Opinião > Privilégios da casta Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. Erismar Silva

    AUXÃLIO MOROdia. Auxílio MORdOmia. Auxílio... Auxílio ... . . . .

    Responda
  2. MANOEL PASSOS

    Todos os servidores públicos deveriam ser remunerados apenas pelos salários, vedado qualquer tipo de penduricalho. Não sou contra qualquer categoria de servidor pública, mas impõe-se moralizar a questão e não é legal que cada categoria eleve sua remuneração por sua vontade.

    Responda
  3. Evandro Carlos Hendges

    Delírio geral. Como se Moro e Bretas fossem os que criaram as leis. Todos os magistrados tem direitos ao auxílio moradia. Ou vossa mira ou sua dor diz respeito somente a Moro, que condenou Lula????

    Responda
  4. ROBERTO DE SOUZA MATOS

    E muita cara de pau, dos paladinos da moralidade, que agora, quando chega a vez deles prestarem conta, surgem em suas defesas, Associações de diversas estirpes, os verdadeiros sindicatos, de Luxo, é uma casta de privilegiados que tudo fazem para tirar o máximo, do erário, protegidos por normas criadas por eles próprios para se protegerem. Quanto o CNJ, proibi não é órgão normativo, quando quando autoriza as benesses é normativo. Não adianta se derrubar no STF. Serão criados outros meios,

    Responda
  5. Jandir Santos Silva

    Caso tais benefícios indenizatórios fossem concedidos em troca de uma justiça mais célere, imparcial e reparadora, toda essa discussão não faria sentido. Seria um dinheiro devidamente aplicado em benefício de toda sociedade. Mas assim como inúmeras outras instituições republicanas, nossa justiça é por demais dispendiosa e moralmente falida em alguns aspectos. Assim como uma reforma previdenciária, precisamos da tão sonhada reforma judiciária. A sociedade e erário agradecem.

    Responda
  6. Paulo Sérgio Mendes de lima

    Que desatino, ficar batendo em uma tecla que todos já entenderam o fato. A questão é que esse auxílio é desmerecedor, esses magistrados deveriam ganhar por produção. A lava jato recuperou bilhões, deveriam ganhar 1% disso que devolveram para os cofres públicos, sendo assim , o auxílio moradia é um mínimo, bem mínimo de uma produção que alavancou os cofres públicos com o reembolso... Recebimento por produção já!!!!! Lava Jato na corrupção...

    Responda
  7. Rochester Costa

    A Folha assim como todos aqueles veículos que buscam as causas pelas quais o nosso dinheiro não chega às políticas a que destinjam devem fazer uma cruzada para que de fato nenhum agente público receba na ativa e na aposentadoria acima do teto constitucional. Simples.

    Responda
  8. carlos villanova

    É um direito adquirido legalmente. Se não for correto temos o STF para arbitrar e decidir. Deixem esses homens trabalharem! Milhões, quiçá bilhões já foram recuperados por estes dois juízes para os cofres públicos.

    Responda
  9. Rodrigo Cavalcanti

    O auxílio moradia é exagerado mas não é ilegal. A Folha continua mudando foco. A Folha não comenta os milhões desviados pelo PT. Não comenta o número de hospitais e casas que deixaram de ser feitos com esse dinheiro desviado. Agora o auxilio moradia faz parte da estratégia da Folha para desmoralizar o judiciário e tentar salvar o Lula. A Folha é parcial e decepcionante...

    Responda
    1. Gustavo de Souza Pereira

      A FSP já noticiou sobre Lula e os desvios do PT. E não apenas isso deve ser mostrado, mas a farra legal-imoral do bolsa-moradia também deve, assim como demais bolsas distribuídas ao funcionalismo público, parte dele.

  10. José Cardoso

    Auxílio moradia só teria sentido se fosse temporário, e após o juiz ser designado para outra cidade. Serviço público é aquela coisa, como não há dono, a lógica econômica desaparece.

    Responda
  11. Peter Janos Wechsler

    Demóstenes Torres está satisfeito com o apoio recebido dos colegas.

