Opinião > Gratuidade ilusória Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Ruth Moreira Leite

    A saúde é direito do cidadão e dever do Estado. A educação também. No entanto, o dinheiro dos impostos que deveriam ir prioritariamente para esses dois setores (além da segurança, claro) vem sendo constantemente desviado para outros fins. As pessoas com maior poder aquisitivo já pagam planos de saúde adicionais ao que deveriam receber de graça e escola fundamental para seus filhos além dos impostos (chega a mais da metade do salário da classe média). Por que acabar com a universidade pública?

    Responda
  2. Ivone Pereira Lopes

    É melhor gastar o dinheiro público com educação grátis para todos que com verba publicitária, presídio e superfaturamento em obras públicas.

    Responda
  3. luiz maluf

    Cotas por raça, cotas por conta bancária, cotas por tipo de escola.... Esse país é o único que oficializa o preconceito

    Responda
  4. neli faria

    Endosso o Editorial. Interessante que os ricos que lá estudam, após formados, nada contribuem para a melhoria da Faculdade pública. Quanto ao F I E S o Governo deveria exigir descontos das faculdades particulares. Um dinheiro certo que recebem , sendo que se não tivesse esse fundo, pouco receberiam.

    Responda
  5. LUCIANO NEDER SERAFINI

    Não há nada gratuito. Alguém está pagando. Todos que cursarem uma Universidade pública deviam pagar: seja em espécie (mensalidades para os mais abonados ou via FIES), seja na forma de Serviço Social Obrigatório (3 - 4 anos, após o término do Curso). E devia-se ainda acabar com a estabilidade no emprego para decentes e não docentes, com salários dignos. Do jeito que está é perpetuar a mediocridade.

    Responda
  6. LUCIANO NEDER SERAFINI

    Não há nada gratuito. Alguém está pagando. Todos que cursarem uma Universidade pública deviam pagar: seja em espécie (mensalidades para os mais abonados ou via FIES), seja na forma de Serviço Social Obrigatório (3 - 4 anos, após o término do Curso). E devia-se ainda acabar com a estabilidade no emprego para decentes e não docentes, com salários dignos. Do jeito que está é perpetuar a mediocridade.

    Responda
  7. EDUARDO DE OLIVEIRA CAVALCANTI

    Educação, saúde e segurança de qualidade devem ser oferecidos, a todos, pelo Estado, como contrapartida dos impostos pagos. Ninguém deve pagar nada além da escorchante carga tributária. O que precisa é o rico pagar mais imposto. Neste país toda discussão é, propositalmente, desvirtuada e, depois fica o povo batendo cabeça.

    Responda
  8. Joao monteiro de pima neto

    Sou atualmente a favor que os alunos de classe media alta e classe alta paguem pelo ensino em todos os niveis .

    Responda
  9. Nelson Luiz

    A reportagem surpreendentemente diz que as universidades públicas não tem qualidade. Fiquei surpreso! Vcs poderiam nos informar quais as 10 melhores universidades do país? Gostaria de saber, dentre essas 10, quantas são privadas.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      As universidades públicas não tem qualidade por padrões internacionais. Pelo último ranking THE a USP está na terceira centena. As privadas são puro comércio, em geral péssimas, mas isto não torna as públicas boas.

  10. Roberto Lourenço

    Na tentativa de desqualificar o ensino superior até mesmo distorce dados da pesquisa que por sinal omite os verdadeiros problemas do ensino superior onde a raiz principal está no destruído ensino médio ocorrido nos últimos vinte anos. O que incomoda é o fato das Universidades Públicas Paulistas serem autônomas. O resto é demagogia a favor de quem paga espaço publicitário. Isso jamais vai ocorrer com as Universidades Publicas. Se conformem.

    Responda
  11. Juan Vera

    Na medida que a educação, saúde, e transporte foi considerado "mercado", o "mesmo" passou a ser tomado por "investidores" atrás de lucros onde não deveriam existir. É muito comum ouvir que a escola pública foi modelo, e foi mesmo. Mas ai começaram os maus gestores entreguistas a privatizar o estado, deturpando todo o publico como que não serve para nada de forma que a aceitação passiva da má e corrupta gestão tomasse conta. Por isso estamos como estamos, com com povo pagado pelo direito.

