UOL - O melhor conteúdo

Comentários para:

Acirrando os ânimos

VER COMENTÁRIOS EM Bernardo Mello Franco

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Fernando Marques

    Em lugar de nos definirmos a propósito de Lula ou do PT, vamos nos definir como a favor ou contra a redistribuição da renda por meio de aumento real, gradual, do mínimo. A favor ou contra os programas que ajudam a alimentar crianças e adolescentes. A favor ou contra que os lucros do pré-sal financiem a educação e a saúde. A favor ou contra políticas de moradia e emprego. A favor ou contra o debate democrático das reformas trabalhista e previdenciária. Fica a sugestão ao colunista e aos leitores!

    Responda
  2. José Fernando Marques

    Metalinguagem: e os critérios para os comentários? Eu não posso dizer que considero Temer um político medíocre, nem posso devolver o insulto de Rodrigo Campos, mas Campos pode me chamar de mau-caráter? E ainda por cima sem hífen! Campos, você é o que Baudelaire chamou de "pedante sem ortografia". O que a gente quer, rapaz, é um Brasil menos cruel com os seus cidadãos. Mais justo. Quem pouco liga para esses valores é que não vale nada, confere?

    Responda
  3. José Fernando Marques

    Não defendo Lula, acho que ele tem agido feito dono do PT, como agiu ao impor o nome de Dilma, passando por cima de outros pretendentes. Mas importa a atenção dada pelo PT aos brasileiros pobres, sempre usados na hora das eleições e em seguida esquecidos. Digam o que disserem, Lula foi o único presidente a honrar promessas de campanha. Ele e Dilma promoveram aumentos reais do mínimo e permitiram que milhões saíssem das senzalas do século XIX com o Bolsa Família. Os demais partidos farão o mesmo?

    Responda
  4. José Fernando Marques

    Campos me agride porque digo o que penso e não o que ele, vácuo, "pensa". Reitero: Temer é um político sofrível, que jamais chegaria ao poder pelo voto. Chegou lá por atalhos escusos. A violência explode no país, gente morre aos magotes, e o que fazem o presidente e seus ministros? Lançam programas de combate à violência, prestam contas à população? O que fazem? Lula foi o menos ruim dos presidentes, por isso é hoje o favorito nas pesquisas. O cerco ao PT tem motivos ideológicos. É o óbvio.

    Responda
  5. neli faria

    Pois é!

    Responda
  6. WILSON FILHO

    Só de olhar todo o dia a cara desse condenado (rosto de alcoolizado), na FDS, dá vontade de vomitar.

    Responda
  7. osvaldo valdomiro susin

    Apesar de aonde há fumaça há fogo, no caso do movimento pro-Lula há mais fumaça que fogo. Temos que confiar na Justiça e jamais entregar o país a um condenado por corrupção. O problema maior está na super valorização dada às ameaças pela própria justiça e os que não apoiam a corrupção. Justiça seja feita e uma vez passada a decisão nada mais acontecerá seja reformada ou confirmada a sentença. Lamentavelmente nosso povo tem memória curta, basta que se olhe quem nos representa na Câmara ou Senado

    Responda
  8. EDUARDO DE OLIVEIRA CAVALCANTI

    A maioria dos contra e dos a favor são desonestos, só querem ver e falar de metade da história e fingem não ver o resto. Lula e Temer são igualmente nocivos. Ambos são líderes de organizações criminosas especializadas em corrupção e tráfico de influência. Ambos solapam as instituições democráticas em benefício próprio, prejudicando severamente o país. Têm como prioridade projetos pessoais e de seus grupos pouco importando o povo. Um é uma ameaça à estabilidade econômica outro à justiça social.

    Responda
    1. EDUARDO DE OLIVEIRA CAVALCANTI

      Os dois e tudo que a eles se assemelha deveriam, como o câncer que são, ser extirpados da vida nacional. Mas ao eleitor falta inteligência, falta honestidade, falta coragem e, sobretudo, opção. A não ser se abster dessa palhaçada e mandar um estrondoso “0” de protesto na urna eletrônica. Mas vão continuar caindo no conto de que anular ajuda o pior a vencer, que é ir contra a democracia. Não vêem que mesmo com nosso voto a coisa só piora.

