Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Angela Ribeiro

    Quem critica somente o governo Maduro certamente desconhece o que era a Venezuela antes do chavismo, em que 25% da população esra desnutrida e, pasmem, 70% viviam abaixo da linha de pobreza. A situação atual é caótica mas, colocar toda a culpa no chavismo é, no mínimo, querer enxergar com um olho só. A oposição dos Lopez, Ledezma e cia. é ferrenha, estão se lixando para o povo e apostam em "sangrar" o governo até darem o golpe final, aliados aos EUA. Isso lhes parece familiar?

    Responda
  2. Vóldi Zambenedetti

    Deve ser um 'robo' o sr jose pereira da silva, que fica repetindo 'a revoluçao bolivariana é um sucesso' etc etc. Ele deve dizer isto para quase um milhao de venezuelanos que fugiram do paraiso. Por que ele não está em Roraima para ajudar os 'hermanos'?

    Responda
    1. Vóldi Zambenedetti

      ops. Jorge, nao jose.

  3. Vander Antonio Bastos de Castro

    Muito bom artigo, Demétrio. Uma chamada geral nos intelectuais brasileiros. Sim, por que não? Cadê a Academia de Letras? A Academia de Filosofia? Os Pen Clubes? Os artistas de cinema, de teatro, de dança? Os coletivos de poesia? Os Diretórios Acadêmicos das universidades? Uma grande manifestação na porta da embaixada da Venezuela em Brasília e nos consulados no Rio, SP, Minas, Rio Grande do Sul... O impacto político seria enorme.

    Responda
  4. José Ricardo Braga

    Não deixa de ser elogio essa "carência" de um manifesto da esquerda. Um elogio venenoso, porém. E peçonha nunca carrega coisa boa.

    Responda
    1. José Ricardo Braga

      Não traz solução (não carrega a 'coisa boa'). O quê a direita, que está no poder, apresenta de solução? Pra onde vamos em suas mãos? Quem se levanta para falar "a Venezuela vai ser resolvida assim". Quem tem cacife pra isto? (Fico imaginando o Huck... acho engraçado... boto fé... rs). É difícil ter capacidade de solução hoje em dia, é verdade, mas também não apresentar hipóteses, planos e viver de culpar a "oposição" não passa de inanição. É fraudulenta esta esquerdo-dependência.

    2. José Ricardo Braga

      Um manifesto sob demanda é o que Magnoli pede. Porquê? Falta intelectual na direita? Junta uma turma aí... Faltaria credibilidade, talvez. É esse o elogio 'oculto'? Sinto muito, isto conquista-se; não é transmissível. A credibilidade hoje, para a esquerda está em observar o que acontece: aprender. Sem governos, não tem muito como influenciar os rumos. Os físicos ganham muito dinheiro e fama observando buracos negros, porque não compartilhar conhecimentos?

    3. José Ricardo Braga

      Quanto à Venezuela, o Trump falou que vai invadir. Acho que 'tá doidinho' pra jogar uma bomba por aí e Caracas deve ser um alvo bastante considerado. Xi Jinping conseguiu contornar uma crise bem maior na Coréia do Norte. Quem poderia ter esse papel por aqui? Temer? (Kkk)

    4. José Ricardo Braga

      Não sou "intelectual", pf, mero palpiteiro, mas o Magnoli pode se divertir com essas considerações enquanto espera os verdadeiros intelectuais.

  5. Fernando Sperotto

    Sou de esquerda e absolutamente não entendo o apoio da Esquerda brasileira a Maduro. O ponto de partida de qualquer discussão política deve ser a defesa da Democracia. No momento em que não há mais democracia, como o exemplo da Venezuela de Maduro, não existe mais a discussão apoiar Direita ou Esquerda. Democracia tem que ser o momento zero de qualquer apoio à ideologia que for. Existe democracia? Então podemos discutir ideologia. Não existe? Parem tudo que primeiro temos que reestabelecê-la.

