Hélio Schwartsman > Lula tem direito à lentidão? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
A ex presidente Dilma Roussef aceitou Temer como vice por uma imposição do PMDB, devido à aliança polÃtica de coalizão totalmente equivocada com este partido. Não entendo você clamar tanto por Deus e apoiar um governo de exclusão social. Talvez porque basta ir ao confessionário aos domingos e rezar 3 pai- nossos e 3 ave -marias que pessoas como você ficam libertas durante a semana para a prática da anti- solidariedade humana. Foi minha última escrita, não é para responder mas para refletir.
Eu só espero que todos nós busquemos sempre a verdade, sem a qual não há paz, nem liberdade interior onde realmente começa a paz do mundo.O homem mais sábio, em meu pensar, dentre os que vieram a terra trouxe-nos como uns de seus ensinamentos,os quais praticou como exemplo os seguintes:"conhecereis a verdade e ela vos libertará";"amai-vos uns aos outros como eu vos amei".Feliz Natal!
Eu não sou "vocês" . Você está debatendo com uma única pessoa, tente focalizar isto. E não é possÃvel ter paz no paÃs mais desigual do mundo. A desigualdade brasileira é a mola propulsora da violência que assola nosso paÃs e pelo menos nas pessoas que tem sensibilidade social, causa sentimentos de inquietação, angústia e vergonha.
Esta desigualdade a que você se refere com tanta indignação,foi aprofundada no governo Lula ao quitar uma dÃvida a juros de 4% ao ano com o FMI e passar a pagar aos bancos 19% ao ano por tÃtulos públicos,elevando a nossa dÃvida interna para a casa dos trilhões,deixando de investir o suficiente dentre outras coisas,em infraestrutura e saneamento básico,cujos baixos Ãndices são fonte de uma gama infindável de doenças para os mais carentes,os quais você pensa que foram beneficiados por aquele.Deus!
Como assim?!Caravanas pelo paÃs sem ser importunado pelo MPE etc.O UOL não abre um dia sequer sua página principal sem dar destaque ao que Lula fala ou deixa de falar!Que Deus nos ilumine a todos em um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
Tudo bem se o Lula concorrer. Só que penso não haver lisura nessa votação eletrônica e nem nas pesquisas.
Duvido mais ainda das pesquisas e lhe dou um dado concreto,estatÃstico.O instituto Paraná de pesquisas aponta uma vantagem do Senador Alvaro Dias no seu Estado, que, por si só, considerando o peso estatÃstico daquele Estado em face de sua população,já lhe projetaria um percentual maior do que os 3% da ultima pesquisa no plano nacional.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
Hélio tocou no ponto chave. O contraditório, coisa a que Lula não tem tido direito. Na campanha poderá fazer o contraditório antes ou depois do JN. Por isso não querem que ele concorra. Hoje fora das redes sociais ele não tem espaço. E seria antes ou depois do JN.
O Hélio começou bem, inicialmente dizendo que ninguém pode escolher o tempo de seu julgamento, até porque o Código de Processo Civil é taxativo no sentido de que as pessoas devem obter o julgamento de suas ações no menor tempo possÃvel. Mas, ao final o Hélio quer que o Lula dispute as eleições, ficando, então, impune, o que é contra a Lei. A propósito, o FHC também disse que o Lula deveria ser julgado pela urna, o que um jurista disse: URNA NÃO É TRIBUNAL.
A Sociedade Brasileira de Veterinária adverte: Jararaca não é Pet! Rarrrarrrrrá!
IncrÃvel como existem anal-fabetos funcionais que não compreenderam o que o colunista escreveu.
O colunista, Goebels e Mussolini aprenderam, em épocas distintas, na mesma escola. Que coincidência !
O meu Ãdolo pode mentir,roubar cometer vários crimes, mas o meu adversário, não! E eu ainda sou contra a corrupção.
Ninguém deve cometer crimes, mas há nÃtida diferença de tratamento, qdo os suspeitos se ligam ao interesse econômico financeiro o tratamento é um, qdo se ligam aos populares é outro. A justiça se faz de forma diferente conforme os "interésses" (começo a entender o velho Brisola) em jogo. Aà é que se vê quão vergonhosa é nossa sociedade que convive com isso há séculos, sem fazer nada. Qdo alguém sai à s ruas para protestar é baderneiro; que horror, imitando os europeus.
