Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ricardo Knudsen

    José M. Leal, dizer simplesmente que a visão é estreita, parece preconceito ideológico de quem não tem o que dizer. Você tem algum argumento sobre o tema

    Responda
  2. NACIB HETTI

    Lula, sem corrupção, pode ser bom. Fez populismo com inteligência. Segurou a esquerda e levou os carteis para o pé do trono, com seu Conselho Econômico. Não vai ser, nem pode, ser diferente.

    Responda
  3. celso bittencourt

    LullaLá deve ser avaliado pelo conjunto de sua obra: Dillma e Temer, precisa mais! Barbaridade!

    Responda
  4. celso bittencourt

    Atenção: Jararaca não é Pet, cuidado!

    Responda
  5. ALCINO CAETANO DE SOUZA

    Se populismo resolvesse os problemas de um país a Venezuela seria hoje a maior potência da América do Sul e no entanto sucumbe-se na pobreza. Se o Brasil, caso venha a ser presidido por Lula, com certeza seguiremos o mesmo roteiro dos venezuelanos, catástrofe sem precedente. A base política de Lula está podre e ele mesmo é um condenado e qual seria a confiança que despertaria aos investidores? Livrai-nos Senhor deste exacerbado mal!

    Responda
    1. José Ricardo Braga

      "Se o Brasil, caso venha a ser presidido por Lula". O Brasil já foi presidido pelo Lula, por 8 anos, de 2003 a 2010.

  6. JOAO CARVALHO

    Impressionante como a Folha de São Paulo trata o ex presidente e réu como figura normal para as eleições de 2018. A Folha escorrega na falta sensibilidade e senso crítico. Por favor Hélio, faça um texto assim: Por que Lula já deveria estar preso !!

    Responda
  7. vera lucia baptistao

    Não vai ameaçar , vai simplesmente devastar o pouco que resta deste pobre país. Lembrem-se que em 2005 ele conseguiu safar-se por um fio .

    Responda
  8. Rogério A Araújo

    Hélio, esse discurso cheira bolas de nafitalinas. Não perca seu tempo, pega as notícias de 2002 e faça um copy cola. Proponha logo que o mercado indique o presidente, pegue tudo de uma vez e acabe com esse negócio de eleição, democracia, justiça social...

    Responda
  9. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    O que mudou foi Lula cair no conto dos bolivarianos ao escolher Dilma para sucedê-lo. Aí a vaca foi pro brejo. Governo Dilma que se cercou de meninas sonhadoras que julgavam que o Brasil era um satélite girando entorno da Terra. Mas, sempre há um, mas: o Brasil está no planeta.

    Responda
  10. Alan Vieira

    Acho que com sua chegada à presidência melhoras sugiram....

    Responda
    1. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

      Porem. "A menor nódoa destrói a maior alvura." Machado de Assis

  11. Clayton Soares

    Será outro desastre na economia! Essa pessoa não tem moral para montar equipe econômica honesta e muito menos fazer gestão , ou seja, será novamente em troca de cadeiras, onde, outro colapso anunciado está por vir!

    Responda
  12. Clayton Soares

    Será outro desastre na economia! Essa pessoa não tem moral para montar equipe econômica honesta e muito menos fazer gestão , ou seja, será novamente em troca de cadeiras, onde, outro colapso anunciado está por vir!

    Responda
  13. Juan Vera

    Helio, o problema não é Lula que é um político muito inteligente e quando necessário sabe ser popular sem ser populista e por isso esta na preferencia do povo. Ele pode fazer as reformas necessárias diferentes a estas que o governo atual está propondo. O problema serio mesmo é o congresso que com raras excepções e a pior representação que tivemos na historia de nosso pais. As mudanças só podem vir com um congresso propositivo e disposto a superar seus interesses individuais.

    Responda
    1. Juan Vera

      Epa os Carvalho estão em conluio!!! Reitero que nosso problema é o congresso e os representantes mal eleitos, que não tem "berço", nem "moral" nem "ética". Eu também não estou de acordo em pagar, entregar cargos, conceder emendas,o mesmo representar corporações para conseguir apoio. Isto é o que da origem a corrupção, a golpismo, e a ditaduras. Segundo turno para o congresso também.