    Responda
  6. DILSON MARQUES FERNANDES

    Cadê a esquerda mofenta brasileira que nada diz sobre a crise da Venezuela, cujo dirigente maior o ditador Maduro, jogou o país numa de suas maiores crises institucionais, econômica e social. Aliás, a esquerda brasileira, notadamente o PT tem se notabilizado pela defesa intransigente do senhor Maduro e do seu modo de governar. Cadê o Lula, Boff, Celso Amorim e outros tantos, que nada dizem sobre os Venezuelanos (800 por dia), todos famintos que invadem o Brasil pedindo comida e abrigo?

    Responda
    1. DILSON MARQUES FERNANDES

      Desculpem olvidei outras figuras da esquerda nacional, Dallari, Singer, Marilena, Comparato e outras divindades não menos importantes, que silenciaram diante da invasão dos nacionais venezuelanos em busca de comida, abrigo e cidadania, vitimas do ditador Maduro um dos representantes da esquerda latino-americana, tão aplaudido por esses senhores, petistas e assemelhados.

  7. Vóldi Zambenedetti

    Completando (ou respondendo) à critica de leitor (esquerdista) sobre o assunto venezuela - vamos mostrar o básico do básico, ensinado por um ex agente da kgb, yuri bezmenov: https://www.youtube.com/watch?v=O-s1t7t-Wio. Quanto ao 'manifesto' sugerido, é possível antever o que virá escrito: o que ocorre na Venezuela não é o verdadeiro socialismo e a culpa é dos americanos malvados que baixaram o preço do petróleo de propósito. E por isto só os membros do partido recebem comida e armas.

    Responda
  8. Wilmar Brito

    Lembra preso cubano agonizando em "greve de fome" ! Mandaram cartas ao Painhoão Lu / presidente disse q não recebeu ! Mas fez discurso kuemkuem trevas / aulas sobre greve de fome dizendo q o cara deixou se morrer... Só exorcismos p/ libertar BR do 666 !

    Responda
  9. Rogério de Mendonça Lima

    O mundo todo vê o que está acontecendo na Venezuela. Vê, mas a safadeza, calhordice, e outros adjetivos do gênero, calham bem aos nossos pseudos esquerdistas de buteco, que nunca foram de esquerda, mas somente um bando de parasitas, que sempre mamaram nas tetas do estado brasileiro. Quadrilhas com um único alvo: O erário do país.

    Responda
  10. Pedro de Oliveira

    Os tais intelectuais de esquerda estão iguaizinhos avestruz com a cabeça enfiada na areia.

    Responda
  11. Fábio Archilha

    Infelizmente ou melhor dizendo Demétrio, nossa esquerda é cada vez mais irrelevante, a próxima eleição os tornará mais insignificantes do que nunca. Apelar para nossos ditos ïntlectuais" é perda de tempo, eles pensam apenas em si mesmos e em suas benesses conquistadas em anos de atraso petista, como disse, felizmente esta era está acabando.

    Responda
  12. helena castellain

    Dica da leitora (esquerdista) para fomentar o debate sobre a crise venezuelana; documentário I - nível básico: https://www.youtube.com/watch?v=YoeooHh5qV4

    Responda
  13. helena castellain

    Dica do leitor (esquerdista) para fomentar o debate sobre a crise venezuelana; documentário I - nível básico: https://www.youtube.com/watch?v=YoeooHh5qV4

    Responda
  14. William Charley Costa de Oliveira

    Parabéns Demétrio. Infelizmente, a defesa de direitos básicos do ser humano tem sofrido com a imbecilidade ora de esquerda ora de direita e respectivas facções (chamar de partidos me parece muito otimismo)

    Responda
    1. Amaro D Albuquerque

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  15. ANTONIO FERREIRA DE CASTILHO

    Uma tragédia humanitária, que para nós brasileiros assistindo pela TV, conhecemos a Síria e tantos outros países e agora aqui ao lado um chamado de socorro não ouvido. Não esperem alguma manifestação da "esquerda". Eles têm seus próprios problemas. Salvar o " santo".

