Hélio Schwartsman > Terrorismo de mercado Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Votaram em lula em 2002, e reelegeram. Votaram até mesmo na Dilma e reelegeram. Estou cansado mesmo dessa linha de governo, dessa filosofia de vida. Ficam aà tentando destoar o PMDB do PT, Temer da Dilma, de Lula... Aécio cansei disso mesmo. Não sou radical de direita mas o barco precisa de uma grande virada mesmo. Já que elegemos essa turma aà porque não Bolsonaro?!
Por esse raciocÃnio, por que não Alvaro Dias!?Que Deus nos ilumine e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
TerÃamos um Lula mais parecido com Dilma do que com Lula-2002. Seria, pois, extremamente perigoso para a economia.
Perigoso não só para a economia do Brasil mas para qualquer paÃs, é ter um povo que idolatra pessoas e esquece de si mesmo como uma nação; é para isso que segundo a pesquisa estamos caminhando.Um nação que debocha de si mesmo ao admitir eleger um candidato com 9 investigações criminais:uma condenação em primeira instância,seis processos em que já é réu e outros dois inquéritos em andamento,nada menos que isso.Triste assim!Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
Com Lula a economia poderia piorar, já que o populismo seria a única arma para que o petista conseguisse a própria salvação diante da Lava Jato. Para o bem do Brasil, porém, é mais provável que ele não consiga ser candidato. Espero que a Justiça defina logo esta questão
Vendo o retrocesso que o paÃs vem sofrendo nos últimos anos, não dá para negar que só ficamos com a cabeça fora d’água nos governos FHC e Lula. Tá bom, teve muita coisa ruim também, mas nada que se compare à s eras Sarney/Collor/Dilma/Temer. Sobre corrupção vale lembrar: ninguém roubou mais na história desse paÃs que o PMDB que sempre foi o maior partido, portanto o mais votado. Só o PT é corrupto?
O que devo deduzir então é que para satisfazer a sanha dessa gente, precisamos votar no candidato deles? Por que, se eles fazem movimentos naturais, não terrorismo, para a preservação dos próprios interesses, onde eu que tenho poupança entro? ParaÃso fiscal, como o Meirelles? Devo pensar como o Setúbal? Votar no Hulk e esperar pelo lata velha em casa? Sei o que o Lula quer com demagogia, mas nao entendo o que o colunista quer com tanta sensatez. Vamos esperar para ver.
O Lula possui um cabo eleitoral fenomenal, que é esse tal mercado! Com o aumento mensal da gasolina e gás, não há cabo eleitoral com tanta eficiência.
* Battisti ministro da defesa * Dizseuzão fazenda * Mainhoão Dirmão no itiamarati ! ... ( fragmento da dimensão 666 )
Um jornalista com tal gabarito presumo conhecer que a fala de Lula tem um contexto. Mercado faz "terrorismo" quando cria pânico nas pessoas, por meio da mÃdia. Terrorismo mesmo é não olhar para o número crescente de desempregados no mundo ou bilhões de dinheiro público que o sistema financeiro levou no estouro da bolha. Esse é o terrorismo silencioso deste ente despersonalizado.
Um jornalista com tal gabarito presumo conhecer que a fala de Lula tem um contexto. Mercado faz "terrorismo" quando cria pânico nas pessoas, por meio da mÃdia. Terrorismo mesmo é não olhar para o número crescente de desempregados no mundo ou bilhões que o sistema financeiro levou no estouro da bolha. Esse é o terrorismo silencioso deste ente despersonalizado.
Ignorado, rejeitado por onde passa, Lula colhe o resultado da semente do desgoverno que plantou. Insiste em enganar"as massas" com suas inúmeras falácias. Abundante tempo teve para elevar o paÃs a potência econômica contudo o que fez foi aumentar a desigualdade social e levar o paÃs à ruÃna. Deus abençoe esse povo.
O autor do texto escreve sobre o assunto se esquecendo que o mesmo Lula foi julgado e condenado a prisao.Isso nao tem nada a ver com empresariado favoravel ou desfavoralvel.Tem a ver com a total esculhambacao que o pais enfrenta alem da falta de carater total dos politicos do pais, que fazem da lei motivo de piada de botequim. A China tem um bom sistema de combate a essas coisas.....
