Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. GERALDO COSTA JR

    Por falar nisso, Ranier, voce viaja sempre de avião?

    Responda
  2. Jandir Santos Silva

    Acho que o colunista ficou com pena ao ver o Gilmarzinho sendo escorraçado em pleno vôo. Como são vis essas pessoas que xingam, ofendem e maltratam um servidor digno e exemplar como nosso caro ministro?? Sugiro, sendo assim, que o senhor articulista leve o nobre magistrado para casa!!!

    Responda
  3. Jandir Santos Silva

    Parabéns ao articulista por me fazer reexaminar conceitos que até então tinha como consolidados! Quando da minha aproximação ao Ministro Gilmar, em alguma "esquina da vida", lançarei ao impoluto magistrado minhas mais sinceras felicitações pelo belo e nobre trabalho desempenhado ao proteger nossa CF.

    Responda
  4. WALDEMAR CUNHA NETO

    Tal excelencia soltou um estuprador de dezenas de mulherers, pense nisso caro escrevinhador.....

    Responda
  5. WALDEMAR CUNHA NETO

    Tal excelencia soltou um estuprador de dezenas de mulherers, pense nisso caro escrevinhador.....

    Responda
  6. WALDEMAR CUNHA NETO

    Tal excelencia soltou um estuprador de dezenas de mulherers, pense nisso caro escrevinhador.....

    Responda
  7. ANTONIO ALVES DIAS

    O que o colunista ranier chama de "grotesco teatro encenado pelos talibãs da moral...." nada mais são que manifestações legítimas e democráticas democráticas de um povo aí não suporta mais esse conchavo entre políticos e justiça(?), que tem gerado decisões injustas e inconsistentes sob todos os pontos de vista. Aliás, o próprio colunista elencou algumas dessas situações.

    Responda
  8. GERALDO COSTA JR

    É meus amigos, nunca pensei ver tantos reporteres defendendo o indefensável. O que será que ganham com isso? Que interesses há por trás disso? É a materialização mais repugnante do tão divulgado texto de Eduardo Costa: "... e, conhecendo nosso medo, arranca-nos a voz da garganta. E já não podemos dizer nada."

    Responda
  9. GERALDO COSTA JR

    Também gostariamos de saber se a vida do reporter resistiria a um escrutinio, no quesito ligações e interesses com o Ministro Gilmar e com os magistrados, pois onde ele ve talibas da moral, eu vejo o povo exercendo seu legitimo direito de manifestação perante uma figura que só toma decisões pró bandidagem, que tem laços com os réus, que é sócio em negócio privado que lucra milhões devido sua posição no setor público. Enfim, uma pessoa que não tem a menor isenção para julgar aqueles casos.

    Responda
  10. CARLOS ALBERTO DE GODOY BUENO

    Sugiro a leitura do esclarecedor artigo do Dr. Conrado na “Ilustríssima”.

    Responda
  11. CARLOS ALBERTO DE GODOY BUENO

    Sugiro a leitura do esclarecedor artigo do Dr. Conrado na “Ilustríssima”.

    Responda
  12. Silvio Luiz dos Santos Knapp

    Isto é uma demonstração da visão que os pagadores de impostos brasileiros têm de suas autoridades. É importante que estas autoridades estejam atentas.

    Responda
  13. Dartagnan Ferreira

    Bragon, muito infeliz seu texto. O Gilmar Mendes está colhendo o que plantou. Se ele fosse um homem correto não estaria passando por isso. O povo brasileiro está cansado da torpeza desses ímpios como o Gilmar Mendes, que desonram a toga (certamente) em troca de (muito) dinheiro.

    Responda
  14. Darcy Leite

    É inacreditável e totalmente surreal que a Folha convide um jornalista para defender o indefensável Gilmar mendes. Esse sujeito é um câ n c e r da sociedade e merece ser ofendi do em qualquer ocasião.

    Responda
  15. regina ulhôa Cintra

    Não é exigir demais esse verdadeiro achincalhe que a "elite política" está fazendo contra o povo brasileiro há anos no poder? Pede-se, escreve-se, reclama-se, grita-se,esperneia-se , e ... nada. A reação pedida infelizmente é essa. Eliminadas as causas, eliminam-se os efeitos. Reclame contra os procedimentos adotados pelos governantes. Não por quem os sofre.

    Responda
  16. Ubaldo Souza Jr

    Não acredito na independência de correspondente que fala de alguém poderoso. que esteja próximo o bastante para identificá-lo e exercer poder sobre sua atuação. Mais fácil embarcar na nau suave da bajulação.

