desrespeito .. até a Monica Waldvogel ficou constrangida.. por isto o defende, não são diferentes...
Houve, sim, mulheres participantes.
Perfeito, Demétrio. Waack deve ser avaliado pelo que diz e escreve em (e para o) público, não por um desvio verbal em privado. O que nos leva à outra questão: por que a horda enfurecida se importou tão pouco com a atitude ilÃcita (além de vingativa e calculista) de gravar uma conversa privada sem ser dela participante e sem ter consentimento p/ isso, e depois divulgá-la (não sem antes tentar vendê-la)? Minha solidariedade ao jornalista.
E para contextualizar: Diego Rocha Pereira foi demitido da Globo no inÃcio do ano (todos sabemos que numa crise os piores funcionários são demitidos primeiro), e Robson Cordeiro Ramos é processado por uma agência de publicidade onde trabalhou por "dano qualificado" (está no Google...) Então tirem suas conclusões. Dois fracassados ressentidos se vingaram de um jornalista padrão ouro. E aÃ? Vamos deixar assim? Volta William Waack! O Globonews Painel não será o mesmo sem William Waack!!
Passadas 24hs de meu post inicial, vejo que ninguém tocou no assunto da divulgação ilÃcita de conversa privada. Deixando isso de lado, gostaria de chamar à reflexão o seguinte: o que uma pessoa decente faria ao ter contato com video semelhante? Confrontar primeiramente o autor do comentário me parece o óbvio! Mas não! Co varde mente aqueles dois divulgaram uma gravação ilÃcita p/ a multidão sempre ávida por escândalos... Se o comentário do Waack é repreensÃvel, o que dizer da atitude dos dois?
Não, Lourenço, ao contrário, se capacidade intelectual contasse para que alguém pudesse ser candidato a algum cargo polÃtico nesse paÃs, o Brasil seria infinitamente melhor.
Nunca julgues para nāo series julgados. Quem nunca cometeu deslise. Chega de falso moralismo.
Brasil: paÃs que coloca a capacidade intelectual acima de conceitos básicos morais, não por isso a nossa polÃtica está assim...
Wagner: o fato de ter sido num local de trabalho não muda o fato daquela fala ter sido em privado, vc sabe disso então não venha com falácias. Outra coisa: vc escreve aqui, em público, uma calúnia contra a moral de quem está defendendo o jornalista e acha que isso tudo bem?
Lourenço, não escreva besteira. Injúria é caracterizada quando é dirigida ao injuriado ou em público, o que não foi o caso. No ouvido de alguém em privado ou na sala de minha casa podemos falar o que quisermos. Agora gravação de conversa privada da qual não se participa, sem consentimento dos envolvidos, com divulgação pública, isso sim é crime.
"Desvio verbal em privado"??? Vou dizer aquilo que o colunista não teve a honra e a inteligência de dizer, isso é crime e não desvio. A injúria racial está prevista no artigo 140, parágrafo 3º, do Código Penal, que estabelece a pena de reclusão de um a três anos e multa, além da pena correspondente à violência, para quem cometê-la. Cadeia nele!
Demétrio perdeu uma chance, uma grande chance de sair da pequenez humana do corporativismo e falar algo que servisse. A fala não foi privada, foi em local de trabalho e não é agora que acusarão as redes sociais de destruÃrem imagens, quando as usam para isso até nas eleições dos EUA. Aparentemente carecem de princÃpios morais sólidos tanto Demétrio, Quanto Willian e seus apoiadores.
Nas circunstâncias em que ocorreram , também não acho que o Waack devesse ser condenado ao ostracismo. Ele deve desculpas mais contundentes, sem dúvidas, pois foi muito grosseiro no seu comentário. Inclusive com o convidado a ser entrevistado. Mas não entendi um ponto.Vocês estão acusando os ex-funcionários de chantagistas e de extorsão?
Imagine se conversas Ãntimas vierem ao público.
Sim, sem sombra de dúvida, os assinantes do canal GloboNews é que deveriam ser consultados sobre a manutenção ou não do programa Painel. Os habitantes do Bueiro do Capeta, parafraseando o jornalista Reinaldo Azevedo, não mantêm o referido canal certamente. Infelizmente, nessas horas, a lógica passa longe. Depois os tomadores de decisão errada vão se arrepender quando não há mais conserto.
Caro Marco, concordo plenamente e acrescento que os espectadores da Globo e da GloboNews seriam os maiores prejudicados com a saÃda do William Waack.
É! Precisamos passar tudo a limpo. Mas, tudo e não apenas algumas coisas. Nivelar por baixo, como está o paÃs, à mercê de um lodo fétido e contaminante que está nos levando à ruÃna não é a solução. O tempora, o mores! J.C.Bernardes
Em tempo: espero que a Globonews reavalie a decisão de cancelar o programa GN Painel, tão brilhantemente conduzido por Waack. Ceder a essa horda enfurecida seria realmente lamentável. (Ei pessoal da Globonews: não são seus assinantes que deveriam ser consultados?)
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Demétrio Magnoli > Waack é vítima da fome insaciável das redes que exige sacrifício de figuras Voltar
Comente este texto