Sério essa reportagem? Esse tipo de colunista que é contratado? O Lula ta condenado além das sujeiras apareceram e foram julgadas para baixo do tapete tipo mensalão.
Por outro lado, como dizia o Barão de Itararé, “há algo no ar além dos aviões de carreira”; ou seja, não é o mercado que rejeita a volta do lulismo, mas uma multidão de pessoas que não suportam ver a volta de esquemas de concussão, corrupção. Só quem o aceita, de peito aberto, é a banda podre do mercado, afeita a práticas criminosas.
Cada lado possui suas armas nessa luta pelo poder dominante. “Nothing has really happened until it has been recorded”. Virginia Woolf. Por outro lado o povo brasileiro na busca de seus heróis: Oh! Oh! Vida de gado Povo marcado, Êh! Povo feliz!...é o admirável gado novo”. Por Zé Ramalho.
Aceitar a volta de LullaLá é dizer amém ao P T, nunca se esquecendo que a presidente do partido considera o ditador Maduro um injustiçado das forças capitalistas! Jararaca não é Pet, cuidado!
Está na hora de endireitar o nosso paÃs. Chega de mentiras, manipulações da mÃdia, corrupção e criminalidade com PT, PMDB, PP, PSDB e companhia. Não acredito em salvador da pátria, mas Bolsonaro é o que melhor representa a mudança que necessitamos neste momento. Que ele tenha sabedoria para montar uma boa equipe. Além de Bolsonaro, precisamos renovar nosso congresso. Vamos votar direito!
A teoria é centrada no clássico maniqueÃsmo: bem=lulismo e o mal=mercado. Para ele, pelas suas ideias, só existem estas duas correntes na sociedade. O mercado se bandeia para quem oferecer melhores condições de riqueza. Ele se esqueceu de que o plano do Lula para 2002 era centrado no esquema de Celso Daniel, levando pânico ao mercado. Com a “morte” dele, veio a carta aos brasileiros, trazida pelo Palocci, fundada em ideias desenvolvidas nos fóruns do JPR Veloso. AÃ, o mercado gostou.
Este discurso de terror%ismo é só o pt sendo o pt, sempre procurando a segregaçao da sociedade e rotular seus desafetos ideologicos. Se voltarem ao poder, viramos a Venezuela em 2 anos.
Apoio declarado à lula como esse só pode mostrar como o brasileiro, imprensa junto, tem memória curta esquecendo de todo o mal que esse indivÃduo e seu legado fez ao Brasil. Toda essa dificuldade pela qual o brasileiro comum, como eu, passa tem origem no desserviço e na herança deixada.
Claro que vc não leu o texto...
Hélio, inverta a questão. Há motivos para nos guiarmos pelo "mercado"? Claro que não. O mercado está perdido e atônito com o protecionismo americano capitalista e a defesa do livre mercado pela China comunista. De qual mercado estamos falando?
Análise simplista. Schwartsman se esqueceu do PT com sua CUT e MST. Grupo corrupto, que usa uma ideologia retrógrada somada ao populismo para achacar o Estado e o povo. E junto vem a gangue do PMDB. Grande peso. Nunca mais. O mercado está certo ou errado? Que tal?
Lula é populista, inconsequente, incompetente e perdulário. O Aiatolá do Agreste com tom raivoso e pleno de bobagens, só pensa nele. Jamais no Brasil. Não há possibilidade de crescimento do Brasil tendo um filhote de Chaves no poder. Não vamos falaremos nem em corrupção. Vamos considerar como terrorismo o derrame de notÃcias falsas pelo meio social: fim do bolsa famÃlia, fim da previdência, fim do 13º, inÃcio do fim...
Em um paÃs sério e respeitoso acerca da presunção de inocência, Lula Odebrecht já estaria devidamente encarcerado por ter sido condenado em primeira instância pela Justiça, cuidando das eventuais estratégias recursais. Jamais estaria fazendo comÃcios polÃticos e sequer seria cogitada a sua candidatura à presidência da república. Mas em MacunaÃma....
