-
Francisco Braulio L Vasconcelos
"wilderness years" entre outras expressões em inglês. Fico pensando qual o sentido: suposta intelectualidade ou complexo de vira-lata(NR)? ademais nosso idioma é muito mais rico em todos os sentidos que o inglês (sem xenofobismo); além de que transparece dominação. Quanto ao texto diria apenas que nada diminui o feito do Sr. Winston Churchill. Apesar de alguns pesares...
-
neli faria
Na República das Jabuticabas, não existe estadista,mas, sim oportunista. Os únicos estadistas da História do Brasil foram : Dom Pedro I e Dom Pedro II. Se o marechal soubesse que o seu Ato e sua República iria dar nisso, continuaria com a sua merecida aposentadoria.
-
Fausto costa Borges
Assisti ao filme. Bom ter lido esse texto. Abraço fraterno!
-
EDUARDO DE OLIVEIRA CAVALCANTI
Algumas grandes qualidades de Churchill eram sua incrível capacidade de análise e informação. Antes da guerra, ele sabia mais da Alemanha nazista do que o governo inglês. Ou do que queria crer o Primeiro-Ministro de plantão. Sua capacidade de lidar com a realidade também era admirável. Roosevelt se Iludia sobre Stálin, Churchill, não.
-
Marcos Leão
Uma carta na manga quase nunca levada em consideração: quais eram as probabilidades dos Americanos se envolverem naquele conflito ao lado dos ingleses? Quem sabe Churchill já não contava com esta ajudinha? Décadas depois os generais argentinos cometeriam o mesmo erro de calculo na guerra das Malvinas ao subestimar a mesma probabilidade de outra ajudinha.
-
Marcos Leão
Uma carta na manga quase nunca levada em consideração: quais eram as probabilidades dos Americanos se envolverem naquele conflito ao lado dos ingleses? Quem sabe Churchill já não contava com esta ajudinha? Décadas depois os generais argentinos cometeriam o mesmo erro de calculo na guerra das Malvinas ao subestimar a mesma probabilidade de outra ajudinha.
-
Marcelo Costa
Que inveja do povo que teve um líder como Churchill. Por aqui só or.di.ná.rios e la.dra.va.zes se passando por estadistas. Quanto ao Cinco Dias em Londres, tenho e li - de fato excelente.
-
Eduardo Cambuí Figueiredo Junior
Concordo plenamente, porém, a cena em que Churchill entra em contato com o povo no metrô para saber suas opiniões é o ápice do filme, que torna a figura sisuda do primeiro ministro mais simpática e, portanto, ainda que não tenha ocorrido de fato, acho que foi necessária para ganhar o público. Churchill era um estadista e acho que isto acabou sendo deixado em segundo plano. Acho que o diretor apostou na segurança da velha fórmula da dualidade entre mocinho x bandido.
-
Gisele Aparecid Oliveira
Texto brilhante, irretocável!! Bravo!!
-
Armando Lopes
Decisão dessa magnitude nunca é tomada individualmente. Foi o grupo da elite no poder que decidiu. Churchil, como primeiro ministro, foi o porta voz oficial. É claro que batalhou nos bastidores e no parlamento por essa ideia, esse é seu mérito. A cena do metrô é ridícula, foi para mostrar que o povo é ouvido nas democracias capitalistas?
-
Vander Antonio Bastos de Castro
"Decisão dessa magnitude nunca é tomada individualmente." Eu não seria capaz de afirmar isso. Seria necessário estar lá para saber. "Foi o grupo da elite no poder que decidiu." Piorou. Mas, enfim, o debate é livre - cada um fala o que quer. Abraços.
-
-
Gustavo de Souza Pereira
E o Nazismo é de esquerda ou de direita?
-
Miguel Alves Pereira Jr
Doutor João, o filme não sugere nada. É uma ficção como todos os filmes. Se foi um decisão solitária de Churchill, o que tem de mal a cena no metrô? Não há nenhuma traição doutor. Dr Jivago é fiel aos fatos? Claro que não! Ficção é assim, tem a licença para sonhar e fazer nos sonhar, as vezes delirar! Nem os livros de historiadores são completamente fiéis. Não conseguiriam. É a vida doutor. Exceto estes parágrafos ,gostei muito do seu artigo.
-
Vander Antonio Bastos de Castro
Falou bem, Miguel. Apoiado.
-
-
Francisco Pessoa
Churchill, sem dúvida, um grande líder. Por essas bandas temos grandes pi ca retas e seu séquito de come dores de morta d elas ce gos ou vend idos. Lamen tavel.
-
DIONYZIO ANTONIO M KLAVDIANOS
Rapaz , incrível sua capacidade de aqui e acolá tratar a gente como demente , como se aqueles que topam ver filmes como estes não compreendessem a licenciosidade do autor .Tudo faz com que vc leve para esta besteira de populismo e elitismo , depois reclama da radicalização que ao final ajuda a construir .Como só você e Elio Gaspari tivessem o dom de compreender fatos históricos. Xereta!! Fomos assistir a um belo filme , não a uma aula chata de história. Aliás, faz um filme sobre halifax
-
Adonay Evans
É de Lord Halifax, adversário de Churchill, referindo-se a ele: "mobilizou a língua inglêsa e a mandou ao campo de batalha".
-
Vander Antonio Bastos de Castro
il miglior fabbro.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.