Marcelo Viana > Nem 4% de nossos jovens dominam a matemática Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Herculano JR 70

    Dalton, Aritmética e a matemática ,mais simples : somar, etc. Acrescentaria regra de três e porcentagem no ensino, juros, so. Advogado ñ usa *matemática* . Usa aritmetica e calculo atuarial e pecuniário. A grosso modo é juro composto. Nada que boas planilhas prontas ñ façam. Mas se você faz parabéns. De fato se distingue. Mas o uso de contadores na advocacia esta, . acho,, mais ligada a exigencia de diploma para assinar que saber, não?

    Responda
  2. Herculano JR 70

    Qdo estudei, na mesma sala de aula, do mesmo nivel de familia, e de renda, existia quem gostava e quem ñ gostava de matematica. Alguns se dão bem com a logica matematica outros preferem outros manifestos de logica.Tbem conheci um sijeito muito bom em matematica mas extremamente limitado em termo ideologicos. Parecia uma criança precoce em engenharia.

    Responda
  3. Herculano JR 70

    Nair Campos.! O buraco esta ainda mais baixo. Segundo estatísticas que li e valido, quem determina o nivel da escola e o nível sócio econômico cultural dos pais dos alunos. Ou seja a qualidade do aluno e determinada em casa. Mesmo assim as escolas ñ ensinam a pensar. A classe media que passou pelas escolas, talvez saiba algo de matemática, ñ sabe disso e paga por escola que ela leva a *qualidade*.

    Responda
  4. Herculano JR 70

    Pessoal q deseja resposta tem q reproduzir seu cometario a comentario nos comentarios principais senão n recebera e-mail, fica mais dificil de seguir

    Responda
  5. José Cardoso

    Há alguns anos nosso edifício resolveu transformar o canteiro na frente em mais vagas de garagem, pois muitos tinham 2 carros. Eu fiquei encarregado de pintar as novas vagas depois de limpa a área. Quando acabava o serviço e olhava de cima, da minha janela, via que estavam fora de esquadro. Aí me lembrei do Pitágoras. Para ser retangular, a distância da diagonal tinha que ser a raiz da soma dos quadrados dos lados. Foi só usar então fios e pregos para determinar as distâncias.

    Responda
    1. José Cardoso

      Herculano, Nesse caso, a prática é teoria aplicada.

    2. Herculano JR 70

      O pessoal mais simples n conhece Pitagoras.Mas conhece a regra do 3,4 e 5 para enquadrar.O pessoal ña sabe teoria mas aplica teoria na pratica. Afinal teoria é pratica registrada.

  6. Edson Maia Carlos Filho

    Eu que o diga...o conflito existente entre mim e a matemática é antigo...lamento não ter nascido com vocação para ela...! Até aulas de Kumon já frequentei...! É fogo...! Retornarei a estas aulas assim que tiver dinheiro para pagá-las novamente...são caras, mas necessárias...!

    Responda
  7. MARCOS FERNANDO DAUNER

    considerando que 1 milha = 1,6 , quanto dá 160 milhas/hora ? eu faço de cabeça = 160 + 50% de 160 + 10% de 160 = 160 + 80 + 16 = 256 KM/H um jovem só chega ao resultado usando computador de última geração .

    Responda
    1. Herculano JR 70

      Fazer conta de cabeça ñ e prova de saber. Conta e algo tão simples q ate maquina faz.Eu ñ consigo de cabeça somar 1+1

    2. nair odete de campos

      Fala- se do fracasso do ensino medio e nao se fala q quem está nele teve um péssimo ensino fundamental, q impede o sucesso posterior. Há coisa de 30 anos eu falo q o buraco é mais embaixo: se a base (primeiros 4 anos) nao forem bons o suficiente, não há milagre q conserte depois! Qdo nossa brilhante " intelligentia" vai descobrir isso?? Com a palavra os ases da Educação q pregam teorias esdruxulas , pra dizer o menos!

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      Experimente também, de cabeça, 160 + 60 (60% de 100) + 36 (60% de 60).

