Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Luis Claudio Calmon Reis

    Ranier Bragon uma coisa são privilégios legais, outra é corrupção.

    Responda
  2. neli faria

    O grande erro do Judiciário foi condenar luiz inácio...Mas, ousou a condenar o deus... Sou pela extinção do auxílio moradia para todos e aqueles que vivem em imóveis funcionais(palácios) deveriam pagar um aluguel simbólico. Também sou contra assessores e seguranças para ex-presidentes da República. Saíram de lá são cidadãos comuns. Sou contra pensão para viúvas de ex-presidentes da República. Se*xo no passado não é do interesse público. Mas, atiram pedradas só contra o Judiciário...

    Responda
    1. neli faria

      No Alienista não havia nenhum larápio do erário a deixar o Brasil ao deus-dará sem saúde, segurança, saneamento básico, infraestrutura;o empréstimo do bndes é legal, o auxílio moradia é legal. Repiso-me, estão atirando tecladas no Judiciário, porque condenaram alguém . No Brasil, em relação à Lei Penal, nenhuma autoridade está acima da lei! Ah, em relação ao bndes antes emprestar dinheiro(nosso) aqui, dar empregos aqui(Brasil) do que emprestar para dar empregos nos EUA ou em Cuba etc.

    2. José Ricardo Braga

      Neli, não é só o Judiciário. Pegaram a "boquinha" do Huck no fds (o vale-Jatinho) como expuseram a "boquinha" do Moro e do Bretas. Eu acho mesmo que está na hora de parar com essa DR sem fim, de quem é mais culpado de quê e olhar pro futuro, para o que podemos fazer para melhorar. Higienização em massa, encarceramento em massa, dão bons romances, como "O Alienista" que falei, nada mais... (Não é pelo Deus, é pelo homem que falo...)

  3. Marcelo Diniz

    Nossa, quanta falta de informação! Pecado receber auxílio moradia pq tem casa própria...então todos os trabalhadores que recebem auxílio alimentação tb devem recusar, já que podem comer conm seus próprios salários...?! Completamente sem lógica. Professores seriam recriminados se recebessem auxílios??? Onde??? Só Sr for no mesmo mundo de onde vieram as ideias do articulista...

    Responda
  4. EDUARDO DE OLIVEIRA CAVALCANTI

    Pelo amor de Deus, esses caras são os únicos desse Estado podre que vale a pena pagar o salário. Deveríamos dar a eles bônus por produtividade para acelerar o ritmo da justiça e não ficar de picuinha por que eles ganham bem. Se inveja matasse... Político custa infinitamente mais, só ferra a gente e são todos reeleitos. Povinho inteligente é assim.

    Responda
  5. Luiz Mello

    Francamente, esse articulista deveria estar sem assunto e resolveu fazer algo para chamar atenção. Que pobreza de espirito expor pessoas que estão na medida do possivel mudando o pais!!! Por que nao investe seu tempo investigativo para com aqueles que solapam o Brasil???

    Responda
    1. neli faria

      Para alguns, solapar o Brasil pode, o que não pode é receber auxílio moradia legalmente!

  6. Haydn Pimenta

    Embora eu apoie, com entusiasmo, a fachina da Lava Jato, não posso deixar de recriminar o auxílio-moradia de juízes e procuradores. Acho que ambas cateogorias, assim como de policiais e fiscais de receita devam ser muito bem remunerados, emfim as chamadas carreiras de Estado.mas não só, devem estar imunes a influências e favores de políticos, o mais possível. Também acho que devam se eximir de auxílios e devolverem o que receberam disfarçadamente. Não é ética esta medida escapatória!

    Responda
  7. Tersio Gorrasi

    Que tal primeiro o exemplo daqueles que estão sendo julgados e devolver tudo o que foi ilegalmente retirado dos cofres públicos?

    Responda
  8. Tito Azevedo

    Lava Jato está consagrada nos corações e mentalidades de 209 milhões de Brasileiros. Seus protagonistas receberam carta branca cheque milionário sem limite d saldo assinado por todos e em branco p fazerem o expurgo maior q é a sangria dos cofres públicos pela corrupção. Se categorias estão defasadas é por obra e graça de 2 presidentes megalômanos q tiraram da saúde e educação p porto em Cuba, estádios faraônicos e astronauta p o espaço afim de tentar por desespero marcar o nome na história.

