Mario Sergio Conti > Um herói cínico e hipócrita Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Mar M.o.r.t.o? Não, Mar V.e.r.m.e.l.h.o.
Seu texto deve ser corrigido: O mar atravessado foi o Vermelho.
Cony foi um jornalista de coragem. Um escritor excepcional , que ao enfrentar um morto- seu pai- produziu um livro pungente - Quase Memória. Vai fazer falta nesta época de covardes impostores.
Alô, colunista: (1) de onde a certeza de que Nando (personagem principal do livro Quarup) é apelido de Fernando? (2) Bolsa ditadura, uma extravagância às nossas expensas que muitos abraçaram alegremente: Millôr recusou solenemente e cunhou uma frase: "não era ideologia, era investimento".
A travessia não foi do Mar Morto e sim do Mar Vermelho.
Finalmente alguém que não fica bajulando este picareta .
Excelente texto. Obrigado por dividir conosco essa sua lúcida análise, Mario Sergio. Parabéns, e... continue… continue.
Conti faz uma análise corajosa remando contra a maré nos textos sobre Cony por ocasião da sua morte.
Acho que se no Brasil a ditadura tivesse sido de esquerda, a moda Cubana, o teor da crônica seria bem diferente. TÃtulo: “Um Herói Lúcido e Sincero”. Atacaria os anos que foi inimigo do regime para depois exaltar a sua conversão e luta pelas causas populares. Antes um cÃnico e hipócrita do que alguém que ainda acredita no conto de fada da esquerda.
Até que enfim alguém na Folha diz a verdade sobre aquele “cÃnico hipócrita”. No dia do falecimento foram só textos laudatórios vazios e uma “antologia” com os “melhores” artigos dele, um mais medÃocre que o outro.
Carlos Heitor Cony foi apenas um ser humano com suas imperfeições, ambivalências e incoerências ao longo da vida como qualquer outro de nós. O que o distinguiu de qualquer um de nós foi sua capacidade de escrever, narrar, descrever, dissecar e transmitir com perfeição, verve e graça estes nossos defeitos e, às vezes, raramente, nossas virtudes.
Não houve travessia do Mar Morto e sim do Mar Vermelho.
Henry David Thoreau dizia que a qualidade mais rara num epitáfio é a verdade.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mario Sergio Conti > Um herói cínico e hipócrita Voltar
Comente este texto