Hélio Schwartsman > O fim das guerras Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. José Cardoso

    Não compro essa ideia. Acontece que os princípios do Direito podem muitas vezes se contradizer. Agora mesmo tem gente propondo uma guerra com a Venezuela (o que seria ilegal), por considerar que seu regime agride o Direito (o que também seria ilegal).

    Responda
  2. Herculano JR 70

    1A guerra validou o poder, o especialista, q construiu exércitos. Marx estava errado: os valores d sociedade ñ são os produtivos, mas o de sobrevivência. A segurança é a 2ª necessidade humana, Maslow. A produção, a primeira, empurrou, mas foi dirigida pelo poder. As guerras tiveram um papel drástico expansionista: o imperialismo. Mas, em nossos tempos as fronteiras se rompem ñ por tratados de poder, mas por expansão do capital. A produção tem que tomar seu papel histórico e impor seus valores.

    Responda
  3. Herculano JR 70

    2A base material das guerras, continuação da barbárie na civilização, é a proteção.Vale a pena ler Mac+aco Nu de Desmond Morris: a guerra permite ao tirano seviciar seu povo das piores maneiras e ser ainda aclamado como o Salvador. Ñ foram pouca as vezes na historia que acossado por seu povo, n m, devido a sua inutilidade e agressão, o tirano declarava guerra ao vizinho e aglutinava seu povo em torno de si contra o estrangeiro. Só uma coisa limitava o poder: poderia perder a guerra.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.