Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Nelson Vidal Gomes

    Artigo impecável exceto pelo fato de que Lula no caso do triplex, foi também acusado de lavagem de dinheiro,situação na qual a cogitação do ato de oficio e a cobrança por sua realização se misturam com o conjunto da obra.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

    Responda
  2. Neber Fava

    Até é possível concordar como colunista que a OAS deu evidências que queria entregar o triplex a Lula, mas daí querer que se concorde que ele foi beneficiário de corrupção através de um imóvel que nunca usou e que nunca esteve no seu nome vai uma grande distância.

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Há um equivoco na sua interpretação acerca do que Lula está sendo acusado no processo do triplex.A acusação decorre justamente do fato de que o imóvel não está em seu nome.Trata-se de corrupção e lavagem de dinheiro por ocultação de de bens.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

  3. Vander Antonio Bastos de Castro

    Schwartsman falou pouco e falou bem. Palavras certeiras. Gosto de análises curtas.

    Responda
  4. MARCOS JORDAO AMARAL FO

    O melhor comentário sobre o assunto em pauta veio do ex-deputado petista Paulo Delgado: “não se discute se Lula é ou não culpado mas se há ou não prova que o incrimine”...Triste fim de Policarpo Quaresma!

    Responda
  5. José Cardoso

    Na África do Sul não há uma oposição viável. Aqui o PT e puxadinhos sabem que sem Lula a incerteza de voltar ao poder aumenta muito. Nossa fragmentação deve ser recorde mundial.

    Responda
  6. marcus prates

    O artigo é eticamente cirúrgico e incomodou deveras, como talho de bisturi. Daí a gritaria. Parabéns HS!

    Responda
  7. Dante Velloni

    Concordo, absolutamente, com os argumentos do colunista (Hélio Schwartsman). Nós, que elegemos Lula no passado, chamávamos Maluf, Temer e Quércia de corruptos (e não estávamos errados!), mesmo não tendo provas claras de seus delitos. Infelizmente, hoje é Lula que está na mesma situação e não acho que ao julgarmos seu desvio de conduta pelos "benefícios" recebidos da empreiteiras seja uma revanche nem vingança. Decepção, sim!

    Responda
  8. Luiz Eduardo Cantarelli

    Condeno o pelo simples fato de ter nascido do sonho das comunidades de base, dos desvalidos da década de 70 e ter jogado tudo no lixo da história. Com 80% do congresso, poderia fazer todas as mudanças que precisamos desde a república de 32. É improtelável outra pessoa para retomar o sonho do Brasil ético e grande. O "cumpanheiro" é uma farsa vencida.

    Responda
  9. Hercilio Silva

    O colunista comodamente esqueceu que o CNA pode agir porque lá não há sinais de atuação política no judiciário.

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Com todo respeito ao seu comentário, parece-me, salvo engano, que a premissa levantada não guarda coerência com a conclusão.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

  10. Jorge Luiz Padilha

    Não conheço o caso Sul-africano mas acho que o colunista se engana ao dizer que o CNA agiu com mais ética que o PT nos casos de corrupção. Cito os casos do senador Delcídio do Amaral e do deputado André Vargas que foram sumariamente expulsos do partido, quando comprovado as suas culpas. Enquanto isto Cunha, Luis Henrique, Maluf e os irmãos Vieira Lima estão presos mas continuam nos seus partidos. Notei também falta de argumentos sólidos para imputar culpabilidade à Lula, com muito achismo !

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Os problemas sócio-econômicos levantados por você são heranças do PT, dentre os quais o de ter dado comida ao povo carente para obter votos e não onde fazer cocô,legando-nos um país repleto de corrupção e epidemias letais por falta de saneamento básico.

    2. Nelson Vidal Gomes

      Se toda a verdade nenhum de nós a temos, o amor por esta e por buscá-la edifica-nos a todos:aqueles punidos pelo PT não o foram por seus atos e sim porque comprometeram o próprio partido e seu líder maior.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

    3. Adriano de Souza Gonçalves

      No caso do Brasil Lula já foi condenado em segunda estância, se á falta de provas ou á contaminação política não é você quem decide. E decisões judiciais de pessoas que tem ou tiveram algum poder sempre tem algum viés ideológico para o bem ou para o mal.

    4. Jorge Luiz Padilha

      Concordo em parte com o Sr. Viana, se houve erros do PT foram de antes de 2014, e os mesmos têm que ser investigado e punidos os culpados. Mas após a eleição de 2014 Dilma não governou e foi alvo de um guerra ferrenha e rasteira por parte de Cunha, Aécio e o Vampirão Neoliberalista que ficou escondido.Resultado disto é esta geléia geral com desemprego alto, 12 %, queda nos investimento, na construção civil, saúde e educação tudo deteriorando, a custa da entrega das riquezas do país ao estrangeir

    5. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

      Mas vamos ao Brasil. Base disso tudo são as eleições fraudadas de 2014 onde o PT carregou o PMDB nas costas para ambos se lambuzarem no “puder”. Feito o sapo e o escorpião da fabula. Eis o legado: PSDB baba na gravata e o centrão leva o Brasil para o fundão. Tudo no tomaladaca.

  11. Herculano JR 70

    Todo esse discurso para que? Convencer os petistas que Lula ñ é santo! Acho trabalho arduo e inutil. Eles perdoam tudo do santo homem, que acham fez milagres. Aliás, eu os compreedo: eu perdoo quase tudo da classe empresarial. Não porque sao santos mas porque produzem bens para a comunidade, daõ empregos, fomentam a economia. Obvio que em busca do lucro. Gosto tanto do lucro que ate compuz musicas: lucrar é social, Lucrar é bonito.

    Responda