Lula é um sucesso! Onde tem matéria sobre ele aparece uma multidão... ;)
Hélio começa bem: direito à ineficiência dos Estado... perfeito. Mas escorrega ao defender que o petista concorra. Isso seria um escárnio com o paÃs já tão machucado pela falta de ética. Um jornalista de jornal tão importante, pelo amor de Deus!
Prezado José: um erro (escárnio) não justifica outro.
O Michel Temer é presidente do Brasil e isso não é escárnio?
Caro jornalista, sua pergunta é pejorativa. Lula não tem direito a lentidão no processo , como qualquer cidadão brasileiro não tem este direito. Está transparente o interesse de grupos para que Lula não se candidate. Isto é fato, como é fato também que o TRF-4 condene Lula para salvar a Lava Jato que está perdendo a credibilidade devido a interesses financeiros de procuradores , juÃzes e advogados da " Panela de Curitiba".
Ou talvez ele seja julgado favorável. Aà a celeridade da justiça vai ser boa, né?
Se algum dos presidentes tiraram 40 milhões da miséria, construÃu mais de 450 instituições de ensino superior, crescimento de 6% no Brasil e cerca de 10% no Nordeste, credor do FMI...o Azeredo está no TRF4 a 12 anos e se quiser outro do PSDB te dou o Alckimin co processo e mais e 13 milhões da Odebrecht e 1 Bi nas obras do metrô...
Resolvi continuar mais um pouco. .... Pib pifio sem sustentação, centralização do estado com aumento do cabide de emprego, remuneração do funcionalismo publico de todas as areas descontrolado, inclusive no pagamento de aposentadorias, assentamento rural feito no papel sem nenhuma atividade comprovada, distribuição de renda sem lastro e contrapartida ( o que leva a aumento da base de contribuição sem qualquer controle), investimentos sem garantias no exterior, ... acabou de novo, mas acho qu
Como resultado final dessa beleza de administração tambem tivemos: piora da segurança publica das cidades, organização do crime nos presideos, sucateamento da rede hospitalar do SUS, infraestrutura de transporte ultrapassada em todos os niveis, falencia ( ou quase ) da Pretrobras ( uma das maiores empresas do mundo), piora mundial na educação basica, pesquisa, e toda atividade de ensino, criação do sistema politico mais intrincado do mundo, politica tributaria ultrapassada, ... acabou o espaço.
Que chance de ficar calado o colunista perdeu......
Está na cara que querem ganhar no Tapetão, pois no voto ele é imbatÃvel. Se fosse outro polÃtico iria demorar de 2 a 3 anos como é normal no tribunal do RS.
Hélio, PARABÉNS! Você teve a quem puxar, com todo respeito à Senhora sua Mãe, pois tive o privilégio de ver o trabalho de seu pai, bem de perto, como paradigmático Advogado Trabalhista. Hélio, seu texto foi brilhante e pena que alguns internautas não captaram o que você quis explicar. Seria melhor se tivesse desenhado. Meus aplausos de pé a você. Arrasou e não sobrou a mais ninguém.
Enquete no ar agora eleicoesnobrasil, com + de 1 milhão de votantes, LLú LLú tem, cfe a região, entre 10% e 20% de intenção de votos, no máximo. Bol so mi to acima de 40%. Então, é balela dizer q ele é o preferido dos pobres, e q teria 40% de preferência dos eleitores. Sendo assim, ele já está derrotado pelo povo. Quem diz que ele fêz alguma coisa pelos excluÃdos, ainda q tenha roubado, É tão corrupto e escro que, qto ele. Perdoem-me, mas não dá mais para tolerar esse tipo de argumento.
Quanto à disputa eleitoral seria o ideal sem dúvida. A probabilidade de ser eleito é grande neste paÃs onde a maioria do eleitorado vota em marcas consagradas por marqueteiros com competente, também bem pagos. Seria muito interessante. A conferir.
