Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Renato Coletes

    Acho que não devemos fazer diferença, pois a liberdade opinião deve ser oportunizada a todos os idiotas, lembrando apenas que, quem faz tal avaliação sobre terceiros, o faz usando a própria régua!

    Responda
  2. Bruno Andreoni

    Duas partes: 1. *quem* determina que a redação ofendeu os direitos humanos (isso a gente sabe, torquemadas nomeados pelo establishment educacional, que pertence à esquerda faz décadas); 2. *quais os critérios que determinam se houve ofensa* — a ausência de explanação faz crer que cada torquemada estabelece os seus, na hora da correção. Não há critérios explícito, assim não há como recorrer. É saudável ouvir e ler quem pensa diferente da gente, mas às vezes é difícil respeitar. Torquemada lives!

    Responda
  3. ANTONIO CARLOS N SCHNITZLEIN

    Muito infeliz foi colocar este artigo na regulamentação do ENEM. Qualquer examinador, ciente de sua condição de examinador, dari nota "zero" a uma redação que ofendesse os direitos humanos. Ao colocar esta regra o INEP provocou a discussão que, como você bel o disse Antonio, teve uma decisão correta do STF. Temos que aprender muito ainda.

    Responda
  4. Tiago Romio

    Parabéns Antonio Prata pelo seu excelente texto desse final de semana! Muito bem escrito e argumentado! Continue levando sua opinião para as pessoas, espero que diminua um pouco a ignorância das mesmas!

    Responda
  5. Eline Murad

    A pessoa que discorda do sistema de cotas, por exemplo,argumentando que o mesmo não seria uma solução, pois a grande chaga da educação no Brasil reside na deficiência crônica do ensino fundamental e médio, e apontando como solução para o problema uma rigorosa reforma e aperfeiçoamento do ensino público (e privado também), estaria desrespeitando ou defendendo os direitos humanos ?

    Responda
  6. Vicente Couto

    , esquece que os principais violadores dos Direitos Humanos são os próprios beneficiados por eles, qual seja os infratores. Dizer que a PM matou um estudante quando foi comprar biscoito é influenciar o leitor a crer que policiais são violadores (generalizando) sem considerar que existem policiais e familiares que assinam a Folha. Não creio que o policial que "matou" o garoto teve esse dolo, infelizmente foi uma fatalidade. Agora, iremos generalizar que todos incompetentes em razão de alguns?

    Responda
  7. Luís Mario D'Tomas Tommasi

    O colunista colocou sua opinião sobre os eleitores de um candidato a deputado em São Paulo. Qual a sua opinião sobre os milhões de eleitores que votaram na chapa presidencial que nos brindou com a eleição de uma Presidenta junto com o atual Presidente? E sobre os outros milhões que votaram no candidato derrotado?

    Responda
  8. Peter Janos Wechsler

    Esqueceu o Cacareco.

    Responda
  9. CARLOS ANTÔNIO DE SOUSA PIRES

    Muita imaturidade! Quem pensa o contrário do autor é imbecil.

    Responda
  10. neli faria

    Discordo da crítica indireta por S P ter eleito o coronel. A verdade é uma só:todo o Brasil não sabe votar. Se soubesse evitaria outros eleitos por aí. Quanto à proibição do ENEM: fruto de quem jamais leu um livro. Quem lê sabe que o autor tem liberdade para escrever o que quiser.No mais, excelente a sua coluna.

    Responda
  11. José Cardoso

    "...fazem o presidente dançar "Despacito", de fio dental, no espelho d'água do Planalto." Parodiando o Henrique IV (Paris bem vale uma missa), a reforma da previdência bem vale essa cena.

    Responda