Opinião > Menor da história Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Ricardo Knudsen

    Oi Herculano JR. Em meu comentário mais recente, usei "defict", considerando apenas a receita das contribuições previdenciárias. Mas impostos como o Cofins e a Cssl existem também para financiar o rgps-inss rural, que não é contributivo, foi criado como um programa de assistência social para lavradores pobres, embora considerado previdência na Seguridade. O rgps-inss urbano fez superavits bilionários de 2009 até 2015, quando a crise derrubou a receita previdenciária.

    Responda
  2. Ricardo Knudsen

    Oi Herculano JR. Para chegar em 800 bi, Delfim deve ter somado todas as previdências, incluindo estados e municípios. Para o rgps-inss, o deficit em 2007 foi de 81 bi (corrigido pela inflação até 2016) 1.6% do PIB. O deficit de 2013, pré crise, caiu para 65 bi, 0.9% do PIB. Com o desemprego de 13%, caiu a arrecadação, e em 2016 o deficit subiu para 151 bi. Não houve explosão de gastos, como a Folha afirmou mentirosamente. Com o retorno dos empregos, volta a arrecadação e o deficit cai.

    Responda
  3. Marcos A T Garcia

    Para um país que está há 5 anos em crise, o juro ainda está altíssimo! Governo, bancos, igreja. Impostos, juros, dízimos. E o trio da desgraça no mundo. Exploram na maior cara dura o povo bobo.

    Responda
  4. Daniel Cegalla

    E os juros ao consumidor continuam os mais altos do mundo. O cartel bancario controla o governo com $$$$$, e nem mesmo presidentes de “esquerda” ousaram enfrentar esta maa. fia!

    Responda
  5. Emerson carara

    entao nao foi "górpi"

    Responda
  6. Herculano JR 70

    Fe che-se o b +c e zere-se a taxa e troca-se os titulos por titulos papel moeda.É fácil, acredite.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Ah tá ! ...

  7. Herculano JR 70

    Ba ixa a taxa e aum enta a div ida e o gasto permanece o mesmo.

    Responda
  8. Herculano JR 70

    No portal d transparência gov fed.(entrem, vamos explorar esse cipoal), 2016, MFaz, sob cód.17 06 00 coord.geral de controle da div pub 1,127 tri, de gasto total de 1,654 tri, então 68% .

    Responda
  9. Herculano JR 70

    A div pub é um verg+onhoso estelionato pois o gov não oferece garantias: é deficitário e ñ oferece bens como fiança. O cup+om e algo estrita/e político, ñ financeiro.

    Responda
  10. Ricardo Knudsen

    Os editorialistas deveriam se desculpar com seus leitores pelo terrorismo feito durante meses. Segundo o jornal, só haveria queda dos juros e retomada da economia com a reforma da Previdência. Não houve reforma, os juros caíram e o crescimento retorna. Apesar, disso, a Folha continua sua cruzada ideológica contra o INSS,justificada por dados manipulados.

    Responda
    1. Herculano JR 70

      Isso Ricardo. O governo quer gastar 7o milhoes em propaganda para induzir pela repetição, que faz juz a Goebbels, que a previdencia é o problema. De fato uma reforma é necessaria para harmonizar beneficiso, jamais para poupar renda. O estelionata da div publica é o problema

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Bobagem. A questão previdenciária é de longo prazo. Há distorções e a dita reforma está longe do ideal. No entanto, tem de ser feita.

    3. Herculano JR 70

      ano 2016

    4. Herculano JR 70

      Ricardo, vc consegue ver no portal da transparência os dados da previdencia? Ha dois para gasto: um é o frgps que seria o fundo de beneficios em apenas 29 bi, quase o total do mps. Outro o de gastos com pessoal e gerais( custo operacional.) que ñao consegui identificar. Onde estaria os 800 bi q o Delfin citou

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.