Opinião > Quem é a elite Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Luiz Paulo Santana

    É verdade, sim, que o Brasil tributa pesadamente o consumo, o que penaliza as classes de menor poder aquisitivo. É verdade que o Estado,nos três níveis de governo, tem uma política salarial, sobretudo para cargos técnicos e de nível superior, irresponsável do ponto de vista de sua solvência. É verdade que carreiras típicas de estado (Promotores, Juízes, Fiscais, Delegados, etc..) inverteram a relação entre o Estado (empregador) e funcionários (empregados), e impõem suas pautas salariais.

    Responda
  2. elisabeth baisch

    Alíquotas modestas? São 27,5% de IR descontado s na fonte e mais contribuição previdenciária, onde os servidores são tungados sem o limite do teto. Temos que pagar por segurança, saúde e escolas. Em troca, o Estado não fornece nada que preste. Apenas corrupção, praticada em grau maximo 24 horas por dia.

    Responda
  3. Marco Antonio Barbeito dos Santos

    Pode dar até a impressão de que a Folha foi feita refém de um grupo prá lá de desmiolado. E se for verdade ? E se tiverem pressionando a Folha e todos os seus funcionários a publicar certas coisas ? Folha, não se aflija ! Iremos salvá-la ! Je suis Folha ! Deixem a Folha em Paz, cambada !

    Responda
  4. Wilmar Brito

    "Desigualdade" combustível p/ fábrica de "povo enganado" de painhoãos! * Eles precisam de sôs fiótis povo infeliz ! Contrário como prometer bondaardis ? ** C/tudo isso excesso corrupção.br quebrou a fábrica !

    Responda
  5. EDUARDO BASTOS

    Para quem quer entender que não existe "soma zero" em economia, aconselho o vídeo a seguir. A FSP deveria rever seus posicionamentos falaciosos eivados de um marxismo vulgar de quinta categoria. https://www.youtube.com/watch?v=aeJWQzpawmQ&feature=youtu.be

    Responda
  6. EDUARDO BASTOS

    Ainda bem que estamos acordando contra estas falácias econômicas que escondem propaganda política e ideológica em seu bojo. A FSP foi comprada pela Oxfam e Soros?

    Responda
  7. EDUARDO BASTOS

    Querer usar a desigualdade de renda para fomentar uma agenda de busca por uma maior "igualdade" é agenda da Oxfam. É falacioso, como bem aponta Thomas Sowell em seu livro, querer comparar estratos abstratos "estanques" entre si como se não houvesse diferenças individuais e intertemporais como se houvesse relação de causa e efeito. Correlação não é causa. Sempre haverá desigualdade e sempre haverá cortes que podem ser feitos para "subsidiar" um ou outro discurso. Sejam mais honestos!

    Responda
  8. stenio miranda

    o editorial da folha é um insulto à inteligência.

    Responda
  9. André Ricardo Oliveira Nogueira

    A melhor e mais benéfica mudança para este país é mudar todo o aparato de pagamento. Primeiro. Trazer a classe política e o judiciário, para padrões Dinamarqueses. Segundo. Diminuir a casta de servidores públicos, cuja ineficiência é demonstrada por anos a fio.Terceiro. Investir em educação. Quarto. Seguir orientação liberal em economia. Mas se alguém julgar isso equivocado, tenho outra sugestão, olhe para o Chile.

    Responda
  10. neli faria

    Será que os alcunhados de Elite não lutou honestamente para obter os bens que possuem? Será que não pagam pesada carga tributária para que seus impostos sejam aplicados para diminuir a pobreza,isto é, para o interesse Público e os oportunistas políticos aplicam em seus interesses particulares ? Fácil atirar pedradas na Elite, difícil é perceber que a carga tributária no Brasil é alta e os oportunistas aplicam em seus interesses menoscabando o interesse comum.Cobre deles,Folha.

    Responda
  11. Ney Fernando

    Perdões por impostos não pagos, parcelamentos camaradas para pagar parte deles, renúncias bilionárias de tributos..... e a culpa pela falta de dinheiro não seria dos deputados, senadores, chefes do executivo, e das pessoas indicadas por eles para cargos que não precisam de concurso? Aliás, como são as aposentadorias desse povo? Temer recebe uns 50 mil por mês de aposentadoria, e faz muito tempo. Desmanchar o Estado é fácil, difícil vai ser o dia seguinte.