Aliás, a *justica* ñ deve ser sumária, mas meio lenta. O Q ñ pode e haver tanta subversão a ordem e tanta burocracia Injusticeira
Os advogados competentes vão fundos na defesa de seus clientes. Para isso são bem pagos. O jus sperniandi é normal nas chicanas jurÃdicas. Em qualquer paÃs.
Caro Hélio, ninguém tem direito à lentidão. Mas o que salta aos olhos é a diferença de tratamento que o petista vem enfrentando. Por que ele está sendo "privilegiado" nessa questão? A quem interessa tirá-lo da disputa polÃtica? Certamente não é a maioria da população e os menos favorecidos.
À toda evidência que os interesses da nação,do Estado Nacional Brasileiro são superiores e antecedem em muito aos do Sr.Luiz Inácio Lula da Silva.A gravidade do cenário que emerge do julgamento de Lula e de sua reivindicada participação nas eleições é se,a nação enquanto tal suportaria um presidente condenado ou suspeito de corrupção em vários processos.Neste caso terÃamos um Estado sem Justiça ou uma Nação sem Estado.Um quadro difÃcil de se imaginar quanto mais vivenciar.Que Deus nos ilumine!
Isto é um raciocÃnio torto e demagógico. Revela uma democracia enferma, consoante com estes trópicos deformados por séculos de patrimonialismo que fomentam cidadãos de primeira e segunda classe!
Chegou no ponto, essa diferença entre cidadãos de primeira e de segunda classe explica a diferença de velocidade do judiciário. PolÃtico que veio da primeira tem um tratamento, se veio da segunda tem outro.
"...Painhoãou é zo-nes-too ! Nóis ké Zistártua di Zonestidaaardi pu Omi !" ~ Trechos do filme * Festa na zo na com dimdim do povo !
Eu preferia que a justiça fosse feita,que não fosse seletiva , que o judiciário fosse celere em todos os processos, não apenas nesse para atender os conclamos da mÃdia e daqueles que se corroem quando saem novas pesquisas
Tal postura da defesa e de quem se sente culpado. Pq se ao contrário quereria a rapidez. Mas, eu concordo com Helio. Gostaria de ver Lula derrotado nas urnas.
Quanto ao comentário de preferir Lula candidato, caso isto ocorresse provavelmente ele ganharia a eleição. O (des) governo Temer é o pior dos mundos: empregos precarizados, baixos salários, falta de investimentos na saúde e educação, violência e concentração de renda aumentando de forma galopante. O Brasil é considerado o paÃs mais desigual do mundo. O povo tem memória e está revoltado. Não é a toa o medo dos deputados golpistas em votar a reforma da Previdência. Já foram longe demais!
Se você se esforçar-se por fazer um comentário crÃtico e não apaixonado,teria visto que eu peço luz inclusive para mim,independentemente de seu providencial conselho.Todavia não há conselheira melhor do que a verdade, e você sabe que se afastou dela quando disse que aqueles que queriam a permanência da Dilma foram à s ruas pedir a saÃda de Temer.Não,não foram,e tanto não foram,que se tivessem ido deveriam estar nelas até hoje, porque depois do impeachment não faltaram motivos para isso.Deus!
Pelo que constato as suas dificuldades em entender os fatos são muito grandes, portanto a luz divina precisa iluminar a escuridão que lhe embota a mente, impedindo-o de ter discernimento. Reze com fervor todos os dias que talvez, não há certeza disso, você alcançará este milagre. Mas é preciso ter fé e especialmente, não usar o nome de Deus em vão.
À toda evidência Beatriz que respeitarei sempre sua opinião,mas confesso que estou com dificuldade de admitir que você esteja atribuindo as mazelas do Brasil aos 2(dois) anos do governo Temer e não aos 13(treze) de Lula, considerando que Dilma não passou de sua auxiliar.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
Hélio, Lula tem direito a justiça, a verdade e não ser vÃtima do ódio. Cabe a justiça julga - lo como qualquer cidadão listados para serem no TRF4. Antecipar, furando a fila de todos os outros e ao mesmo postergar do Eduardo Azeredo? Vc está cego intelectualmente ao não narrar este fato é ainda desreconhecer que Lula foi o melhor presidente que o Brasil já teve.
