Opinião > Fakebook Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Adriana De Simone

    A campanha de vcs é contra as mídias sociais, não é contra fake news que vcs são mestres em criar. É a briga pelo monopólio da informação. A prova de que confudem e manipulam seus leitores é este mesmo artigo, que parece, pela formatação, ter sido escrito pelo Zuckerberg.

    Responda
  2. EDUARDO DE OLIVEIRA CAVALCANTI

    O problema não é o Facebook. São as pessoas. Basta ver a quantidade de gente que cai em golpes na internet. Excessivamente crédulas, imprudentes e desinformadas. O mesmo vale para quem busca notícia em rede social. Quando pesquiso algum assunto vou na Wiki, mas se preciso mesmo da informação, recorro à Britannica. E tudo uma questão de credibilidade. O que esse povo tem na cabeça?

    Responda
  3. andre costa

    Concordo com a posição da Folha. Em relação a atuação desses gigantes no ramo financeiro, e das fintechs em geral, o posicionamento é o mesmo? Claro que as fintechs têm o lado bom de estimular a concorrência, mas devem seguir toda regulamentação de empresas do ramo financeiro, certo? Como estimular a concorrência com os grandes bancos sem comprometer a segurança do mercado? E como os bancos com agência física vão reduzir custos se não podem legalmente limitar os canais de atendimento?

    Responda
  4. andre costa

    Concordo com a posição da Folha. Em relação a atuação desses gigantes no ramo financeiro, e das fintechs em geral, o posicionamento é o mesmo? Claro que as fintechs têm o lado bom de estimular a concorrência, mas devem seguir toda regulamentação de empresas do ramo financeiro, certo? Como estimular a concorrência com os grandes bancos sem comprometer a segurança do mercado? E como os bancos com agência física vão reduzir custos se não podem legalmente limitar os canais de atendimento?

    Responda
  5. MARCOS VALÃ RIO ROCHA

    Gosto do Facebook mais pelo book do que pelo face. Seu espaço para textos, junto com vídeos e fotos dá para exercitar trabalhos filosóficos semiologicos. É uma filosofia para o século XXI.

    Responda
  6. LAFAYETTE PEREIRA MAGALHAES

    Na qualidade de ex assinante da Folha em papel, atual assinante da folha digital informo que não renovarei a assinatura digital pela chatisse de ter que colocar a senha diversas vezes, além do mais, o conteúdo enviado por EMail está igual ao conteúdo da UOL.

    Responda
  7. GERALDO COSTA JR

    Desculpem minha ignorância, inclusive pelo fato de ser da área de TI, mas até hoje não consigo ver uma só utilidade, um só serviço digital em que o facebook seja insubstituível. Respeito o gosto das pessoas que gostam de postar sua privada na internet, que nunca foi o meu. Mas acho isso uma perda considerável de tempo e em muitos casos extremamente arriscado para a própria pessoa que posta. Mantenho uma página lá apenas para poder acessar alguns que infelizmente não me dão outra alternativa.

    Responda
    1. GERALDO COSTA JR

      Por favor, leiam vida privada no meu texto acima, e não apenas privada. Desculpem.

  8. NELSON PRADO ROCCHI

    Mas, a Folha totalmente infestada por petistas e com a Datafake funcionando a todo vapor pró Lula tem alguma moral para atacar o Facebook? E ainda tem a arrogância de sugerir que o povão que usa o Facebook não sabe distinguir o que é notícia falsa de verdadeira. A primeira providência saneadora da Folha seria que cada colunista declarasse abertamente sua preferência partidária para depois publicar sua arenga.

    Responda
  9. Gustavo de Souza Pereira

    Bom, cancelei minha conta no Facebook há muito tempo. O próximo cancelamento é com este jornal, que também não tem muita transparência.

    Responda
  10. Peter Janos Wechsler

    Apesar do aumento do número de usuários por celular, o leitor que prefere o PC (como eu) tem que estar em condições de navegar com facilidade dentro do jornal. Eu, pessoalmente, acho a nova versão da FSP cansativa e complicada. Recebo também publicações do estrangeiro (NZZ) e Times, todos mais claros e fáceis de usar do que esta nova versão da FSP. Tenho saudades da época em que bastava clicar em cima do meu nome para voltar aos comentários que havia feito.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Maria. Concordamos. Em vez de simplificar complicaram. Brasileiros adoram uma burocracia. Faz parte da índole. O site está complicado. Eu me recuso. no celular por isso. não sei o q é a segunda parte.