    Responda
  9. NELVIO PAULO DUTRA SANTOS

    Falta de fé: juízes são deuses e cabe a nós, mortais, agradá-los por medo do castigo divino.

    Responda
  10. NELVIO PAULO DUTRA SANTOS

    Falta de fé: juízes são deuses e cabe a nós, mortais, agradá-los por medo do castigo divino.

    Responda
  11. LUIZ ANTONIO ESCANSfERLA

    Seria esperar demais desses f.a.l.s.o.s moralistas ...5

    Responda
  12. Francisco de Assis Amancio

    Não é possível tentar moralizar o país enquanto determinadas "classes" são muito mais bem tratadas do que outras. Por auxílio moradia, combustível, correspondência, 14º, 15º, dias abonados, licença remunerada, licença prêmio, licença função, licença paletó, licença feriado para todos. Sem recolhimento adicional de tributos.

    Responda
  13. Guilherme de Queiroz

    Limpem o Brasil, menos o meu quintal. Essa é a imagem que tais autoridades passam para o jurisdicionado.Moralidade administrativa não depende de lei, apenas de atitude.

    Responda
  14. antonio ferreira da costa neto ferreira

    Não se vê um magistrado pedir a correção da tabela do IRPF, pois seus auxílios estão isentos e o contribuinte que se dane. A OAB nunca foi tão inoperante como na situação atual - perdeu força?

    Responda
  15. ALEXANDRE PEGO

    Caro colunista é obvio à indecência destas mordomias à todos dos 3 poderes, agora colocar o foco sob a equipe da lava-jato é uma maneira disfarçada de jogar um descrédito na operação. Seja imparcial.

    Responda
  16. wagner camilo

    O Congresso deveria dar o exemplo e reajustar o subsídio de juízes e promotores, há anos defasado. São carreiras de estado, com imensas dificuldades e que enfrentam interesses poderosos, e com o reajuste do subsídio, se resolveria mais fácil a questão dos auxílios.

    Responda
  17. João Oliveira Rodrigues F

    Responsabilidade moral é de todos. Que os periódicos devolvam o dinheiro obtidos com as desnecessárias isenções fiscais. Que nenhum particular receba como pessoa jurídica para escapar de tributos. Que o setor privado cumpra com sua obrigações tributárias. No mais, falar só dos juízes é pura hipocrisia.

    Responda
  18. Luiz Carlos de Abreu Albuquerque

    Um país em que os juízes, supostos guardiães das leis, atropelam descaradamente o teto constitucional para o salário pago pelos cofres públicos e em que a maioria dos professores do ensino básico ganha menos do que R$2.000,00 ao mês jamais terá futuro promissor.

    Responda
  19. Dimas Floriani

    Operação Lava-Jato no Judiciário Já! Além de provar que a corrupção é sistêmica e oficial no Estado, seria uma oportunidade para que os acusadores e julgadores não fossem os mesmos beneficiários da permissividade das castas do poder. O povo brasileiro quer sua soberania de volta! Fora os monarquistas do poder!

    Responda
  20. Ademar Ferreira Barbosa

    Só mesmo uma minoria desinformada para acreditar no falso moralismo pregado por esses homens da linha de frente da lava jato. Isso é passar o Brasil a limpo? Procuradores e magistrados desprovidos de um mínimo de pudor, que recebem salários absurdos tem coragem de dizer que o auxílio moradia compensa a falta de reajuste. Daí o porquê da sociedade desacreditar cada dia menos num judiciário parcial e mediático, que fala mais aos microfones do que nos autos. Vergonhoso!

    Responda
  21. Graziela Colares

    Conversa fiada de jornalista ressentido com a condenação de Lula. Tivesse o Judiciário absolvido o chefão estaria propondo aumento para os juízes.

    Responda
    1. EDUARDO DE OLIVEIRA CAVALCANTI

      Os juízes devem ganhar menos ou os professores devem ganhar mais? Ninguém pode ganhar bem?

