Demétrio Magnoli > O PT diante da esfinge Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Luiz Inaciio sempre foi um enganador. A mim jamais me enganou. Talvez porque quando ele surgiu eu não era uma intelectual (embora lesse muitos livros) e era uma trabalhadora CeLeTista. Meu menoscabo abissal a quem não gosta de ler livros.
A história O absolvirá
O povão gosta do Lula,pois em seu governo a vida de muitos melhorou.A justiça da terra falha ,mas a de Deus é infalÃvel.O partido da justica vai perder.A história absolvida Lula .
Compromisso com a verdade é o que falta ao escriba, que sem nenhum constrangimento trata a deposição de uma presidente legitimamente eleita como uma coisa "...legal..." e não um ato polÃtico, cujo único objetivo foi colocar no centro do poder os rejeitados nas urnas.
Eita!
Coxinhaça esse mangnoli! Perdi meu tempo em lê lo. Ainda de tudo é desinformado. Quem lançou a expressao: "elite branca foi claudio lembo, e nao o pt".
"Em suma, leitor, você está preparado para um novo direito, em que a Justiça pode ignorar a denúncia para condenar um réu por ele ser quem é e não por ter feito aquilo que o órgão acusador diz que ele fez? Ainda voltarei a ela aqui e no blog: trata-se da Teoria do DomÃnio da Fábula, que é a versão verde-amarela da Teoria do DomÃnio do Fato." ***Reinaldo Azevedo, Folha de SP, 26/01/18
Chora Demétrio, Lula 2018!
O PT agora não é nem esquerda. Só restou com o PT a extrema esquerda revolucionaria que não respeita as leis.
Interessante contrapor esse brilhante texto do Demétrio à coluna, também publicada hoje, do André Singer. No texto deste, a conclusão é que a democracia fica suspensa com a inelegibilidade de Lula. Quanta desfaçatez. Ele tenta interligar a figura de um condenado e seu cambaleante partido com a inexequibilidade da nossa própria democracia. A suspensão, se tanto, restringe-se ao PT.
Kkkk, o Fabrizio e a Eneida fazem tratamento juntos, por isso são assim!
Não dá ideia não Pedro, vai que ele gosta e então você vai se arrepender do que pode vir a ler; desde a ameaça de processo que ele recebeu ao ofender um funcionário do judiciário ele tá quietinho; deixa assim mesmo...
Eneida, eu respeito as opiniões do Fabrizio, apesar de não estarmos exatamente alinhados no campo das ideias. Agora, no que diz respeito a você, só conheço a sua voracidade em negativar os meus comentários. Seria bom para todos nós, acredito, que você também expusesse as suas ideias. Abracci.
J Wagner não, esse já disse que prefere se candidatar a senador pela Bahia, uma opção bem mais fácil pra ganhar um forozinho privilegiado. O tal “galego” do lulla ainda tem muito pixuleco da Odebrecht a explicar na Lava-jato.
"Se isso nunca mais se repetir, Lula está sendo vÃtima de um julgamento de exceção. Se atravessamos o umbral, está decretado o fim da segurança jurÃdica. Restará o Direito do PowerPoint, que é a expressão gráfica e ágrafa da Teoria do DomÃnio da Fábula, criada para inflamar os apedeutas das redes sociais de Banânia." ***Reinaldo Azevedo, Folha de SP- 26/01/18
Parágrafo confuso do Azevedo, o que quer dizer com isso?
"Não invento nada. Kant, meu jurista predileto, me precede nessa ordem de considerações. E os Processos de Moscou e de Berlim, entre meados e fim dos anos 30 do século passado na União Soviética e na Alemanha, precedem os eventos desta quarta. Cito grandezas de maravilha e horror para encarecer a paternidade ancestral do que está em curso. Afinal, somos frutos de uma história, inclusive das ideias." Reinaldo Azevedo, Folha de SP, 26/01/18.
