Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Cardoso

    Acho um indicador interessante para os países da América, a relação entre seu PIB per capita e o de seu colonizador europeu. O Chile tem 60% em relação à Espanha. O Brasil tem 50% em relação a Portugal. Com o agravante de que a Espanha é 25% mais rica que Portugal.

    Responda
  2. Fernando de Lima Paulo

    Em geral tanto as elites intelectuais quanto econômicas daqui desprezam o Brasil. Acho que eles gostariam de ter nascido em outro lugar e, por isso, pensam que qualquer coisa é melhor, mesmo que seja um país africano qualquer cujo IDH é bem inferior ao nosso e cuja incidente do HIV é de aproximadamente 20% da população (no Brasil é de 0,84%). O Brasil não é o melhor dos mundos, longe disso, mas esse espírito de cachorro vira-lata origina-se nas elites não no povo.

    Responda
  3. Cloves Oliveira

    Países menores têm algumas vantagens, como população mais homogênea, governos menos custosos e geralmente são mais abertos a globalização, mas isso não significa que a administração da economia seja mais simples até porque falta-lhes massa crítica e economia de escala. A Noruega não é desenvolvida porque possui uma pequena população, mas porque possui instituições fortes e transparentes. Da mesma maneira os EUA são ricos não por causa do tamanho, mas pelas mesmas razões da Noruega.

    Responda
  4. sergio ribeiro

    Já estamos perdendo em indicadores educacionais para países africanos. Em pouco tempo teremos uma qualidade de vida inferior a deles. Parabéns aos políticos.

    Responda