    Responda
    1. Cláudio Moura

      i Jorge, o sucesso dessa Re.volu.ção Bo/livari mer/da deve ser imenso, pois nem vacina de sarampo tem para aplicar no povo.Que sucesso revolu ciona/rio maravilhoso

  16. Rodrigo Carvalho

    Antes de qualquer manifestação sobre a Venezuela, os intelectuais “disquerda” ainda precisam ter a clareza moral necessária para uma autocrítica dos motivos que a levaram a seguir cegamente um analfa caf-jeste, cor-rupto e dema-gogo.

    Responda
    1. Rodrigo Carvalho

      O Pereira aí embaixo é bom de ironia, o que ele quer mesmo dizer é que a volta do lul-adrão seria uma grande alegria para os empreiteiros em geral, que não têm nada de "pobres".

  17. Pedro Ferrel

    Cuidado, Demétrio... Quando os argumentos são incontestáveis, os "atingidos" costumam desferir golpes os mais baixos possíveis. Eles vão querer enquadrá-lo. Se cuida, nós precisamos - e muito - de você.

    Responda
  18. Jardel Turgante

    Muito bom, parabéns pelo artigo. Pena q quem deveria se manifestar possivelmente o fará contra você... Um dia isso foi diferente? Que loucura!

    Responda
  19. Luiz Pereira

    Nós não temos uma esquerda que defina posição ideológica. O que temos é um bando de espertos, integrantes de uma seita de adoradores do maior lhadrão do planeta. E que lucram financeiramente com isto. Espere sentado, Magnoli...

    Responda
  20. Carlos R N

    Só falta o PT planejar uma caravana com narizinho, dilminha e lulalel em Roraima para devolver os 40.000 refugiados venezuelanos ao Maduro como fizeram com os atletas cubanos.

    Responda
  21. Marcos Guedes

    Esperar sentado é melhor. Os intelectuais da esquerda brasileira venderam suas almas ao Lula e ao projeto do Foro de São Paulo e jamais falarão contra as ditaduras de Maduro e dos Castro. Só não querem é ir morar lá. Para eles Cuba é só para turismo e Venezuela, hoje em dia, nem prá isso.

    Responda
  22. jony perboni

    Como seria bom se um simples manifesto resolvesse todos os problemas. Ou se reconhecer que o engano (auto-engano) também tivesse essa mesma capacidade. Como diz aquele ditado que quando a criança é bonita, não faltam pretendentes para ser pai. Mais do que manifesta, a Venezuela (e também o Brasil) precisa de ação, de coordenação, de trabalho e, antes de tudo, retirar podre de maduro do poder.

    Responda
  23. RAFAEL SEYDEL

    Demétrio foi brilhante! Eu gostaria de pedir ajuda aos colegas assinantes: como, no século XXI, alguém ainda levanta a bandeira comunista? Como o PD do B tem candidato à presidência? Como estudantes da USP, teoricamente informados, se deixam levar por uma ideologia ultrapassada como essa?

    Responda
  24. adenilson rosa valerio

    O que é esquerda?Ou o que é direita.A esquerda de quem? ou a direita de quem?No brasil ambos assaltam o Estado,ou não.Sou da direita, na esquerda só tem facínora.Sou da esquerda, na direita só tem canalha.Não confundam princípios morais com mediocridade.Tranqueiras existem dos dois lados, ou não? Maduro tem que ser removido do poder e isso é fato, pois só assim o povo venezuelano terá um alento.até mais um abraço.

    Responda
  25. Severo Duarte

    Esquerda,sinistro,canhotos,perda total....

    Responda
  26. Cleomar Gomes

    Esses citados por você Magnoli estão mortos, carcomidos pela própria irrelevância social. Je suis désolé! Esquerda podre que não inspira nem eles próprios.

    Responda
  27. Lygia Barros

    Artigo digno de um "jornalista" que apoiou o golpe de 64 e que apoia Bolsonaro para 2018 !!

    Responda
    1. Severo Duarte

      Teu guru vai pra cadeia....

    2. Amaro D Albuquerque

      Evidente que Maria é súdita da Divindade. Torce pela volta da boquinha.

  28. SYLVIA DOS SANTOS

    Parabéns ao articulista pelo excelente artigo e pela conclamação em favor do sofrido povo venezuelano.