    Responda
  12. Peter Janos Wechsler

    O que é legal não é necessariamente moral Quantas aposentadorias têm FHC e Lula?

    Responda
  13. Wilson de Oliveira

    O que é auxilio para alguns é muitas vezes a renda integral de várias famílias. Nem tudo que é legal (por liminar) é moral. O pacto de não agressão vigente se desestabilizou e trouxe a tona a condição de casta também do judiciário, que ficou refém do legislativo e do executivo tolerando negócios duvidosos por privilégios. Chegou o momento da justiça se pronunciar se o novo Brasil limpo proclamado nas sentenças será para todos.

    Responda
  14. BENEDITO DA COSTA VELOSO FILHO

    Trinta e três mil e oitocentos reais mensais já é um bom salário vis-à-vis o rendimento dos professores do ensino básico: pouco mais de 2 mil reais. Estes trabalham em condições muitas vezes insalubres, principalmente, na periferia das grandes cidades; dirigem salas de aula com mais de 45 alunos; e passam por constrangimentos como a violência dentro das escolas. Para professores só vale transporte, na maioria das vezes pago com atraso.

    Responda
  15. BENEDITO DA COSTA VELOSO FILHO

    Trinta e três mil e oitocentos reais mensais já é um bom salário vis-à-vis o rendimento dos professores do ensino básico: pouco mais de 2 mil reais. Estes trabalham em condições muitas vezes insalubres, principalmente, na periferia das grandes cidades; dirigem salas de aula com mais de 45 alunos; e passam por constrangimentos como a violência dentro das escolas. Para professores só vale transporte, na maioria das vezes pago com atraso.

    Responda
  16. EDUARDO DE OLIVEIRA CAVALCANTI

    Me parece que o momento requer apoio incondicional ao judiciário, aliado da sociedade na luta contra a má política e a corrup.ção. Atacar, acuar, enfraquecer o judiciário, nesse momento, só interessa aos la.drões do erário. Ou alguém acha possível resolver todos os problemas do país ao mesmo tempo e, mais importante, com o judiciário na defensiva? Sempre digo: um poder de cada vez.

    Responda
    1. EDUARDO DE OLIVEIRA CAVALCANTI

      Prezado Luiz Carlos, você paga a conta de muitas outras coisas erradas que acontecem nesse país. Como a corrup.ção, por exemplo. O que eu disse foi: já que é irreal pensar em consertar tudo de uma tacada só, deixemos o judiciário por último. Ou você vê mais alguém atuando para consertar esse país?

    2. Luiz Carlos de Abreu Albuquerque

      Um erro não justifica outro erro. Quem paga somos nós com os impostos escorchantes que recolhem de nós.

  17. Andréa Costa

    Quantos novos juizes poderiam ser nomeados com os valores da "farra" do judiciário? Enquanto os gastos estão entre os mais altos do mundo, a eficiência não acompanha, a não ser que tenha algum interesse na velocidade do processo. Com o valor constitucional destinado ao Judiciário e esses absurdos, percebe-se que tem dinheiro sobrando, mas a destinação é para atender a interesses pessoais, não para melhorar o atendimento à população, que sofre com a lentidão dos processos.

    Responda
  18. Sérgio Ferreira de Azevedo

    Penso que os magistrados devem, sim, receber um salário digno, até para não precisarem de favores alheios, conservando melhor sua independência decisória. Daí, não se justifica a existência de "penduricalhos" que objetivem compensar salários "aviltados", como querem nos fazer crer alguns magistrados. Para saber se os salários da categoria estariam ou não aviltados, basta confrontá-los com o do restante da população de mortais comuns, excluídos os marajás (políticos, func. federais, etc).

    Responda
  19. José Ricardo Braga

    Quase um bilhão por ano de auxílio-moradia. Quantas pessoas poderiam ser salvas nos hospitais com esse dinheiro? Portanto são "latrocidas do erário"...

