Opinião > Tabu estatal Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. NELSON PRADO ROCCHI

    Todos os políticos, os capitalistas de compadrio e a mídia são a favor das Estatais. Enganam o povão com o papo furado que as Estatais são do povo brasileiro e que privatizá-las e dar nosso tesouro para os ricos. Para os políticos são fontes eternas de propinas, para os capitalistas de compadrio são fontes de licitações superfaturadas e para a mídia fontes de propaganda das Estatais. Tudo isso com o beneplácito da Elite burocrática e corporativista dos servidores públicos.

    Responda
  2. Wilmar Brito

    Qdo "corrupção" se torna cultura, estatal e privado em corrupção recíproca, ou melhor, rodam bolsinhas no templo da zonestidaaardi

    Responda
  3. francis bernardo

    Com o enfraquecimento da reforma da Previdência, o único caminho para o Brasil deslanchar são as privatizações em massa. Diante da carência de infraestrutura, o governo precisa retomar e acelerar as PPP's para concessões rodoviárias. Melhor pagar pedágio a ter que suportar rodovias esburacadas. Isso aumentaria a arrecadação também, gerando mais crescimento econômico.

    Responda
  4. Rodrigo Carvalho

    Editorial altamente hipócrita. Toda a mídia brasileira, inclusive a FSP, tem uma parte enorme dos seus lucros proveniente das verbas publicitárias das grandes estatais. Verbas essas que nem fazem muito sentido, né? Afinal, essas estatais são monopólios ou oligopólios, pra que mesmo que precisam anunciar, senão pra cooptar a imprensa?

    Responda
  5. EDUARDO DE OLIVEIRA CAVALCANTI

    A mídia e o governo estão há meses tentando convencer a população dos benefícios da reforma da previdência, sem sucesso. O problema é de credibilidade.

    Responda
  6. Paulo Henrique Andrade

    Tem que ver caso a caso. Como regra, a privatização é ótima ideia, desde que observado o preço justo. Mas será bom privatizar empresas estratégicas que sejam eficientes e lucrativas ? O melhor pode ser abrir o mercado interno pras estrangeiras e quebrar monopólios (como o da Petrobras), e exigir que, por lei, seus diretores não tenham vinculação partidária e sejam do quadro técnico de concursados. Em último caso, proíbam a participação de estatais estrangeiras nesses leilões...

    Responda
  7. Fernando Becker

    Mas na época FHC era pior e mesmo assim privatizou-se alguma coisa, oq demonstra que não é necessário levar em conta a opinião pública para privatizar, requer somente coragem e determinação dos governantes.

    Responda
  8. Hercilio Silva

    Foram bancos estatais que nos jogaram na crise de 2008 que perdura no mundo até hoje 9 anos depois não é mesmo? Menos, o setor privado sem regulação faz coisa muito pior.

    Responda
  9. EDUARDO BASTOS

    O mais legal é que não vejo nenhum esquerdo/pata sair às ruas protestar “O Petróleo é Nosso!” com bandeiras anti-China, o país que está comprando a nossa infraestrutura. Pois é. Se fosse contra os EUA, a cama/rilha lulopetista e artistas globalistas sairiam às ruas com fotos anti-Trump e contra o “imperialismo” ianque. Como é a China, veremos apenas o silêncio conivente da patuleia ver/me-lha. Como era de se esperar...

    Responda
  10. MOYSES CHASIN

    Por propaganda obscurantista o jornal se refere ao coro muito bem orquestrado de todos veículos - estações de rádio, canais de televisão, revistas e jornais - em defesa das privatizações? Isso é uma autocrítica? Seja como for, a FSP precisa fazer melhor o seu trabalho.

    Responda
  11. MOYSES CHASIN

    Por propaganda obscurantista o jornal se refere ao coro muito bem orquestrado de todos veículos - estações de rádio, canais de televisão, revistas e jornais - em defesa das privatizações? Isso é uma autocrítica? Seja como for, a FSP precisa fazer melhor o seu trabalho.

    Responda
  12. Gilmar pereira da silva

    Ninguém é melhor que nós. Penso que aqueles que tem tanto preconceito em relação ao Brasil deviam ir embora.

    Responda
  13. Gilmar pereira da silva

    Ninguém é melhor que nós. Penso que aqueles que tem tanto preconceito em relação ao Brasil deviam ir embora.

    Responda
  14. Gildasio Fernandes Dantas

    O editorial esquece de dizer que quando o mercado brasileiro estava aberto para exploração de petróleo, construção de siderúrgicas, construção de hidrelétricas, a iniciativa privada não se interessou por investir nestas áreas. Somente depois que o governo investiu dinheiro do povo nestas empresas, os investidores vão querer comprar las. É para beneficiar a elite

    Responda
  15. Jane Medeiros

    Aquilo que contraria a Folha, vejo com enorme alívio e louvo o povo brasileiro que em sua maioria e na sua sabedoria diz não a desestatuzaçai das grandes empresas, dentre elas a grande estrela, a Petrobrás. 2016 foi construído sobretudo com este objetivo, que felizmente, diz a pesquisa, fracassou.