Nada a ver com Eduardo Azeredo ou com os polÃticos do PSDB-SP. Estes não estão na Lava-Jato e serão julgados por outros JuÃzes em outros Estados e instâncias. Não dá pra comparar tribunais diferentes. E, veja bem, não estão na Lava-Jato porque o partido não fazia parte da base aliada. Outros partidos que nomearam diretores da Petrobras, como PP e PMDB, estão na Lava-Jato e já tiveram diversos congressistas cassados, condenados e presos.
Azeredo já foi julgado e condenado.Dizer que Lula foi o melhor presidente que o Brasil já teve,me parece uma blasfêmia com a história do Brasil,com os nomes de verdadeiros estadistas como,por exemplo,Getúlio Vargas,Juscelino Kubitscheck, Eurico Gaspar Dutra etc.Lula deu comida ao povo carente para obter votos e não deu onde fazer cocô.Comprou uma leiteria superfaturada para dar um copo de leite ao povo.Nada fez pelo trabalhador, nada pela reforma agrária e nada pela justiça tributária.Deus!
Não justifica, os juÃzes do TRF4 pular processos para julgar o Lula, além de demorar 6 anos para julgar casos de tucanos. Azevedo (PSDB) está a 12 anos com processo parado no judiciário. O problema não é a rapidez como o colunista expõe e sim o tratamento processual diferente de um partido com o outro que todo mundo sabe que é aparelhado no judiciário.
Dima conseguiu acelerar o seu processo de aposentadoria na surdina. Lula conseguiu acelerar diversos empréstimos do BNDES para outros paÃses inclusive contra as recomendações dos especialistas e dos próprios Funcionários graduados do Banco. O empréstimo para Cuba inclusive ficou coberto por um inexplicável sigilo. O Mais Médicos foi decidido em tempo recorde contra todas as recomendações éticas e legais. Lula, ex presidente e idoso, merece uma vaga especial no TRF.
Corruptos.br incluÃdo Painhoão Lu ( Fubà i ) na China com essa cultura "manzorra painhoãos" ganhariam # perpétua # o + leve
Discordo do cronista em dois pontos fundamentais:1. Lula não está pedindo "direito à lentidão", está questionando a forma inusual como estão acelerando o caso dele. Falar em " direito à lentidão" é distorcer os fatos. 2. Lula não fracassou, se isto tivesse ocorrido, o povo, que é o que deve importar em uma administração, não estaria preferindo ele para Presidente. Nos governos Lula houve significativa inclusão social, no paÃs considerado o mais desigual do mundo! Isto é fracasso?
Quado me referir ao fato de que eu não sou vocês,não estava me referindo a ninguém que eu não sou,porque a rigor nós todos somos o outro e o outro somos nós,como dedos de uma mesma mão que é o universo,que é Deus.Eu apenas estava respondendo a você, que, para desqualificar a minha argumentação atribuiu a ela uma associação governista que absolutamente eu não tenho.Todavia reconheço ser este o único argumento que restou aos partidários do governo anterior, para rebater àqueles que o desmascaram.
Por esse seu raciocÃnio,que se dá ao arrepio da Teoria Geral do Estado,pior que a traição de Temer a Dilma foi a traição do PT,de Dilma e de Lula ao povo chamando-o para vice-presidente,quando tinham a sua disposição diversos outros quadros de partidos que lhe eram afins ideologicamente,se tivessem aqueles alguma ideologia diferente da do poder pelo poder.Que a gratidão a Deus por tudo que a vida nos concede,possa nos colocar em sintonia com as leis justas e perfeitas das (vidas) e do universo!
É fantástico não reconhecer Temer como golpista. Era vice da Dilma e tramou contra ela de forma deslavada, sem nenhum constrangimento. Vice que tem um mÃnimo de pudor e de ética, jamais faria o que Temer fez. Ele tramou junto com Romero Jucá e com a maioria do Congresso infelizmente brasileiro. Acho mais incrÃvel ainda você não reconhecer o que ocorreu como golpe. Desejaria um sócio ou " amigo" como Temer, já que o que ele fez não foi golpe?
