Opinião > A esquerda desinventada Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Roberto Guerreiro

    A última ficha foi usada na America do Sul. Falhou também por não ser exequível. Chega de conversa mole e partamos para outras. Acabou.

    Responda
  2. José Maurício Risseto Alves Bueno

    Texto lúcido é outra coisa. Pela que a FSP não prime, sempre, por este quesito.

    Responda
  3. Ricardo Ferreira

    O socialismo teórico na realidade sempre foi uma quimera. O capitalismo com todos os seus defeitos (e tem vários) ainda é o melhor dos sistemas. No caso de um país como o Brasil, que tem um das piores distribuições de renda do planeta, conceitos "trabalhistas" ou social democrata podem e devem ser aplicados, sem prejuízo dos conceitos consagrados da economia capitalista. Enfim, a resposta está sempre em observar as experiências que deram certo, como as sociedades da Europa Ocidental, e não...

    Responda
    1. Ricardo Ferreira

      experiências desmioladas e autoritárias como os "bolivarianismos" da vida.

  4. Marcelo Arias

    Boa crítica... Do voluntarismo revolucionário de centro acadêmico pequeno burguês já estamos cheios... O texto de Alencar só tinha abobrinha...

    Responda
  5. EDUARDO BASTOS

    Os órfãos da utopia socialista tentam, por diversas maneiras, expurgar os defeitos de um sistema que nunca deu certo em nenhum lugar do mundo, só gerou mais miséria, mortes e mais desigualdade. A esquerda virou um simulacro de ideias fúteis identitárias e “culturais”. Foi atropelada pelo progresso, pela Internet e pelo aburguesamento (quanta ironia) de sua base popular. Ressignificar? Não, obrigado! Já vimos este filme várias vezes e ele não acaba bem.

    Responda
    1. Herculano JR 70

      O que temos hoje é poder democra/e intituido, vulgo democracia: Organização do poder de estado. Uma utopia d passado recente q nunca existiu. Na Grecia era de meia duzia. Capita/o, organização da sociedade livre sem poder de estado. A palavra esquerda e direita ñ dizem nada alem d uma divisão produção poder na revo francesa. A esquerda era a liberdade contra direita d poder. E a liberdade limitou o poder mas pediu o estado serviçal: escola e aposentadoria. Tal esquerda nunca pediu estado total.

    2. Herculano JR 70

      Sou Acrata, nem d direita,nem d esquerda. Sou hoje d contra poder e a favor de estado pequeno serviçal, ñ governo, sem poder. O q existiu n mundo foi a ditadura em nome do social. O capitalismo nos levara ao futuro, qdo se tirar o poder d estado d frente. Qdo o estado d necessidade cessar, o capitalismo entrara em parafuso. O lucro sera abominavel pq exige crescimento, a maquina tomara o trabalho humano e as trocas desaparecerão. A propriedade excedente um peso: p q ter 2 casas se todos ja tem?

  6. Herculano JR 70

    Se há algo equivocado é sobre o conceito de Socialização dos meios de produção, vulgo socialismo. Infelizmente, Marx ofereceu para alcança-lo a ditadura do proletário, q foi o q se viu, sem ser proletário, so ditadura. O socialismo vira em 80 anos, acho, devido as contradições do capitalismo, a maquina e a saturação de mercado. E um sistema econômico de estabilização de riqueza e o capitalismo de criação de riqueza. O socialismo ñ e contra o capitalismo, mas o completa.

    Responda
    1. EDUARDO BASTOS

      Errado. Não há complementaridade. O socialismo é uma utopia humana irrealizável que só gerou mais miséria, mortes e desigualdade. Sempre houve e sempre haverá somente o sistema de trocas chamado de capitalismo. Sempre foi assim. Pelo simples e mais banal fato de que, para produzir, é preciso poupar (capital). Desde a pré-história! A mão invisível do mercado é infinitamente mais “justa” do que a mão visível do homem.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.