Hélio Schwartsman > Presidente precisa ter caráter? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
"em um só homem"... por que não em uma só pessoa?
O PMDB está lançando candidato. Isto é novidade! Desde Ulisses? Engrenagens enferrujadas sendo retomadas, com todos os problemas que isso tem. Ainda revivem o mito do tempo na TV (Não deu certo com Ulisses.) Pode ser que cole, mas me passa atitude desesperada. Dória não colou, Bolsonaro não cola, vamos ver se o Temer cola. Tem alguma chance, afinal teve uma hora em que ele "venceu" o PT, porquê não o faria em 2018? (Há pra tudo msm! ;)
Análise inteligentÃssima, aliás, como é peculiar a este colunista; as razões que fazem o povo não sair à s ruas para pedir a saÃda de Temer, parecem ser as mesmas que ainda fazem muitos quererem e até acreditar na volta de Lula, expostas com clareza solar aqui.Eu acrescento apenas, que, em meu pensar, as dos que querem a volta de Lula são mais passionais do que racionais, posto que, o que se recolhe hoje no chão, são os frutos podres caÃdos desta árvore.Um abraço em crentes, agnósticos e ateus!
Uma aula de consciência de cidadania. Destaque: “(...)na escolha de um presidente, faz sentido privilegiar a viabilidade do programa, mas o caráter não pode ser inteiramente esquecido. O cara não precisa ser o melhor sujeito do mundo, mas também não pode ser tão patife que se torne disfuncional. Lembre-se disso no ano que vem”. Lembra também em outra matéria : “Em eleições no eleitor prevalece o cérebro emocional do que o córtex pré-frontal”.
Concordo que resultado é mais importante do que o resto. Contudo discordo que o atual ilÃcito esteja trazendo resultado. A economia está lentamente retomando porque o ilÃcito está reduzindo o juro na marra, forçado. Foi o juro alto que criou a situação de depressão. Alguém menos inepto faria isto muito mais rápido. Achar que o traficante está trazendo resultado porque reduz a dose de droga é ingenuidade.
Entendo o ponto de vista. Por um lado a economia está melhorando mas... por outro, só vejo medidas em geral muito benéficas a só um lado, o empresarial. Do outr, só tô vendo coisas como o empregado, o servidor público ganha muito. Vamos espremer a força de trabalho com mais horas, menos salário e retirada de alguns direitos trabalhistas. Prestador de serviço não tem que viver, tem de sobreviver e só. Essa parece ser a tônica de muitos empresários e do Governo.
Helio, apesar da tua conhecida decepção com Lula e PT, o antigo amor ainda aparece. Você colocou em Lula, o rouba mas faz. Fez o que? Nadou de modo irresponsável na entrada de dólares devido ao crescimento explosivo da China favorecendo a classe média a ir para a Disney abraçar o pateta. E com assistencialismo puro criou um curral. Do resto quebrou as Estatais, anestesiou o pobre com crédito fácil e sem lastro, comprou sindicatos, artistas, UNE e MST. Criou mais Estatais. E escolheu Dilma!!
E nada fez pelo trabalhador,nada pela reforma agrária,nada pela justiça tributária;deu comida e não deu onde fazer cocô.Comprou uma leiteria superfaturada para dar um copo de leite ao povo.Foi o maior gênio polÃtico de todos os tempos e o pior presidente da república da história.Que Deus nos ilumine e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
... e inclusive a apoiou no segundo turno, quando o fiasco já era evidente
Excelente texto, Hélio! Opinião sensata e corajosa! Se Dilma ainda estivesse no poder, estarÃamos mais ferrados ainda! O que a maioria dos que comentaram ainda não percebeu é que no Brasil não possuÃmos polÃticos com os requisitos - intelectuais e éticos - para ocupar a Presidência. A visão consequencialista caiu como uma luva! Infelizmente, porém, as pessoas de maneira geral preferem ser enganadas.
Um dos textos e pensamentos mais ver.gonhosos e ultra.jantes que esse co.lunista já perpretou aqui. Julga o caráter da pre.sidenta eleita sob o viés de seus próprios valores tortos e resgata um governo (elei.to?) que erra diuturnamente, dentro e fora do paÃs, e só está ali sus.tentado pelo mer.cado. Baju.lação gros.sa, fe.ia e noj.enta.
Ele foi benigno com Dilma. Julgou-a como honesta do ponto de vista moral mas incompetente do ponto de vista funcional. Mas, como ser julgada honesta com a compra da refinaria de Pasadena? e outros malfeitos? Ela como o Lula não sabia de nada? Sem dúvida, Helio acha que ela é honesta porque não enfiava dinheiro no próprio bolso - coisa de burguês como o Lula. Ela só desapropriava dinheiro da burguesia para a nobre causa que ela é crente, não importando se a crença seja dinossáurica.
Informe-se.