Eu dei exaustivas demonstrações que não falo aqui para defender o governo Temer,e sim na minúscula e quase insignificante possibilidade que este espaço nos concede,falo em defesa do Brasil e da verdade dos fatos e para dar a eles a interpretação que meu livre pensar permite.Aliás, ser livre e ter paz, eis o que me move e o que desejo a você, no natal e no ano novo!
Essa coisa de acusar Temer de golpista é a maior prova de que o governo petista que o antecedeu,nada tem de verdadeiramente bom para apresentar em sua defesa como contraponto,porque poder-se-ia criticar Temer de muitas coisas, menos de golpista,Isso ele não é! Você deve saber que não existe nos manuais de Ciência PolÃtica e Teoria Geral do Estado,a figura do golpe parlamentar, ou é golpe, ou é parlamentar.Por outro lado eu não sou vocês assim como você não o é, você é você.
O paÃs que você pensa todos os dias e do qual não deseja sair em nenhuma hipótese é aquele considerado como o mais desigual do mundo. O maior erro dos governos Lula foi acreditar que fazendo alianças com pessoas nas quais você se enquadra, seria possÃvel governar fazendo a inclusão social que de fato ocorreu para uma parcela considerável da população. O golpe orquestrado com o total apoio de vocês mostrou que ele estava errado. Voltamos ao Brasil de sempre.
Por outro lado, seria bom para o debate que você não esquecesse de citar os dados mais recentes do IBGE, que mostram a exaustão, que a realidade socioeconômica do paÃs, não mudou absolutamente nada nos governos Lula, que somados aos de sua auxiliar Dilma totalizaram 13 anos.
Prezada Beatriz,este não é um espaço adequado para falar de nossa situação pessoal,nem de nossos currÃculos.Aqui basta manifestar a nossa forma de pensar em benefÃcio do paÃs,tal como faziam os gregos para o bem da pólis.Abrirei uma exceção por absoluta provocação sua.Eu faço parte da chamada elite do funcionalismo público a que Lula mais beneficiou,aos outros,como de costume, ele enganou,e tive em seus governos os maiores benefÃcios de minha carreira.Isto jamais me impediu de pensar no paÃs!
E não adianta citar Lincoln, a sua citação também não se aplica ao presente caso. A maioria da população brasileira- não é o seu caso, com certeza-. foi beneficiada nos governos Lula. Não é por acaso que ele é o preferido nas enquetes presidenciais. O Brasil é o paÃs mais desigual do mundo, isto é vergonhoso, mas quem bateu panelas contra a Dilma, não quer mudanças, quer que fique do jeito que o Temer botou.
Você continua equivocado, Nelson. A mÃdia chama de movimentos sociais quem vai para as ruas contra o Temer. Estes movimentos não tem a divulgação dos que bateram panelas pois não interessa divulgar. Portanto, sim, quem foi a favor da Dilma sempre continuou saindo e protestando contra o Temer. Sempre.
Os que queriam a permanência da Dilma também não foram à s ruas pedir a saÃda de Temer!Falta de idealismo?Não é o bem do Brasil que se quer?Eu sou contra a mentira,e essa coisa de dizer que ao mostrar o fracasso do PT,está se defendendo o governo atual,está ultrapassada.Lula e o PT fracassaram porque apostaram na mentira e não no prazer de servir verdadeiramente ao povo e ao paÃs."Pode-se enganar parte do povo todo o tempo,todo o povo parte do tempo,mas não todo o povo todo tempo".(Lincoln).
O povo não está "preferindo" ele como vc diz. Há dezenas de vÃdeos no YouTube mostrando a realidade dos fatos, que nenhuma falsa pesquisa consegue desmentir. Suas caravanas são esparsas e vazias, os comÃcios têm meia dúzia de gatos pingados, e já foi chamado até de "la*drão" por seus próprios correligionários, ao discursar para o povo do alto de um carro de som. Está tudo muito bem documentado no YouTube.