    Responda
  17. cristiane mourão leal santos

    Gilmar Mendes é homem público e de público (eis que adora falar e falar e falar). Por tais razões, deve satisfação ao povo que, em última análise, paga seu salário. Caso seus atos não lhe desabonassem ( e o próprio colunista cita alguns), poderia andar tranquilamente por locais públicos sem sofrer qualquer infortúnio. Ainda que se possa falar em exageros nas manifestações, é fato que Gilmar Mendes está muito distante de ser reconhecido por bons serviços prestados ao povo brasileiro. Colheu.....

    Responda
  18. Hildebrando Teixeira

    Somente mais um jornalista petista patrulheiro da moral alheia querendo soltar o seu líder enquanto condena os brasileiros comuns por protestarem, a única coisa que podem fazer frente a essa circo armado em benefício da elite de privilégios de sempre, da qual Gilmar Mendes é o capitão Mor e o jornalista é um porta voz.

    Responda
  19. Bolívar Arsênio Silva

    Os motivos o articulista sabe-os bem, é de se supor. Não são "patrulheiro da moral", não, senhor. São pessoas justificadamente indignadas, expressando sua justa indignação, indignação esta que naturalmente se extravasa à vista daquela triste figura pública da vida brasileira.

    Responda
  20. maria das graças oliveira mendes netto

    Ora meu senhor, Para o bom entendedor “ a semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória “. O povo cansou de VOSSA EXCELÊNCIAS. Chega, eles mesmos pedem quando sao absurdamente arrogantes, como se nao tivessem o mínimo compromisso com quem os paga e espera deles uma atitude digna de magistrados. Então caríssimo senhor, falte respeito dessa corte paa vom o povo brasileiro. Tenho dito!!!!!

    Responda
  21. israel rozenberg

    individuo limitado esse queescreveu esse artigo. Aliás, quem é e o que faz esse rabiscador?

    Responda
  22. Leonardo Halszuk

    Caro Ranier, creio o tom desta sua matéria sumamente equivocado. Você fala como um guardião da democracia e do Estado de direito, mas eu sinto te informar que nada disso existe no Brasil de hoje, justamente porque pessoas como o senhor Gilmar ocupam cargos importantes impedindo que a democracia aconteça e que o Estado de direito seja exercido sobre seus pares. Agindo desta maneira e as vistas de todos, infelizmente estes senhores não podem esperar outro tratamento dos seus compatriotas.

    Responda
  23. mariana loureiro

    Ainda bem que ninguém ficou calado diante deste texto também.

    Responda
  24. Paulo Henrique Andrade

    O colunista tem razão. Mas convém lembrar que a hostilização pública, dentro de certos limites, não é crime, e está resguardada pela liberdade de expressão. Quem entra para a vida pública está sujeito a isso.

    Responda
  25. JACQUELINE LIMA TOLEDO

    Por mais errada que a atitude de uma autoridade possa nos parecer, não podemos desrespeitá-la dessa forma! Atitudes como essa, demonstram a intolerância e a falta de educação de um país inteiro!

    Responda
    1. GERALDO COSTA JR

      Na primeira noite eles se aproximam e roubam uma flor do nosso jardim. E não dizemos nada. Na segunda noite, já não se escondem; pisam as flores, matam nosso cão, e não dizemos nada. Até que um dia, o mais frágil deles entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a luz, e, conhecendo nosso medo, arranca-nos a voz da garganta. E já não podemos dizer nada. (Eduardo Alves da Costa).

    2. GERALDO COSTA JR

      Acho que um ministro do supremo que só toma decisões pró-bandidagem, com os quais tem laços familiares e profissionais, que é sócio em negócio privado onde lucra milhões devido sua fama no setor público, não poderia nem deveria sequer estar exercendo esse cargo num país sério e justo. Se ele o faz, não cabe direito à população sequer expressar abertamente sua indignação? O que nos sobra? Aguentar a tudo e a todos calados? E não venha me dizer que há outros meios, sabemos que não há pois nada mud

    3. Ricardo Borges

      Sem referendar as posições de Gilmar, mas juízes não podem agir de acordo com"a vontade popular", que tem que fazer isso são os políticos (e já não o fazem). No dia que os juízes agirem de acordo com a vontade popular aí sim estaremos perdidos, o linchamento virará decisão judicial, uma vez que quase sempre a turba quer isso.

