Coment√°rios para:

O que a Folha pensa

VER COMENT√ĀRIOS EM Poder

Comente*

* Apenas para assinantes

coment√°rios

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Jose Walter Da Mota Matos

    A FSP precisa ajustar sua editoria política a pluridade que sempre foi a marca do jornal, porque tá difícil viu.....façam um exame de consciência .

    Responda
  2. Jose Soares de Aquino

    A opinião sobre: aborto, drogas e homoxexualidade é perfeita, mas desvincular o salário mínimo das aposentadorias é um desastre no combate a extrema esigualdade social. Tributar os bilionários, nem pensar?

    Responda
  3. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Me preocupa a posição da Folha no assunto Cotas. O Brasil teve 350 anos de escravidão e quando acabou, nada foi feito para indenizar esse crime contra a humanidade. Quantos seres humanos morreram escravos no Brasil? Ser contra Cotas sem por nada no lugar me parece fácil para os brancos e muito difícil para os descendentes desse povo escravo.

    Responda
    1. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

      Lembrem que na cultura da escravidão, educação é coisa de branco. Para melhorar a distribuição de cotas, sugiro que façam (IBGE?) a árvore genealógica, se acharem um escravo, pode ser cotista. Isso indeniza o lado certo. Os escravagistas foram indenizados. Se a Folha pensasse algo nessa linha ajudaria muito.

  4. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    A Folha pensa e dá opinião em assuntos importantes. Isso é bom. Não entendo o silêncio da Folha sobre a acusação feita pelo Ciro Gomes contra o governo sobre os precatórios. Já ouvi de tudo. O silêncio é ruim.

    Responda
    1. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

      Foi esclarecido e publicado pela Folha. Grato.

  5. Adriano Correia

    Parabéns pelos esclarecimentos. Entre convergências e divergências, concordamos rigorosamente em relação às cotas, cuja política atual só traz mais segregação.

    Responda
  6. ANTONIO MEDEIROS AMORIM

    Me parece extremamente contradit√≥rio essa Folha listar iniciativas para melhorar o gerenciamento p√ļblico do nosso pa√≠s, tendo atrav√©s do chamado Cons√≥rcio de M√≠dia liderado uma campanha para resgatar um sujeito do quilate desse corrupto que a√≠ est√°, para salvar o pa√≠s de uma cat√°strofe anunciada. Esse partido que foi colocado no poder pelo STF, n√£o tem nenhum dos pr√©-requisitos para implementar tais pol√≠ticas. Portanto, √© considerar muita ingenuidade do leitor em levar tais propostas a s√©rio.

    Responda
    1. Marcelo de Souza

      Falou o cara que acredita em mitos...

  7. Ricardo Arantes Martins

    gostei do que li. muito bom. Por isso sempre gostei da folha.

    Responda
  8. Cristiano Castro

    Achei excelente o modo de organizar as ideias que foi utilizado aqui. Obrigado pelos serviços que estão fazendo, levando boa informação ao país.

    Responda
  9. Tadêu Santos

    A Folha ainda não pensa (e nem nunca pensará!), apenas articula seus interesses como instituição privada, de várias formas, ora dependente ora não, mas ainda é o melhor jornal do Brasil!!!

    Responda
  10. Antonio Neto

    Entre todos os espa√ßos do jornalismo no Brasil, considero este como o mais inteligente e √ļtil. Ele representa uma agenda de pensamento sobre fatos que ocorrem no mundo. Concordar, ou n√£o, com cada um dos t√≥picos, √© uma escolha de cada mente, mas quase todos est√£o fora do alcance dos comuns. Mesmo assim, √© poss√≠vel pensar em prioridades. As minhas s√£o Educa√ß√£o e Corrup√ß√£o. A evolu√ß√£o da 1¬™ pode reduzir a 2¬™. Com o tempo, a sobreposi√ß√£o da 1¬™ sobre a 2¬™ desencadearia efeitos em muitas outras.

    Responda
  11. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Ultimamente a folha tem pensado muito em Bozo . E n√£o podendo pensar algo de bom dele, n√£o se d√° por achada. Vale QQ coisa. Pense mal mas pense nele, eh a √ļnica sa√≠da que a folha encontra pra catucar o Lula T√° maus n√© folha?