    2. PRANCISKUS ALGIMANTAS ZIBAS

      Inacreditável! O juiz reconhece que o auxilio para quem já tem casa própria é um disfarce para compensar salários defasados. E que dizer dos salários de professores, por ex., defasados há vários anos? Por que esse privilégio ao judiciário? Imoralidade indefensável. Mas tem gente que aguenta qualquer imoralidade = a mala de $ de Aécio e Temer etc. - desde que não seja do PT.

    3. PRANCISKUS ALGIMANTAS ZIBAS

      Inacreditável! O juiz reconhece que o auxilio para quem já tem casa própria é um disfarce para compensar salários defasados. E que dizer dos salários de professores, por ex., defasados há vários anos? Por que esse privilégio ao judiciário? Imoralidade indefensável. Mas tem gente que aguenta qualquer imoralidade = a mala de $ de Aécio e Temer etc. - desde que não seja do PT.

  22. Alan Moacir Ferraz

    Espero que algum juiz individualmente devolva os valores recebidos. Seria uma demonstração de dignidade e esta atitude por certo atrairia outros juízes a fazerem o mesmo. Aumentaria a confiança e esperança da sociedade no judiciário abalada pelo comportamento de alguns membros da suprema corte.

    Responda
  23. antonio vieira de araujo sobrinho

    Opinião tendenciosa está do Sr Rainer. Vejamos: A lava-jato é uma cruzada - argumento falso, trata-se apenas do trabalho normal de uma equipe da PF , da SRFB e do MP, cuja competência no julgar é do Sr Sérgio Moro. O que se estranha é que a equipe trabalha invés de fazer corpo mole. Os recursos recebidos a título de auxílio isso ou aquilo são legais e morais, porquanto achemos que não. A percepção, se estiver errada , deve ser saneada pelo CNJ, que, este sim, não trabalha como deveria.

    Responda
    1. PRANCISKUS ALGIMANTAS ZIBAS

      Inacreditável! O juiz reconhece que o auxilio para quem já tem casa própria é um disfarce para compensar salários defasados. E que dizer dos salários de professores, por ex., defasados há vários anos? Por que esse privilégio ao judiciário? Imoralidade indefensável. Mas tem gente que aguenta qualquer imoralidade = a mala de $ de Aécio e Temer etc. - desde que não seja do PT.

  24. MARCOS FERNANDO DAUNER

    mudando de assunto - Alguém viu a pouca vergonha que está a situação da Chapecoense ? perderam em casa, perderam no Uruguay, e querem ganhar no tapetão . Vocês envergonham SC ! Tomara que levem uma surra do Figueira amanhã à noite .

    Responda
  25. MARCOS FERNANDO DAUNER

    Alguém acha justo o Neymar ganhar o que ganha e bilhões morrem de fome no mundo ? É legal, ( se não houver sonegações ), ... mas é imoral .

    Responda
  26. MARCOS FERNANDO DAUNER

    Caro leitor Pedro Leite . você sabe quais as atribuições de um analista do poder judiciário ? Não ? procure se informar a respeito . Adivinhe se eles ganham auxílio moradia . E o salário deles também está congelado ... PS- não trabalho no poder Judiciário .( nem minha esposa , nem meus filhos ) .

    Responda
  27. Herculano JR 70

    Qdo os poderosos brigam espoem a podridão do poder, ilegal que é pequena, e a legal que é a principal e a que se deve a verdadeira razão da situação brasileira. O caso PT e Lula tem o merito de mostrar que nossos defensores na verdade são nossos algozes e que o judidiario é podre como os outros poderes. Alias fazem trafico de influencia com osu outros e isso da salarios e aposentadorias milionarios Hora de mudar: limitar, ou acabar, ainda mais o poder e diminuir as funções publicas.

    Responda
  28. Pedro Leite

    2 pontos: 1) é o concurso mais difícil que tem, as decisões tomadas são de responsabilidade extrema, o volume de processos que são avaliados é enorme, portanto são bem remunerados. Só estão a receber o que a lei garante; 2) Justamente pelo capacidade de tomar decisões sem precisar dar satisfação a políticos ou a mídia, é que não foi possível parar as investigações, já que são concursados e não tem rabo preso com ninguém. Conclusão, quer ganhar bem, estude e passe no concurso, e pare de reclamar.