    Responda
  12. Gustavo de Souza Pereira

    Jose Roberto X. de Oliveira, o particular sai às ruas sem segurança pública, isso é fato. Sem segurança, sem serviço de saúde decente. Fica horas em filas de órgãos público, como Detran etc. O Judiciário é lento, às vezes cômico. Quem pode, e quando é possível, vai às câmaras de arbitragem. Enfim, não se trata de bobagens, mas da realidade. O serviço público é tão ruim que até o próprio servidor, tendo condições, foge do próprio serviço que presta.

    Responda
  13. Daniel Cegalla

    Vamos com calma, meu chapa! Fui pobre durante boa parte de minha juventude. Porem, sempre trabalhei e estudei muito. Nunca recebi um centavo de nenhum governo. Prosperei dignamente, ralando e pagando meus impostos em dia. Minha estabilidade e comforto financeiro foi fruto de meu trabalho! Se isso significa pertencer a “elite”, entendo q sou a elite daqueles q tem carater, intelecto e empenho!

    Responda
    1. EDUARDO BASTOS

      Parabéns, mas para a esquerda (e para a FSP), você não existe. Não serve aos interesses ideológicos deles. Você é a típica exceção que contraria toda a regra. É o fato que eles não querem mostrar.

  14. Nuruara Mara Osti

    As diferenças e desigualdades sempre existiram e existirão. Não é o que cada homem deseja e conquista para si que nos torna desiguais mas o que o estado nos priva ao criar um sistema de arrecadação de propinas , ou seja, governando para minorias. Chamar cidadãos que recebem seus honorários declarados de elite é um comportamento anômalo que precisa ser investigado e tratado .

    Responda
  15. Jose Roberto X de Oliveira

    É natural que as pessoas que tenham filhos queiram protegê-los e os preparar para a vida em sociedade. Filhos de médicos/advogados/empresários/serralheiros/dentistas/motoristas de Uber/Táxistas/ajudantes/engenheiros parecem ter o dom, de em regra, seguirem as carreiras dos pais rsrsrs. Sugestão para quebrar isso: 1. Proibição de ensino "particular" fundamental e médio. 2. Taxação forte de direito de herança. 3. Outros (não sou tão gênio assim rsrs). Colaboração viu Folha! Rsrs

    Responda
  16. Rodrigo Ribeiro

    O problema começa na imprensa. A maior despesa não é a previdência, como dito no texto, é o serviço da dívida pública. Negociata suja que mata a nação.

    Responda
  17. Tarcísio Avancini Alves

    Realmente vcs estão certos!!! A desigualdade no Brasil é culpa de parte da sociedade que não quer trabalhar... Que teve oportunidades... E que possui um sistema político que favorece a meritocracia a despeito da perpetuação dos herdeiros da alta sociedade no poder...

    Responda
  18. Tarcísio Avancini Alves

    Realmente vcs estão certos!!! A desigualdade no Brasil é culpa de parte da sociedade que não quer trabalhar... Que teve oportunidades... E que possui um sistema político que favorece a meritocracia a despeito da perpetuação dos herdeiros da alta sociedade no poder...

    Responda
  19. Herculano JR 70

    Prova de culpa popular é q fiz uma proposta no ecidadania>idéia legislativa> todas as idéias>pequisando *Aumentar a oferta de medicina* e ñ recebi so apoio da familia. Nunca é mencionado o estelionatario sistema financeiro, o segundo grupo de influencia no estado, q fica com 15% do orçamento.

    Responda
  20. Gustavo de Souza Pereira

    Apenas o servidor público é sustentado pelo dinheiro do povo. Os demais estão no livre mercado, portanto sem comparação com advogado, engenheiro etc.

    Responda
    1. Gustavo de Souza Pereira

      Isso não altera o fato de o servidor público ser sustentado pelo povo. E o particular sai às ruas sem segurança pública, isso é fato. Sem segurança, sem serviço de saúde decente. Fica horas em filas de órgãos público, como Detran etc. O Judiciário é lento, às vezes cômico. Enfim, não se trata de bobagens, mas da realidade. O serviço público é tão ruim que até o próprio servidor, tendo condições, foge do próprio serviço que presta.

    2. Jose Roberto X de Oliveira

      Bobagem! É uma atividade como qualquer outra. Imagine o particular que saia as ruas sem segurança pública ou o Judiciário para limitar a atividade de particulares. Já imaginou o seu vizinho abusando de sua paciência. Um produto colocado no mercado que é prejudicial à saúde das pessoas, como se vai pedir reparação? Meio ambiente? Quem vai obrigar a pessoa a respeitar? O particular? Oras não falem Bobagem!