    Responda
  12. Ricardo Luiz

    Sobre a redução das velocidades para veículos particulares, a escolha dos novos limites são sempre subjetivos e arbitrários. Por que 60km/h e não 55? Pq 40 e não 30? Pq 20 e não 10? Mortes sempre haverá. O que a imprensa esconde embaixo do tapete é a pretensa corrupção nos Detrans, sobre a qual pouco se fala.

    Responda
  13. Ricardo Luiz

    Não estou defendendo este milionário de bigode, mas eu vi ele comentando sim em seu programa que não é contra a parada do Orgulho Gay, mas sim que eventos de grande porte ocorram no Sambódromo, para não interditar a Av Paulista, que tem muitos hospitais.

    Responda
  14. Marco Peres

    Para a folha jornalista Brasileira apanhando de Lacaio bolivariano esta tudo certo né!

    Responda
    1. Joao Cantarelli

      De onde vem essa ideia de que para a Folha "est√° tudo certo"? Numa mat√©ria desta quarta (31/5) dois jornalista da Folha relatam os fatos ocorridos, citando 3 jornalistas atacados, provid√™ncias que o governo disse que vai tomar para apurar os fatos, rep√ļdio de √≥rg√£os representativos da imprensa, dentre outros.

  15. Aderval Rossetto

    Cuidado! Criticar demasiadamente essa social-democracia pode induzir à volta do desmatamento, prática armamentista, segregação racial, privilégio extremo empresarial, violência social, volta do fascismo.

    Responda
  16. Helio Moraes

    O posicionamento da FSP sobre cotas, √© no m√≠nimo lastim√°vel. Um vilip√™ndio com a nossa t√£o hist√≥ria recente da escravatura e aos in√ļmeros equ√≠vocos negligentes da nossa Rep√ļblica em reparar os danos causados √† popula√ß√£o negra. N√£o sou de forma alguma contra a cota social, mas n√£o podemos nos esquecer da origem da nossa desigualdade social e isso √© um feixe de luz claro numa noite escura apontada para o t√£o recente epis√≥dio da injusti√ßa com a popula√ß√£o negra.

    Responda
  17. ANTONIO MEDEIROS AMORIM

    A mim parece contradit√≥rio o discurso contra a corrup√ß√£o. A final, o jornal sempre condenou a opera√ß√£o Lava Jato em suas iniciativas para elucidar as tramoias do PT para surrupiar dinheiro p√ļblico nos esquemas de corrup√ß√£o institucionalizada. Em lugar nenhum do mundo, uma investiga√ß√£o estritamente dentro dos padr√Ķes engessados da legisla√ß√£o pertinente, consegue elucidar coisa alguma. O sujeito pratica corrup√ß√£o no mais amplo abuso de autoridade, mas quer ser julgado no fiel estado de direito.

    Responda
  18. Jose Walter

    Ao articular democracia com interesses apenas do capital - sempre rejei√ß√£o aos dos trabalhadores - a Folha embarcou na hipocrisia do impeachment e fez coro √† elei√ß√£o de um desqualificado para presidente da rep√ļblica. Acabou humilhada como toda a sociedade por um Estado com caracter√≠sticas nazi-fascistas. Meu voto em Lula salvou o Brasil, salvou o povo Ianomami, salvar√° muito mais situa√ß√Ķes limites, como a fome, a doen√ßa....

    Responda
    1. Lizia Helena Nagel

      A Folha de S√£o Paulo, sempre foi e sempre ser√° defensora da democracia, desde que tal democracia seja regulada pelas rela√ß√Ķes capitalistas (ou seja, de desigualdade social.)

    2. Lizia Helena Nagel

      A Folha de S√£o Paulo, sempre foi e sempre ser√° defensora da democracia, desde que tal democracia seja regulada pelas rela√ß√Ķes capitalistas (ou seja, de desigualdade social.)

  19. Neli de Faria

    Cotas: também sou pela cota social!

    Responda
    1. Marcelo Ribeiro

      Sou pelas duas, porque uma n√£o exclui a outra.

