Opinião > Desgoverno Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Marcelo Paiva

    A intervenção nada mais é do que um Band-aid em uma hemorragia sistêmica de leis brandas e que passa a mão na cabeça de grandes ladrões e traidores da pátria, pois todo aquele que exerce um função pública deveria ser considerado traidor da pátria por qualquer desvio. O problema de minha nação é suas leis e a colcha de retalhos que se tornou nossa constituição, onde a maioria destas Emendas na constituição são para beneficiar um grupo ou até mesmo funcionários públicos(dos 3 poderes).

    Responda
  2. celso bittencourt

    Desgoverno! ***A chapa Dilma &Temer merecem entrarem para o Livro dos Records! Rarrarrrá!

    Responda
  3. Nelson Shishito

    Sei que é difícil para vocês mas posso pedir um pouco de isenção por favor ?

    Responda
  4. Nelson Shishito

    Sei que é difícil para vocês mas posso pedir um pouco de isenção por favor ?

    Responda
  5. Caio Cunha

    "Ainda mais imprudente é expor as Forças Armadas ao contato frequente com o narcotráfico. Difícil imaginar um cenário mais catastrófico para o país que a infiltração de interesses do crime organizado na instituição, como já ocorreu nas polícias do Rio." As forças armadas poderiam se contaminar, é isso? É a ideia mais supercalifragilistik espiralidosa que já li dentre as tantas que têm aflorado por estes dias.

    Responda
  6. Wilmar Brito

    Desgov programado p/ montar kanalhocracia, o universo das cumplicidades, há camuflados e escancarados no mundo ! * " Não sei, não vi nardinha..." É o caso da Lógica Paraconsistente Painhoãos do BR durante anos "nesse gov há e não há obrigação de honestidade" p/ união, estados e 5570 municípios = violência total = BR@dão ( vai da corrupção... a 20 milhões desempregados e povo tombado no chão ! )

    Responda
  7. José Fernando Marques

    Herculano, você também tem a visão "viciada pela briga de classes", só que enxerga essa briga do ponto de vista patronal. É claro que o capital tem de se remunerar. No seu raciocínio, essa remuneração deve ocorrer aumentando o ganho sobre o trabalho, depreciando salário e cortando direitos (férias etc.). Essa é uma das fórmulas, sim, embora a mais dura para o trabalhador. Outro caminho é o de valorizar salários, que também são mercado, logo também remuneram o capital, via consumo. Escolha.

    Responda
  8. José Fernando Marques

    Caro Chicon, não sou advogado, tampouco especialista em direito trabalhista. Falo como cidadão. Pergunto: nunca testemunhou nem ouviu contar casos envolvendo patrões e empregadas domésticas? Já ouvi histórias chocantes. Gente que foi deixada a dormir com animais. Gente que foi lograda na hora da rescisão, isso bem antes desta reforma, imagine o que vai acontecer agora. O que se devia era corrigir abusos de ambas as partes. Mas cortaram direitos. Você releve a ênfase: o que se fez foi covarde.

    Responda
  9. Benedicto Ismael Dutra

    Trata-se de uma guerra, como falar abertamente dos planos estratégicos que poderão orientar os adversários? O Brasil precisa despertar e renascer.O Rio está derretendo, o Brasil pode ir junto sem ter se tornado uma nação consolidada na busca do aprimoramento humano.

    Responda
  10. EDUARDO BASTOS

    “Si vis pacem, para vellum”

    Responda
    1. EDUARDO BASTOS

      bellum

  11. jony perboni

    O governo assumiu sua incapacidade de governar...está falido! Mas vai continuar pagando salários exorbitantes para funcionários públicos não fazerem o que deveriam fazer. A população continuará arcando com a estrutura pública. Será o melhor dos mundos... só ver o dinheiro entrar na conta dos funcionários!!!

    Responda
  12. José Fernando Marques

    A ressalvar apenas: a reforma trabalhista piora a situação dos trabalhadores, que perdem instrumentos de defesa contra patrões inescrupulosos. A condição de empregado é em geral frágil, e uma reforma das relações de trabalho feita do ponto de vista do capital representa retrocesso. Estudemos Portugal: depois de depreciar salários à maneira liberal, os lusos alcançaram algum equilíbrio com o aumento regular do mínimo, o que tem estimulado consumo e produção. E a criminalidade é baixa.