    4. Leonardo Halszuk

      Cara Jacqueline, este grupo de senhores em que se encontra o senhor Gilmar, a partir do momento que corrompidos atuam contra a vontade popular e agem para estar acima (ou fora do alcance) da lei, já não são autoridades, mas abusadores de poder. Desrespeitando todo o país em nome da sua casta, como podem ser respeitados? Impossível. A hostilização que recebem são reações naturais aos seus atos. Seu Gilmar e companhia deveriam avaliar melhor suas ações para poder andar na rua tranquilos...

  26. JACQUELINE LIMA TOLEDO

    Por mais errada que a atitude de uma autoridade possa nos parecer, não podemos desrespeitá-la dessa forma! Atitudes como essa, demonstram a intolerância e a falta de educação de um país inteiro!

    Responda
  27. Daniel Cegalla

    Jornalismo pelego de quinta categoria. O cidadao q assina a coluna tenta justificar o salario agradando ao PaTrao.

    Responda
  28. Junior Bernardi

    texto ridículo...tinha que ser de colunista da folha...

    Responda
  29. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Não sou favorável a esse tipo de manifestação mas como o protetor de Aecios e outros golpistas corrup.tos não é eleito o povo não tem outra forma de mostrar o seu repúdio às suas atitudes em favor de criminosos!

    Responda
  30. Alipio Dias dos Santos Correia

    Essas atitudes são o mínimo que políticos e juízes merecem. Esses indivíduos, desde sempre cometem as maiores atrocidades contra o povo.

    Responda
  31. HERMANN KLEINHEISTERKAMP

    E quando o poder público, em particular o Judiciário, ofende o cidadão e/ou a sociedade, situação aliás corriqueira?

    Responda
  32. LUIS CARLOS DE OLIVEIRA

    Nossa honenagem aos Brasileiros que nao se intimidam com certos colunistas .... Sem sossego em qualquer ambiente.

    Responda
  33. Celso Pinto

    Quando elementos da sociedade se percebem orfãos de lideranças minimamente legítimas e éticas começam a entender que no vale-tudo social podem e devem assumir o papel de defensores e justiceiros de suas crenças , valores e convicções individuais. Se a sociedade falha, o indivíduo assume.

    Responda
  34. Celso Pinto

    Quando elementos da sociedade se percebem orfãos de lideranças minimamente legítimas e éticas começam a entender que no vale-tudo social podem e devem assumir o papel de defensores e justiceiros de suas crenças , valores e convicções individuais. Se a sociedade falha, o indivíduo assume.

    Responda
  35. marcos nunes

    @Ranier obrigado por abrir meus olhos sobre como a sociedade deve esperar pelas leis, para obter justiça contra aqueles que fazem dela seu playground. Sendo assim, vou fazer um protesto em silêncio em sua homenagem e irei cancelar a minha assinatura! Pra mim, são jornalistas como você que deveriam estar nos ajudando a expor essa escória e mudar como combatemos a corrupção do nosso país.

    Responda
  36. marcos nunes

    @Ranier obrigado por abrir meus olhos sobre como a sociedade deve esperar pelas leis, para obter justiça contra aqueles que fazem dela seu playground. Sendo assim, vou fazer um protesto em silêncio em sua homenagem e irei cancelar a minha assinatura! Pra mim, são jornalistas como você que deveriam estar nos ajudando a expor essa escória e mudar como combatemos a corrupção do nosso país.

    Responda
  37. roni francisco dal bosco

    Ok Sr.Colunista.O senhor não tem nenhuma razão!!! o que diz do espetáculo de assedio contra a senadora Gleisi Hoffman ? Onde que o senhor esta.Quando o assédio é contra alguem da esquerda ? Na fsp é sempre dois pesos e duas medidas?

    Responda
  38. Luiz Alberto Minniti Amoroso

    Os passageiros fizeram muito bem sao usurpadores da paciencia pública O repórter nao tem razão e nao compreendeu até agora o que é juri popular de fato Aliás a fila está bem ruinzinha de articulistas

    Responda
  39. Luiz Alberto Minniti Amoroso

    Os passageiros fizeram muito bem sao usurpadores da paciencia pública O repórter nao tem razão e nao compreendeu até agora o que é juri popular de fato Aliás a fila está bem ruinzinha de articulistas

    Responda
  40. JOSE ROBERTO DE LIMA MACHADO

    Infelizmente,diante das provocações do Ministro,com as suas decisões de "soltar bandidos",comprovada pela reação contrária e acusatória dos próprios colegas, a população, indignada, vê-se desamparada e apelam para "outros meios".

