Samuel Pessoa > Sem Previdência, não haverá opção além de aceitar inflação Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Samuel bom dia.Também sou fÃsico com doutorado pela USP, em eng. mecânica. Adoro economia ( gosto muito do que escreve), mas na minha modesta opinião o grande problema nacional chama-se : pagamento do juro da dÃvida!! . è cruel. Não há mutio o que fazer se não estancar essa sangria.A quem interessa? Desde que leio sobre o assunto mais me convenço de ela é o nosso calcanhar.Estou certo?
A pergunta que não cala: quem vai ganhar com a reforma, a população ou os banqueiros? Respondo: à população vai trabalhar mais e por mais tempo e se não morrer antes da aposentadoria, vai receber uma miséria no final. Os banqueiros vão continuar a não trabalhar e vão receber mais dinheiro. A quem interessa tanto a reforma se não a banca e economistas com argumentos bem construÃdos porém duvidosos.....
Reforme- se primeiro o orçamento, há q terá impacto a curtÃssimo prazo. 42% dele pra pagar juros e cretinice. Ninguém fala disso seus economistas da elite?
Investidores tem afirmado que a reforma de que mais necessitam é a tributária. Pessoa pensa que conhece mais suas razões do que eles próprios. Acredita, como profissão de fé, que só a reforma da Previdência nos redime.
Os argumentos “ad hoc” e o silêncio sobre os outros fragorosos erros de previsão de Pessoa mostram a pouca seriedade da análise. Suas teorias tem a mesma capacidade de previsão que um baralho de Tarot ou de um mapa astrológico. Nenhuma razão para levarmos a sério as previsões deste artigo.
A Folha não liberou o comentário original, tento passar a crÃtica de outro modo. Em janeiro o colunista previu Ãndices econômicos piores que os atuais, mesmo com a reforma da Previdência. “Se Temer não...aprovar a reforma da Previdência... teremos...depreciação da moeda e maior lentidão na retomada da economia. Poderemos ter crescimento negativo em 2017”. Não houve reforma, mas os indicadores são melhores. Não há razão para crer no artigo, as previsões do colunista não se confirmam.
Forte surpresa desinflacionaria para quem? Com enorme crise e desemprego, com o BC reduzindo os juros num ritmo menor que o necessário, por que um cenário de forte queda nos preços seria inesperado? Adam Smith só vale quando é conveniente?
A Folha aparentemente censura e não publica crÃticas ao colunista. Comentário meu sobre erros enormes nas previsões de Pessoa não foi publicado. As previsões de Pessoa relacionado Reforma da Previdência com a economia são piores do que as de "videntes" ou astrólogos.
Em janeiro, Pessoa previu que só a reforma da Previdência nos salvaria do buraco. Com reforma, 2017 terÃamos mais 0,3 por cento no PIB, Selic de 10,5%, dólar à 3,40, inflação em 5 por cento. “Se Temer não...aprovar a reforma da Previdência... teremos...lentidão na retomada da economia... crescimento negativo em 2017”. Não houve reforma, a Selic pode terminar 2017 em 7 por cento, crescimento de 0,9 pontos, dólar a 3,20 e inflação de 3 por cento. Sugiro que Pessoa aposente a bola de cristal.
Se os parlamentares não fizerem esse tipo de reforma, com regras de transição suaves, voltaremos aos anos 80 no sentido dos pacotes traumáticos, e dessa vez com perdas explÃcitas de direitos para aposentados, principalmente do setor público, onde as contribuições dos ativos estão longe de sustentar os inativos. A batata está assando.
Em janeiro 2017, Pessoa previu que só a reforma da Previdência nos salvaria do Apocalipse. Com reforma, 2017 teria 0,3% a mais no PIB, Selic de 10,5%, dólar à 3,40, inflação em 5%. “Se Temer não...aprovar a reforma da Previdência... teremos...lentidão na retomada da economia... Poderemos ter crescimento negativo em 2017”. Não houve reforma, a Selic deve terminar 2017 em 7%, fala-se em crescimento de 0,9%, dólar próximo a 3,20 e inflação perto de 3%. Sugiro que Pessoa aposente a bola de cristal.
A previdência deve ser única.
Hoje temos duas previdências:a previdência pública que ampara os funcionários do Estado nos seus três nÃveis e a previdência do povão.Os privilégios da primeira são tantos em relação à segunda que mostra claramente que estes funcionários se apropriaram do Estado e da Sociedade para sua auto sustentação.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Samuel Pessoa > Sem Previdência, não haverá opção além de aceitar inflação Voltar
Comente este texto