    Responda
    1. Herculano JR 70

      Vc tem a visaõ viciada pela briga de classes. A empresa pouco importa pagar direitos aos seu colaboradores. E custo para elas e passarão aos produtos e quem pagara são os consumidores. Se ña poder vender todos perderaão: patrao e empregados. Se o capital se desenvolve o trabalho, que é mercado, se desenvolve. Clt existe desde 1932, qdo ñ havia quase operarrios. E dai, melhorou por isso?

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Já vejo, na prática, que essa alegada fragilização não ocorre. Ocorre, sim, dinâmica negocial favorável a ambas partes. Afora isso, já se percebe também o devido receio por aventura judicial trabalhista. Por décadas houve um custo embutido em zona cinzenta do direito em relação ao qual todo empregador restava por previamente precaver-se, qual seja, a indústria do acordo por valores cujo custo/benefício de enfrentamento processual conduzia inexoravelmente ao pagamento de valores indevidos.

    3. Jose Coelho

      Me parece que você não conhece bem Portugal. Lá foi implementada uma reforma trabalhista leberalizante no governo Passos Coelho, isso traz frutos até hoje. Aumento do salário mínimo leva a desemprego de jovens, que lá é alto. Lá os índices de criminalidade sempre foram baixos, mesmo a nível europeu.

  13. Jose Carlos de Oliveira Ferrei

    O exerçito não vai ter êxito na empreitada contra a violência no rio. Não tem com vencê-la se a classe política está infiltrada no crime organizado.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Também acho.

  14. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    Na minha opinião a responsablidade maior pelo atual desgoverno está na decisão, pra lá de questionável, da absolvição da chapa Dilma-Temer no TSE comandada por Gilmar Mandes. Se naquele momento fosse feita a Justiça hoje teríamos um governo mais representativpo e talvez com um corpo de Ministros não denunciados e membros do governo mais preocupado com a gestão pública do que com o estancamento da sangria.

    Responda
  15. Cloves Oliveira

    Nos anos 60 a Máfia americana trocou o enfrentamento pela infiltração para manter e expandir seus negócios: se você não pode vence-los, junte-se a eles. Essa nova estratégia foi implementada com o envio de jovens mafiosos para faculdades de direito e a cooptação de políticos. O crime organizado não poderia ter se tornado endêmico no Brasil não fora pela infiltração em áreas críticas do governo e partidos políticos. Sem cortar esse cordão umbilical, será difícil o êxito nessa empreitada.

    Responda
  16. Beatriz R Alvares

    "o governo Temer liderou com coragem uma agenda tão dura quanto essencial na economia. " Esta parte da Opinião da Folha eu discordei. Não vejo coragem no governo Temer mas oportunismo. A reforma trabalhista jogou para baixo os trabalhadores brasileiros e aumento o fosso entre a imensa pobreza da população e a concentração de renda, pois a tão famosa retomada da economia se dará com total precariedade das garantias trabalhistas e salário mais baixos.

    Responda
    1. Beatriz R Alvares

      Dalton, o problema maior do Eduardo Leiva Bastos é que ele tem o perfil característico de quem foi educado desde criancinha para olhar em'baixo da cama antes de dormir, para ver se tinha comunista. Estes seres perigosos que segundo a crença além de se esconder embaixo das camas também comem criancinhas. Assim, tudo o que ele lê que minimamente defende os menos privilegiados é coisa de comunista.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Ao Paulo: não sou empresário e sou, desde que nasci, quotidianamente prejudicado pela bagunça deste governo e de todos os anteriores. Alheio a isso, concordo com o Eduardo. A propósito, ninguém até hoje demonstrou-me quais garantias trabalhistas foram precarizadas. A não ser que se tome como garantia o ajuizamento de ações sem direito correspondente e a certeza de que algo leva por conta de acordos que se justificam pela aritmética custo/benefício que se impõe ao empregador reclamado.

    3. EDUARDO BASTOS

      E eu discordei de todo o seu argumento. Marxismo vulgar que usa a falácia da economia de “soma zero” para tirar, daí, conclusões estapafúrdias. Vamos crescer mais esse ano, para o desespero da esquerda. Ainda irão chorar mais... :-)

  17. Herculano JR 70

    A força valida o poder, e nada resolve. A carissima repressão sufoca os miseraveis na sua miseria. A retorica é q ha cidadaos bons e ruins o q ñ é verdade. Ha cidadaos q subvertem a ordem pq ela lhe é injusta. O altissimo preço do estado na repressão é uma das causas d miseria q ele persegue. As outras causas se devem ao gigantismo do estado em outras areas: escola exagerada e inutil, cura ( ex saude) regulamentada, monopolios, financiamentos do Bndes, SFH, e agro, BC divida estelionataria