    Responda
  16. Peter Janos Wechsler

    O petróleo é nosso. Trata-se de segurança e soberania nacionais.Quando não será mais necessário, o que deve acontecer num futuro não distante, os patriotas de plantão acharão um substituto para suas bravatas. Talvez Bresser ajudará com o novo desenvolvimentismo.

    Responda
  17. Herculano JR 70

    O editorial mais confirma que afirma. O problema ñ são as estatais, normal/e assentadas sobre monopólios e concessões que são os verdadeiros problemas. Portos e aeroportos, correios, petróleo, e tantas outras. Muitas empresas são SA com controle acionário do estado. Sem falar do acionista Bndes. Privatizar, ou Ppp, tem sido passar monopólio publico para controle privado o que torna ainda pior, em preços, os serviços. Sera que o povo sabe a diferença? Ñ! Nem o editorial.

    Responda
  18. Hildebrando Teixeira

    No País do Privilégio, os privilegiados com boquinhas no Estado se organizam de forma muito eficiente em ricos sindicatos e partidos de esquerda, organizando um lobby bastante eficiente em enganar os principais perdedores desse sistema, os incautos trabalhadores produtivos pagadores de impostos do setor privado. Sobra lhes os altos tributos e uma vida de privações.

    Responda
  19. Leonardo Andrade

    O brasileiro médio tem dificuldade de aprender com os erros. Vejam que o caso da Petrobras deveria ter servido de alerta para o risco de manter empresas que operam no regime privado sob o controle estatal, mas ninguém acha que o problema é o Estado e quer manter estatais. Vai entender

    Responda
  20. Reinaldo Cunha

    Editorial está correto. A falta de informação é que leva a ideia de que as privatizações seriam um maléficio ao país. Na verdade, o que se demonstrou nos últimos anos, foi que há enormes casos de corrupção nas estatais, uso indevido politico, e má gestão. O resultado a gente vê no noticiário. A conta é do contribuinte.

    Responda
  21. Cloves Oliveira

    Reflexos de um país cujo povo possui um QI médio de 85. Para explicar o segredo do sucesso da China, usa-se muitos argumentos como a qualidade do governo e a capacidade de copiar o melhor do Ocidente. Todavia o maior segredo está no povo que é ambicioso, trabalhador, frugal, que cuida da família e persegue de maneira implacável a boa educação e o sucesso. Contrário ao Brasil, a China conseguiu desenvolver um estatismo que é pro-mercado a partir das reformas lideradas pelo Deng Xiaoping.

    Responda
    1. EDUARDO BASTOS

      Estatismo pró-mercado? Não! É o velho “crony capitalism”. A China não tem livre mercado. Possui um Estado que controla o mercado dentro de interesses específicos. É bem diferente do que temos em Hong Kong, por exemplo. Não há “pró-mercado”. Existe sujeição do mercado ao Estado. Assim como na Alemanha nazista.

    2. Herculano JR 70

      Eu sou brasileiro, com muito orgulho. E acho que meu povo é como eu: trabalhador, cuida da familia, persegue educação e o sucesso, coisa de quem ña tem, na grande maioria.Os povos são iguais nas sua preocupações e comportamento. Os governos são realidades no mundo. Acredito nos povos da China e Brasil e todos. Apesar dos governos caminharemos. Ninguem é melhor que nos nem pior.

    3. Herculano JR 70

      A China é uma incognita ainda, para ñ negar. Povo semi ignorante, Niveis de poluição altissimo, corrupção intensa, e que parece vive muito mal na media. Como base, eu duvido de ditadura, pq ela e justamente contra a iniciativa pessoal. Um pensa por todos.Não sei porque a China precisou esperar o Capitalismo Ditatorial para perseguir boa educação, cuidar da familia, trabalhador. Frugal sera que se da com sucesso, ambição. Talvez um novo protestantismo? E esta esparramando sua ditadura para o mund

  22. mateus maia

    A questão é simples o petróleo não tem monopólio desde meados dos anos 90, logo indico ao escriba que monte a sua e comece a furar poços atrás de petróleo no seu quintal quem sabe você alcança sucesso, mas DEIXE A PETROBRAS EM PAZ, é por essas e outras que vai dar Lula no 1° turno.

    Responda
  23. Amarildo Alves

    Com poucas exceções as empresas públicas sem gestão técnica e sistemática"gestão" política o resultado é o desperdício de dinheiro público com altos salários e zero de produtividade.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.