Opinião > Gratuidade ilusória Voltar
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A saúde é direito do cidadão e dever do Estado. A educação também. No entanto, o dinheiro dos impostos que deveriam ir prioritariamente para esses dois setores (além da segurança, claro) vem sendo constantemente desviado para outros fins. As pessoas com maior poder aquisitivo já pagam planos de saúde adicionais ao que deveriam receber de graça e escola fundamental para seus filhos além dos impostos (chega a mais da metade do salário da classe média). Por que acabar com a universidade pública?
É melhor gastar o dinheiro público com educação grátis para todos que com verba publicitária, presÃdio e superfaturamento em obras públicas.
Cotas por raça, cotas por conta bancária, cotas por tipo de escola.... Esse paÃs é o único que oficializa o preconceito
Endosso o Editorial. Interessante que os ricos que lá estudam, após formados, nada contribuem para a melhoria da Faculdade pública. Quanto ao F I E S o Governo deveria exigir descontos das faculdades particulares. Um dinheiro certo que recebem , sendo que se não tivesse esse fundo, pouco receberiam.
Não há nada gratuito. Alguém está pagando. Todos que cursarem uma Universidade pública deviam pagar: seja em espécie (mensalidades para os mais abonados ou via FIES), seja na forma de Serviço Social Obrigatório (3 - 4 anos, após o término do Curso). E devia-se ainda acabar com a estabilidade no emprego para decentes e não docentes, com salários dignos. Do jeito que está é perpetuar a mediocridade.
Educação, saúde e segurança de qualidade devem ser oferecidos, a todos, pelo Estado, como contrapartida dos impostos pagos. Ninguém deve pagar nada além da escorchante carga tributária. O que precisa é o rico pagar mais imposto. Neste paÃs toda discussão é, propositalmente, desvirtuada e, depois fica o povo batendo cabeça.
Sou atualmente a favor que os alunos de classe media alta e classe alta paguem pelo ensino em todos os niveis .
A reportagem surpreendentemente diz que as universidades públicas não tem qualidade. Fiquei surpreso! Vcs poderiam nos informar quais as 10 melhores universidades do paÃs? Gostaria de saber, dentre essas 10, quantas são privadas.
As universidades públicas não tem qualidade por padrões internacionais. Pelo último ranking THE a USP está na terceira centena. As privadas são puro comércio, em geral péssimas, mas isto não torna as públicas boas.
Na tentativa de desqualificar o ensino superior até mesmo distorce dados da pesquisa que por sinal omite os verdadeiros problemas do ensino superior onde a raiz principal está no destruÃdo ensino médio ocorrido nos últimos vinte anos. O que incomoda é o fato das Universidades Públicas Paulistas serem autônomas. O resto é demagogia a favor de quem paga espaço publicitário. Isso jamais vai ocorrer com as Universidades Publicas. Se conformem.
Na medida que a educação, saúde, e transporte foi considerado "mercado", o "mesmo" passou a ser tomado por "investidores" atrás de lucros onde não deveriam existir. É muito comum ouvir que a escola pública foi modelo, e foi mesmo. Mas ai começaram os maus gestores entreguistas a privatizar o estado, deturpando todo o publico como que não serve para nada de forma que a aceitação passiva da má e corrupta gestão tomasse conta. Por isso estamos como estamos, com com povo pagado pelo direito.
É estranho a mÃdia não divulgar o óbvio. O que asfixia as universidades públicas é a má gestão do dinheiro público e a escandalosa folha de pagamento. Se todos vissem os penduricalhos e quanto ganha os cargos de nÃvel médio ficariam estarrecidos. Cobrar de quem "pode pagar" é rir da cara do cidadão médio, que tenta dar ensino primário de qualidade a seu filho e, depois, vê este prejulgado como "riquinho". Cada dia mais nojo desse paÃs.
A discussão sobre a gratuidade esconde os verdadeiros motivos pelos quais as universidades públicas não atingem o nÃvel de excelência que todos desejam, quais sejam, o talento de professores, pesquisadores e alunos independente da nacionalidade; fonte diversificada de recursos orçamentários; e pluralismo de ideias com liberdade para a busca de novos caminhos e soluções através da inovação e da criatividade. Radicalismo e excesso de burocracia não têm lugar na Universidade moderna.
Universidade Pública Gratuita apenas se justifica obviamente para estudantes pobres (70%-80% das vagas, como em muitos paÃses, para manter a qualidade) Afinal, trata-se de dinheiro público. Dever-se-ia evidentemente eliminar este absurdo e irracional vestibular de marcar cruzes lotéricas e processar por computador o currÃculo escolar dos alunos. Mais Justo, mais racional, mais fácil e mais econômico.
É impressionante como as pessoas acham que defendem um direito de todos quando na verdade defendem uma prerrogativa de uma minoria.
Tenho 48 anos. Nem eu nem meus filhos nunca usamos o SUS. Logo, o SUS transfere dinheiro dos saudáveis para os doentes. Pela lógica do editorial , o governo devia cobrar de quem usa o SUS. Lógica puramente de mercado. Sem visão de construção de um PaÃs com uma elite bem preparada em todas as áreas do conhecimento . Sociologia do ressentimento !
A opinião é invalida pq reproduz a ideologia elitista dominante, pior se for a de jovens d 16 a 24 anos, imaturos. Univers/e foi criada pela elite p a elite, pois se prolonga ate a idade adulta aos 25 anos. Se for em tempo integral exclue mais ñ ensina mais. Ela é ineficiente p extensão e superficialidade e cerceadora de saber. Diplomas devem ser eliminados c reserva de mercado de profissões regulame/s. Nesse caso ela devera ser privada e paga. Criada c distorção da intromissão d estado na edu.
A demagogia está na palavra "gratuito". Todos pagam por ela: consumiu alguma coisa está pagando ICMS. PoderÃamos continuar pagando pelos estudos dos filhos de outras pessoas, mas desde que tivessem alto desempenho acadêmico, e portanto uma boa probabilidade de trazer retorno à sociedade. Por exemplo os 10% mais bem colocados no Enem, e cuja famÃlia fosse de baixa renda, continuariam não pagando.
A questão não se resume a transferência de renda dos menos para os mais abonados, até mesmo porque o segundo grupo paga bem mais impostos que o primeiro. Conhecedor do sistema de ensino, sou daqueles que acredita na meritocracia, no esforço do aluno, no seu real conhecimento. A verdadeira solução, talvez distante, está no ensino público fundamental e médio de qualidade. Já há cotas para ele. Criar outros mecanismos compensatórios por segmentos só irá agravar fraudes e causar outras distorções.
A Folha e seu neoliberalismo mequetrefe, as universidades e o SUS estão assim por subfinaciamento, essa tática é a mais velhas das táticas tucanas/dem: deixa sucatear e ficar caindo aos pedaços e depois entregam ao Deus mercado e ele com o toque apenas das pontas dos dedos que tudo resolverá, #sqn
O SUS e a Universidade são aberrações devido a intromissaõ do estado na educação. Prolonga a escola ineficiente ate a fase adulta, encarece violenta/e e depois faz reserva de profissão, a mais grave a medicina, impedindo a oferta e depois cria o SUS para tapar o buraco. O mercado supre, mas para isso a oferta tem que ser livre sem as barreiras da regulamentação. A oferta de medicina foi cerceada tambem pq o Mec impediu a oferta de mais vagas de mediciana por 6 anos.O estado intervem no mercado.
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