    2. Maria Lopes

      Ainda sobre o péssimo formato da Folha digital: se lida no iPhone e se se deseja ler todos comentários de uma coluna, a segunda parte a de em um formato diferente e longo que torna quase impossíveis a leitura. Quanta incompetência.

    3. Maria Lopes

      E quem usa a versão digital precisa fazer login dezenas de vezes por dia o que é ridículo cansativo e desrespeitoso. Outros veículos (Valor, Economist, New Yorker, NYT etc não sacrificam assim o leitor E não adianta enviar e-mails ou reclamações...não dão a mínima.

  11. Cloves Oliveira

    É impossível deter o avanço do Facebook e de outras ferramentas simplesmente porque eles emponderaram a mediocridade. No digo isso como crítica, mas como constatação de que pessoas que nunca se dedicaram a expandir seus dotes intelectuais, se sentem empoderadas ao circular um vídeo engraçado, um texto interessante que outros produziram ou escreveram. Tudo que não requer aprendizado, sacrifício nem experiência, como a TV, só tende a prosperar. De todo modo esse contingente não lia a FSP antes.

    Responda
    1. GERALDO COSTA JR

      Análise perfeita.

  12. EDUARDO BASTOS

    A FSP agindo como taxistas em relação ao Uber. Choro corporativista de quem percebe que seu modelo de negócio está fazendo água. Nada como perder leitores para a concorrência (fake news sempre existiram e hoje há muito mais opções de informação de qualidade) para atiçar a sanha corporativista. Editorial covarde, superficial e manipulador. Uma vergonha para a nossa imprensa.

    Responda
  13. Benedicto Ismael Dutra

    A situação parece ser mais complexa, o que está em jogo é o controle das mentes, tanto para a venda de produtos como disseminação de ideias politicas, sociais, religiosas, isso porque o ser humano se tornou preguiçoso, não examina mais com raciocínio lúcido nem com a intuição e vai embrumando a sua mente sem fazer uso de suas faculdades e capacitações. Para entender o mundo não pode se acomodar indolentemente. Tem de se movimentar por ou cairá nas malhas do mundo digital das imagens e faknews.

    Responda
  14. MARCOS VALÃ RIO ROCHA

    Não entendo o porque da crucificação do Facebook. O Tweeter dá muito mais espaçõ para fake news, a partir do formato de hachteteg, que já parece como uma manchete, tanto que Trump utiliza mais o Tweeter. A imprensa teve sempre fake news, tanto que era denominada "imprensa marrom". Aliás, toda imprensa brasileira aderiu ao fake news para derrubar Dilma.

    Responda
  15. Ivair Kautzmann

    Fato: assim que um canal destes gigantes perde a força eles já estão bombando em outro! Duvidam? Quem é dono do Whatsapp e do Instagram? O Facebook, resumo: batalha perdida, estas grandes corporações engoliram a web e trouxas foram os empresários e pessoas que detonaram/pararam com os seus sites próprios. Quando se falava que a internet seria engolida riam... aí está o resultado, pensem um pouco melhor sobre a comunicação digital e vejam que o dinheiro gasto com elas pode ser gasto dentro.

    Responda
  16. Leandro de Oliveira

    Podem ter mudado esse algoritmo lá, mas aqui ainda continuo percebendo que certas páginas tem destaques especiais e muitas vezes quando quero pedir para oculta-las, o fb não deixa. Outra, pelo contrário, são permitidas. Existe um controle massivo de tudo que acontece na rede. Não é nada espontâneo.

    Responda
  17. Herculano JR 70

    Não temo o mercado, nem a liberdade. Temo a intervenção estatal e a força estatal. A midia convencional sempre esteve do lado do poder e sempre foi desacreditada. Senão com mentiras, com tendencias a favor do poderosos, ja q são grandes financiadores e anunciantes. Talvez tenha perdido mais espaço, q vive reclamando, por própria culpa do que pelo crescimento das alternativas digitais de que tanto reclama. Empresas são sempre ignorantes ideológicas e ñ assumem posição de risco.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.