Opinião > Virtudes e vícios do IR Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. antonio ferreira da costa neto ferreira

    Os mais pobres ( maioria) vão sempre financiar a minoria de privilegiados dos três poderes que ganham salários imorais somados aos indecentes penduricalhos. Soma-se a isso outra imoralidade que é o ICMS e vários demônios tributários que nos tomam 5 meses de salário todo ano. Vamos lutar contra isso!

    Responda
  2. Igor Mariano Figueiredo

    Com essa carga tributária que nos sufoca deveríamos ter serviços públicos de qualidade digna do 1° mundo. Não adianta investir mais em um governo ineficiente.

    Responda
  3. Herculano JR 70

    Reinaldo Cunha Um das alegações do pider para entrar na renda é caçar dinheiro ilegal.

    Responda
  4. Herculano JR 70

    Jose Padilha. Lenga lenga e esse li+ xo do Lava Jato, judiciário corrupto, que existe pq tem poder executivo e legislativo corruptos; ou falar do Bc , Bndes, divida interna, e mesmo reforma da previdência nos moldes do poder. Lenga lenga é esse denuncismo q nada resolve. E preciso saber historia para entender o estado direito, pensado há 200 anos atrás. Ainda se acredita em poder salvador, por mais q a historia mostre q o poder é aber+ração

    Responda
  5. José Cardoso

    Já arrecadação está em 32% nos EUA, e a dívida pública em 123% do PIB.

    Responda
  6. José Cardoso

    Não sei de onde a folha tirou suas informações. Segundo o site usgovernmentsspending, as despesas totais dos governos federal, estadual e municipal dos EUA chegam em 36% do PIB,bem semelhante à nossa.

    Responda
  7. EDUARDO DE OLIVEIRA CAVALCANTI

    Como no caso da reforma da previdência, o Estado tem de fazer o dever de casa antes de exigir sacrifícios maiores da sociedade. Alíquotas maiores para grandes fortunas é o mais justo, sob qualquer aspecto, mas, para quem não é milionário, mais imposto só com uma profunda mudança estrutural do Estado, que acabe com desperdícios e privilégios. Mas, para isso, o povo vai precisar aprender a votar. Melhor esperar sentado.

    Responda
  8. João Dias Neto

    Não tenha dúvida, mais um claro exemplo, o estado é o inimigo do povo e condescendente com os afortunados, essa ideologia reina desde os tempos do Impérioe e o povo calado, aceita. Somos eternamente expectadores desse conluio de poder.

    Responda
  9. EDUARDO BASTOS

    Imposto de Renda é roubo!!!

    Responda
    1. EDUARDO BASTOS

      @Gustavo. Seu comentário pronto também é.

    2. Gustavo Maciel Mottta de Carvalho

      Sua frase pronta também é

    3. Gustavo Maciel Mottta de Carvalho

      Sua frase pronta também é

  10. ROBERTO dE OLIVEIRA FLORES

    Para variar recomenda-se aumento de imposto : 35% e confisco de renda de quem trabalha. A recomendacao que pode trazer progresso e o corte de gastos dos governos e baixar as aliquotas.

    Responda
  11. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    Acho que a rigor não se trata de Imposto sobre a Renda, mas de imposto sobre salário,

    Responda
  12. Ricardo Knudsen

    Correto o princípio de aumentar as alíquotas para rendimentos altos, embora 35% seja ainda tímido. Na Europa são comuns alíquotas acima de 40% para quem recebe mais de cerca de 60 mil euros por ano. De forma escalonada, é claro, logo só as rendas muito altas pagam significativamente mais. O aumento do IR poderia permitir uma redução dos impostos sobre consumo e produção, com efeito distributivo sobre a renda. Alternativamente, o excedente poderia ser usado para melhorar educação e saúde.

    Responda
  13. Henderson Verona

    É confisco, roubo legalizado.

    Responda
  14. Herculano JR 70

    A visão de estado prepondera, para infelicidade do povo: tudo em nome de impostos, como se fossem solução, qdo pagar é problema. Mais que apenas aumentar impostos a ñ correção mostra o arbítrio e a imoralidade do estado. Qdo o estado de direito pedia limites ao poder, autorizanos esse estado perverso entrar em nossa renda Ir, em nossa casa Iptu, em nome de justiças tributarias e caça a traficantes e outros argumentos esfarrapados. O estado libertino precisa ser controlado, n controlar..

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      O que timidamente o jornal fez foi dizer que precisa pagar mais impostos quem paga pouco, que são os ricos, no Brasil. A alíquota de 35% para as faixas mais ricas foi extinta pelo FHC e hoje o trabalhador e os mais pobres pagam proporcionalmente muito mais. Essa lenga-lenga de menos Estado é algo que não existe em lugar algum, portanto dedique-se ao debate mais relevante, por exemplo, a péssima distribuição de renda!

    2. Reinaldo Cunha

      O que a caça aos trafcantes tem de relação com injusta tributação do imposto de renda que não é corrigida desde o final da década de 90? Devo lembrar que teve um governo popular que teve apoio e não corrigiu essas obscenidades, só as perpetuaram, Aliás, essa atitude é um dos motivos que não acredito mais neles.

  15. helder branquinho

    A grande diferença e que nos outros países nós não temos a carga tributária que temos no Brasil antes do imposto de renda.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.