    Responda
  29. ronaldo vicintin

    Excelente artigo. Nessas horas o silêncio incomoda.

    Responda
  30. Fernando da Rosa Henrique

    Não há guerra na Venezuela?! Nunca houve a guerra econômica em cuba com seu histriônico embargo, casualmente econômico! Se a sociedade venezuelana quiser ( e vem querendo em sucessivas eleições) rebaixar seus status capitalista em prol de uma maior generalizaçao da dignidade humana mesmo que em padrões da economia cubana, o capitalismo vai ter de se contrapor e aí vemos que a democracia latinoamericana parece ser apenas um braço do marketing globalizante...

    Responda
    1. Alexandre Bandeira

      Este comentário foi feito por um bot ou o comentador tem sérias dificuldades de organização de texto... somente li palavras difíceis cujas ideias não chegam a lugar algum...

  31. JOS DE SOUSA SANTOS

    Quais argumentos usariam, Magnoli, em apoio à derrocada venezuelana? Os esquerdistas estão escolhidos por que não lhes restam nada a dizer, mesmo dentro da costumeira irracionalidade. Conforta-nos vê-los nanicos em parelha com suas idéias. Excelente artigo!

    Responda
  32. Thomaz Brugess

    O ato de alguém se auto denominar "intelectual" é de uma estupidez inaceitável.

    Responda
    1. Luiz Pereira

      Sobre isto, toda razão ao verdadeiro intelectual, Nelson Rodrigues..."Não adianta ser intelectual se não sabe bater um escanteio".

    2. Amaro D Albuquerque

      Perfeito, Thomaz. No mínimo é falta de modéstia. "Cafonalha" à parte, o intelectual é reconhecido como tal, pelos outros. A auto denominação, pelo contrário, joga o personagem no limbo dos mortais.

  33. Hercilio Silva

    Sugiro ao colunista entender a história recente da Venezuela e oorwue sua oposição é rejeitada pela maioria da população, notadamente a mais pobre. O papa tentou mediar, mas a oposição só quer depor o governo e praticar vingança, quer uma ditadura de direita. O Caracazzo de 89 é o início de tudo, o exército matando inocentes jogou as forças armadas de lá no colo de Chaves. E voto lá não é obrigatório, mas 65% foram as urnas na mais recente. Falta ver o contexto todo da crise.

    Responda
    1. Hercilio Silva

      Após matar pessoas inocentes que protestavam contra aumento abusivo de tarifas públicas, mandaram o exercito matar dentro de suas casas nas periferias em 89. Isso dividiu as forças de vez, não e pra isso que servem. Soldados e baixos oificiais se reseenirram e seguiram Chaves e os médios oficiais igualmente revoltados com ordens absurdas. Isso está até hoje. Após o impeachment de Dilma a oposição apostou na derrubada e perdeu. Esra é a situação agora.

    2. Hercilio Silva

      O governo é um desastre, mas não há lideranças reconhecidas para substituir. Ações de boicote econômico se juntaram a incompetência. Em 2003 quando um golpe tentou depor Chaves empresários interromperam a produção por 2 meses. Dirigentes da PDVSA prejudicaram a produção de petróleo. Nao analisar o contexto todo não ajuda. É preciso uma negociação que a oposição não quis, e Errou, pois não teve força pra derrubar o governo. Agora está sem forças. A fuga e não protesto é sintoma disso.

    3. Amaro D Albuquerque

      Sugiro ao Hercílio ir até Roraima e tentar acalmar os famintos e desesperados imigrantes venezuelanos. Entram 1000 por dia. O blá blá blá sem noçao talvez os façam retornar à terrinha boa.

    4. José Cardoso

      No mesmo ano de 1989 o exército chinês massacrou estudantes na praça da "paz celestial". Pela sua lógica a população de lá deveria em grande parte ser hostil ao governo. Infelizmente, por mais condenáveis que sejam os massacres de inocentes, com o passar dos anos eles não importam tanto assim. Mas a eficiência dos governos importa e muito.