  21. Herculano JR 70

    Ñ se pode comparar altas rendas produtivas com altas rendas estatais na sua maioria. Há privilégios no serviço publico, mas há muitos méritos individuais ( concursos). Há falta de gestão e alinhamento associados a excessivas funções. Colabora q o estado é dominado por interesses privados e sem dono gestor. Obvio, q nesse cenário todos querem ser FP. Culpados somos nos q acreditamos em Univers. e seus diplomas, em multas diversas, prisões, escola ate 16 anos ou mais, saude publica, impostos, etc

    Responda
  22. LUIZ ALBERTO SERENINI PRADO

    Nada é tão ruim que não possa piorar.

    Responda
    1. Herculano JR 70

      Luiz, ola. Isso ñ é totalmente verdade. O ciclo historico mostra que de piorar se rompe com os valores anacronicos e novos valores impulsionam o mundo. Por isso estamos onde estamos embora tenham havido muitas crise no mundo no passado. Quem garente o avanço é o ssistem de produção q é sempre mais eficiente. Portanto, de piorar se melhora

  23. Augusto Ribeiro

    Quanta incoerência nesses editorias da Folha. Defede a reforma trabalhista que foi implementada e diz que a desigualdade é vergonhosa.Vergonhosa são essas contradições.

    Responda
  24. Augusto Ribeiro

    Quanta incoerência nesses editorias da Folha. Defede a reforma trabalhista que foi implementada e diz que a desigualdade é vergonhosa.Vergonhosa são essas contradições.

    Responda
  25. Adonay Evans

    Em 19 67, o governo militar sofreu um de seus maiores abalos. Um jovem professor da Escola de Agronomia Luíz de Queiróz -Usp, Rodolfo Hoffmann, publicava um trabalho com base nos números do Ibge, onde usando os índices estatísticos de Gini e de Lorenz, demonstrava o aumento da concentração de renda no período militar. Preocupado, o governo escalou Celso Langoni para rebater o estudo. Com acesso a dados brutos, que Hoffmann não tivera, mostrou que a concentração de renda era resultado de + estudo

    Responda
    1. Adonay Evans

      Países bem sucedidos, econômica e socialmente são os que investiram pesadamente em educação de qualidade. Veja-se Alemanha, Coréia e China. O Brasil insiste em investir pesadamente em educação de péssima qualidade. Um ensino absurdamente caro e elitista, exclusivo das classes mais abastadas, nas escolas particulares, somente vai elevar a desigualdade a patamares nunca vistos. Vamos formar castas. Prédios de alto luxo ao lado de casebres.

  26. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Enquanto isso, mega empresários pagam juros em um ano que o pobre mortal pagará por mês, se souber negociar. Deixem de tolice! Subsidiamos bilionários com dinheiro barato, cobramos impostos elevadíssimos de quem é assalariado. Os lobistas exultam com esse textículo apresentado pelo colunista. O IBGE mesmo sabe que apenas 0,5% tem bilhões em patrimônio e qual é o imposto que pagam com tamanha riqueza? Bem menos que aqueles dependentes de um salário. Fala sério...

    Responda
  27. arnaldo feitoza

    Vamos em frente, FSP. Tenha coragem para apontar as castas sustentadas pelo estado. Comparar profissionais liberais, cujos rendimentos vem do valor que agregam aos seus serviços num mercado livre, com funcionários publicos, onde falta merito e sobra privilégios, já é um vies inicial no minimo desonesto.

    Responda
    1. Ricardo Ferreira

      Tudo é uma questão de perspectiva, ou de "quem conta a história", como queira. Eu poderia argumentar que profissionais liberais trabalham exclusivamente para o seu bem-estar, buscando a máxima lucratividade possível, enquanto servidores trabalham para a sociedade como um todo. Viu? mudo a narrativa sem necessariamente contar uma mentira. Um trabalha para geração de lucro prório, outro para a sociedade. Discursos maniqueístas deste tipo, não agrega nada, todos os profissionais são importantes!

    2. Marcelo Costa

      Eu não diria melhor, Arnaldo! Perfeito! Por que não manda este comentário para publicação no Painel do Leitor?

    3. Nelson de Paula

      Seguindo na comparação, profissionais liberais recolhem menos impostos diretos, e não raro, sonegam.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.