Hélio Schwartsman > Bolsonaro e a democracia Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A famigerada ‘alternância’ apenas existe entre partidos que sustentam o capitalismo, e só é permitida quando os ‘mercados’ – os empresários – não se sentam o seu controle ameaçado o suficiente para usar um golpe militar como em 1964. Se achar necessário para garantir os seus interesses os ‘mercados’ usarão Bolsonaro sem piscar. A democracia que interessa os defensores do liberalismo econômica é estreitamente limitada pela defesa do lucro e quem promete obediência a essa regra.
Errado. Bolsonaro pode não ser o mais preparado ou o mais refinado, como gostaria a gente fina da elite paulistana mas foi ele, e não o FHC ou o Alckmim, que peitou com veemência a farsa esquerdista que manipulava o PaÃs a mais de 20 anos criando falsos inimigos e implantando o ódio nas pessoas para usá-las no grande projeto de subverter nossa democracia e nossa liberdade. Bolsonaro é o mais liberal de todos, Bolsonaro é o maior democrata de todos, não na teoria da elite, mas na prática.
Hitler prometeu para virar primeiro ministro que nao tomaria suas medidas mais radicais como a perseguição aos judeus. Os sindicalistas todos apoiaram ele perseguirm. Prometeu tirar só os social democratas do parlamento alemão . Os outros partidos toparam. Com essa manobra os nazistas viraram maioria e fecharam o parlamento. Deem asa a cobra e aà será tarde.
Adoro esse editorial do Helio, cada vez mais fica confirmada a vitória do Jair. Esse desespero dos jornalistas tupiniquins me enche de esperança.
Adoro esses editoriais do Helio, Bolsonaro está chegando, escolhe um dedo atocha no anel e sai pulando!
Ótimo texto!
Hélio, vc escreveu que o Bolsonaro é inimigo dos tais "Direitos Humanos", ele é mesmo inimigo e eu tbm, e a grande maioria do povo, são mesmo contra essa farsa imposta pelos órgãos internacionais (ONU) que direitos humanos só existe para os criminosos. E para vÃtimas, cidadãos trabalhadores não há nenhum direito humano, e quanto mais vcs intelectuais da esquerda baterem no Bolsonaro mais ele cresce nas pesquisas; vcs mÃdia, esquerda e o sistema polÃtico corrupto vão elegê-lo em 2018.
Ora, o tal do "mercado"; que não é o walter...nem quer saber de democracia; basta que o elemento eleito garanta seus lucros cada vez mais estratosféricos; haja visto o caso dos bancos brasileiros.
A redação em peso tentando fazer o "Santo da Odebrecht" decolar. Tá ficando difÃcil, mas continuem tentando, vai que.....
A FSP está caprichando. Mesmo que o Papa estivesse nos visitando não teria todo o espaço destinado, diariamente, ao candidato Bolsonaro. Pena que, tendenciosamente e por alinhamento ideológico, só tem feito bombardeá-lo sem isenção ou parcimônia. Qual seria o objetivo de qualquer veÃculo de comunicação? Informar, despertando o senso crÃtico em seus leitores, ou alinhar-se a correntes polÃticas defendendo-as mesmo que irracionalmente? Com a palavra, aqueles que não são cegos ou fanáticos.
No afâ descarado de tirar Lula da disputa, por meio de ação conjunta da VasaJato/Judiciário/MP/Midia, esqueceram que o PSDB é podre. Ficaram sem seu salvador da pátria, e boa parte dos votantes do Aécin migraram para o Brancos e Nulos ou seguiram o Bolsonaro e os eleitores de Lula retornaram após concluirem que se tratava de uma perseguição jurÃdica midiática. Agora que o rei está nú, a direita fica batendo cabeças uns contra os outros, mais perdidos que sego em tiroteio.
O que é "nú"? Ou, pior, o que é "sego"? É do verbo segar?
...money, money e money.
Todos os dias um colunista desse jornal ataca deliberadamente Bolsonaro, por que será?
Pra não perder o emprego, ué.
E atacam com mentiras. Porque esses colunistas não fazem uma entrevista de verdade com o Bolsonaro? Porque sabem que seus argumentos não se sustentam.
