Hélio Schwartsman > Tempos dementes Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Herr Hermann. Deuses explicaram a natureza inclusive a psÃquica. A lei dos elementos um passo. Newton e Freud explicam melhor que os Deuses e os estão banindo. Sobre a matemática, estatÃstica em particular, dizem, que sob pressão os números mentem. O tema do artigo era o banimento da religião e a metafÃsica da filosofia. Eu quiz dizer que a rigor tudo são ramos da filosofia que é muito mais ampla.Eu quis derrubarb matemática e fÃsica do seu status.
Nestes tempos dementes o que menos se encontra é o raciocÃnio lúcido que caminha ao lado da sempre perfeita lógica da natureza, cuja simplicidade e clareza deveria estar presente em todas as ciências, em oposição ao obscurantismo dogmático. A demência tende a se expandir.
A Filosofia até hoje não é nem compreendida,nem muito menos ainda suficientemente apreendida.DifÃcil é para os fÃsicos,quÃmicos,biólogos e matemáticos,compreenderem e aceitarem que se é possÃvel ver e descobrir as leis naturais e seu funcionamento nos diversos aspectos da vida,simplesmente pela razão,sem observação empÃrica.Ou seja,a razão enxerga,isso quem bem compreende são os filósofos! "Pouca filosofia afasta o homem de Deus, muita o aproxima."(Farias Brito - o Filósofo Brasileiro).
Filosofia é o uso d razão e lógica p compreender o pensamento humano, a lógica e a razão, e os conhecimentos. Pelo pressuposto a religião, metafÃsica, matemática e fÃsica são parte d filosofia. Arrogância das ciências fÃsicas se acharem superiores a filosofia. A religião e a metafÃsica lidam com campos lógicos muito mais amplos q a fÃsica e matemática. Deuses foram criações espetaculares p se entender a natureza, assim como a lei dos quatro elementos - água, terra , fogo e ar, Newton e Freud.
“...Deuses foram criações para entender a natureza, assim como a lei dos quatro elementos...” Meu caro, vc ainda está preso aos tempos da filosofia grega. Deuses foram criados para explicar fenômenos naturais, que hoje a fÃsica explica melhor. E os elementos, são muitos... terra, água, fogo e ar não o são. Agora, o que Newton e Freud neste contexto...?
A verdade é que o colunista não tinha ideias para escrever e resolveu falar da primeira coisa que lhe veio à mente: esse livro que ele encontrou caÃdo no chão.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Tempos dementes Voltar
Comente este texto