  34. Amaro D Albuquerque

    Não, Demétrio, os "artistas " e "intelectuais" de esquerda, com relação à Venezuela, devem estar escondidos em algum acampamento "produtivo " do MST delirando com utopias bobocas. A culpa da desgraça de Maduro, ora, é da CIA.

    Responda
  35. Cloves Oliveira

    O termo "intelectual de esquerda" soa como um oximoro. Albert Camus dizia que o intelectual é alguém cuja mente vigia a si mesmo. Não se pode denominar alguém que se recusa a se render a evidência dos fatos de intelectual. Isso se chama fanatismo, produto de uma lealdade cega a convicções. Como dizia Nietzsche, as convicções são inimigos mais perigosos da verdade do que a própria mentira. O maior dano das convicções mal formadas é o surgimento da intolerância e da discórdia pela discórdia.

    Responda
  36. heitor lagos

    Pertinente, ainda que tardia , seria o manifesto. Lembro que politicos brasileiros, combativos pelos direitos de liberdade, visitaram a Venezuela e nada encontraram de errado!

    Responda
  37. celso bittencourt

    A esquerda que adora o Patrulhamento Ideológico está provando seu próprio Veneno! Que tal?!

    Responda
  38. Marcelo Arias

    Muito blá-blá-blá em torno da Venezuela. O pais passa por uma revolução, escolhida consciente e sem subterfúgio por uma maioria do povo. Ou seja, é uma guerra em andamento. Até pq quem escolheu lutar contra essa decisão de maioria optou por usar métodos violentos, como vemos... E que são respondidos a altura pela maioria no governo. Quem produz fome em tempos de bonança é o capitalismo... Nunca vi um "a" sobre isso nessa coluna....

    Responda
  39. gilmar minks

    Ingenuidade sua, se formos estudar a história do socialismo no mundo, não estou falando destes pseudos tipo França, mas do leste europeu pré queda do muro, verá que a destruição de um país, fome, assassinato, tirania, fazem parte do sucesso.

    Responda
  40. Marcos Serra

    Irretocável!Vamos ver agora se os "patrulhados" atendem ao apelo tão bem colocado pelo autor. Todos sabemos que o estilo de vida daqueles que defendem Cuba, Venezuela e afins é totalmente dissociado das carências e sofrimentos impostos à população por seus governantes. Enquanto a população da Venezuela não tem o que comer lá e traz o sarampo para cá, vemos um Maduro gordo,sorridente e que ainda faz coreografias toscas em seus repetitivos e mentirosos pronunciamentos. Essa é a cansativa esquerda.

    Responda
    1. Marcos Serra

      Sr. Jorge Pereira, você, que vive no mundo do Lula, deve ser um ET.

  41. Carlos R N

    A frívola esquerda brasileira, q está mais para 'farra dos guardanapos', nunca deixará de apoiar ditadores, corru ptos e assassi nos. Ode iam a classe média, não reconhecem as fac ções cri mino sas de governos que apoiam e q atuavam através de mulas (Palocci, Mantega, Foster, Dirceu, Duque, Vaccari, empreiteiras e empresários). Adoram fazer críticas aos outros políticos cri mino sos, mas tampam o sol com peneira para seus queridinhos. Quem diria :Regina Duarte estava certa!

    Responda
  42. Adonay Evans

    Magnoli cobra, na essência do artigo, a volta dos chamados intelectuais de esquerda ao ponto central de sua única bandeira: A Grandeza Moral. Não há outra maior, melhor ou mais legítima, e é esse generoso estandarte agitado que encantou, e ainda encanta, multidões de todas as idades nos 5 continentes. O cancro que o corrói? A coerência da sua incoerência quando apoia ditaduras e o terror, desde que sob o falso rótulo de esquerda. Foi assim com os crimes de Stalin.

    Responda
    1. Adonay Evans

      Mesmo após a denúncia de Kruchev, intelectuais como Sartre se recusavam a crer. No óbvio. Pois confissão da própria estupidez. Com Pol Pot, do Khmer Rouge não foi diferente. Por que o seria com Maduro?

    2. Adonay Evans

      Se recusavam a crer no óbvio. Pois confissão da própria estupidez.