Opinião > Lucro sem concorrência Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Claudio L Rocha

    Como alguem que se diz inteligente cai na labia de gente poderosa que conta com a midia para demonizar a oposição e,l precisa produzir candidato q consiga convencer povo que tem trabalhar mais e ganhar menos, q. o lucro deve ser somente das grandes empresas, q as pessoas tem pagar escola/universidade, q. plano saude tem ser maior q. o SUS e q. tudo tem de pago/privatizado, q. o Pais ñ pode ter nenhuma industria de ponta e q. o mercado financeiro deve ter prioridade em detrimento das pessoas.

    Responda
  2. ernesto plastina

    Achei totalmente descabido o comentário final de tentar colocar a culpa nos emprestimos do BNDES. Os juros dos bancos privados são altos por pura ganância e falta de regulamentação pelo Banco Central. Além disso desde 2015 que o BNDES não recebe mais um centavo do Governo Federal. Ao contrário, desde 2016 o BNDES já devolveu cerca de R$180 bilhões do que foi emprestado pela União. Sem falar no lucro que também foi para o Governo Federal. A Folha sabe disso, porque não fala para os leitores?

    Responda
  3. Antonio José da Costa Lima Costa Lima

    A escandalosa lucratividade dos bancos só não é maior que o arrocho no desconto do IRPF, cuja tabela não é corrigida acarretando aumento de tributo para o pobre do trabalhador, que ao contrário dos bancos, paga imposto e já recebe seus salários com a mordida do leão. É a primeira vez que vejo esse assunto ser tratado, ainda que timidamente, faltou dizer quais são as fontes de todos esses astronômicos ganhos.

    Responda
  4. Carlos Eduardo Gomes

    A Fo lha tocou na ferida. É preciso insistir. Um editorial não basta.

    Responda
  5. neli faria

    E os oportunistas políticos querem aumentar os impostos apenas da classe média assalariada.

    Responda
  6. Markus Nascimento

    Vale lembrar tambem que mais da metade do que os bancos ganham vai para o governo em forma de impostos. Ou seja, o estado é sócio relevante nessa estrutura. Se alguem crê que o dinheiro dos impostos vem para beneficiar a sociedade, talvez se reconforte um pouco com isso.

    Responda
  7. EDUARDO DE OLIVEIRA CAVALCANTI

    Pelo que sei o Cadê e o Banco Central deveriam evitar a concentração. Se as leis de mercado inviabilizam a sobrevivência de pequenos e médios, o governo precisa intervir e incentivar os menores. A concentração é nociva em qualquer atividade. Mas o governo nunca negou nada de interesse dos bancos. Então eu pergunto: quem manda nesse país?

    Responda
  8. Jose Roberto X de Oliveira

    E agora com os Fundos de Pensão de servidores públicos haverá uma farra para duzias de famílias ricas detentoras de ações desses bancos . Alguém acha que dá para pagar imóveis, jatinhos, hotéis e a vida de luxo dessa gente. Vc pagaria a vida inteira e na hora de receber pá uma miséria ou nem tem nada pois os espertinhos desviaram para seu usufruto e de familiares. Uma banana!!

    Responda
  9. Peter Janos Wechsler

    Como ficam os bancos públicos nesta historia? Com menos concorrência ainda e freguesia cativa por lei.

    Responda
  10. Alipio Dias dos Santos Correia

    A solução não é suspender as "bondades" como quer o autor da matéria, e sim, enquadrar os bancos para que opere nos moldes internacionais.

    Responda
  11. José Cardoso

    A concorrência existe. Qualquer grande empresa tem a alternativa de empréstimos externos. Uns 7% ao ano em dólar. Mas tem o risco cambial.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Além da burocracia nacional.

  12. Herculano JR 70

    Ainda q tímida, editorial tocar no assunto bancário já é arrojo a festejar. O fato dos bancos irem bem qdo a sociedade vai mal mostra sua desconexão com os outros agentes. Afinal o credito deveria existir, em tese, para financiar a produção, e se ñ acontece a existência do sistema bancário e farsa. O sucesso bancário deriva de explorar os governos sobre a falsa ideologia do estelionato da div. pública. E prejudica todos os agentes produtivos q deveriam obrigar a revisão dessa relação espúrea.

    Responda
  13. Euzir Baggio

    Não há governo. De onde estou e para onde quer que eu olhe, não há governo. Não está acontecendo somente com os bancos. Outras atividades também estão concentradas e os preços são manipulados. Os governantes são coniventes com as grandes corporações, sempre contra a sociedade.

    Responda
  14. Eden Dal Molin

    A folha não citou a Caixa "social" que teve o maior lucro de sua história,os números passam do doze bilhões.Sempre ouço falar que aumentarão os impostos sobre o lucro das instituições financeiras e cada vez lucram mais.Já que não baixam os juros e continuam demitindo , que tal cada 10 reais de lucro 9 passarem imediatamente para a saúde e educação.Taxar lucro final,qualquer outro imposto bancário é transferido aos clientes.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.