    2. JOAO CARVALHO

      Um congresso que receba mensalão e propinas sob orientação de Lula , para votar as matérias de interesse do "Barba" , aliás ele é muito inteligente , só lhe faltou educação, ética, moral e berço.

    3. Juan Vera

      Flavio, Lula é tão bom como alguns e menos ruim que muitos. A inclusão social que ele promoveu careceu de sustentação econômica e política.Ter que someter-se a chantagem de grupos representados no congresso é o grande problema de nossos governos após a democratização.Todo isto envolve uma reforma política seria, feita por assembleia constituinte independente. Em países como Chile e Uruguai onde a esquerda governa com maioria pequena que ajuda na inclusão social e responsabilidade fiscal.

    4. Flávio Rezende de Carvalho

      Sei, o Lula é bom e o Congresso é ruim... Hummmmm...

  14. Flávio Rezende de Carvalho

    O Lula está condenado. Deveria estar preso. Não conheço outro país do mundo onde um condenado pode andar por aí fazendo campanha para presidente da república. Isso chega a ser ridículo e é, obviamente, perigosíssimo para o estado democrático de direito. Ele está zombando deliberadamente da lei, da justiça e da democracia. Cadeia já!

    Responda
  15. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    O colunista aderiu ao terrorismo empresarial e financista, os mesmos desde 1989, responsáveis por eleger Collor, e agora querem o “liberal” Bolsonaro? E os leitores aterrorizados com Lula o que acham do sub Trump fascista?

    Responda
    1. Flávio Rezende de Carvalho

      Quem fez o Bolsonaro foi o Lula...

  16. Mauro Machado Gonzaga

    É muita leviandade e irresponsabilidade de um colunista da folha, afirmar que houve estelionato eleitoral em 2014, houve sim um golpe em 2016, e isso sim desestabilizou completamente o pais, e quem concordou ou ajudou o golpe é recalcado ou obtém lucros com isso que está aí.

    Responda
    1. Flávio Rezende de Carvalho

      Mas foi o próprio Lula, seu guia, que afirmou que a Dilma enganou seus eleitores. Depois tentou amenizar, mas foi o que ele mesmo disse.

  17. Fernando Becker

    Não se esqueçam que no fim das contas Lula é o responsável por esta Direita Fisiológica estar no poder. Fez aliança com a máfia e foi escanteado por ela.

    Responda
  18. EDUARDO DE OLIVEIRA CAVALCANTI

    Enquanto seguiu a cartilha de FHC, Lula manteve o país nos trilhos. O problema é quando a esquerda começa a aplicar suas próprias convicções na administração da economia. Aí o risco é enorme. Por outro lado, a direita conservadora governa apenas para os ricos, deixando o país em péssimas condições. Para o eleitor de classe média e baixa é apenas uma questão de decidir o tamanho do ferro que ele vai levar.

    Responda
  19. Cloves Oliveira

    Sem mencionar que nos dois governos dele, foi abençoado pelo boom das commodities, algo pouco provável que se repita. A questão não é a pessoa Lils, mas as ideias a que ele subscreve como noção de que o governo pode resolver tudo e que o faz melhor do que a iniciativa privada através das suas estatais e autarquias. Costumam citar a China pelos motivos errados. Sim lá a participação do Estado na economia é grande, mas graças ao Deng ela foi liberalizada faz tempo, contrária a brasileira.

    Responda
  20. ANDRE AZEVEDO

    Um criminoso ppde ser presidente?

    Responda
  21. Antônio Carlos de Paula

    Se as malas recheadas de dinheiro do Temer não abalou a economia, porque a candidatura do Lula sim?

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Alhos e bugalhos.

  22. Ricardo Knudsen

    O teto é parte do estelionato de Temer. É um tiro no pé, ao focar nos gastos e não no deficit. O INSS urbano foi superavitário até 2015, quando o desemprego derrubou a receita previdenciária. Com o retorno do emprego, o deficit diminuirá. Mas as despesas sempre aumentam, por aumento de salários e de trabalhadores. Pelas mesmas razões, aumentam as receitas! O objetivo é inviabilizar o INSS e os programas sociais, via limitação do gasto. FHC e Lula não precisaram de teto para fazer superávit.

