Opinião > O rumo da educação Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Gildázio Garcia

    Não é só a educação que está sem rumo, o país, como um todo, também está. Mas a educação é a única que pode determinar a direção correta que deveremos tomar ao longo dos próximos anos.

    Responda
  2. José Renato Sessino Toledo barbosa

    Educação é política de poder. Não se melhora por não querer melhorá-la. Para fazê-lo, é imperativo que a carreira na educação seja atrativa. Assim, salários decentes e exigência e critérios técnicos para contratações, são questões óbvias. Se sabe. Não se executa por falta de interesse. A educação é apenas uma peça de retórica proselitista, a qual, por interesses eleiçoeiros, é pinçada em época de eleição. Enquanto o educador não for protagonista; enquanto não for ouvido...

    Responda
  3. Hildebrando Teixeira

    Ou o Brasil educa seu povo ou a ignorância acaba com o Brasil (o que resta).

    Responda
  4. Fernando Becker

    Ineficiente sim, insuficiente não. A má qualidade no nosso ensino é um problema de má qualidade dos professores que por razão justa ou não são incapazes de reverter a situação. Todo mundo com um canudinho pode ser professor aqui, mesmo sem a menor queda para o negócio.

    Responda
    1. Gildázio Garcia

      Sr. Fernando, agora temos os canudinhos dos cursos à distância que, com exceção das Universidades Federais, são muito ruins.

  5. Wilmar Brito

    Quando gigante acordar recado p/ ele : tire a fantasia ! * BR 13 anos "fantasiado" de Educação e Tudo pelo Social geraram "forte" Instituto Nac Inversão Valores = violência total ( vai da corrupção ao gravíssimo : exército de menores armados e c/ coletes "dimenó" impregnados de fúria, vingança... from drogas ! )

    Responda
  6. José Maurício Risseto Alves Bueno

    Professor público, em razão do piso salarial determinado pela lei federal 11738/2008, aufere hoje rendimento médio de 3 mil reais, dobrando se laborar dois períodos. Trabalha 2/3 na escola e 1/3 extraclasse. Goza de mais de 60 dias de férias por ano. Já cansou portanto, a alegação de que ganham mal... O caos que se instaura na educação deve-se a escolas sucateadas, professores inaptos ao trabalho é o desinteresse dos alunos e pais na educação.

    Responda
    1. Rodrigo Levi Rufca

      Gostaria de saber aonde ficam as escolas públicas que dão estas condições de trabalho citadas pelo comentarista.

    2. Gildázio Garcia

      Sr. José Maurício, trabalhei para o estado de MG por quase 33 anos e recebo menos de 3 mil; trabalho para o município de Ipatinga, onde está instalada a Usiminas, desde 2014 e recebo menos de 2 mil. Conclusão: a maioria dos estados e municípios não respeitam esta Lei 11738/08.

  7. Ricardo Knudsen

    Por muito tempo, colunistas e editorialistas deste jornal afirmaram que o país gastava o suficiente em educação. Incapazes de lidar com a aritmética mais elementar, afirmavam que a porcentagem do PIB gasta por nós era igual à dos países ricos. Não entendiam que se 5% de um Pib alto podem ser suficientes,os mesmos 5% de um Pib baixo obviamente não bastam. A realidade sempre foi esta, agora admitica por Schleicher (q mudou seu discurso!). O Brasil gasta pouco e mal em educação.

    Responda
  8. Felipe Castro

    “É evidente, ademais, que as carências do país no setor nem de longe se limitam à escassez de verbas”. Brilhante argumentação. Diz que é evidente e coloca sua opinião como verdade. Ter um plano de longo prazo é preciso mas é impossível atrair talentos e bons professores sem dinheiro. Como todo esquerdista, esse editorial acha que os problemas do Brasil se resolvem sem dinheiro.

    Responda
  9. Herculano JR 70

    Considero o Pisa a medição de ensino inutil. Como alternativa valorizo o WordSkill, competição de ensino profissionalizante onde o Brasil e Campeão. Escola publica so de 4 anos para ler , escrever e aritmetica. Depois as empresas que assumam o treinamento de sua mão de obra, o que ja fazem porque o jovem q vai trabalhar sai despreparado da escola devaneadora obrigatoria ate 16 anos, e q chega as inuties univesridades. Uma aberração, mais em pais pobre onde o jovem tem que trabalhar cedo.

    Responda
    1. Nestor Bercovich

      esclavagista

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.