Ilustríssima > Fotos da guerra do cangaço revelam lado desconhecido de Lampião Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Nasci quatro meses depois da morte de Lampeão, numa cidade próxima de Piranhas, Mata Grande. Segundo meus pais, era um dos locais onde o cangaceiro se abastecia de mantimentos, balas e outros objetos que saqueavam.
Salvo engano meu, a reportagem é parte de um livro escrito em português por uma pesquisadora brasileira, por isso não entendi a presença do tradutor.
Texto pobre, repetitivo. Não combina com o tÃtulo.
A Maria Bonita era mais feia que a fome.
É por reportagens como esta, tão bem escritas e ricas em informações que ainda mantenho minha assinatura da Folha. Porque vou dizer, 90% das matérias da Folha hoje em dia são idênticas em pobreza de informação à qualquer veÃculo raso, como se vê aos montes nos agregadores de notÃcias.
A foto nº 4 é um frame congelado das filmagens de Abrahão. É o momento em que os cangaceirtos simulam uma retirada, despistando o inimigo por meio de gingadas e atirando de mentira. Portanto, não faz sentido dizere que o autor da foto é "desconhecido".
É preciso analisar o cangaço no contexto que era o Nordeste daquela época, uma terra violenta de lutas sangrentas entre coronéis de um lado e do outro, a igreja. O cangaceiros foram usados pelos JesuÃtas e agregados de plantão, como guardas, como servis, para secretamente amealhar bens, riquezas, propriedades e valores. A relação entre a igreja e o cangaço ajuda a explicar a enorme fortuna que Padre CÃcero deixou após a sua morte, algo estranho para alguém que pregava os valores da vida simples.
Interessante lembrar que quando o Governo Federal esteve acossado pela Coluna Preste peregrinando pelo Nordeste, recorreu ao bando de Virgulino, inclusive dando-lhe a patente de capitão e armamentos, no intuito de barrar a pretenção de Prestes. Uma vez debelada os intentos da referida coluna paramilitar, começou novamente a caçada ao “Rei do Cangaço” Com tantos roubos, corrupções, dilapidação do patrimônio e erário público dos governantes atuais, que falta faz Virgulino na atualidade.
Precisas ler mais sobre a historia de Virgulino. Todo mundo sabe que Lampião recebeu a patente de capitão para combater a coluna Prestes. Não foi Padre Cicero o solicitante e/ou intermediador junto ao Governo Federal desta missiva. Simplesmente foi o médico e Deputado Federal Floro Bartolomeu, homem de poderes e de alta estima com o Governo Central
Este relato não condis com os dados históricos, consta que Lampião teve apenas 2 encontros com o Pe. CÃcero.
Stedile, um Virgulino Lampeao ariano e o seus cangaceiros do MST reproduzem em alguns aspectos essa saga campesina com articulações no Poder Central na era lulopetista. O capitão Bolsonaro vem ai pra combate-los com os fuzis do agronegócio.
Extermina-los é mais próprio ...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustríssima > Fotos da guerra do cangaço revelam lado desconhecido de Lampião Voltar
Comente este texto