UOL - O melhor conteúdo

Comentários para:

Coisa de preto

VER COMENTÁRIOS EM Bernardo Mello Franco

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. LUIZ CARRIERI

    O ser humano só vai crescer quando entender que não existe cor, gênero ou raça, mas apenas GENTE. Quanto aos afrodescendentes, se não fossem eles, o Brasil não existiria hoje. Simples assim.

    Responda
  2. neli faria

    Tem que continuar com as Cotas por mais uns 10 anos...meu sobrinho neto favorito é filho de preto...

    Responda
  3. Adonay Evans

    Jamais grupo excluído algum chegará a algum lugar, se depender de ação do Estado. O Estado é inepto, torto e amorfo. Somente a organização dos excluídos em associações e cooperativas voltadas à solução da exclusão secular, do ponto de vista social, político e, fundamentalmente econômico, poderão traçar seu futuro. Entre suas ações, claro, a cobrança de medidas públicas, mas sem a ilusão de que apenas a tutela do Estado poderá provocar mudanças significativas.

    Responda
  4. Adonay Evans

    Nos Eua, a Associação Nacional para o Progresso dos Homens de Cor, criada em 1 9 0 2, possui mais de 2 mil escritórios em todo o País. No Brasil, nossa Independência e nossa República foram concessões alheias à participação popular. Até quando, no aguardo de soluções mágicas, ficaremos esperando que o senhor generoso nos permita lutar?

    Responda
  5. delane José de souza

    mais abastados que que estudaram nas escolas particulares. Aos pobres, entre os quais a maioria dos negros se enquadram, resta o ensino público com instalações precárias, professores desmotivados, sujeitas a deixar de funcionar devido à criminalidade, etc. O Brasil é um país racista, é inegável! Entretanto, as comparações salariais precisam ser feitas entre trabalhadores que ocupam funções semelhantes. Quem teve menos oportunidades na vida não adquiriu competências para determinadas funções.

    Responda
    1. Adonay Evans

      Raciocínio correto Delane. Abordagem superficial e tosca do artigo. De um jornal se espera uma análise melhor.

  6. NELSON PRADO ROCCHI

    Demagogia pura do colunista. Com isso só aumenta o preconceito. Por que não colocar as posições de emprego e renda correlacionadas com o nível educacional das pessoas? Dá para alterar o nível educacional com certo empenho. Já alterar a cor da pele só dá por miscigenação.

    Responda
    1. PRANCISKUS ALGIMANTAS ZIBAS

      As oportunidades educacionais dos negros não são as mesmas dos brancos. A absoluta maioria dos negros frequenta escolas públicas, onde professores mal remunerados, mal formados, desmotivados, trabalham com parcos recursos materiais e pobres recursos didáticos.

  7. Reinaldo Antonio Favaro

    É só assistir o filme Amistad, que vocês nunca mais terão nada contra esse povo judiado desumanamente pelos traficantes dos nossos irmãos da África. Amistad era o nome do navio. Estão todos no céu por tantos sofrimentos.Chega! Deixem que vivam sua vida em paz.

    Responda
  8. André Brandao

    Temos q enfatizar a necessidade de acabar c a desigualdade de cor ou raça no Brasil.

    Responda
  9. André Brandao

    Temos q enfatizar a necessidade de acabar c a desigualdade de cor ou raça no Brasil.

    Responda
  10. André Brandao

    Temos q enfatizar a necessidade de acabar c a desigualdade de cor ou raça no Brasil.

    Responda
  11. MARIA MARTA BOTELHO CABARITE

    Apenas uma correção, Bernardo Mello Franco. A pessoa que foi afastada não é um apresentador de TV. Como você, é um jornalista, e tem um currículo invejável. A besteira que ele disse vai pesar em sua história, mas não anulará sua competência profissional.

    Responda
    1. Gustavo von Krüger

      Ah sim! No caso, o colunista quis depreciar seu colega, equiparando-o a uma Adriane Galisteu ou um Datena. Decerto, por ter pensamentos mais elevados (na minha opinião, somente mais estudados), arroga-se ser melhor por isso, do que ter o currículo do colega, ora linchado.

    2. delane José de souza

      Um "apresentador de tv" é menos importante que um jornalista?????!!!!!

  12. José Maurício Risseto Alves Bueno

    Gostaria que fizessem as pesquisas de salários nas empresas que trabalhei e prestei assessoria: branco, verde, amarelo, cor de rosa, TODOS ganhavam e ganham valor idêntico para função idêntica.... Não me conformo que só onde não estou haja diferenças salariais... De repente, sou eu quem faz a equidade salarial acontecer... Think about!

    Responda
  13. Antônio Carlos de Paula

    Parabéns, excelente artigo Bernardo!

    Responda