Hélio Schwartsman > Extinguir a Justiça do Trabalho? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Exceto pela associação de Getúlio Vargas -em certa medida- ao fascismo, concordo em gênero, número e grau com o comentário deste sempre brilhante articulista.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
Antes de acabar com a JT deverÃamos arrumar uma maneira de acabar com determinados polÃticos. Infelizmente são pragas daninhas que retornam sem nenhum pudor, semeando mais dos seus pelos campos afora. Pior de tudo é que nós, eleitores, não jogamos uma mata-mato definitivo, ao contrário, damos adubo ao continuarmos votando neles.
Parabenizo o colunista pela sua visão. Sou advogado trabalhista a mais de 20 anos e de fato existem muitas ações do tipo 'vai q cola ', como nunca fiz uma ação desse tipo ñ me preocupo, mas sei que muitos colegas terão q voltar a estudar. Manter a Justiça do Trabalho e faze-la cada dia mais célere é fundamental, afinal o único produto que se compra no Brasil sem consulta ao Serasa e que o pagamento se faz com no mÃnimo 5 dias depois da entrega é o trabalho.
Justiça do Trabalho, Justiça Militar, Eleitoral e outras. Por que ? O Brasil é o único paÃs do mundo a pagar e manter esse elenco de tribunais diversos com uma estrutura imensa e resultados pÃfios faz tempo. JuÃzes e funcionários, além das indispensáveis mordomias, em nada contribuem para dar maior celeridade à s demandas que lhes são apresentadas. Em todos os paÃses civilizados a justiça é una e global mas as leis se atualizam sempre para dar soluções rápidas e justas à s demandas. Vamos copiar
O que me causa espécie é que o ex-deputado atuou quase vinte anos no Congresso e não percebeu que a Justiça do Trabalho teria que ser extinta. Aliás, a Justiça do Trabalho somente existe por causa dos péssimos empregadores. Trabalhei de 1968 a 1984 e jamais bati nas portas da Justiça do Trabalho porque tive excelentes empregadores. Ele deveria era dar um pito em sua filha por não ter cumprido a legislação trabalhista. No mais, endosso o seu pensamento.
Nao querem apenas acabar com a JT,mas sim com todos os direitos do trabalhador em um retrocesso de mais 70 anos.Em breve irão revogar a lei Ãurea.
Consta que o Brasil é o único paÃs do mundo que possui uma Justiça do Trabalho sendo que os demais paÃses do mundo resolvem as questões trabalhistas com base nas respectivas Constituições. Será que as razões que conduziram à sua criação ainda prevalecem ? Se sim, sim. Se não, não.
Segue lista de paÃses que possuem Justiça do Trabalho: Alemanha, Inglaterra, França, Escócia, PaÃs de Gales, Nova Zelândia, Chile, Argentina, Japão, etc.
Se a Justiça do Trabalho já era um estorvo e peso morto que só servia para torrar os recursos tomados dos contribuintes, com a Reforma Trabalhista é que não faz mais sentido manter esse grande cabide de emprego, que pouco ou quase nada contribui com a sociedade, com o trabalhador, muito menos. São quantos mesmos os processos que abarrotam os arquivos do Tribunal do Trabalho?
Sera que esse cara, assim como alguns comentaristas, já se deram ao trabalho se passar um dia,assistindo audiências trabalhistas? Já se deram ao trabalho de verificar o tempo médio que uma ação trabalhista leva para ser julgada? Sabem que quase tudo ocorre em audiência, sem a infinidade de recursos protelatórios da justiça cÃvel? Que a maioria dos processos resultam em acordos por ação dos juÃzes? Que a JT prima pela informalidade dos seus atos, que é muito mais célere que a justiça comum?
O simples risco de que "reclamantes que não tenham recursos fiquem privados do acesso à Justiça" devia ter determinado maior cuidado na reforma trabalhista, em torno da qual os debates foram bloqueados. A reforma passou sem que os trabalhadores opinassem. Ações em que se pede o impossÃvel são exceções, e o bom senso dos magistrados deveria bastar para descartá-las, sem punir antecipadamente os reclamantes. A reforma errada feita pelo governo errado. Provavelmente será revista em breve tempo
Se sendo tão ruim há milhões de ações, o que seria se a Justiça brasileira fosse boa?! Portanto, com base em quê o articulista afirma que o Judiciário brasileiro é o pior do mundo?! Complexo de vira-lata à flor da pele...
1Contratos são feitos p evitar o litÃgio, ñ ser fonte. Errado se passa a ser o centro. O problema ñ é ter div. administ. J T, q pode ser, eventual/e, vara, mas o caráter d exceção d J T. Ser reclamação, ñ demanda trabalhista, ter caráter protecionista d uma suposta parte mais fraca, o ônus d prova invertido gerando ações temerárias q é pedir muito alem, o patrão q se vire. Casamento! Contrato, alem d legal, definindo qtos filhos, tipo d escola, etc, evitaria litÃgio, ou casamento. Amor ñ salva!
2A CLT é uma intervenção nas relações privadas. Deveria ter caráter normativo ñ imposição legal. Hora de acabar com a tutela estatal ñ so nas relações de trabalho. Uberização em tudo o q for possÃvel. Monopólio estatais naturasi deve ser geridos por conselhos de consumidores maiores.
O Herculano deve pertencer à turma dos mÃopes. Se ele fosse uma parte realmente interessada, não queimaria seu filme escrevendo tanta besteira.
Uberizacao funciona para profissionais intelectualmente classificados, eis que têm como barganhar. Aà concordo que o próprio mercado regula a frouxidão normativa. Mas o mesmo se aplica aos profissionais com baixa qualificação? A tendência eh que sejam cada vez mais explorados. Só não vê quem eh mÃope ou tem interesse nessa distorção.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Extinguir a Justiça do Trabalho? Voltar
Comente este texto