Rodrigo Zeidan > Todos os problemas do Brasil advêm da violência e da mobilidade social Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Rodrigo, Parabéns pela clareza, objetividade e realidade do seu artigo. Como a sociedade brasileira com 60 mil assassinatos, e mais cerca de 40 mil mortes em trânsito, não entende que não pode haver problema nacional mais grave do que este genocÃdio de nosso povo? Corrupção, ineficiência, desconfiança são as outras manifestações do descaso e do desrespeito entre nós brasileiros, que impedem a mobilidade social e a esperança.
Caro Rodrigo Zeidan, É confortante identificar com ideias e paradigmas crÃveis com os quais milhões de pessoas compartilham e não têm voz nem lugar para expressar. Pena que os que são detentores de poder e de ação não se sujeitam a contribuir para a minimização das desigualdades sociais e desfazem dos mais nobres estudos cientÃficos que acusam o tema. Já me apaixonei por você!
Num ano de eleições seria ótimo esquecer as ideologias e pensar o paÃs a longo prazo, iniciando um ciclo para as próximas gerações. O ponto de partida passa pela educação de qualidade, que permite a igualdade de oportunidades desde a infância. As condições de ensino público são péssimas e pioram ano após ano em pleno regime democrático, ou seja, não estamos formando cidadãos conscientes de seu poder. Vejo na ineficiência da justiça o maior problema: impunidade estimula o desvirtuamento social.
Basicamente a linha do sociólogo Pierre Boardieau, capitais econômicos culural e social são essenciais não desenvolvimento do indivÃduo. Em linhas gerais a sua biografia reflete isso, gostei um articulista sem meias palavras.
"Todos os problemas do Brasil advêm da falta de controle de natalidade". Pronto, corrigi o tÃtulo e está explicado o que destruiu a imagem do Rio de Janeiro (favelas em morros ao invés de floresta nativa) criminalidade, prostituição infantil e todo o resto de mazelas, como falta de saneamento básico, infraestrutura, saúde, educação. É engraçado, mas há um tabu que proÃbe dizer que nossos problemas foi essa coisa de crescei e multiplicai a todo custo que só fez nascer mais pobres e miseráveis.
Filho precisa ser programado para ser amado, protegido e educado. Às vezes uma ou outra gravidez indesejável de gente pobre e miserável se torna desejável e o nascido é bem vindo e recebe as condições adequadas para crescer com educação, saúde e segurança. Mas, a maioria é deixado a sua própria sorte e se torna matéria prima para o crime, prostituição infantil e não existirá escola de qualidade que o cative.
O Gollpe veio justamento para estancar o processo que o autor nos apresenta: o de inclusão e mobilidade. Queira ou não queira, nos 13 anos de P//t muito preto e filha de empregada faziam universidade junto com o filho do patrão. Isso sempre incomodou muito a elite de origem escravocrata do Brasil. Quem não lembra daquela senhora dizendo que aeroporto agora perdeu o glamour, porque pobre andava de avião? Realmente, nossa caminhada será longa.
Trabalho em universidade pública federal. E afirmo que o sistema de quotas nas universidades federais continua em pleno vigor, dando possibilidade e oportunidade de entrada nas universidades de ponta deste paÃs a muito preto e filha de empregada que o senhor cita. De onde tirou essa "fake news" de que o "Gollpe" estancou este processo?
Data venia, não comungo totalmente da opinião do autor. Tendo vivido a estudo e a trabalho nos EUA, Europa, México e praticamente visitado a trabalho mais de vinte paÃses, ainda acredito que o Brasil oferece boas condições para as pessoas se desenvolverem. Afirmo porque sou prova disso. O mais importante não é o que entorno oferece, mas o que a pessoa está disposta a investir para melhorar de vida. Leva tempo, envolve sacrifÃcios, exige muita disciplina e dedicação, mas não é impossÃvel.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Rodrigo Zeidan > Todos os problemas do Brasil advêm da violência e da mobilidade social Voltar
Comente este texto