  9. Luiz Roberto Messias

    O colunista é tendencioso pois sabe que o Lula é criminoso e tem que pagar por isso e que os petistas sempre apelam e são agressivos. O resto é blá blá blá.

    Responda
  10. Marcelo Silva

    Lawfare, sabem o que é isso?

    Responda
  11. celso bittencourt

    Não é de hoje que a retórica do Lullopetismo é o "Nós contra Eles', está apenas colhendo o que plantou!

    Responda
  12. joao lima

    Ninguém está acima da Lei, respeitem à Lei e aos Meritíssimos Juízes do TRF que representam a Lei e ao povo democrático.Quem praticou corrupções (ativa ou passiva) devem ser penalizados e confiscados todos os bens ilícitos. Corrupção Passiva não existem documentos lícitos e sim muitas falcatruas ou seja lavagem de dinheiro, em nome de laranjas, familiares e outros meios fraudulentos.Corrupção é crime hediondo e não existe advogado para defesa em países sérios. Democracia Plena e Lib de Imprensa!

    Responda
  13. Wilmar Brito

    Lógica Jurídica não se desinteressa dos 13 anos de corrupção com Lógica Paraconsistente "nesse gov há e não há obrigação de honestidade" para união, estados e 5570 municípios = BR@dão /20 milhões desempregados

    Responda
  14. Marcelo Silva

    Os coxinhas do pato amarelo da FIESP que apoiaram este governo repleto de bandidos descarados que estão acabando com os trabalhadores e governando para os milionários, deveriam tomar vergonha na cara e se recolher para meditar sobre o que fizeram!

    Responda
  15. Paulo Watrin

    "O MBL, que sumiu das ruas quando Michel Temer foi acusado de corrupção" é um retrato vivo do oportunismo de um grupo de pessoas, travestidas de gente séria, preocupado com os destinos da nação. Diante de toda a corrupção do atual governo - controlado pelo PSDB, PMDB e DEM, secundados pelo Centrão -, a posição do MBL gravitou entre a omissão e a cumplicidade, numa inconteste demonstração de rigoroso compromisso os representantes dos partidos e do mercado financeiro que o patrocina.

    Responda
  16. Laercio Boffa

    Juiz não discursa, juiz julga, e no resto do tempo fica quietinho... Esse tem sido um dos maiores problemas do Brasil atualmente, juiz passeando e falando demais

    Responda
  17. LUIS CARLOS DE OLIVEIRA

    Dia de festa chegando oba.....

    Responda
  18. José Fernando Marques

    Temer não pode ser levado a sério como presidente, exceto pelos estragos que tem causado à democracia. É patético que isso não excite os hormônios pueris do MBL. Moro foi parcial, foi mesmo hostil para com Lula. Agiu como um ideólogo de direita. Lula e o PT deram oportunidade a condenações, é verdade - porém não mais que o PMDB e o PSDB. O que motiva a guerra ao PT é o ressentimento ideológico. O crime de Lula, de fato, foi a pequena redistribuição da renda promovida em seus dois mandatos.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Todos os criminosos têm de ser condenados. Porém, não meios de simultaneidade a isso. Moro foi, em verdade, complacente com Lula.

  19. MARCOS FERNANDO DAUNER

    Eu aposto uma latinha de Kaiser que este julgamento não vai acontecer . algo acontecerá antes : ( ) o judiciário cancela por "falta de segurança" ( ) vandalismos no prédio irão provocar o cancelamento ( ) alguém irá pedir vistas do processo e adiá-lo ( ) outro fato não relatado acima

    Responda
  20. Helio Marcengo

    Nao haverá nenhuma surpresa. A condenação em primeira instância será confirmada, com pena maior,menor ou igual. Nao tem como fugir disso. Para haver absolvição, a sentença de Moro terá que conter erros grotescos, coisa que nao costuma acontecer. O resto é balela dessa casta de políticos sem escrúpulos. E nao vai parar no Lula. Temer que aguarde!

    Responda
  21. ANDRE ARNAL PERENZIN

    O Lula será julgado como todos aqueles que cometem crimes devem ser julgados. Não há sistema jurídico falido, não há desembargadores com desvio de conduta, ou mesmo outras besteiras que falam por ai. Vamos respeitar a verdade e aceitar o resultado do julgamento. Seja ele qual for.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Fui eu que falei logo abaixo. Pode dizer meu nome, não é pecado.

