Tati Bernardi > Os idiotas têm culpa de serem idiotas? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Depois dos 15 anos, são culpados sim: chega de vitimização!
Gosto da sua coluna, mas desta vez fiquei te conhecendo melhor eÂ… decepção. Parece que você está falando do alto de uma tribuna, cag-an regra para os idiotas que somos todos nós. Trecho: "Â…acredite em mim: existem raciocÃnios melhores te esperando para além do já conhecido e aconchegante jantar reacionário de todos os dias”. RaciocÃnios melhores. Dona da verdade perde. Acho que você não foi bem desta vez, Tati. Chato isso.
Um jovem também pode ser arrastado para esses valores no ambiente de trabalho; mesmo que tenha jantares com famÃlia progressista e de mente aberta, ele sucumbirá à violência e à hipocrisia de gente mais velha que o abraça amigavelmente. Tristes tempos...
Chega num ponto da vida que nos convencemos que não vale a pena tentar mudar as pessoas. Somente podemos mudar a nos mesmos. Todos têm problemas. O importante é aprender deles e prosseguir vivendo. A melhor coisa a fazer quando alguém do nosso meio passa a ser inconveniente, é afastar-se, mesmo que isso signifique não assistir os programas da Globo ou ouvir música de cantores que outrora admirávamos, mas que agora se tornaram indigestos. A vida é muito curta para tentar viver a vida do outro.
E comiam de boca aberta? E falavam de boca cheia? Credo, de onde vc veio, hein?
Idiota, não é o que pensa diferente. É o que não pensa. É o que não usa a razão, o raciocÃnio para expor suas opiniões. Na ordem, nós sapiens, reagimos primeiro por instinto, depois com o “estômago” (raiva), depois com o coração (emoção) e por último com o cérebro (razão). A questão é que com a razão necessitamos ser cultos. Não importa se pensa diferente, desde que pense antes de falar. Foi isso que a colunista quis dizer. Ou vocês acham que pessoas como o Bolsonaro pensam antes de falar?
Tati, sua imagem de Bolsonaro é feita de chavões distorcidos e ‘fake news’. Para ver o Bolsonaro real, veja no YouTube ou digite no Google “mentiram pra mim sobre o Jair”. Desconstrua suas ilusões sem medo. Aceite a verdade objetiva dos fatos. Por exemplo, é um fato que muitos gays apóiam Bolsonaro de todo coração, que ele não é homofóbico e que respeita os gays e seus direitos. Ele é contra o gayzismo, um movimento que tem outra agenda, como kit gay e ideologia de gênero nas escolas.
Texto maniqueÃsta. Descobri que Che foi um genocida, que o nazismo era de esquerda e que guerrilheiros no Brasil queriam uma ditadura comunista, como já confessado por Gabeira e Eduardo Jorge. Quer dizer que sou idiota ? Sou espiritualista, vegetariano, medito, creio em aliens e poder da mente. Mas sou direita e voto Bolsonaro ! Gosto de artes e filosofia e falo 4 idiomas, mas isso não me faz melhor do que um comuna. Quero liberdade de expressão sem limites morais mas dentro da lei penal. E aÃ?
Paulo, você não é um idiota. Mas vai votar em um.
Muito bem analisado!
Acho que tu deves frequentar ambientes melhores do que esses que expuseste.
Visão estereotipada e distorcida, bem maniqueÃsta mesmo.
Que ironia! Quem é o idiota, exatamente? Muito fraco o texto; sectário. Então, os que pensam diferente da colunista são os "idiotas" ( e dá-lhe clichê: os machistas, reacionários. fascistas, etc.). Conteúdo de quinta série!
Hoje há dois grupos no Brasil um que apóia a liberdade e outro a libertinagem, fica a seu critério enxergar e identificar quais são esses grupos e decidir qual destes deve seguir e apoiar.
Tati somos de uma geração que não ensinou a "nova" geração como é comer o pão que o diabo (reacionários, elite que apoiou o golpe militar e o tudo mais que o valha) amassou. Demos luxinhos demais, televisão demais, joguinhos demais, celular e internet demais. Resultado...tamo perdendo cabelo com tanto retrocesso. E o pior que muita gente que seguÃamos, na verdade, não passava de corrupta e elitista enrustida. Ká prá nós, somos os legendários do ideal que tá morto. Te adoro.