Herman, os lunáticos do lulopetismo abraçaram uma crônica do Reinaldo nesta folha, cantando como mantra, esta tergiversação como argumentação.
Alguém está com alucinações... “Processos de Moscou e Berlim dos anos 30... precedem os eventos desta quarta feira... “ não vejo nexo histórico nenhum. Clareza de estilo é clareza de ideias... essa clareza aqui não existe
A análise polÃtica apresentada nesse texto é primorosa. Perspicaz. Percuciente. Generoso, o autor nos brinda com a sua inteligência e clareza. Joga luz sobre os meandros do partido que conduziu o paÃs a inúmeras encruzilhadas. Joga luz para que todos possamos ver.
Os partidos tem inércia. O PDT está aà até hoje, muito depois do Brizola, que nem chegou a ser presidente. O PT deve continuar, com sua ligação com sindicatos de funcionários públicos, bancários e outros setores da classe média.
Excelente e oportuno artigo. Também poderia chamar-se "O PT diante da verdade". A verdade que tiveram encarnada em seu lÃder a antÃtese do que pregavam. Priorizaram o poder, os "cumpanheirus", o dinheiro, o discurso mentiroso em detrimento da verdade e da sociedade, do paÃs. Deu no que deu. Tivessem olhado para as reais necessidades da nação e agido eticamente, provavelmente, estariam no poder até hoje. De qualquer forma, prestaram um grande serviço: a desmistificação de uma pessoa enganadora.
acertaste em cheio
Dizem que o verdadeiro estadista é aquele capaz de prever o inevitável e agilizar a sua ocorrência. Acima de tudo, ele é especialista em perceber as mudanças no ambiente, avaliar as consequências e mudar o curso se necessário. Nada disso foi feito no partido que chegou a ter a posse do item mais valorizado e raro no mercado da polÃtica atual: honestidade. Imagine se o P/T tivesse mantido seus ideais de outrora de que era possÃvel fazer polÃtica sem delinquir. Estaria nadando de braçadas.
Perfeito, mas lils gostou das mord omias do poder . Esqueceu-se do seu propósito. "quer conhecer o caráter de um Homem, de-lhe poder " A. Lincoln
O PT foi fundado baseado no socialismo democrático como alternativa ao stalinismo autoritário, portanto não aceito esta dicotomia proposta no artigo, talvez utilizada pelo autor para chutar a "onça morta" abatida pelas armas covardes de uma justiça impregnada de ranço fascistóide, no fatÃdico 24/01. O PT vai continuar sim lutando até a última instância democrática e institucional, para além disto só nuvens de cinzentas no horizonte!
Nem ele acredita no que escreve, os desembargadores, explicaram didaticamente todo o processo , provas e tudo mais, durante três horas e o cara ainda fala em gopi!
Padilha ooooo Padilha o Julgamento impregnado de ranço fascistoide ? Jorginho , este julgamento nao foi na Venezuela .Por sinal, sugiro ao camarada passar o carnaval em Caracas ao lado do Maduro .
Mais um mau perdedor. Quando o jogo se encerra, parte-se para a difamação e mentira.
Os remanescentes do lulopetismo destroçado viraram apenas uma autêntica caricatura dos 300 de Esparta. Mas dos gritos e palavras de ordem da cada vez mais minguada militância ouve-se apenas o proprio eco. Com o lÃder preso a turba se dissolve e todos voltam para casa cabisbaixos para não mais voltar. Não ha mais ruptura ou ordem mas apenas o caos. Após o sepultamento do faraó Lula da Silva na pirâmide da corrupção vai restar apenas a areia do deserto politico e a Implacável erosão do tempo.
Bom comentário, Samuel. Lembrar que no protesto contra o julgamento, com a presença de Lula e tudo, havia no máximo 30 mil pessoas, a enorme maioria fantasiada de vermelho. Eles perderam as ruas, e não é de hoje.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Avaliar comentário como .
Avaliar comentário como .
Confirmar