Hélio Schwartsman > Por que Maduro ainda não caiu? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Fez a pergunta e não respondeu adequadamente.
O nobre leitor Herculano JR deve acreditar em contos de fadas. Em um pais onde lideres da oposição são presos torturado mortos em um pais onde protestos pacÃficos contra o governo são reprimidos a bala de verdade e não de borracha que fere e também pode aleijar e matar não se iluda em um pais que não se encontra papel para higiene pessoal da pra acreditar que desobediência fiscal vai mudar o pensamento tirânico ...faça-me rir....o pais das maravilhas e só um conto infantil. Acorde.
Quando o Lula pedir asilo lá a coisa vai melhorar lá ?
Depois da dieta do tipo sanguÃneo e da dieta da Lua, vem aà a dieta do Maduro, já experimentada por milhões de venezuelanos com resultados incrÃveis na perda generalizada de peso.
Soliciito ao articulista que guarde este artigo e o republique passados 12 meses,pois a situacao nao vai mudar,nao existe crise humanitaria a nao ser para os interesses dos americanos...
Soliciito ao articulista que guarde este artigo e o republuque passados 12 meses,pois a situacao nao vai mudar,nao existe crise humanitaria a nao ser para os interesses dos americanos...
Povo morto de fome, morto total. Gigante.br acorde ! Querem fazer de vc Brazuela !
A resposta a essa pergunta e tão fácil quanto somar 2+2 = 4. O povo foi desarmado como em todo sistema ditatorial e tirânico. Só o estado possui o monopólio da força e no mais a população esta sem forças passa fome. Como enfrentar um governo tirano armado ...? A subjugação e certa os livros de historia mostram. O povo não existe para servir o governo e sim o contrario mas quando um tirano sobe ao poder desarma a população e fica lá em cima. Faça isso no EUA e veja o que ocorre.
Desobediencia fiscal é a solução. Ñ precisa de armas
A questão é: quem se beneficia com a permanência de Maduro do poder? Certamente não é o povo venezuelano. Maduro tem sido muito útil para os que estão se apropriando das riquezas do povo venezuelano e deixando a população morrer de fome. Quando se tem um bode expiatório não há porque se preocupar com pecados.
Como sempre, excelente texto. Está claro que a manutenção do ditador no poder é sustentado por minorias do exército, da polÃcia, capangas e beneficiários do governo que se utizam de repressão violenta e até assassinatos. Espero que o evento citado por Hélio não demore. Aliás, não vejo Chicos, Mouras, gregorios, Gleisealmoçava fazerem algum comentário.
Porque ele detem as armas de fogo. Simples assim. E frauda as eleições! Não é óbvio isso?
Por que o Temer não cai? Com rejeição de 97% e denunciado em 2 processos?
Prezada, para encerrarmos essa discussão gostaria de dizer o seguinte: o neocolonialismo não acabou no mundo e especialmente na América Latina. Há pesados interesses das potências neocoloniais, notadamente dos EUA em nossa região. E mais, conta com a vassalagem das oligarquias locais para manter o status quo. Qualquer nação que se imponha, pela esquerda, centro ou direita será sabotada por dentro e por fora.
Cara, opaiador do Maduro, vocês são rizÃveis. São binários, relativize suas verdades querida, tem muito petróleo nesse assunto, e vai longe.
Prezada, todo seu esforço pode, quando muito, demostrar que há como manter,-se no poder mesmo com um povo famélico. Ok. Mas não prova que de fato tais catástrofes estejam ocorrendo na Venezuela. Alfred Zayas, consultor independente da ONU, que visitou o paÃs em novembro, não vê crise humanitária. E aÃ? Apesar do bestial bloqueio dos EUA, Canadá e Europa, que aliás, você convenientemente ignora para deixar tudo na conta de Maduro. Quem ou o que estaria causando esse mal, Maduro ou o bloqueio?
Cara Aldina, "por que Temer não cai?" Sua resposta: "Temer mandou prender lideres da oposição ? Temer anulou a Constituição e está fazendo uma novinha para atender seus interesses ? O Brasil terminou 2017 com uma inflação de 2000 por cento ? A taxa de desemprego no Brasil é de 37,8 por cento ?" Pois bem: se Temer tivesse neste contexto cairia, certo? Então é possÃvel concluir que também Maduro não esteja neste contexto, não?
E a� Lhe apertaram sem abraçar. O esquer-dinha não aguentou nem o primeiro round.
Quanto à OCDE, pelo que representam, não duvido. Quanto à ONU nossas fontes divergem.
Cara Aldina, qual foi a sua fonte de informação para reproduzir estes dados catastróficos sobre a Venezuela? Os jornalões? As TVs? O emissário da ONU desmente crise humanitária na Venezuela. E aÃ? Acha mesmo que com esse nÃvel de catastrofe Maduro ainda estaria de pé? Claro que não!