Para quem acha difÃcil identificar, o idiota é uma misto de falta de educação, pouca cultura e bur.rice; de pobreza espiritual ou espÃrito de porco. Ou seja, o humano básico. Na verdade não há como resgatá-los, por isso os sistemas de poder usam da manipulação, dominação ou força bruta. Da massa, da turba, nada de bom sai. Não fossem alguns poucos e raros iluminados ainda estarÃamos vivendo nas cavernas. Mas a mesma humanidade que produziu os idiotas, produziu os gênios. Então...
O idiota, etimologicamente é quem não se interessa por nada além de seus próprios interesses particulares, não tem visão do interesse público. Nesse sentido existem os idiotas ingênuos que são bem descritos pela colunista. Mas também os idiotas espertos, que disfarçam seus interesses particulares como se fossem públicos. É o tal paÃs da meia entrada de que fala o Marcos Lisboa. Da união desses dois ficou resolvida a questão: e foi proclamada a recessão!
Tati, você sempre salvando o dia!
Certamente, idiotas não têm culpa de serem assim. Mas quem é o idiota? E quem tem a capacidade de defini-lo de maneira irrefutável? Ao que me parece, para a colunista, idiotas são todos aqueles que pensam diferentemente dela, o que torna a sua definição frágil e obtusa. Mais sensato seria, respeitar, ou discordar de uma maneira mais sagaz. Quem precisa ser resgatado? Quem nasceu em "berço culto"? Cabe uma reflexão mais apurada.
Interessante, o idiota, é sempre aquele que pensa diferente...
É sim, marcos molina. E tão importante quanto acharmos o ponto de equilÃbrio, é entendermos o que você escreveu. Só assim a Felicidade estará completa.
SaÃmos de um momento em que falar era problema para muitos, seja por timidez ou por simplesmente não saber o que dizer sobre coisa alguma. Estamos agora indo ao outro lado, em que falar (qualquer coisa) é uma libertação. Fala-se de tudo sem a necessidade de se expor diretamente. Aqueles ainda perdidos (com necessidade de pertencimento e inclusão) ou sem saber para onde ir, juntam-se à "grupelhos" em verdadeiro efeito manada. Evolução !!?? De certa maneira. Espero acharmos o ponto de equilÃbrio.
Momento Kafka: e se a idiota for você?
Isso tudo que você escreveu é transparentemente preconceito. E um daqueles terrÃveis, imperdoáveis e dignos de compaixão.
Penso que, se a direita, e nesta incluo as visões radicais, cresce, deve-se à falácia da administração da esquerda que, embora por mais de uma década no poder, não conseguiu entregar o sonho que vendeu aos brasileiros... Chamar de idiota quem pensa diferente de você demonstra, no mÃnimo, sua intolerância ao contraditório, ou só sua visão é a correta, Tati?
Idiota, não é o que pensa diferente. É o que não pensa. É o que não usa a razão, o raciocÃnio para expor suas opiniões. Na ordem, nós sapiens, reagimos primeiro por instinto, depois com o “estômago” (raiva), depois com o coração (emoção) e por último com o cérebro (razão). A questão é que com a razão necessitamos ser cultos. Não importa se pensa diferente, desde que pense antes de falar. Foi isso que a colunista quis dizer. Ou você acha que pessoas como o Bolsonaro pensa antes de falar?
Há um tempo atrás, comentei com um médico amigo meu: Preciso de uma vacina contra gente obtusa. Resposta dele: Somente colocando no depósito de água da cidade... Pura verdade. Tempos difÃceis esses nossos. E, como afirmou o Zuenir Ventura, nunca a direita foi tão despudorada neste paÃs, amparada, não pela força das armas, mas, pela fraqueza mental e humana de idiotas...
Uma onda reacionária tomou conta do paÃs. Mas discordo que sejam idiotas ,por serem contra os despossuÃdos e qualquer redistribuição de renda,veja que o paÃs entrou no mapa da fome de novo,na verdade não são idiotas são maldosos.
Ufa! É com alÃvio que leio essa coluna. Nao podemos deixar o Brasil, já tão cheio de mazelas, voltar no tempo. Tenho muito medo "dessa gente careta e covarde", como dizia cazuza.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Tati Bernardi > Os idiotas têm culpa de serem idiotas? Voltar
Comente este texto