  20. Wilson Bazzani

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  21. Geraldo Alvarenga

    Na minha opini√£o, os brasileiros elegeram para o segundo turno os dois piores candidatos. Esqueceram que o verdadeiro governo petista foi o da Sra. Dilma, que tentou emplacar por duas vezes uma assembleia paralela copiada da Venezuela. Tamb√©m na √°rea econ√īmica foi um desastre completo, jogando na rua mais ou menos mais de 8.500.000 desempregados, que somado a m√©dia hist√≥rica do Brasil de 3.500.000 a 4.000.000 de desempregados somou um total de +- 13.000.000 de desempregados. Esse √© o PT.

    Responda
  22. Antonio Carlos Meyer

    Folha para presidente!

    Responda
  23. LOUA MENEZES

    A super-raça tupiniquim tem o dever e o direito de votar em quem bem entender E nós a esperança de que errem ao ativarem os computadores eleitorais e o Capitão seja fragorosamente derrotado !

    Responda
  24. Marcelo Ramos

    Se Bolsonaro se reeleger pode apostar que o GRUPO FOLHA ser√° seu proximo alvo. Ele vai tentar dizimar toda a imprensa que segundo ele, e esquerdista. Viveremos tempos sombrios.

    Responda
  25. WILSON DOURADO DE GAMA FILHO

    Em breve esse jornal ficar√°, ou falando sozinho, ou se tornar√° jornal s√≥ para a canhotada amiga de ladr√Ķes e traficantes. O que j√° foi um grande jornal estar√° se tornando um folhetim de quinta categoria. Uma pena.

    Responda
  26. Frederico Firmo

    Todos os t√≥picos tem algo em comum, privatizar, privatizar e privatizar. Ou diminuir os gastos em todas as pol√≠ticas sociais. Eu me pergunto porque privatizar companhias estatais que d√£o tanto lucro, e que foram frutos de muito trabalho e muitos recursos brasileiros. Este discurso liberal √© curioso pois acho que nenhum empres√°rio venderia a sua ind√ļstria que desse mais lucro. A folha √© muito timida na reforma tribut√°ria.

    Responda
  27. Galdino Formiga

    A teoria é quase perfeita, porém utópica. A prática é diferente.

    Responda
  28. JOSE ROBERTO BLUM

    Por que perder tempo - e tinta - com uma questão tão simples: a Folha, assim como todos os jornais privados do mundo, têm lado, o lado do empresariado privado. E como tal, não têm como ser imparciais no seu noticiário. Orson Welles já mostrou isso no seu famoso filme, Cidadão Kane.

    Responda
  29. Sílvio Luís Guimarães de Mello

    Folha não pensa. Vamos deixar um pseudo jornalista Reinalldo dizer q Moro é de extrema direita??? Isso é fake,mentira e a folha então é mentirosa por aceitar. Folha perdeu o prumo, a ética desde que publicou mensagens pessoais de juízes hackeadas por ciber criminosos. Desde essa época ficou um jornal pequeno um Notícias Populares. Somos assinantes desse jornal faz mais de 35 anos e estamos vendo sua agonia e morte. Mas tb assinamos Estadão jornal sério q tem Eliane Cantanhede não um Reinaldo .

    Responda
    1. Gilberto Costa

      Eliane? Kkkkkkkm

    2. J√ī Maria Souza

      Eliane? A da milit√Ęncia cheirosinha?

  30. Leonardo Roque Pessina Bernini

    A Folha est√° atacando a reportagem do 247 sobre a fakeada n√£o entendi porque, ci√ļmes do 247ou op√ß√£o pol√≠tica, Lament√°vel

    Responda
  31. Ronald Fedalto

    Ausências: sobre jornalismo. O consagrado, Missão Visão e Valores da folha

    Responda
  32. M Regina BUENO S MARQUES

    Meio que "em cima do muro" a Folha diz que temos que mudar tudo! At√© concordo. Por√©m privatiza√ß√Ķes com pre√ßos baix√≠ssimos s√£o a forma de entregar nossas riquezas para grupos nacionais ou n√£o, cujo objetivo √© s√≥ lucrar com o que j√° est√° pronto. Se o governo mudar tudo mesmo, n√£o haver√° motivo para privatizar. E.se, tudo mudar, n√£o precisaremos mais de cotas estudant√≠s. Sei. E o drama da educa√ß√£o foi analisado de forma muito superficial .