    Responda
  20. SERGIO RICARDO FERNANDES FONSECA

    Ótimo texto. Apesar de o periódico não ter outro assunto. Nem quando se trata de corrupção se confere tanto destaque a uma notícia. Dias e dias seguidos. O que será que alimenta o interesse do jornal? De todo modo, é realmente importante respeitar a arrecadação. Seria bastante coerente por exemplo sabermos quanto fatura o jornal, seus dirigentes, colunistas e jornalistas, uma vez que há isenção tributária, logo, renuncia de receita, para que empresa e pessoas tenham lucro. Vamos lá, divulguem!

    Responda
  21. valmir jose zimmer zimmer

    Impressiona o desnível de natureza moral destes que se apoiam e justificam os seus privilégios; absolutamente tais privilégios injustos quando olhamos para o "pobre povo"; tais privilegiados angariam ao desprezo da nação; vamos lembrar que há limites até para estes que não tem limites.

    Responda
  22. Bruno Resck

    De fato não é republicano uma série de mordomias do legislativa, executivo e judiciário. Mas fico me perguntando. Por que a média não faz uma campanha sistemática como essa, contra os grande sonegadores do país? São 500 bilhões por ano!! 500 bilhões! que poderiam a equilibrar o orçamento. Por que o silencio??

    Responda
  23. roberto foz filho

    É muito importante que os órgãos de imprensa continuem chamando atenção para os privilégios de servidores. Até agora estas castas tem ignorado a população e as condições dos orçamentos ( muito bem lembrado que o judiciário no Rio tem prioridade para receber, por liminar deles próprios!!); não importa o professor, o policial, o médico, suas excelências devem receber antes ( incluindo os auxílios imorais). Mesmo assim, a nova lei orgânica da magistratura pretende aumentar os privilégios. Atenção.

    Responda
  24. José M Leal

    Ahh... entendi, Foice de São Paulo. Vamos anular o julgamento do Lula porque o Moro nao tem moral para condená-lo, não é mesmo? E aí começa tudo de novo, do zero, para alegria da Cumpanherada, certo?

    Responda
    1. José M Leal

      E o julgamento do Cabral também tem que ser anulado. Soltem o homem. É amigo do Lula. O Bretas não tem moral para julgá-lo, certo, Foice de São Paulo?

  25. José Ricardo Braga

    Os pés de barro do Moro...

    Responda
  26. Euzir Baggio

    Alguém do governo precisar vir à público e dizer que essa ajuda moradia refere-se a salário. Dá para ver de longe que se tratou de um acordo entre executivo e o judiciário, em troca não se sabe do que. É tanta malandragem com o povo que dá para elucubrar que esse benefício foi concedido para que a justiça fosse mais condescendentes com os políticos. E não????

    Responda
  27. Rodrigo Ribeiro

    A folha de SP sabia tudo sobre os privilégios da casta há muito tempo. Soltou só depois do julgamento do Lula. Agora decidiram falar disso, porque acham que o caixão do lula está fechado. É bom para o Lula aprender que não adianta cooptar essa gente. O problema é ideológico. Mas, por outro lado, é muito bom ver qual a verdadeira cara do Frias. Jornalismo de araque.

    Responda
  28. Marco Rodrigues

    Um detalhe importante: As vagas são preenchidas por meio de concursos públicos, assegurada a participação de todos que preencham os requisitos legais para o cargo. Assim, esses que criticam, deveriam investir tempo e dinheiro, se inscreverem nos certames e serem aprovados. Somente isso. Simples. Além do mais deve-se discutir o que é legal. Tal auxílio é legal? Ao menos por enquanto sim. A moral é outra história. Desse modo se é legal, deixem que recebam em paz. Ou que alterem a lei.

    Responda
  29. Marco Rodrigues

    Um detalhe importante: As vagas são preenchidas por meio de concursos públicos, assegurada a participação de todos que preencham os requisitos legais para o cargo. Assim, esses que criticam, deveriam investir tempo e dinheiro, se inscreverem nos certames e serem aprovados. Somente isso. Simples. Além do mais deve-se discutir o que é legal. Tal auxílio é legal? Ao menos por enquanto sim. A moral é outra história. Desse modo se é legal, deixem que recebam em paz. Ou que alterem a lei.

