Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Nelson Vidal Gomes

    Penso que neste terreno do surgimento da linguagem com em diversos outros temas,a ciência convencional deve investigar e especular como sua missão,mas também ter a humildade de concluir por sua ignorância.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

    Responda
  2. LUCAS MAURO

    Helio, apenas uma correção, a função de análise de atividades humanas e civilizações passadas é dos arqueólogos, não paleontólogos, que, por sua vez, trabalham numa escala de tempo de dezenas de milhares até bilhões de anos. grande abraço, keep writing.

    Responda
  3. Abel Zimberknopf

    Falou, falou e não disse nada. Como, afinal, surgiu linguagem? Será que dói tanto assim dizer "não sei"?

    Responda
  4. José Cardoso

    Alguma característica genética deve existir para a linguagem, já que crianças imersas num mundo de adultos falantes em geral aprendem a falar, enquanto outros animais nas mesmas condições não chegam lá. Mas há aquelas que demoram bem mais ou até nem chegam a falar. Talvez por aí possa ser possível ter alguma pista sobre os genes relevantes.

    Responda
  5. Herculano JR 70

    Palpite. Acho inato, a capacidade d emitir ruido, como cachorros. Ruido modificado da: linguagem. Mas p modificar os sons e criar linguagem d comunicação ganhamos inteligencia, coisa q cachorro tem pequena então ñ fala. Mas, alem, tem q haver convenção d ruidos entre o individuos, o mesmo significado p ambos. Portanto a comunicação esta antes da linguagem, assim: um sujeito deu um empurrão no outro e emitiu som *rrrrr* q evoluiu e se tornou Vamos!, sem empurrar. Dai veio o telefone e as fofocas.

    Responda