    Responda
  12. José Maurício Risseto Alves Bueno

    É estranho a mídia não divulgar o óbvio. O que asfixia as universidades públicas é a má gestão do dinheiro público e a escandalosa folha de pagamento. Se todos vissem os penduricalhos e quanto ganha os cargos de nível médio ficariam estarrecidos. Cobrar de quem "pode pagar" é rir da cara do cidadão médio, que tenta dar ensino primário de qualidade a seu filho e, depois, vê este prejulgado como "riquinho". Cada dia mais nojo desse país.

    Responda
  13. Cloves Oliveira

    A discussão sobre a gratuidade esconde os verdadeiros motivos pelos quais as universidades públicas não atingem o nível de excelência que todos desejam, quais sejam, o talento de professores, pesquisadores e alunos independente da nacionalidade; fonte diversificada de recursos orçamentários; e pluralismo de ideias com liberdade para a busca de novos caminhos e soluções através da inovação e da criatividade. Radicalismo e excesso de burocracia não têm lugar na Universidade moderna.

    Responda
  14. Robinson Furtado Cabreira

    Universidade Pública Gratuita apenas se justifica obviamente para estudantes pobres (70%-80% das vagas, como em muitos países, para manter a qualidade) Afinal, trata-se de dinheiro público. Dever-se-ia evidentemente eliminar este absurdo e irracional vestibular de marcar cruzes lotéricas e processar por computador o currículo escolar dos alunos. Mais Justo, mais racional, mais fácil e mais econômico.

    Responda
  15. Alexandre Machado Kleis

    É impressionante como as pessoas acham que defendem um direito de todos quando na verdade defendem uma prerrogativa de uma minoria.

    Responda
  16. CARLOS ANTÔNIO DE SOUSA PIRES

    Tenho 48 anos. Nem eu nem meus filhos nunca usamos o SUS. Logo, o SUS transfere dinheiro dos saudáveis para os doentes. Pela lógica do editorial , o governo devia cobrar de quem usa o SUS. Lógica puramente de mercado. Sem visão de construção de um País com uma elite bem preparada em todas as áreas do conhecimento . Sociologia do ressentimento !

    Responda
  17. Herculano JR 70

    A opinião é invalida pq reproduz a ideologia elitista dominante, pior se for a de jovens d 16 a 24 anos, imaturos. Univers/e foi criada pela elite p a elite, pois se prolonga ate a idade adulta aos 25 anos. Se for em tempo integral exclue mais ñ ensina mais. Ela é ineficiente p extensão e superficialidade e cerceadora de saber. Diplomas devem ser eliminados c reserva de mercado de profissões regulame/s. Nesse caso ela devera ser privada e paga. Criada c distorção da intromissão d estado na edu.

    Responda
  18. José Cardoso

    A demagogia está na palavra "gratuito". Todos pagam por ela: consumiu alguma coisa está pagando ICMS. Poderíamos continuar pagando pelos estudos dos filhos de outras pessoas, mas desde que tivessem alto desempenho acadêmico, e portanto uma boa probabilidade de trazer retorno à sociedade. Por exemplo os 10% mais bem colocados no Enem, e cuja família fosse de baixa renda, continuariam não pagando.

    Responda
  19. Marcos Serra

    A questão não se resume a transferência de renda dos menos para os mais abonados, até mesmo porque o segundo grupo paga bem mais impostos que o primeiro. Conhecedor do sistema de ensino, sou daqueles que acredita na meritocracia, no esforço do aluno, no seu real conhecimento. A verdadeira solução, talvez distante, está no ensino público fundamental e médio de qualidade. Já há cotas para ele. Criar outros mecanismos compensatórios por segmentos só irá agravar fraudes e causar outras distorções.

    Responda
  20. mateus maia

    A Folha e seu neoliberalismo mequetrefe, as universidades e o SUS estão assim por subfinaciamento, essa tática é a mais velhas das táticas tucanas/dem: deixa sucatear e ficar caindo aos pedaços e depois entregam ao Deus mercado e ele com o toque apenas das pontas dos dedos que tudo resolverá, #sqn

    Responda
    1. Herculano JR 70

      O SUS e a Universidade são aberrações devido a intromissaõ do estado na educação. Prolonga a escola ineficiente ate a fase adulta, encarece violenta/e e depois faz reserva de profissão, a mais grave a medicina, impedindo a oferta e depois cria o SUS para tapar o buraco. O mercado supre, mas para isso a oferta tem que ser livre sem as barreiras da regulamentação. A oferta de medicina foi cerceada tambem pq o Mec impediu a oferta de mais vagas de mediciana por 6 anos.O estado intervem no mercado.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.