Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Sidnei Anttogneto

    Todo mundo falando bobagem inclusive colunista e pesquisador.

    Responda
  2. EDUARDO DE OLIVEIRA CAVALCANTI

    Grande capitalista e governo de direita (ou será centro?) não dá a mínima para meio ambiente. O negócio deles é lucro. Não pensam nem em seus filhos e netos. Se bem que qual foi o legado dos anos PT nessa área?

    Responda
  3. Geonaldo Sicva

    Enquanto isso, o povão está curtindo Vai Malandra, Que tiro foi esse, Pegadinha e outras m. que são chamadas de música. Vão, malandros.

    Responda
  4. Haroldo Castro

    Excelente artigo!

    Responda
  5. Haroldo Castro

    Excelente artigo!

    Responda
  6. Marcelo Cardoso

    Triste, resido em apartamento e a varanda tem muitas plantas e inclusive uma pequena arvore ! A alteração do clima é visível e piorando, somente os nossos governantes que olham os próprios umbigos não prestam atenção. Estou na casa dos cinquenta anos, imagino o que as novas gerações alienadas, sofrerão com as mazelas de hoje. Aproveito, gostaria de perguntar onde estão os movimentos democráticos, éticos, conscientes com todos os problemas do nosso pais ? MBL, Vem pra Rua e outros tantos...

    Responda
  7. Fernando Roberto Palma de Moura

    O desmatamento na Amazônia aumentou, em função do novo código florestal. O CAR - Cadastro Ambiental Rural. Após feito o cadastro, o proprietário poderá desmatar até o limite legal, dependendo da localização do imóvel. Após o dia 05/maio/2018, prazo final p/cadastro, ñ se pode + desmatar. Com o cadastro das áreas no banco de dados, será fácil e rápido a identificação do predador. Dessa forma, acreditasse q o desmatamento em áreas cadastradas será zero. Anotar e aguardar.

    Responda
  8. Hercilio Silva

    Aviso ao colunista e ambientalistas. Quem não cuida do ambiente no quintal de casa não vai cuidar da Amazônia lá tão longe. O cuidado ambiental não começa na Amazônia, mas nos rios locais, no tratamento de água e esgoto. Quem cheira o Rio Pinheiros na Faria Lima sem se incomodar vai se preocupar com a Amazônia? Ambientalista não acorda pra isso de jeito nenhum. Detalhe: não sou de SP, por isso sinto o cheiro, acho que quem vive aí não sente mais .

    Responda
  9. Edson Maia Carlos Filho

    A Amazônia, há vários anos, vem enfrentando um problema crescente, constante e contínuo de savanização...ou seja, a floresta, antes densa, está sendo transformada em áreas de mata esparsas e ralas, rodeadas por áreas devastadas cada vez maiores e que a estrangulam...! Daí a frequência destes incêndios...!

    Responda
  10. Edson Maia Carlos Filho

    Este é que o grande problema do brasileiro(a) como um todo ! A eterna alienação...a incapacidade de perceber o que é importante no momento presente...! O Carnaval acabou há quase 4 (quatro) dias e as pessoas ainda organizam blocos de escolas vencedoras e Anitta ainda estava nas ruas até ontem...(nada contra ela...!) Precisamos nos mobilizar enquanto sociedade para enfrentarmos este nosso sério problema: Os nossos biomas estão se deteriorando a olhos vistos e nós nada fazemos...!

    Responda
  11. Wilmar Brito

    Repito. Anos de BR "fantasiado de Educação e Tudo pelo Social" só pode dar nisso e pior como o "forte" Instituto Nac Inversão de Valores = violência total ( vai da corrupção c/ Lógica Paraconsistente "nesse gov há e não há obrigação de honestidade" p/ união, estados e 5570 municípios = BR@dão... a povo tombado no chão )

    Responda
  12. Cloves Oliveira

    A raiz do problema está na qualidade da governança em todos os níveis, federal, estadual e municipal. Nossos governos são incapazes de resolver os problemas mais básicos como segurança, educação e saneamento básico, portanto esperar que resolvam os problemas do meio ambiente é uma ilusão. Do outro lado existe muita discórdia e ortodoxia entre os próprios especialistas. Alguns dizem que grande parte do oxigênio que a floresta produz é consumida pela decomposição de matéria orgânica.

    Responda
  13. sidnei esbizera

    Me dói o que vou dizer, mas como defensor ferrenho da fauna e da flora, acho que devíamos repensar a ideia de vendermos a floresta para os noruegueses ou outro mais responsável.

    Responda
    1. José Cardoso

      Não é garantia. Lá também os conservacionistas são minoria. Os europeus já destruíram suas próprias florestas há tempos, e áreas florestais da Indonésia por exemplo foram muito mais devastadas pelos colonizadores holandeses do que os portugueses fizeram por aqui.

    2. RAFAEL SEYDEL

      Sidni, concordo totalmente. Inclusive acho que deveriamosrepensar nossa condicao de pais. Por que nao nos anexarmos a um pais mais competente, ou sermos declarados territorio sob a egide da ONU. Seria melhor pra todos.