Opinião > Carga pesada Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Luiz Alexandre Gonçalves

    O Brasil quer ser integrado à OCDE, mas todos os outros países desta Organização têm sistema tributários progressistas. Atenção empresários que dependem do poder aquisitivo dos brasileiros que moram no Brasil: lutem pelo sistema tributários progressista! Isso permitirá ampliar o consumo do mercado interno gerando um fronteira de acumulação de capitais! Além disso, trocar impostos sobre consumo por impostos sobre renda e patrimônio diminuirá o custo dos produtos internos, diminuindo importações.

    Responda
  2. Luiz Alexandre Gonçalves

    Faltou ao editorial ser mais explícito: o sistema tributário do Brasil é regressivo. Portanto, quanto menor a renda maior a parcela proporcional de impostos que se paga. Os mais pobres no Brasil pagam um valor maior de imposto relativamente a renda do que os ricos. O capitalismo foi civilizado em outros países porque o sistema tributário tornou-se progressista: os ricos pagando percentual maior de impostos sobre a renda do que os pobres. Sem se mudar isso no Brasil, continuaremos sem solução!

    Responda
  3. Ricardo Knudsen

    Uma reforma tributária deveria ter sido a prioridade deste governo e dos anteriores. Temos imposto de renda muito menor do q outros países, e impostos sobre produtos muito maiores. Reduz-se o poder aquisitivo dos mais pobres e inibe-se o consumo e o crescimento de empresas locais. O país não é destino de centros de pesquisa industriais, pois equipamentos custam até 70% mais que em outros países, devido aos impostos. Se isso não mudar, nunca faremos parte da elite tecnológica mundial.

    Responda
  4. Lourdes Furlan

    pra quem compra no mercadolivre não tem carga pesada, não tem nota fiscal

    Responda
    1. Lourdes Furlan

      A carga tributária não leva em conta a economia informal e sem nota fiscal, o fruto de contrabando e importações frias...Do que adianta taxar tanto para alguns criminosos sonegarem?

  5. Herculano JR 70

    Ate uns tempos atrás andávamos a 37% do PIB de receita. Com toda a ganância do governo difícil acreditar que os dados apresentados falam a verdade: 32,4%? Certamente o gov nunca fará mudanças racionais em que tema perder. Portanto, elas deverão sair de fora do estado qdo a sociedade civil se organizar. Eu penso que o imposto sobre consumo faz melhor distribuição. Tributar renda da pessoa física é justificar o governo espionar nossa vida: jamais. Tributar jurídica é repassar para os produtos.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Remédios têm uns 40% de imposto embutido. Isto é imposto sobre consumo.

  6. Cloves Oliveira

    Alguém já disse que feliz é quem paga imposto, pois significa que está auferindo renda. Esse número da receita não reproduz a totalidade de impostos que pagamos, principalmente os impostos indiretos usados em subsídios, desoneração de folhas e outras práticas de proteção à industria em geral que infelizmente privilegia apenas uma pequena parcela da sociedade em detrimento da maioria. Outro imposto indireto que tem atacado o bolso das pessoas é a inflação que felizmente tem tendência de queda.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.