A resposta é óbvia. 1- Porque o povo gosta de Maduro. 2- Por que o povo lá tem estoque de capital social e confiança intersubjetiva que lhes possibilita efetuar a articulação polÃtica necessária para impedir um golpe parlamentar como o que ocorreu no Brasil em 2016. Apesar da greve do capital que arrasa a economia venezuelana, o povo lá não é uma mari o ne te dos meios de co mu ni cação como aqui no Brasil.
Artigo exemplar em termos de superficialidade de analise. Mas porque...assim afirmo? Porque o articulista nao procura ficar ao largo da questao ideologica...tomando posicao clara e " eficiente" pro interesses americanos e da torcida presente.
Um único homem com fuzil domina mil homens desarmados. O regime comunista da Venezuela não tem escrúpulos em usar balas à vontade se for necessário. A população sabe disso. Daqui a 20 anos ainda estaremos discutindo a situação da ditadura na Venezuela.
Maduro não vai largar o osso. Só há duas possibilidades dos venezuelanos se verem livres do ditador: ou fazem como os egÃpcios com Mubarak ou como os lÃbios com Kadafi.
Caro jornalista e filosofo...vejo que nao aproveitou seus conhecimentos academicos para uma melhor reflexao sobre a questao da Venezuela...como jornalista esqueceu de citar a Arabia Saudita...ditadura que bombardeia o Yemem diariamente com o apoio americano...ja que citou outros paises todos nao alinhados.Como filosofo nao aprofundou a analise no artigo..talvez para jogar para a torcida superficial...que acompanha esta Folha..Finalmente,sugiro publicar daqui a 1 ano o nesmo artigo.
Por que o povo não se rebelou com o apartheid da Ãfrica do Sul? Seu dirigentes eram tratados por ditadores?
Não sei. Bem como não sei porque Mugabe se sustentou por 39 anos.
O ditador venezuelano corrompeu e promoveu uma chefia militar que apoia esse desastre...Com o exército ao seu lado a oposição enfraqueceu...
América Latina somos todos bananas, não vai acontecer nada !!!
Vocês acham que se um dia, daqui a 800 anos, o povo brasileiro resolver expurgar do poder os lacaios e entreguistas e resolver tornar o Brasil realmente um paÃs soberano esse processo será um mar de rosas? Claro que não! Internamente será sabotado pelas oligarquias e externamente pelas potências neocoloniais.
Pelo mesmo motivo que Cuba ou Coreia do norte, não cairam até hoje, basta um "el comandante em jefe" disposto a tudo,. matar quem preciso "as vezes, mesmo que não precise, apenas para mostrar quem manda", que o lÃder não cai, e ainda poem a culpa nos americanos. Depois parar de comprar comida e comprar armas, muitas armas, também ajuda uma lei de desarmamento da população.
Estão de olho no Brasil.Temem uma reação do Jararaca, com consequências na Venezuela.Caindo o Jararaca(preso),será a "sÃndrome do dominó" na América Latina.A "coisa" é mais nojenta e pegajosa do que sabemos!...
Alguém sabe aà um pouco de história para dizer se na Revolução Francesa, durante o processo, melhoru ou piorou do que era? Detalhe, tratava de uma revolução burguesa. Que foi vitoriosa. Como posso encontrar num grande jornal um sujeito mais ignorante do que eu que só estudei história no Ensino Médio?
Esta conversa de brioches é outra fraude intelectual, a rainha Antonieta foi guilhotinada com 18 anos, era uma menina ainda, não existem provas nem evidencias de que a rainha tenha proferido esta frase, mas serviu para justificar o assassinato de uma menina. Sugiro ler o livro, pois eu ainda estou lendo. Esta sua busca pela historia é minha também, eu também tinha exatamente esta duvida, quanto as razões da revolução francesa, pois era isto que eu aprendi na escola,só que a coisa não fechava.
Caro Gilmar, você deve ter razão, mas então qual é a conclusão? Teria sido melhor ter continuado "comendo brioches"?
A revolução francesa, foi uma tragédia, destruiu a França, matou milhares de pessoas, só não mataram mais, porque a tecnologia na época não permitia, mas não faltou tentativa, regiões inteiras foram massacradas, “homens, mulheres e crianças”, não havia discriminação, portanto este pato de “liberdade, fraternidade e igualdade” é tudo teoria, a revolução foi conduzida por monstros, Tem um livro que se chama “ O livro negro da Revolução francesa”.
O que resta curioso é que, ao contrário do que nossa midia insiste em afirmar (eleições fraudadas), as últimas eleições, acompanhadas por observadores da ONU, deram ampla vitória a Maduro. Curioso, não?
A lamentar ,certas figuras aqui no Pais apoiarem o Maduro . Vou apenas citar certas pessoas que habitam os Jardins , Ipanema , Leblon e Brasilia O Comediante Gregorinho Duvivier , o Parcial Juca Kfouri , Boulos , Marilena Chuai , a figuraça Senadora Gleisi Presidente do PT , Ivan Valente ainda stalinista, e outros menos votados .