    Responda
  30. guilherme jose de siqueira

    A FSP deveria expor de forma clara o salario e todos os demais penduricalhos (mordomias) de todos as categorias dos 3 poderes para dar conhecimento geral! Não é essa a função de um jornalismo sério?

    Responda
  31. Marcelo Imenez

    País em que a defes da Propriedade privada , e Liberdades Individuais, meritocracia e são meras formalidades e substituídos por ideias coletivistas pode-se esperar o que?

    Responda
  32. Marcelo Imenez

    País em que a defes da Propriedade privada , e Liberdades Individuais, meritocracia e são meras formalidades e substituídos por ideias coletivistas pode-se esperar o que?

    Responda
  33. Alexandre Del Gaudio Fonseca

    MORO não tem direito ao FGTS, pagamento de horas-extras, nem data-base para o reajuste anual do salário/subsídio. Troco quaisquer ‘auxílios’ da LOMAN pela segurança da CLT, inclusive férias de 60 dias e aposentadoria integral - pagaria menos contribuição + FGTS por 35 anos - como qualquer trabalhador. Logo, não há qualquer ‘imoralidade’ em receber o que está escrito na LOMAN, pois os ‘benefícios’ se compensam com a CLT. Aceito imediatamente a troca de sistema pela CLT.

    Responda
  34. José ZIEGLER

    E ainda querem que a dita "esquerda" fique comportada ? Ou a esquerda haje ou o povo fica sem pai nem mãe. Urgente.

    Responda
    1. Hildebrando Teixeira

      A esquerda agiu sim, para aparelhar o judiciário nomeando como juízes os advogados da gangue PetisTa.

    2. Gabriel Nicolau

      A esquerda age e muito. Só que, na maioria das vezes, para defender ainda mais os privilégios do funcionalismo que é a sua maior base de apoio

  35. José ZIEGLER

    E ainda querem que a dita "esquerda" fique comportada ? Ou a esquerda haje ou o povo fica sem pai nem mãe. Urgente.

    Responda
  36. joão heliofar de jesus villar

    Duas coisas: o valor liquido do teto é 23 mil reais (basta conferir no site do STF). Menos do que ganha um juiz da Suprema Corte do Paraguai. A defasagem desse salario desde 2006 (Lei 11.143/2005, q instituiu o sistema de subsídios) é de mais de 40% - o salario do ministro do STF era de 24.500 há doze anos, hoje é de 33,700. Correção de 40% contra uma inflação no periodo de 96,40%. A Folha indique uma categoria ao menos que teve essa perda em seus salarios. Não há nenhuma no país

    Responda
    1. Adonay Evans

      Esse pelo comentário, só pode ser juiz ou promotor.

    2. MAURÃ CIO DO VALE D WANDERLEY

      Infelizmente existe um teto, e este deve ser respeitado, principalmente por quem se diz guardião da legislação.

  37. Mario Reis

    Só lembrando que o auxílio-moradia do Lula era um triplex de 2,2 milhões, só que ilegal

    Responda
    1. José Ricardo Braga

      O Tríplex tem 215 m2, o apartamento de Moro 256 m². É maior. Deve valer uns R$ 3 milhões.

  38. Marcelo Diniz

    Senhores, por favor, a discussão sobre que tipo de Magistratura queremos é válida. Se uma mal remunerada, não atrairá os melhores. Simples. Mas daí a inventar penduricalhos...qual a fonte da informação? É FALSA a afirmação de que todos juízes recebem auxílio educação, enterro, etc. Em SP não. Juízes tb não têm carros ou motoristas...não em SP. Sejamos honestos para que o debate possa ser frutífero.

    Responda
  39. paulo Roberto Jardim Liborio

    Já disse e falo de novo, antes de qualquer reforma na esfera politica, precisamos de uma reforma no judiciário, acabar com essas discrepâncias é necessário para o bom ordenamento politico-social do país.

    Responda
  40. LUIZ ALBERTO SERENINI PRADO

    Estamos no Brasil. Pensem no bem que estes juízes estão fazendo para o país que dá e sempre dará certo. O resto é exatamente isso: o resto.