    Responda
  29. Pedro Leite

    2 pontos: 1) é o concurso mais difícil que tem, as decisões tomadas são de responsabilidade extrema, o volume de processos que são avaliados é enorme, portanto são bem remunerados. Só estão a receber o que a lei garante; 2) Justamente pelo capacidade de tomar decisões sem precisar dar satisfação a políticos ou a mídia, é que não foi possível parar as investigações, já que são concursados e não tem rabo preso com ninguém. Conclusão, quer ganhar bem, estude e passe no concurso, e pare de reclamar.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Convém acrescentar que filhos dos membros do STF são automaticamente escolhidos para altos cargos na maioria das vezes sem nenhuma qualificação. Gente mais qualificada não tem chance por não ser filho de ministro do STF. Não há concurso, há nepotismo descarado.

  30. RICARDO PEREIRA DE OLIVERIA

    Se o magistrado receber salário de trezentos mil mensal e conseguir evitar o assalto de 90 bilhões da Petrobras ainda sai barato.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Magistrado não evita apenas julga o que já ocorreu.

  31. EDNIL LIBANIO COSTA

    Não apenas os derivados do álcool embriagam . Aqui vale para os Racionais e Irracionais. Evolui para a fase de Palhaço -não o artista - ( inicio do alcoolizado) para depois a de Leão ( agressividade ) e Termina como Porco ( no chão caído com o rosto as vezes na lama). Racionais as vezes Embriagam com o poder. E alguns terminam por perder o senso ( a capacidade de entender, julgar, ser sensato e prudente) para com seus atos e até parecer honesto. Vale para todos nós.

    Responda
  32. Joaquim Branco

    Jesus já dizia: "ai de vós escribas e fariseus, olhais o cisco nos olhos do outros, mas não vedes as traves que existem nos seus". Também disse: "a quem mais foi dado mais será cobrado". Comentário meu para que bate palmas para isso: políticos podem ser trocados a cada eleição. Essa gente egoísta, corporativista e sem noção, não.

    Responda
  33. MARCOS FERNANDO DAUNER

    que sugestão malévola ! vocês sabem quanto custa a taxa de condomínio onde estes ilustres cidadãos reside ? piscina, quadra de esportes, sala de fitness, segurança 24 horas , isto custa caro ...

    Responda
  34. JOS DE SOUSA SANTOS

    Uma das incumbências do Conselho Nacional de Justiça é justamente fiscalizar a parte administrativa e econômica da Justiça para que os juízes mantenham-se na linha. Jamais garantir tais imoralidades.

    Responda
  35. José Ricardo Braga

    Dá pra argumentar além: que a 'má fé' que enxergam no Lula (o tal "domínio do fato") vem 'de dentro', como se perguntassem: "Quem não faria isto nesta situação?"

    Responda
    1. neli faria

      O grande erro do Judiciário foi condenar luiz inácio...Se não tivesse condenado, hoje todos se calariam. Mas, ousou a condenar o deus...

    2. José Ricardo Braga

      O problema moral de se pensar assim está aí: O que vale e o que não vale? Dar como resposta "o que está na lei" é apenas oportunismo, não resolve a questão de "o que é justo?" Pior ainda, induz a se fazerem leis injustas.

    3. José Ricardo Braga

      O pai dessa 'liminar-lei', vigente desde 2014, irá tocar as eleições este ano. Chegou "falando grosso" (e evidenciando o deslumbramento, claro. rs.). Associam pouco a ele a "culpa" dessa liminar. Corpo fechado? Galho de arruda?

    4. José Ricardo Braga

      Aponto, por fim, que existe uma alternativa ao que Ranier propõe à Lava Jato: Se todo mundo faz, pergunto, porque é errado? Ou, se quiserem não tanto "liberou geral": Como é errado? Respostas claras e objetivas a essas perguntas é o que se prescreve pra sairmos dessa DR. "O Alienista" expõe o quanto é ruinoso caminhar assim como vamos...