    Responda
    1. Herculano JR 70

      Ñ! Vc ainda ñ entendeu. Sou Acrata. Diferença básica do Anarquismo: eu aceito o estado serviçal de serviços mínimos q a sociedade não pode fazer( Adams smith), e abomino a violencia.Nem usoa palavras iperialistas: luta, batalha, etc. Acracia e organização do estado que completa o capitalismo.Sem poder. Capitalismo da sociedade em liberdade de mercado. Por que concluiu que não tenho capacidade critica? Ensine-me. Eu estou em paz. Continuemos a conversar por ai. Revolução ñ se faz sozinho. Abraço

    2. Luiz Candido Borges

      Herculano, finalmente creio que o entendi: você um Anarquista! Com viés capitalista, o que é uma contradição em termos... Você deseja abolir o estado para que os homens se tornem livres para criar um regime capitalista perfeito. Isto é novo! Bem, talvez não. Acredito que você não seja o primeiro a ler um monte de filósofos e, desprovido de capacidade de análise crítica, tenha feito uma tremenda mistureba e chegado a conclusões muito estranhas. Vou deixá-lo em paz, você é inofensivo.

    3. Herculano JR 70

      Minhas idéias tem um so fundamento: fim do poder. Pouco mais q o estado de direito do séc 18: limites ao poder. Segundo Marx, indosso: ñao é a consciência dos homens que determina seu ser, mas seu ser que determina sua consciência. Os condicionamentos, inclusive de poder influem no que pensamos. Se nos acreditamos escravos, somos. Eu ñ defendo o Pcc. Apenas observo que os excluídos um dia se organizam para reagir. O poder provoca isso. E seu desejo destruir o Pcc: diga como.

    4. Luiz Candido Borges

      Herculano, eu estou falando das suas ideias, que são bem confusas. Não, o homem não age como pensa, pois entre o pensar e o agir há um monte de condicionamentos, pulsões, pressões, inibições etc. que frequentemente o fazem agir de forma oposta à que ele quisera. E ideologia é um tipo de condicionamento quel embota a inteligência e às vezes até os sentimentos. O PCC é uma organização criminosa da pior espécie que deve ser destruída a todo custo. Você a defende como uma forma de atacar o Estado.

    5. Herculano JR 70

      Candido! Ñao fale de mim. Fale das idéias. Ideologia é tudo: o homem age conforme pensa. Ideologia é o manifesto da inteligência. O PCC ñ é manifesto de coitadinhos: é organização de força dos excluídos. Se tivesse ideologia produtiva faria revolução.Se o PCC agredisse sua família a quem vc recorreria?? Ao estado? Vc estaria so e sendo vitima de duas instituições criminosas: O estado e o Pcc. Tenho discurso mais que liberal: Acrata. Se vc ñ entende o que falo, e parece contraditório, pergunte.

    6. Luiz Candido Borges

      Herculano, você conseguiu um feito extraordinário! Juntou o clássico discurso de coitadismo da esquerda - "A retorica é q ha cidadaos bons e ruins o q ñ é verdade. Ha cidadaos q subvertem a ordem pq ela lhe é injusta" - com seu discurso pseudo-liberal de privatizar tudo que se move - "As outras causas se devem ao gigantismo do estado em outras areas". Uma autêntica cruza de Cruz-Credo com Deus Me Livre. A ideologia faz imenso mal à inteligência, tanto faz se à esquerda ou à direita...

    7. Herculano JR 70

      Eduardo. Vc precisa ler Hobbes, conhecido como o primeiro contratualista, embora tutelado pelo poder. Porem as ideias do sec 18 modificaram Hobbes, no aspecto do poder, afirmando que o poder é perverso e portanto deve ser limitado: leis escritas, voto e divisao de poder. O poder ñ é o tutor da ordem mas o causador da desordem. Se minha familia sofresse nas mãos de um transgressor agressor, claro que eu a defenderia. Mas a verdadeira causa da agressão e quebra do pacto e do poder.

    8. Jose Coelho

      A policia corrupta subverte a ordem não por ela ser injusta, mas por ter estabilidade, falta de comando, tem direito a receber sem trabalhar, logo passa a extorquir a população para aumentar seus rendimentos. Milicianos que exploram tráfico, transporte ilegal, gatonet.

    9. EDUARDO BASTOS

      “Subverte a ordem porque lhe é injusta”??? Queria ver você sendo assaltado e sua família colocada como refém com essa mesma lógica. Meu Deus! Vitimismo social em seu mais alto grau.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.