Democracia, liberdade de expressão, direitos fundamentais, liberdade de imprensa. Liberdade de errar, de escrever ou falar o que se pensa. Mesmo um comentário com o qual não concordamos tem o direito de existir. Lê e concorda quem quer. Essa é a nossa salvação como nação.
Realmente o povo não sabe votar. Sugiro que o corpo editorial da fsp reúna e indique o novo presidente
Boa....!
Está na hora de endireitar o nosso paÃs. Chega de mentiras, manipulações (como esta matéria), corrupção e criminalidade com PT, PMDB, PP, PSDB e companhia. Não acredito em salvador da pátria, mas Bolsonaro é o que melhor representa a mudança que necessitamos neste momento. Que ele tenha sabedoria para montar uma boa equipe. Além de Bolsonaro, precisamos renovar nosso congresso. Vamos votar direito!
Sem dúvida, mas no regime presidencialista, o presidente tem poder de veto, emite medidas provisórias, entre outros poderes. Historicamente, os projetos de lei do executivo são aqueles que mais são apreciados pela câmara dos deputados. Precisamos de alguém com pulso firme nesse cargo. Caso ele ganhe, espero que o poder não transforme seu caráter.
Regime presidencialista já diz tudo.
O que representa a mudança de que necessitamos é um Congresso minimamente decente. O voto ao Legislativo é a única importância efetiva. Pouco importa o presidente. Temos de ter um Congresso de qualidade.
“ No mais das vezes, (o eleitor) ele se deixa guiar por impulsos emocionais e lealdades grupais”. Analfabetismo funcional atinge 70% da população economicamente ativa. Dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de DomicÃlios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e EstatÃstica (IBGE). Não desenvolvem habilidade de interpretação de textos. Poucos sabem o que é republica, nem sabem discernir sobre o que é Governo e o que é Estado. “A ignorância também pode ser a chave da felicidade”.
Os ideais do sec 18, q acabou com o absolutismo substituido pelo poder democratico, q acabaram ou institucionalizaram todas as monarquias do mundo ocidental, foram realizados com povo de 200 anos atras mais ignorante que atualmente, analf+abetos em sua maioria, sem internet, pouco jornal e sem comunicação em geral. Nos vivemos das conquistas dos igno+ rantes do passado. Incrivel, mas verdade!
Os ideais do sec 18, q acabou com o absolutismo substituido pelo poder democratico, q acabaram ou institucionalizaram todas as monarquias do mundo ocidental, foram realizados com povo de 200 anos atras mais ignorante que atualmente, analfabetos em sua maioria, sem internet, pouco jornal e sem comunicação em geral. Nos vivemos das conquistas dos igno+rantes do passado. Incrivel, mas verdade!
Puro preconceito do autor da coluna. Nao aceita quem pensa diferente.
“No mais das vezes, ele se deixa guiar por impulsos emocionais e lealdades grupais”. 70% do eleitorado são constituÃdos de analfabetos funcionais. Votam em “marcas”. Os polÃticos sabem disso e muito mais os marqueteiros. Na Suécia é uma coisa, no Chile outra no Brasil e na Venezuela outra. “E La Nave Va”, à deriva.
Ficar apenas debatendo nas bases do sistema é apoia-lo. Precisamos nos alinhar e propagar soluções: a minha é diminuir drasticamente as funções do estado e portanto da representação: Estado fora da regula/o d saude, escola oficial so de 4 anos, fim das universidades, fim d diplomas como reserva de mercado, fim d financiamentos, receita menor, e fim do estelionato da divida publica. Abracemos um por vez. Escolha ou sugira
Democracia: direitos e liberdade só limitando o poder que damos. É o Estado d Direito: leis escritas, divisão de poder e voto. Funciona, mas menos q o desejado. Acontece q no séc 18 qdo se limitou o poder se deu funções de serviço ao estado o q confundiu seu conceito de força. Precisamos mais: acabar com poder e limitar as funções do estado. Ambos tiranos Lula e Bolsonaro: Lula a tirania já experimentada total da Venezuela, China, Cuba. Bolsonaro? E eleições p Judiciário?
Eleições? Na Suécia é uma coisa, no Chile outra no Brasil e na Venezuela outra. “E La Nave Va”, à deriva.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Bolsonaro e a democracia Voltar
Comente este texto