Hélio Schwartsman > Gays, Bíblia e polícia Voltar
Comente este texto
Leia Mais
É preciso termos em mente duas coisas ao interpretar a BÃblia: a primeira a de que ela não é um livro e sim uma biblioteca,com duas divisões sequências que não se confundem numa unidade,a segunda e ultima divisão, resume todos os livros nela contidos num único pensamento:"amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como si mesmo, eis aà toda a lei e os profetas".(Jesus,o Cristo).Logo, toda interpretação que se afastar desse princÃpio não será verdadeiramente bÃblico nem profético!
A BÃblia é um conjunto de livros que retrata a cultura, direito, filosofia, pensamento e práticas religiosas de povos que viveram de milhares de anos atrás até a época do império romano. Claro que a sua riqueza literária, no mÃnimo, não pode ser interpretada simplesmente aos olhos do século XXI, sem qualquer filtro. O mesmo seria criticar o código de hamurabi por não se adequar aos direitos civis hoje reconhecidos. Da mesma forma, os costumes modernos de hoje serão arcaicos daqui a mil anos.
As pessoas odiavam ler . Elas precisavam plantar e colher, para não morrerem de fome. Depois passar tudo nas mós de moinho. Ãgua, cavar poços. Casa, construir quase que sozinho.Cortar a árvore(como era feito, nem quero pensar), erguer,fazer a casa.Tudo doÃdo demais.Se vocês não mergulharem no dia-a-dia deles, jamais entenderão.A partir daÃ, comecem a raciocinar. Dureza extrema, não é ? A inteligência era uma maldição para as crianças. Achavam que não ajudaria em nada a famÃlia. Chega.
Prá terem uma pequena idéia, Leonardo Da Vinci esperava meses e meses por uma pequenÃssima quantidade de pó em cor, vindo de navio do outro lado do mundo, para dar uma leve pincelada em seus quadros.Isso em 1500. Faz só 5l7 anos. Hoje, temos 1.000.000.000 de cores à nossa disposição, na hora. Inté.
Não havia nada naqueles tempos. Nada do que vocês estão vendo neste exato momento. Nada. Nada do que vocês ouvem. Nada prá ler. Nada.Não havia nada. Ou vocês se conscientizam disto e comecem a pensar a partir de agora, ou não há o que escrever.Nada do que vocês estão vendo, ouvindo ou falando, OK? E aÃ, vamos começar a raciocinar ?
alexandre matone, e eu aqui pensando que você fosse médico ! Que bobeira a minha,sô !
Considerando que todas as passagens citadas no texto são do velho testamento, há realmente muito preconceito pelas ações dos seres humanos ali relatados, mas no Novo Testamento temos lições de Amor, Tolerância, gentileza e muitas outras virtudes. Não se pode basear a BÃblia pelo Velho Testamento. E quem segue essa parte achando que tudo que está ali é Lei, não passa de um grande ignorante , digno de pena.
E não se esqueçam que quando vocês atacam a Religião, estão atacando milhões, talvez bilhões( se contarmos todos esses 5000 anos)de irmãos que viveram e morreram acreditando nela e vivendo em Paz. Se não houvesse Paz, nós não estarÃamos por aqui, certo ? Certo ? Então.
Oi, joaozinho marize, pelo que todos os mortais do nosso planeta estão sabendo, nenhuma vÃrgula foi mudada nos Livros Sagrados. Nem um til foi acrescentado. Pelo que se sabe. E há também a Tradição oral, impecável, passada de geração a geração, sem nenhuma mácula verbal. Gostou, docinho ? Nossos antepassados também deram seu sangue e suas vidas para conservá-la intacta. Em se tratando da Palavra de Deus, não se brinca em serviço e não se admite gente preguiçosa e incrédula.
Queridinhos, quando as trevas vos cercarem, a quem ireis recorrer ?
Não esqueçam que a bÃblia sofreu sérias modificações desde a linguagem original em que foi escrita. Até os dez mandamentos foram modificados e cada doutrina foi adaptando a bÃblia de acordo com os seus interesses. Houve um tempo que você poderia matar uma pessoa e pagar uma quantia à igreja e assim seria perdoado. Não devemos levar ao pé da letra o que está na bÃblia.
Complementando, os próprios documentos talmúdicos noticiam a existência do Senhor Jesus. Basta fazer um estudo sério e não tendencioso.
o, o moço, e Suetônio. Se se alegar que tantos outros historiadores contemporâneos de Jesus não atestaram o fato, fica a indagação: não é razoável supor que, sendo o Império Romano tão extenso, como era à época, eventos ocorridos numa provÃncia remota e isolada, como era a PalesTina, pudessem ter chegado ao conhecimento dos historiadores sediados em Roma. É como se a seita dos Borboletas Azuis, que floresceu na década de 1970/1980, no sertão da ParaÃba, pudesse chegar ao conhecimento da Europa.
Distorções nas traduções devem existir. Só teólogos, conhecedores dos idiomas fonte, devem opinar. Hoje, com acesso às diversas áreas do conhecimento, qualquer pessoa pode dar alguma opinião. O que não quer dizer que seja o certo.
Verdade; não há como criminalizar a circulação de ideias, isso seria paranóia. Como disse hoje o João Pereira Coutinho "A lei deveria ser o último recurso —depois da educação, da ética, da negociação e do compromisso entre os indivÃduos."
Deixemos que os teólogos JUDEUS . CRISTIANOS resolvam aquelo que parece contraditório na BÃblia. É evidente que se negar a ler-a, é condenar-a a priori é uma forma de preconceito. Um dos livros mais importante no mundo ocidental. Contém as bases de nossa sabedoria.
LevÃtico 18.21 e 22.13: Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; abominação é. (18.22 ) Se também um homem se deitar com outro homem, como se fosse mulher, ambos praticaram coisa abominável; serão mortos; o seu sangue cairá sobre eles. (20.13 )
Aqui no Brasil confundimos delito de expressão com delito de ação. Pena que não temos uma cláusula semelhante à primeira emenda americana. Eu tenho que ser livre para expressar meus pensamentos. Mas não posso ser livre para atuar em nome de meus pensamentos. Por que é liberado usar a camiseta de Che Guevara e é proibida a suástica? Se eu quiser chamar alguém de preto, japa, alemão ou branquelo, o que o estado tem a ver com isso? Se alguém se sentir caluniado, que me processe. Simples assim.
A bÃblia deveria ser vendida lacrada e com aviso de que nela há incesto, violência e intolerância.
Representa exatamente a natureza humana. Sem tirar nem por. Assim como todos os outros livros “sagrados”. Apenas histórias com uma intenção moralista para arrebatar rebanhos carentes de significado.
As religiões, seus ritos e seus deuses, foram por muito tempo os transmissores de costumes, portanto direito, e ate de higiene. Portetore n guerra e na vida. As religiões e os deuses estão em franco declinio mas ñ se pode esquecer o papel fundamental q tiveram.
Nada contra a circulação livre de idéias, qq idéia,tudo a favor. Nada contra qq ato de alguém q atinja a si mesmo. Mas o q esta em jogo ñ é so os direitos da minoria, mas das maiorias. Minorias toleradas ameaçam as maiorias e as querem desqualificar e criminalizar. E se apropriaram de meios de comunicação e querem impingir, na marra, suas opiniões equivocadas. Usar o c u como órgão sexual, operações de troca de sexo, ñ são agressões morais, mas ao corpo, e equivoco q confunde cultura com sexo.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Gays, Bíblia e polícia Voltar
Comente este texto