    Responda
  33. Yara ALc√Ęntara

    Essa da cotas é basicamente sobre "como deveria ser". Pena que na realidade é totalmente diferente...ainda sim, difícil ter que ler isso, em

    Responda
  34. Robson Sim√Ķes

    So faltou lembrar o finado delegado Fleury...Lamentável. Sou assinante por conta de vários colunistas, pelo jornal jamais assinaria, é um O Globo dissimulado.

    Responda
  35. Robson Sim√Ķes

    So faltou lembrar o finado delegado Fleury...Lamentável. Sou assinante por conta de vários colunistas, pelo jornal jamais assinaria, é um O Globo dissimulado.

    Responda
  36. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    A editoria diz q não raro eh solicitada a se posicionar assim ou assado , "automaticamente". Ok. Aí ela se posiciona (sempre!) "Manualmente" Por uma corrente liberal. Isso não eh justo.

    Responda
  37. João Batista Tibiriçá

    Imprensa não é gente, ela é feita por gente e para gente. O que é bom no mundo é a divesrsidade de pensamento. Quando eu leio um texto assinado, para mim está claro que aquele texto reflete o pensamento daquele(a) articulista, não do jornal. Atacar a imprensa porque publica texto, assinado, que não coincide com o seu pensamento, para mim, é "caolhice." A liberdade de expressão precisa ser para todos, indistintamente. E as pessoas precisam aceitar. Se não, é maniqueismo.

    Responda
  38. Galdino Formiga

    O pensamento da FSP não corresponde aos desejos e necessidades do povo brasileiro. Os próprios articulistas pensam e escrevem o contrário.

    Responda
  39. Nader Savoia

    O que a Folha pensa sobre economia? Por que s√≥ num pensamento √ļnico em economia? Por que n√£o ouve o outro lado na √°rea econ√īmica? Por que n√£o enfrenta quest√Ķes s√©rias como o monop√≥lio das corpora√ß√Ķes? Por que cala-se diante de quase 10 mil militares inclusive da ativa integrando o governo?

    Responda
  40. Dairo Coelho

    Voc√™s precisam saber que est√£o virando par√≥dia de voc√™s mesmos! Eu assino e leio os jornais impressos de S√£o Paulo porque acredito que a imprensa √© muito maior que os jornalistas tendenciosos e fracos que ¬Ė em nossos tempos ¬Ė vivem em sua √≥rbita. Parem, por favor! Quero consumir informa√ß√£o limpa e plural! J√° estamos de saco cheio de tanta tendenciosidade.

    Responda
  41. Lourival Vieira

    No item POL√ćTICA faltou propor o fim da famigerada verba de gabinete, fonte de roubalheira e conchavos pol√≠ticos de toda esp√©cie. Precisa-se pensar noutra forma. Da mesma forma, o aux√≠lio moradia e passagens deveria ser para apenas os dois primeiros anos de mandato √© uma vez, idenpendetenente de reelei√ß√£o.

    Responda
  42. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Expans√£o das despesas p√ļblicas bloqueiam crescimento. Papo furado pra tapear o gado psdbista e de direita. Desde sempre o BR foi destinado a ser um fazend√£o , e produtor de min√©rio bruto. As elites financeiras ignorantes nunca quiseram de fato q desenvolvesse tecnologia. N√£o h√° crescimento moderno sem isso. E isso s√≥ o estado pode fomentar.

    Responda
  43. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Busca clareza e rejeita a simples milit√Ęncia!? Emp√°fia, arrog√Ęncia, auto julgamento , de onde a editoria tirou q eh ungida dos atributos de grande clareza e alta significa√ß√£o?!