O povo não se revelou porque é fraco. Brasileiros também não se revelam... São fracos também. Não tem posicionamento polÃtico claro, talvez por falta de educação. Correção: os comunistas se posicionam som, erro meu. O viés do atraso e forte nas terras tropicais do sul.
Pode ser simplesmente que o povo pobre da Venezuela apoie o regime chavista. Se a vida dele era pior antes, não tem por que querer retornar a ela, apesar das dificuldades de hoje.Pode ser que o povo veja quem está por traz da oposição - os mesmo que o oprimiam. Quanto a uma queda de Maduro - difÃcil - o EEUU já usaram seu arsenal convencional - as tais "primaveras"- e, enquanto o regime tiver o apoio das Forças Armadas e da Suprema Corte, não há possibilidade de um golpe como o do Brasil.
Povo que morrendo de fome não enfrenta o causador do desastre só pode ser covarde. É melhor morrer lutando que caÃdo no chão, sem forças para se levantar pela desnutrição.
Talvez exatamente por causa da primavera árabe e do fim do Kadafi, os ditadores tenham mudado de tática. Começou com o Assad na SÃria, e o Maduro segue seus passos. É continuar indefinidamente, contando com uma minoria organizada e que se beneficia com a situação. E com algum verniz anti-americano sempre haverá inocentes úteis dentro e fora que os apoiam.
Uma das coisas que podem está alimentando o regime pode derivar de pelo menos duas coisas: a esperança de alguns de receber o imóvel de quem tem dois, ou seja, do governor implementar a lei que entrega a segunda casa de alguém para quem não tem nenhuma, e o outro é o comentário da mÃdia e se séries mexicanas de que o governo Venezuelano tem pessoas envolvidas com atividades do narcotráfico!
A resposta é mais simples que isso. Depois do Caracazzo de 89, a agora oposição, então governo é odiada pela maioria da população após ter sido massacrada até dentro de casa. As forças armadas depois daquilo não aceitam mais assassinar populações desarmadas que protestavam contra medidas econômicas antipopulares. Não caiu ainda porque a alternativa é vista como pior.
Fico imaginando que tipo de "agrados" Maduro deve fornecer para manter as Forças Armadas ainda o apoiando.
Certas frutas maduras não caem. Apodrecem no pé. Aqui na America Latina a cultura dos caudilhos vai irrigando até a podridão. Cultura adubada por um socialismo de fancaria que esconde falsidades para se lambuzarem no “puder”. Veja: “ O Manual do perfeito.......latino americano”.
Infelizmente na America Latina e no Brasil, um politico tem que ser de esquerda para prosperar, são chamados de "progressistas" (Rafael Correa, Hugo Morales, Lula, Chavez, Maduro, Lugo, Kirchner, Mujica, etc., mas na verdade regridem os paÃses que comandam, já os conservadores ou os de direita, são fora de moda, mas são estes que trazem o desenvolvimento, leia-se o Chile de Piñeira, Pinochet, a Colombia de Uribe e JM Santos. Isto explica a arapuca de nós brasileiros de PT e PSDB, há 24 anos!
Democrácia só existiu na Grécia. Na verdade vivemos em estados opressores e uma pretensa liberdade é consumir. O manual dos polÃticos é o excelente O PrÃncipe - Maquiável, que fala de como subjugar o povo. Concordo com comentários do leitor Agenor, sobre coluna do Helio.
Se não cair de maduro, certamente vai cair de podre.
Oposição não teme eleição, como dito em um comentário; ela simplesmente sabe que esta é objeto de fraude (instituições nas mãos de Maduro). Lembra-me um paÃs logo abaixo, que tem uma tal urna eletrônica!!!!
Cientista PolÃtico e Contador de Histórias é a mesma coisa. Com todo respeito.
Um reparo: antes da liberdade ser um ideal no séc 18 era instrumental; inicialmente para facilitar a expansão comercial. Almeja-se a liberdade pq ela é provedora. Mais ainda, a maior liberdade é a de ter, depois a de ser. A Venezuela tem tradição de ditadura. Mas seria uma boa perspectiva para o povo de lá a democracia, tomando como exemplo a brasileira? Com seu Pib decrescente, violência exacerbada, alto desemprego, conluio de poderes, a violência da saúde regulamentada e cerceadora de oferta?
Ocupado por Cuba, são trinta mil no Governo, Intelig e Seg. Apoio da Rússia, China e Irã. A Rússia forneceu U$ 11 em armas, a Rosneft financiou 17 bi da dÃvida, e a China 23 bi. Um milhão de sÃrios vivem lá e parte deles é utilizada pelo Irã e Hesbollah, e atuam de forma independente dos outros. Inclusive com imigração para os vizinhos. O Irã treinou a guarda para a repressão de passeatas e os sÃrios participam da guerra irregular com infiltração na oposição. Gatestone, meforum, J. M. Humire.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Por que Maduro ainda não caiu? Voltar
Comente este texto