Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. PAULA MERIGO

    O papel da imprensa é fundamental neste processo.

    Responda
  2. Graziela Colares

    Quase achei que ele revelaria seus atos falhos .

    Responda
  3. Graziela Colares

    Quase achei que ele revelaria seus atos falhos .

    Responda
  4. Alberto Melis Bianconi

    A ironia serve para esconder que o autor não tem a menor ideia sobre a resposta, e sim, a pergunta que ele faz pede uma resposta. Enquanto isso entidades que dependem de uma imagem positiva para prosperar, a Netflix ou a Rede Globo, optam por não deixar duvidas da correção de suas ações, pouco importando as consequências. O que a ironia do colunista sugere: libera geral? Precisamos sim pensar em limites, mas é mais fácil parecer descolado...

    Responda
  5. Marco Antonio Barbeito dos Santos

    Ainda hoje, quando penso no desespero que aqueles pobres Homens vivenciaram, meus olhos se enchem de lágrimas. Como não sentir piedade pelo sofrimento deles,naquela hora ? Serem acusados de um crime tão infame. Quanta maldade, meu Deus !

    Responda
  6. Marco Antonio Barbeito dos Santos

    Queridinhos, as bruxas de Salem, eram demoníacas, queridos. Disseram a todos, que os homens( os mais bonitos e mais machos) da aldeia as haviam estuprado. Tudo mentira, claro. E aqueles Homens sérios e honestos foram enforcados. Ficaram felizes, agora ? Adoraram ver que homens " Totalmente Inocentes " foram mortos pela língua daquelas mulheres? É este ' mundo novo ' que vocês querem? Façam-me o favor ! A vida é séria , docinhos. Vamos trabalhar que é melhor, não?

    Responda
  7. Paulo Cesar de Oliveira Oliveira

    Ainda bem que o autor estava sendo ironico.Demorei um pouco para perceber.

    Responda
  8. HERMANN KLEINHEISTERKAMP

    Pois é, só pode ser ironia... e talvez –provavelmente ? – um futuro sombrio: uma nivelação de costumes e de uma moral preestabelecid... todos clones espirituais. A onda do politicamente correto prenuncia

    Responda
  9. FERNANDO LUIS LOMBARDI

    Pois é... O politicamente correto e a canhota são os novos moralistas. Quem diria!

    Responda
  10. Cristiano Peluso

    É triste ter que explicar que o texto é pura ironia.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      A ironia tem o curioso efeito de afagar o ego de quem a entende, mas isso não a faz verdadeira.

    2. LUIS ANGEL SANTOS

      Pensei o mesmo, mas pelos comentários, pouca gente entendeu...

  11. Eduardo Mammini

    Depois dos horrores nazistas e soviéticos, caricaturados em 1984 e a Revolução dos Bichos. Fico assustado na sanha regulatória da vida alheia, da bisbilhotice desenfreada, da pseudo moral higienizadora p construção do novo homem! Será q afundaremos definitivamente para isso? As bruxas de Salem não exorcizaram esse prensamento higienizador da sociedade? Quando o indivíduo será absolutamente livre na sociedade p agir, pensar e falar livremente? contanto q respeite o seu vizinho.

    Responda
  12. Marco Antonio Barbeito dos Santos

    Eu, por exemplo, entro, mas saio também, dos sites pornôs. Quanta fineza e rasga-seda por aqui. Com licença.

    Responda
  13. Gustavo von Krüger

    Foi a ironia mais fina que já li sobre o tema! Tão fina e sutil, que em alguns momentos achei que ele pudesse estar sendo sincero!

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Sutil como um elefante.

  14. Marco Antonio Barbeito dos Santos

    Mas , o mais importante de tudo : Peça a Deus Pai, todos os dias, para que o demônio da obtusidade não se aposse de seu ser. Tudo, Pai, menos ser obtuso.Porque a obtusidade é e se faz presente. Pelamor.

    Responda
  15. Marco Antonio Barbeito dos Santos

    Se alguém descobrir um pecado seu e te ameaçar por isto, chame a polícia, ponha a boca no trombone, conte a um amigo sincero. Você não está só. Fale com um padre, um bispo de sua igreja, uma pessoa compreensiva,aconselhe-se, fale com Deus, peça perdão a Ele. Mostre toda sua Fé a Ele. Entregue nas mãos D'Ele seus inimigos.Nós pecamos, às vezes, caímos em tentação.Mas não fazemos do pecado um modo de vida.

    Responda
  16. Marco Antonio Barbeito dos Santos

    Eu, por exemplo, entro em sites pornôs, vejo revistas pornôs, entro em boates, danço e rebolo até não poder mais, não bebo, não fumo,não transo com homens, me divirto à bessa, saio, vou prá casa, tomo um bom banho e durmo com Anjos.Tenho Fé.Gosto de tudo que me agrada. Posso me vestir de Carmem Miranda o ano todo. Mas eu não transo. Posso fazer o que quiser desde que não entre em pecado. É arriscado, claro.Não receito a ninguém.Mas é a Vida gloriosa.

    Responda
  17. Marco Antonio Barbeito dos Santos

    Todos nós temos nossas fraquezas, é claro. O Mal nos desafia dia-a-dia. às vezes, caímos na armadilha, às vezes não. Mas, nós temos o Manuak, temos nossos Mentores, sempre dispostos a nos perdoar. Temos muito carinho e compreensão a nos esperar, Temos muito Amor verdadeiro rm torno de nós e mais, muuuuiiitttto mais. Mas , acima de tudo, temos a Fé. Jesus disse: " O Espírito é forte, mas a carne é fraca".

    Responda
  18. Cristiano Peluso

    Que texto sensacional! Lamentavelmente, assim caminha a humanidade. Os "puros" exigem o sangue de quem tropeça. Distopia assustadora!

    Responda
  19. Jardel Turgante

    Praticamente regine Norte Coreano, mas com tecnologia. Bizarra essa descrição!

    Responda
  20. Marco Antonio Barbeito dos Santos

    Eu creio haver duas entradas na vida : uma para quem faz o que quer e outra para quem segue o Manual.

    Responda
  21. Marcos Molina

    A convivência com as diferenças faz parte de nossa vida e de nosso crescimento - social, intelectual e até espiritual. Lendo a coluna, fico com a impressão de que o colunista quer "limpar" o mundo, obviamente dentro do seu ponto de vista do que seja certo ou errado. Aos que ferem o direito do outro, que sejam aplicadas as leis - aos que se expressarem com ideias opostas ou diferentes, que sejam mantidos os direitos individuais de escolha. Não quero ninguém me dizendo o que devo ou não escolher.

    Responda
    1. Alexandre Max

      Excelente texto se percebemos a ironia, ou seja, o autor efetivamente está criticando a natureza invasiva e juízos muitas vezes precipitados do tempo em que vivemos. O povo efetivamente nunca foi bom juiz e, geralmente, grita "crucifica-o" para se arrepender, ou pelo menos ficar em dúvida, depois.

  22. Renato Almeida

    Seria uma homenagem a George Orwell ou Aldous Huxley ?

    Responda
    1. Robinson Cipriano da Silva

      A História é recheada também de justiceiros monstros...