    Responda
  44. Neli de Faria

    Cotas: tamb√©m sou a favor das cotas sociais. A pobreza √© igual para todos. Algu√©m que faz o EJA (no meu tempo ,supletivo), tem que ter os mesmos direitos que outrem que estudou em √≥timas escolas. At√© hoje, olho para meu passado e penso, s√≥ foi por b√™n√ß√£o dos Deuses ter feito supletivo do Gin√°sio e Colegial( fundamental e m√©dio), estudado em faculdade particular, e ter concorrido, com √™xito, com quem estudou em excelentes escolas e faculdade p√ļblica.

    Responda
  45. JORGE FILGUEIRAS

    E sobre a suspei√ß√£o do ex-juiz Moro, a Folha n√£o tem uma posi√ß√£o firmada? Me pareceu que pela relev√Ęncia do fato e dos seus efeitos nas esferas pol√≠tica, econ√īmica e social, a abordagem gen√©rica do tema Ativismo Jur√≠dico passou uma ideia de omiss√£o seletiva.

    Responda
  46. Eduardo Virgilio Nunes Coelho

    Falta, a meu ver, √™nfase maior na quest√£o da infraestrutura urbana. As cidades brasileiras, em especial as capitais, v√£o se tornando cada vez mais, lix√Ķes a c√©u aberto. A urbaniza√ß√£o de favelas devia ser tratada como uma quest√£o de sa√ļde p√ļblica. Condi√ß√Ķes decentes de moradia precisam ser garantidas a toda a popula√ß√£o. O poder p√ļbico, em todos os seus n√≠veis tem que ser cobrado disso, permanentemente. √Č obriga√ß√£o da imprensa n√£o deixar cair no esquecimento.

    Responda
    1. Luiz Ant√īnio de Lima Ferreira

      Sou aposentado e trabalho como taxista, √© uma vergonha o que fizeram com a cidade de S√£o Paulo, n√£o tem o m√≠nimo de planejamento urbano, n√£o tem transporte seguran√ßa e sa√ļde que de conta do caos que virou S√£o Paulo, todos os novos bairros da cidade s√£o verdadeiros labirintos sem a m√≠nima condi√ß√£o de sobreviv√™ncia.

  47. Jo√£o Leite Leite

    Acredito que o maior problema do Brasil é falta de cumprir a constituição em respeito ao salario mínimo. Todo trabalhador com carteira assinada tem que receber salario suficiente para cuidar bem da família. O faxineiro, gari, a domestica, e todos os trabalhadores tem direito constitucional de receber salario suficiente para cuidar bem da família e morar numa casa confortável, pagar uma boa creche para cuidar de seus filhos sem precisar de subsidio do governo.

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      Ilus√£o.

    2. Maria José de Araujo Costa

      O SM deve ser uma referência. A oferta e procura de vagas, aliadas à produtividade vão possibilitar, ou não, um salário maior.

  48. IZILDO CORR A LEITE

    Sugiro aos leitores o texto de hoje da ombudsman da Folha. Muito bom, mesmo n√£o tendo abordado o desastroso editorial de ontem.

    Responda
    1. SERGIO MAKRAKIS

      Talvez após a morte do Otávio, esta Folha se tornou um veículo disfarçado do conservadorismo!

  49. Eustaquio Nunes de Morais

    Um dos temas sempre abordado DESIGUALDADE SOCIAL , n√£o existe, e sim desigualdade econ√īmica, pois os problemas dito social, o dinheiro resolve, e a√≠ √© que esta a quest√£o. Se gastarmos menos com o legislativo o exemplo ser√° certamente seguido por outros setores p√ļblicos e ent√£o poderemos reduzir carga tribut√°ria com aumento da capacidade de consumo, e consequentemente termos que produzir mais gerando empregos que poder√£o ter sal√°rios melhores gerando a diminui√ß√£o da desigualdade.

    Responda
  50. LAZARO AZEVEDO DOMENI

    Discurso bonito que representa somente palavras ao leu.. veja primeira página de 08 de julho.. voltada totalmente a crítica ao Bolsonaro... Pq não criticaram o Covas qdo pegou a Covid... Por paralelo.. então o Covas não tomou as medidas determinadas pela OMS?? Faz o que mando e não o que eu faço

    Responda