    Responda
  41. JOSE ROBERTO DE LIMA MACHADO

    Infelizmente,diante das provocações do Ministro,com as suas decisões de "soltar bandidos",comprovada pela reação contrária e acusatória dos próprios colegas, a população, indignada, vê-se desamparada e apelam para "outros meios".

    Responda
  42. neli faria

    Sempre fui contra o escracho que a esquerda fez e faz.Continuo a ser contra! Intriga-me: por que quando era a Esquerda se dizia escracho e hoje patrulheiros da Moral? Poderia o articulista responder? E na época, nunca li ninguém aqui na Fol ha ser contra. Calava-se! Sinal que consentia com escracho. O colunista aduz: quem perturbou o Ministro não se conseguirá ser submetido à vida pessoal. Como sabe?Conhece a vida deles? Solidarizo-me com o Ministro,embora discorde de suas r.decisões.

    Responda
  43. Vander Antonio Bastos de Castro

    O título da coluna me parece equivocado ("Patrulheiros da moral criam tribunais para decidir quem pode andar nas ruas"). Sugere a formação de uma organização predisposta a combater atos praticados por outrem. Não foi o que ocorreu. Não houve a criação de um "tribunal" talibã. A manifestação foi espontânea e poderia ser de aplausos e confraternização - mas as atitudes do juiz infelizmente sugerem mais vaias e repulsa do que solidariedade. Povo é isso: emoção à flor da pele.

    Responda
  44. HERMES TINOCO

    Também estou com pena do Gilmar Mendes, coitado, que não pode viajar de avião comercial e nem ir a restaurantes. É um pobre infeliz mesmo! O colunista não teria mesmo um assunto mais importante sobre o que escrever! Parabéns para o sábio colunista que tão bem utiliza o seu espaço neste jornal! E o jornal também está de parabéns por contratar este sábio colunista! Somos uns tolos mesmo, não?

    Responda
    1. HERMES TINOCO

      Será que o colunista sabe quantos brasileiros tem dinheiro para viajar de avião e comer em restaurantes com cardápio? Por conta da corrupção que o senhor Gilmar acoberta e não quer ver punida?

  45. Salvio de Almeida Junior

    Sim folha de SP, falar em patrulha remete a ler alguns de seus colunistas, que podem criticar livremente, ombudsman Helow .....Respeito nenhum a esta figura, que se esconde atras de sua capa, e ali em seu territorio pode mandar prender e processa a todos que nao toleram suas discutiveis decisoes. Alias, nao e concursado, nao e eleito mas sim escolhido pelos seus para se auto-protegerem. A escolha e composicao de integrantes do STF tem de ser repensada apos limpeza no senado e congresso

    Responda
  46. Catarina Gonçalves Andrade Calmon Reis

    Fala sério... não pode ser sério o que você, Bragon, comentou. Eu não defendo a patrulha da moral e dos bons costumes, não concordo com xingamentos públicos, mas se a tal “patrulha da moral e dos bons costumes” existe, há uma razão! Não é por acaso! A sociedade está indignada e está expressando a sua indignação, naturalmente. Aliás, antes tarde do que nunca. Se a figura pública, qualquer um- que seja, não quer estar sujeita aos constragimentos populares, não seja indocoroso, oras!

    Responda
    1. JONAS FERREIRA NASCIMENTO

      Faço minhas tuas palavras, Catarina.

  47. Catarina Gonçalves Andrade Calmon Reis

    Fala sério... não pode ser sério o que você, Bragon, comentou. Eu não defendo a patrulha da moral e dos bons costumes, não concordo com xingamentos públicos, mas se a tal “patrulha da moral e dos bons costumes” existe, há uma razão! Não é por acaso! A sociedade está indignada e está expressando a sua indignação, naturalmente. Aliás, antes tarde do que nunca. Se a figura pública, qualquer um- que seja, não quer estar sujeita aos constragimentos populares, não seja indocoroso, oras!

    Responda
  48. Lucy de Castro Penalva Vita

    Concordo com o Autor. É um espetáculo deprimente.

    Responda
  49. Lucy de Castro Penalva Vita

    Concordo com o Autor. É um espetáculo deprimente.

    Responda
  50. Lucy de Castro Penalva Vita

    Concordo com o Autor. É um espetáculo deprimente.

    Responda