    Responda
  23. Nilton Silva

    A economia cresceu por conta dele ou apesar dele?

    Responda
  24. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Candidatura escandalosa. Se o TSE permitir, podemos abandonar de vez esse país aos zumbis.

    Responda
  25. Ricardo Knudsen

    Não dá para levar a sério quem fala sobre o estelionato eleitoral de Dilma e omite o de Temer, afinal os dois se elegeram com o mesmo programa. A diferença é que Temer ampliou o estelionato. O trabalho intermitente, que deve se tornar o padrão a paritr de 2020, é um retorno ao século 19. Acaba a demissão, com multa e aviso prévio, visto que basta não chamar o trabalhador. Acaba o seguro desemprego, ao qual o intermitente não tem direito. E a promessa de não reduzir direitos dos trabalhadores?

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Paulo Leal, dizer simplesmente que a visão é estreita, parece preconceito ideológico de quem não tem o que dizer. Você tem algum argumento sobre o tema?

    2. José M Leal

      Visão estreita de economia

  26. Amaro D Albuquerque

    Incompetente, perdulário, ccorruptto e egocêntrico , o Aiatolá do Agreste disputará com a Venezuela o troféu do caos. Maduro perderá.

    Responda
  27. Alipio Dias dos Santos Correia

    Reportagem com visão social zero. Fala-se tanto em mercado e nada de social.

    Responda
    1. Flávio Rezende de Carvalho

      O social são os treze milhões de desempregados que miss Pasadena produziu...

    2. maria gouvea

      A oluna e os comentários são a cara dos que promoveram e apoiaram o golpe... não sabem e não querem saber nada do Brasil real, que afoga na miséria que produzida pelas medidas golpistas

  28. EDUARDO BASTOS

    Lula eleito será a demonstração mais cabal de que o crime compensa. Mas a igno/rância dele é o menor problema. O que mais me deixa preocupado é a horda de acé/falos que estarão apostando em um crimi-noso para gerir o país. E baterão palmas, lambe/rão as botas do “homem honesto” e cantarão hinos em seu louvor. Aí eu saberei que a hipocrisia venceu a honestidade. Lula eleito será a âncora que afundará de vez o Brasil.

    Responda
  29. Luiz Eduardo Cantarelli

    Aqui não só alguns esquecidos votarão em Lula, como torce por ele também os ditadores africanos, Cuba e Venezuela. Desastre populista

    Responda
  30. Nestor Bercovich

    Para voltar a ter crescimento com diminuição da desigualdade: Lula 2018

    Responda
    1. EDUARDO BASTOS

      Tem gente que não consegue aprender com o erro. Mesmo diante das mais explícitas demonstrações que crescimento não irá gerar igualdade, lacram. E se acham! Kkkk Não passarão novamente.

  31. Herculano JR 70

    A essencia da civilização e a atividade produtiva feita em ambito privado, ñ publico. O estado ñ gerencia a produção. Competiria a ele serviços de administração do condominio estatal, sem se meter na vida dos individuos e suas relações, como ver sua renda, Clt, p. ex. O governo, so pode fazer o mal pq esta a reboque de interesses privados. Os governos, o de Lula ñ foi excessaõ, apenas se aproveitam das circunstancias. Lula exportador,depois q levou comida ao povo foram do inicio de seu governo.

    Responda
  32. jose luiz ribas

    Tomaria q Lula faca isso mesmo. Não sem antes taxar os rentistas e a elite, q pagam pouquíssimos tributos. Sobre isso os capatazes do andar de cima não dão um pio

    Responda
    1. EDUARDO BASTOS

      Lula, o homem do “povo” com um patrimônio que o coloca na faixa dos 1% mais ricos do Brasil. Nada como ser da elite e criticá-la. Assim, os inocentes úteis aplaudem como focas adestradas.

    2. EDUARDO BASTOS

      Quando eu leio “rentista” já dá um sono... pesquise quem ganhou mais dinheiro na “estocadora de vento”? Ah... e não esqueça de Eike, Joesley... tem cada iludido por aqui...