Quem é a presidenta? Porque não escreve português direito? O que vc quer dizer?
aliado de todos nós cujo comportamento ético deveria ser um pressuposto básico sem que percamos o sentido de premência em relação aos nossos objetivos nacionais. Alguém ainda duvida da importância da aliança com Stálin ( um homem cheio de cárater,não?) para acabarmos com os nazi-fascistas ? Tremer é o meu Stálin. Tem uma missão a cumprir. Está cumprindo. Por favor não atrapalhem. Não vamos esquecer suas possÃveis culpas como não esquecemos o que foi o Stalinismo dentro da Russia e fora dela.
Inacreditável. Está fazendo o jogo dos poderosos contra a vontade da maioria da população. Flagrado em coluio com empresário corrupto, enviando emissário para receber mala de $. Nada justifica essa infâmia, quanto mais um desempenho que apenas obedece aos donos do dinheiro, prejudicando os trabalhadores. Na ânsia de agradá-los até adota medida que protege quem promove trabalho análogo à escravidão. Infâmia!
É lamentável esse tipo de pensamento, principalmente vindo de um formador de opinião. A falta de caráter tem sido um traço comum em nossos polÃticos e é por isso que o Brasil nunca atingiu o nÃvel de desenvolvimento que se espera de um paÃs com as suas potencialidades, uma vez que polÃticos sem caráter confundem público e privado, desviando, para si mesmos, o dinheiro que deveria ser utilizado em favor da população. Infelizmente, para o colunista, o povo parece ser apenas um detalhe.
Acreditar e apoiar a continuidade de um governo Alibaba como este é se auto chamar de medÃocre é continuar a viver num cÃrculo vicioso de trapaças e sustentando vidas luxuosas de um seleto grupo. Infeliz publicação!
O colunista o fez análises equivocadas quanto ao perfil dos polÃticos enumerados. Meu candidato ideal deve ter caráter; um programa voltado para as necessidades do povo e não de algo chamado mercado; que não faça alianças desonestas; que priorize polÃticas públicas para a saúde, educação e segurança; que não seja homofóbico, racista e misógino.
Se não tem caráter, você pode acreditar no que ele diz que fará?
Que materia infeliz...
Que coluna é essa?!?!?! Não é só na polÃtica q falta caráter!
Os votos de Lula são realmente objeto de desejo. O que Hélio fala é que ele "também tem um corrupto de estimação" e tenta angariar os votos do Lula. O problema é que o que falam do Lula é pura campanha midiática sem provas, enquanto com Temer há provas e campanha midiática para que "esquecer" isto...
Será q é o temer, nais incompetente ( veja as trapalhadas, os vao e volta das medidas provisorias etc) q a anterior q está levantando a economia, mesmo? Sr articulista, lembre se q a coisa é cÃclica, pra dizer o menos e tudo está melhorando lá fora , como se pode ver ver pelos EUA, apesar do "Dumb" q responde pela presidência!
Nunca imaginei alguém com formação em filosofia, que em princÃpio estuda e valoriza a ética, tentar justificar Temer e relativizar o caráter. Um horror!
Não é essa a interpretação que eu dou para a conclusão do artigo:penso que o colunista se referiu a como o povo costuma se posicionar e não como deve votar, basta atentarmos para o final do texto.Que Deus nos ilumine e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
Filosofia estuda, mas não impõe normas morais, não valoriza moral
Pitagoras escreveu que o filósofo ama a verdade ou melhor busca a verdade! Dessa forma, concordo com o senhor, o colunista não questionou mas implicitamente ficou na defesa do "Touba mas faz!". Precisamos de quem não rouba e faz!
O papel do filósofo é entre outras coisas, questionar. DifÃcil entender isso? Não precisa concordar, mas reflita e tire suas conclusões
O texto parte de uma premissa equivocada, pois a moralidade é um dos princÃpios constitucionais que regem a administração pública. Ou seja, o caráter é imprescindÃvel ao administrador público, sob pena de cometer crime de responsabilidade.
O colunista se posiciona no sentido de como o povo costuma se posicionar e não como deveria votar.Penso que muitos aqui estão dando uma interpretação equivocada a sua conclusão, basta atentarmos melhor para o final do texto.Quanto a honestidade é um atributo da moral.Que Deus nos ilumine e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
Honestidade não é sinônimo de moralidade (deveria fazer parte da ética polÃtica). Aliás, nenhum deles, honestos não são
Tem razão Hélio, privilegiar o programa sem esquecer o caráter. O problema é encontrar o homem Ãntegro - " a mentsch". /Claudia.
Uma pergunta retórica, obviamente. Agora, o Sr. colunista deveria estar alucinado na hora de escrever o texto.
Desde quando Caráter é diferente do que é certo? Certo é aquilo que confere com a Ética, feito por pessoas de Caráter, o resto é pragmatismo circunstancial. Nesta pisou na bola.