  8. Cloves Oliveira

    A deficiência em matemática se reflete como dificuldade de reter e manipular informação que envolve compreensão linguistica, raciocínio e aprendizado de novas práticas. No mercado empregadores sofrem com funcionários que são incapazes de seguir as instruções mais simples tanto dos seus superiores como de clientes. Afeta principalmente a capacidade de resolver pequenos problemas cuja solução não se encontra nos manuais e por consequência a produtividade e a qualidade do serviço.

    Responda
  9. Luiz Carlos de Abreu Albuquerque

    É consternador ter números tão humilhantes com relação ao domínio da matemática por nossos jovens de nível escolar médio. Infelizmente, nossa cultura é bacharelesca. A elite brasileira durante o período colonial e monárquico enviava seus filhos para a Europa para estudar apenas direito. Estudar ciência ou tecnologia era inimaginável. Esta cultura perdura até hoje. Mesmo os jovens dentro desses 4%, a maioria certamente optará por medicina ou direito. Este é um país de pessoas, de fato, "doentes".

    Responda
  10. Herculano JR 70

    A contabilidade e um dos saberes mais importantes na vida da empresas e das pessoas. Ñão usa matematica apenas aritmetica a pequena parte da matematica. No dia a dia ninguem usa equação de 1a ordem. Nunca vi uma aplicação comum com de 2a ordem. O q faz um cidadão com exponecial , logaritmo, conjuntos? E ñ é so na matematica a inutilidade.Vale para linguas ciencias, etc. A escola oficial é uma aberração.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Continuando: ... daí surge o esperto (?) discurso do nós contra eles, circunstância na qual os 'eles' simplesmente assistem a infantilidade e inocuidade do discurso pseudo libertário e os 'nós' são iludidos em sua lamentável inépcia ao entendimento analítico dos fatos e situações. O compromisso com a educação, sob o qual determinada seita foi alçada ao governo com, inclusive, o meu voto, foi o horizonte ao arrefecimento dessa chaga. Nada foi cumprido. Tudo piorou. Agora, só falácias.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Na prática específica, talvez nada faça. No entanto, o aprendizado matemático teórico amplia os moldes do raciocínio e desenvolve ferramentas mentais que capacitam apreciação, análise e solução a problemas que a maioria sequer identifica. Daí o distanciamento intelectual entre quem tem formação em boas escolas e quem tem formação precária. Isso se torna intransponível durante a vida. O indivíduo de boa formação acaba sendo impaciente ou tendo mera compaixão com o indivíduo sem formação.

  11. Herculano JR 70

    1Artigo reproduz visão elitista e inútil d nossa cultura, q ñ é bem só nossa: copiamos dos grandes. Alias, distorção estimulada p presença do estado na escola. O anseio básico d escola p todos no séc 18 seria aritmética, ler e escrever. É o q precisa grande parcela da população. O resto as empresas treinariam. Matemática e coisa importante, mas de interesse de poucos. E universidades são também tradição elitista d cujos diplomas jamais deveriam ser reserva d mercado. Abaixo as universidades.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Bobagem. Corrijam-se, profundamente, as universidades.

  12. Herculano JR 70

    2Ao invés de Pisa, consagração do elitismo na escola inutil, eu ofereço o WordSkill, ensino profissionalizante, onde o Brasil foi campeão em 2016 no Brasil e tivemos sucesso em 2018 em Abu Dabi. O Brasil ainda precisa trabalhar e ñ te tempo para devanear. Obvio que matemática pode ser uma motivação assim como dança, literatura e outras.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Engano seu, Herculano. Conhecimento em Matemática qualifica o indivíduo em qualquer área. Eu sou advogado, e uso a Matemática regularmente. Isso graças ao rigor ao qual fui submetido no ensino médio, em escola de ideologia luterana. Vejo meus pares de profissão com sérias dificuldades em não apenas desenvolver raciocínios objetivos, mas notadamente em sintetizar raciocínios. Em termos específicos, quaisquer cálculos têm de ser submetidos a contadores. Nunca necessitei contratar um.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.