Nelson, você certamente não faz parte da grande parcela mais pobre da população brasileira, Deve ter ido ás ruas batendo panelas, pelo impeachment de Dilma Roussef. Está feliz com o resultado? Deve estar porque as panelas ficaram silenciosas. Pelo jeito, quem bateu panelas não foi afetado por esta crise e continua falando mal do governo que beneficiou a maior parcela do povo brasileiro.
É sim!Lula e o PT são uma obra de marketing,um engôdo:em seu governo se deu comida ao povo carente para se obter votos e não se deu onde fazer cocô.Comprou-se uma leiteria superfaturada com dinheiro do próprio povo para lhe dar um copo de leite.Nada se fez pelo trabalhador,nada pela reforma agrária e nada pela justiça tributária.Daquele se reduziu o rendimento do FGTS e o pobre continuou a subsidiar o rico,conclusão:só 10% tem ascensão social expressiva, diz IBGE!Que Deus nos ilumine a todos!
Isonomia de cidadão? E ele na prática é um cidadão comum? É um cidadão que pode influenciar muito negativamente a economia que já não é aquelas coisas em ano de eleições, para mim mais que justificavel, não que ele mereça a lentidão, mas nós como povo a celeridade desse processo em especÃfico.
O Lula deve ser tratado como qualquer cidadão e os tribunais não devem fazer politica. Ora adiantar para prejudicar A e atrasar para beneficiar B desmoraliza a Justiça. O cidadão Lula e todos os que o apoiam tem toda razão em achar que a justiça está sendo parcial.
Mas ele está sendo tratado em igualdade de condições com todos os casos semelhantes aos dele - ou seja, polÃticos que querem se candidatar para tentar obter a impunidade e escapar da Justiça graças ao foro privilegiado. O tribunal não está "fazendo polÃtica". Está oferecendo meios a que o réu seja julgado a tempo, para não correr o risco de que escape impune do julgamento. O Juiz deve agir com responsabilidade para garantir a eficácia do direito.
O PT vai ter que internar esse politiqueiro sem noção. A loucura dele pelo poder vai levá-lo ao manicômio. Boa estada!
É um dever moral dos Srs. Desembargadores agilizar este processo, observando os prazos legais mÃnimos, para não alimentar a impunidade, já que existe a possibilidade - ainda que remota - do réu se eleger para escapar da Justiça. Fazendo isso, o TRF-4 estará protegendo o Estado democrático de direito e a harmonia entre os Poderes, e combatendo a insegurança jurÃdica que adviria de eventual prisão à s vésperas das eleições.
Nada a ver com os polÃticos do PSDB-SP. Estes não estão na Lava-Jato e serão julgados por outro Juiz. Não dá pra comparar tribunais diferentes. E, veja bem, não estão na Lava-Jato porque o partido não fazia parte da base aliada. Outros partidos que nomearam diretores da Petrobras, como PP e PMDB, estão na Lava-Jato e já tiveram diversos congressistas cassados, condenados e presos.
Fazendo isso o tribunal está é acabando com o estado democrático de direito, pois acho que acelerar um processo de politico do PT e frear os processos do PSDB não é nada democrático. Para finalizar me diga o nome de um tucano preso? Escândalos não falta como tremsalão, Banestado, mensalão tucano.
Curioso ler os demais comentários e perceber que a lógica manca da coluna é percebida por um grande número de leitores, mesmo com diferentes inclinações polÃticas. O principal motivo da atual ressaca polÃtica foi a subestimação da capacidade de entendimento do eleitor, levando nossa melhor zelite a achar que pode tratar os procedimentos democráticos como meras formalidades, e com isso a apoiar o golpe desastrado de 2016. Vai... força... não é tão difÃcil de entender.
Um dos princÃpios da justiça é tratar desigualmente os desiguais. Dar ao Lula a morosidade da justiça seria, isso sim um privilégio.
"um partido que fracassou tanto no campo ético como no administrativo". Perfeito, mas faltou o campo econômico.
Os comentários provam a existência de bacharéis em analfabetismo funcional... As pessoas só entendem o que querem.... Mas, Hélio, dizer que os governos democrático populares fracassaram administrativamente é querer tapar o sol com a peneira... Como vc explica o crescimento do salário mÃnimo, o investimento em educação superior, o programa habitacional de sucesso, a eletrificação do campo e do sertão.... Pra você cuidar do povo pobre é fracasso? Como vc explica a liderança nas pesquisas?