Não interessa a cor do gato,quero queima o rato. Para ganhar campeonato, Irmã Dulce não pode dirigir clube de futebol. Incapaz e desonesto pode fazer o que nas circunstâncias que atravessamos? O elemento ideal tem que ter caráter, ser capaz e ter liderança. Quem é essa pessoa?
Analogia infeliz! Nem em futebol a trapaça deve ser aceitável. E esse governo de gatunos trata os trabalhadores como ratos.
Fico estarrecido. Como pode alguém ou um veÃculo como a FSP prestar esse tipo de posição para seus leitores. Maluf ainda inspira o ambiente editorial do "jornal". E é bom lembrar: sou assinante há décadas.
Por esse raciocÃnio, o próprio Temer teria que ser considerado para continuar como Presidente.
A moral da história, segundo o último parágrafo da coluna é: vote em quem rouba mas faz (se faz, não é disfuncional), vote em racista, machista ou homofóbico que faz, vote em fascista que faz, vote em ...desde de que faça...o que mesmo?
Discordo do conteúdo "filosófico" e ideológico da reportagem, pois temos exemplos na história do Brasil de verdadeiros estadistas com caráter! Uma virtude não exclue a outra, elas se casam, é posicionar os brasileiros em um patamar aquém de outras nações! Vejam os bons exemplos: juiz Sergio Moro, General Heleno, General Mourão e no caso das instituições a PolÃcia Federal. Não se constroem uma grande nação destruindo valores morais e a famÃlia! O processo de desconstrução é grande!
O problema óbvio do sujeito sem carater é que ele não cumpre o que propõe, como aquele personagem do Chico AnÃsio, que quando cobrado por suas promessas, respondia "Aquilo foi só pra me eleger". Caso tÃpico de Temer, que traiu o programa que o elegeu, num enorme estelionato eleitoral. Do personagem do Chico, Temer só faltou dizer "Odeio pobre". Mas criou o trabalho intermitente, o que dá na mesma.
Presidente precisa ter caráter? Claro que sim e não só o presidente, mas todos, incluindo eleitores, colunistas, autores de comentários e etc. Pessoas de caráter não defendem ou elegem pessoas sem caráter ou de caráter duvidoso. Pois, caráter, como honestidade, não deveriam ser qualidades a ser ressaltadas num presidente e sim caracterÃsticas natas e intrÃnsecas dele.
Ronaldo creio que ninguém aqui irá discordar de você, como se vê até agora todos positivando o seu comentário, eu inclusive, mas sua conclusão me parece que se desvia um pouco da do colunista, que aponta para como o povo costuma se posicionar e não como deveria votar.Que Deus nos ilumine em um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
O senhor está certÃssimo! Infelizmente o nosso paÃs "importa" tudo que não presta e parte da própria mÃdia incentiva isso! O nÃvel do conteúdo jornalÃstico muitas das vezes é medÃocre e parcial!
Na sua ansia de defender Temer e seu governo, o colunista defende a sua versão pessoal do "rouba mas faz", fingindo que não o é. Afinal, não é possÃvel apoiar Temer, Jucá, Padilha, Moreira Franco, o grupo que veio para estancar a sangria, ingenuamente. Se não houvesse foro privilegiado...
Convido o Hélio Schwartsman a explicar se é licito o "rouba mas faz".
Não pode ser qua dri lheiro como este sr.
Chance de acertar na proxima eleição: zero!
Visão falsa: q o governo governa. Produção, essência da civilização, é feita em âmbito privado. Estado Serviçal sem Poder administraria complementos: aposentadoria, trânsito, policia, escola pouca, saúde coletiva e pessoal mÃnima, algo assim. Nem isso o presidente governa: a maquina é autônoma. Eu escolheria o honesto, pq do sem caráter ñ se sabe as idéias. Ñ é o caso do Temer q joga o jogo podre do poder. Ñ considero alcoolismo e oportunismo polÃtico como falhas de caráter.
Em suma: para o colunista, os fins justificam os meios. É lamentável que existam opiniões desse tipo no Brasil, principalmente, vindo de um formador de opinião. Por causa desse tipo de pensamento, nunca conseguimos, até hoje, alcançar um nÃvel de desenvolvimento compatÃvel com as potencialidades do paÃs. PolÃticos sem caráter confundem público e privado, desviando para si mesmos o dinheiro que deveria ser utilizado em benefÃcio da população. Do ponto de vista racional e ético, é injustificável.
Perfeito o comentário, acho que se quisermos ter mudanças neste PaÃs ano que vem o eleitor vai repensar os seus conceitos a respeito dos candidatos, inclusive, as figurinhas carimbadas: Lula, que alto se intitula o salvador, o PMDB que sempre dá um jeito de fazer, como aliado de ganha eleição, os ex aliados do PT e PSDB que é a grande direita da elite. Para os eleitores do PT, o Partido não roubou nada, só pediu emprestado momentaneamente.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Presidente precisa ter caráter? Voltar
Comente este texto