Vinícius Torres Freire > Memória e futuro do desastre do PIB Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Veja o Chile: economia liberal,estabilidade nas decisões, menor intervenção estatal. Resultado: melhor IDH da América Latina e o primeiro paÃs com PIB per capta das nações ricas em 2020. É mole? E nós com esses "equivocados" e cor ruptos atrapalhando o paÃs...
A solução, como já se mostrou óbvia, é para de tanto intervencionismo desastroso e partir para o liberalismo. Quanto à melhora do Brasil, há um aspecto que não é citado nunca: confiança! O que acontece é que nenhum empresário confia mais nos governos (isso inclui Temer). Por isso seguram o investimento, para ver primeiro o horizonte. Isso só se resolverá com as eleições e dependendo de quem ganhar e da renovação do Congresso.. Tem um ou outro aà que se ganhar, a crise de confiança continua.
"leis que imitem o poder de intervenção estatal", quis dizer "limitem"
Sem confiança no governo, quem cresce? Os bancos, apenas
E o pior, entre os candidatos com mais chance, nenhum tem realmente a confiança do empresariado (dos grandes, médio e pequenos empresários). No mÃnimo, precisamos de regras claras e leis que imitem o poder de intervenção estatal (embora cri mes como as pedaladas e alguma corrupção sempre possam ocorrer)
Vinicius, o que é mais deprimente é a memória (ou fantasia, não sei) do que o paÃs poderia ter sido e não foi. /Claudia.
comparação ruim .... as economias de cada paÃs tem tamanhos muito diferentes. Por isso empatamos com o Mexico, que tem uma economia maior.
Existe uma enorme, abissal diferença entre um grande paÃs e outro que é apenas um paÃs grande em extensão territorial...!! Os mentores da Semana de Arte Moderna de 1922, perceberam, há tantas décadas que o Brasil era um paÃs interessante, mas habitado por um povo sem educação e com a mentalidade muito pobre...!! Por isso, até quando permaneceremos sempre deste jeito...controlados por polÃticos sem escrúpulos...??
Isso de baixo investimento e renda para poucos é um projeto que existiu até 2002 e foi retomado com o impeachment. Sobre a construção civil e setor de petróleo isso é resultado direto das operações que pararam tudo em nome do combate à corrupção. Em vez de punir corruptores puniram a sociedade. Os corruptores ficaram inclusive com o dinheiro em troca de delaçoes. Os trabalhadores perderam emprego aos milhões. De novo abortaram a expansão do capitalismo alegando que isso é socialismo.
Apenas complementando comentário meu. Não sou contra a Lava Jato, apenas prenda os diretores e donos delas. Não quebrando as empresas. A proposito leia "thank yuojet, wash buddys" de Mario Santayana, ai vc vão entender o significado da nossa situação.
Veja o absurdo da nossa MP e PF. Naquele acidente da Union Carbide India que matou milhares de pessoas, o julgamento foi nos EUA. E qual foi a decisão no julgamento americano .INOCÊNCIA da Union carbide, com alegação do juiz de que se condena se a empresa levaria ela a falência e traria milhares de desemprego . nos EUA. Resumindo a hist. lá na India os EUA querem que se lasque, que morra todo mundo o que vale para eles (EUA) e os EUA. Aqui a Lava Jato quebrou todas empresas em que houve inrreg
Seria oportuno relembrar como foi o declÃnio: "Terão sido oito anos de atraso em um paÃs já retardado pelos besteirões dos anos 1980-1990. Não é trivial haver tanta autodestruição, essa recorrência de décadas perdidas." Dá para sair dessa coisinha de 1% e melhorar a produção e empregos? No Brasil despreparado faltam bons gestores. Como enfrentar a conjuntura internacional avassaladora na busca de ganhos, commodities e na distribuição de industrializados. É grande o risco de desmanche geral.
PaÃses grandes da América Latina como Brasil, México e Argentina há muito tempo crescem quando tudo vai bem a uns 3% a 4% ao ano. Enquanto isso nossas (Brasil) despesas previdenciárias crescem estavelmente a 6% ao ano. A conta não fecha, mas um dos efeitos de nossas deficiências educacionais é a incapacidade de fazer contas.
Tirando a Agricultura, com seus incrÃveis 13%, a recuperação seria ainda menor. A devastação que o governo Dilma, e o lulopetismo causaram dividindo a cama com as empreiteiras e o loteamento de ministérios, estatais e adjacências com partidos, era previsÃvel já em maio de 2014 com a infinidade de lojas baixando as portas. Era previsÃvel também, embora muitos duvidassem, que a recuperação, assim como na crise de 1981, levaria pelo menos 10 anos. Cqd (conforme querÃamos demonstrar).
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Vinícius Torres Freire > Memória e futuro do desastre do PIB Voltar
Comente este texto