Lula e o PT são uma obra de marketing:não tivemos nenhuma mudança significativa na realidade socioeconômica do paÃs:provam-no a permanência do Brasil como uma das nações de piores Ãndices de distribuição de renda,de saneamento básico etc.Deu-se em seu governo comida ao povo carente para se obter votos e não onde se fazer cocô.Nada se fez pelo trabalhador,nada pela reforma agrária e também nada pela justiça tributária.Lula comprou uma leiteria superfaturada para dar um copo de leite ao povo.Deus!
Ver a maior expressão de um partido,que fracassou tanto na esfera ética quanto administrativa,julgado pelas ruas seria,sim,o melhor dos mundos,se derrotado.A questão de enorme gravidade que emerge do cenário jurÃdico-polÃtico em tela,é se,a nação enquanto tal suportaria um presidente condenado ou suspeito de corrupção em vários processos.Neste caso,terÃamos um Estado sem Justiça ou uma Nação sem Estado.Um quadro terrÃvel de se imaginar tanto mais de se vivenciar.Que Deus nos ilumine a todos!
Quiz dizer julgado pelas urnas.Que Deus no ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
Uma pergunta capciosa pode levar a uma conclusão absurda, mas falsa. Pode ser difÃcil ver o truque, outras vezes é bastante bobo. A defesa de Lula não quer usufruir da lendária pachorra do Estado, mas usa a inédita celeridade como mais um indÃcio da perseguição jurÃdica que alega enfrentar. O colunista não perde tempo com o frágil argumento. Junto com toda torcida contrária vem com a estória de que preferia que Lula perdesse nas urnas... O uso e abuso de truques fracos é outro indÃcio...
O colunista se equivoca nos conceitos. Não se trata de "direito de Lula à lentidão". Trata-se do dever da Justiça de ser célere e impessoal. Ao passar Lula na frente obviamente a Justiça está se tornando mais lenta para outros casos que são mais antigos e estar "beneficiando" determinado ou determinados réus. Isso não pode. Há uma sequência cronológica a ser respeitada a bem da lisura nos julgados como um todo.
A garantia do presidente eleito não ser preso por crimes anteriores não se confunde com impunidade. Muito pelo contrário: trata-se de uma salvaguarda constitucional para proteger um candidato eleito. O processo prossegue depois. Mas no caso na prática o TRF-4, ao passar Lula na frente de todos está desrespeitando essa salvaguarda tornando-o inelegÃvel por motivação meramente polÃtica.
O dever dos desembargadores é julgar seguindo a ordem cronológica. Está nÃtido nesse caso que a antecipação se deu para evitar uma previsÃvel vitória do Lula nas eleições. Para impedir, portanto, a vontade de mais de 50% da população brasileira no voto. Quem não gosta do Lula acha que o TRF-4 está protegendo o estado. Quem gosta acha que ele está prejudicando o estado. Isso se chama polÃtica e não deve jamais pautar o Judiciário. Lamentável.
É um dever moral dos Srs. Desembargadores agilizar este processo, observando os prazos legais mÃnimos, para não alimentar a impunidade, já que existe a possibilidade - ainda que remota - do réu se eleger para escapar da Justiça. Fazendo isso, o TRF-4 estará protegendo o Estado democrático de direito e a harmonia entre os Poderes, e combatendo a insegurança jurÃdica e econômica. Veja que isso deve ser feito para todos os casos semelhantes, onde houver o risco teórico de impunidade via eleição.
Que decepção com esta lógica do articulista que eu considero um dos melhores da FSP. Acho que o Fernandinho Beira-Mar adorou este texto e achou uma boa saÃda se candidatar a qualquer cargo eletivo.
O problema não é o Lula ter direito à lentidão da justiça,mas sim a agilidade da justica que não pode ser seletiva! Olha o exemplo dos escândalos envolvendo polÃticos do PSDB no estado de São Paulo, nunca sai do lugar.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Lula tem direito à lentidão? Voltar
Comente este texto