    Responda
  41. Evandro Luiz de Carvalho

    Podem esquecer, está casta está fazendo direitinho o dever de casa do golpe. Não serão afetados. A mídia empresarial de certo quer ver o setor público a míngua (o que está longe de ser o caso de suas excelências), mas sabem que a versão contemporânea de ditadura depende deles. Podem esquecer, senhor contribuinte.

    Responda
  42. Graziela Colares

    . Depois da condenação do seu líder a FALha de São Paulo destila diariamente seu ódio ao Judiciário.

    Responda
  43. Iron Miranda dos Anjos

    Em que pese a importância da matéria, considerando o interesse jornalístico que desperta, estranha a repetição continua ao longo dos últimos dias por diversos jornalistas e jornais, com os mesmos argumentos. Urge inquirir se esse interesse do órgão de imprensa que requenta continuamente os mesmos fatos busca exclusivamente exercer o seu mister de informar e gestar, eventualmente, o debate, ou escamoteia interesses diversos.

    Responda
    1. Ademar Ferreira Barbosa

      Nobre leitor, interessante sua colocação, entretanto, quando este mesmo veículo de comunicação reiterada vezes e de forma redundante, publica todo e qualquer tipo de atrocidades acerca do Lula, não li até agora nenhum comentário seu fazendo o mesmo questionamento acerca de reiterada insistência sobre o assunto.

    2. MAURÃ CIO DO VALE D WANDERLEY

      Certo... lembre-se que o expediente de Lulas e Cabrais é sempre o de culpar a mídia pela perseguição sofrida. O judiciário através de suas associações e juízes individualmente têm adotado o mesmo discurso, um sinal de que a FOLHA está no caminho certo.

    3. Sergio lopes

      Vergonha nacional!

  44. Iron Miranda dos Anjos

    Em que pese a importância da matéria, considerando o interesse jornalístico que desperta, estranha a repetição continua ao longo dos últimos dias por diversos jornalistas e jornais, com os mesmos argumentos. Urge inquirir se esse interesse do órgão de imprensa que requenta continuamente os mesmos fatos busca exclusivamente exercer o seu mister de informar e gestar, eventualmente, o debate, ou escamoteia interesses diversos.

    Responda
  45. Cloves Oliveira

    Comparar salários a nível internacional é complicado a não ser que sejam considerados condições locais de cada país. Na Europa, os juízes escoceses são os que possuem os melhores salários. Um juiz escocês ganha em média 137 vezes mais do que um juiz na Armenia, cujo salário médio é de €1,145. Obviamente €1,145 na Armenia compra muito mais do que compraria na Escócia, pois o custo de vida é menor. Dica para o nosso Judiciário: na UE a Escócia foi quem mais reduziu o orçamento do Judiciário.

    Responda
  46. Ademar Ferreira Barbosa

    ....e notem uma coisa, o tal auxílio moradia paga aos dois magistrados em comento, poderia até passar despercebido se não fossem os mesmos que defendem e senteciam no âmbito da lava jato, embasando suas decisões no principio da probidade e moralidade administrativa. Bretas, por exemplo, segundo informação da mídia, acionou judicialmente a União para receber tal auxílio; e pasmem, seu cônjuge que também é juíza já recebe o dito benefício, mesmo morando juntos em casa própria.

    Responda
  47. Antônio Carlos de Paula

    Uma verdadeira vergonha! Olha a situação caótica da saúde e educação! Será correto torrar milhões do orçamento para satisfazer uma classe de privilegiados?

    Responda
  48. Carlos Eduardo Gomes

    Urge impedir a farra dos entes da União de terem a autonomia de se darem aumentos e manobras imorais para aumentarem seus salários. A maioria do judiciário, legislativo e executivo é ineficiente. Não justificam o que ganham. Imaginem quantas aposentadorias acima do teto existem escondidas sobre o manto da privacidade? Só algumas ilhas de excelência funcionam. Os Ministérios Públicos Estaduais e Federais, Eno Judiciário são os principais responsáveis por essa zorra.

    Responda
  49. Vagner Silva

    Parabéns!!

    Responda
  50. Vagner Silva

    Parabéns!!

    Responda

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.