  22. JOSE LINO DA SILVA

    Qualquer que seja o resultado, o tal partido quer mesmo é faturar com o espetáculo.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Os juízes, desembargadores, procuradores e jornalistas também querem faturar uma casquinha. É de lei.

  23. Rômulo Viel

    O articulista disfarça, mas, toma as dores do réu, ao criticar os "antipetistas" por fatos absolutamente naturais. Não nos esqueçamos que o líder da seita já foi condenado!

    Responda
  24. Marcos Serra

    Não há qualquer necessidade de acirramento dos ânimos. O que vai acontecer é o julgamento do recurso em segunda instância de um réu já condenado a nove anos e meio de prisão em um processo onde lhe foi concedido amplo direito de defesa. O Lula não é nenhum deus, aliás passa longe disso. Deve submeter-se aos ditames da lei como qualquer outro cidadão, coerente com o discurso que prega de serem todos iguais. Mais, deveria,por sua influência, estimular o regular andamento do processo, sem tumulto.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Nem Lula é um Deus, nem a sentença de Sergio Moro é a verdade revelada. Quem quiser comprar a conversa (pode preferir usar narrativa) do tribunal de Curitiba porque é a oficial, é sempre mais cômodo, depois não vai poder reclamar de o país ser o fracasso institucional que é.

  25. Angelo Batista Goulart

    Agora não querem o confronto ? Julgaram a presidenta Dilma por pedaladas fiscais ?O presidente interino compra votos com o orçamento público para se ver livre de denúncias ! A presidenta é grampeada e a conversa é divulgada pra todas as torcidas de futebol! Lula têm prisão coercitiva e o furo jornalistico é exclusivo da rede Globo! O golpe transformou o Brasil em um circo ! o povo foi jogado as feras! Agora o circo vai pegar fogo!

    Responda
  26. Alberto Melis Bianconi

    E vai piorar! Mas de quem é a responsabilidade? Das forças políticas envolvidas ou de um sistema jurídico, que está falido. A defesa do ex-presidente deixou claro que a condução do processo foi enviesada, um caso claro de lawfare. Como agir então? Aceitar o do ritual do processo simplesmente seria legitimá-lo. O PT é um partido político, joga com as armas que possui, se nossas zelites não percebem que é necessário uma reforma completa o sistema jurídico, continuaremos ladeira abaixo.

    Responda
    1. Marcelo De Souza

      O maior problema, a meu ver, e' a confusao que se estabelece quando a Justica julga o individuo e o partido age como se ele - partido - fosse o reu. Nao e'. Se o sistema juridico necessita uma reforma completa, o que dizer do sistema politico? Mas os partidos continuam sua luta por cadeiras no parlamento e postos na Administracao. Nao estao tambem legitimando um sistema cheio de falhas? E' desagradavel ver seu maior ator politico sendo julgado mas e' importante lembrar que ele nao e' o unico.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Bobagem. Não há essa sua sugestão de defeito no sistema jurídico. Há, evidentemente, deficiências crônicas que há muito já deveriam ter sido corrigidas. No entanto, essa circunstância relacionada a Lula é pontual. A condução do processo não foi nem está 'enviesada'. Está, cronologicamente, distinguida. Isso em função do que se trata e de quem é. A JF e o TRF4 não poderiam declinar de atribuir celeridade ao feito. Nada mais do que isso. O resto é palorice estulta, de leigos ou mal intencionados.

    3. Daniel Cegalla

      Um dos motivos da falencia do sistema juridico, ao qual vc se refere, foi a banda.lheira q ocorreu no poder publico na era peh.tista. O q se viu foi uma negociata entre os partisans, juizes e empresarios, cujo objetivo era dilapidar o patrimonio nacional. Quer q desenhe pra vc entender melhor?

    4. Alberto Melis Bianconi

      Desculpe Luiz Pereira mas essa estória de organização criminosa é um completo absurdo, que uma direita deslumbrada por finalmente assumir seu rosto, conseguiu impingir em boa parte do público.

    5. Luiz Pereira

      Discordo, Alberto. PT é travestido de partido político. Mas, por suas práticas e atos, está longe disso, não passa de uma organização criminosa, de extrema letalidade...

    6. Emerson Luis de Moraes

      Perfeito!