O terrorismo de mercado decorreu da massa de desempregados, da fuga de brasileiros para o exterior e da corrupção institucionalizada. A degradação do ambiente polÃtico promoveu a maior incerteza que se tem notÃcia quanto ao futuro do Brasil. Pequenas medidas na governança das estatais e a prisão de aliados de Lula fizeram a inflação e o desemprego diminuirem, ou seja, o terror do mercado foi arrefecido.
O colunista tem um certa razão, o terrorismo não é do "mercado" , esse ser mÃtico, e como tal, inexistente. O terrorismo vem da imprensa e de atores polÃticos, que falam em nome do "mercado" para reforçar suas pautas polÃticas, ideológicas e econômicas. Até jornalistas sérios já denunciaram como rÃdiculas as inúmeras reportagens que falam em nome do tal mercado.
Curioso alguns comentários defendendo o mercado e chamando de sábios. O "terrorismo" feito com a possibilidade da eleição de Lula é especulação, se traduz em ganhos para muitos e é nas possibilidades de crise que os bem informados ganham suas fortunas. Como no texto, os peixes se apavoram e correm todos para o mesmo lado, onde o tubarão os espera...
Em plena era da informática, onde a internet esta liquidando o pouco que resta da imprensa escrita, esse jornal parece que não quer se adaptar aos novos tempos e insiste em destruir seu setor de imprensa on line, praticando a censura prévia nos comentários, por motivos ideológicos. Um jornal on line sem comentários não existe e esta fadado ao fracasso.
A apocalÃptica hipótese tem por usina a enorme possibilidade de corruptos já hibernardos voltar à ativa com força.
Aplicando a Navalha de Occam: a solução mais simples seria a não candidatura do ex-presidente, situação facilitada por seu protagonismo no campo das apropriações indevidas em larga escala.. /Claudia.
DesperdÃcio de tempo, buscar explicações e contrariar, até, postulados filosóficos medievais para considerar o silva algo complexo suficiente para merecer isso...As expressões em bom português, são, oportunismo, vaidade extrema e presunção doentia de encerrar-se predestinado de Deus...não consegue enxergar-se como página virada de equÃvoco coletivo, como tantos outros registrados pela História da humanidade...Não há "terrorismos"...trata-se de perspectiva de derrocada dada a própria nulidade.
Como vimos em 2003, quando Lula ganhou o mercado só ganhou com o resto dos mais pobres ganhando um pouco mais. Em 2018, se Lula perder o mercado ganha também e os pobres se arrebentam, como já acontece hoje com o governo temerário. Logo a discussão é: ganha só o mercado e os 1% mais ricos, ou ganham o mercado e os pobres. Simples assim.
A economia com Lula pode piorar pela associação de seu governo com a corrupção,que solapa toda e qualquer economia,mas quem deve temer Lula não é o mercado e sim os mais pobres,a quem deu comida para obter votos e não deu onde fazer cocô.Nada fez pelo trabalhador e ainda reduziu o rendimento do FGTS,nada fez pela reforma agraria e manteve o agricultor dependente do Estado,nada fez pela reforma tributária e permitiu que os mais pobres subsidiassem os mais ricos.Um abraço em crentes e ateus!
Seria preciso demonstrar os indicadores econômicos do perÃodo Lula, dos perÃodos FHC e posteriores, para uma efetiva comparação. No mais fica parecendo que até a matéria é tendenciosa
O "mercado" não faz terrorismo, apenas tem memória do estrago causado pelos anos de governo populista e corrupto do Lulo-petismo. Isso sem falar do cinismo e arrogância deste Sr Lula perante os processos que responde na Justiça. Excluindo os militantes fanáticos, será que alguém ainda quer essa gente de volta ao poder?
Lembro q da primeira vêz dele, o dólar sal+tou acima dos quatro,
Perdi um tempão pq esse programa B=urro da Fsp censura nem sabe o q, e ñ diz qual palavra. Separei as palavras de um texto sem ofensas, palavras chulas e passou
Publicos
Titulos
tro+car lastreados em U$. Um gde golpe
mas antes os bancos o+brig+aram t
1Vou aceitar o erro de achar q o poder governa. Quem tem me+do de Lula? Eu ñ, pq Lula sem Pt e sem militância esta pior q os outros. Por isso tbem duvido d terro+rismo q seria prova da ign+orancia ideológica do capital.
V
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Terrorismo de mercado Voltar
Comente este texto