Ilustríssima > O que os cientistas sabem (e não sabem) sobre a constituição do Universo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Que o Universo (Multiverso?) esteja em expansão é verdade. A dúvida é o que está do lado de fora, além das fronteiras sempre crescentes...
Tudo o que sabemos sobre o nosso universo se refere a apenas 5% da sua composição. Parece que a arrogância de muitos cientistas é inversamente proporcional ao verdadeiro conhecimento de que dispõe. A verdade é que não sabemos nem mesmo o que somos; quero dizer, o Eu de cada um. Piore são os "intelectuais"de Humanas, que supõe que os cientistas sabem muito mais do de fato sabem; e que a suposta sabedoria dos mesmos corroboraria sua visão ideologizada da realidade.
Desculpe, mas eu não criei nenhuma "dicotomia entre o 'Eu' e o cosmos. Acho que foi um pouco de falta de interpretação de texto. Citei um paralelo entre a falta de conhecimento que temos sobre o 'Eu' (e não "dicotomia") e a falta de conhecimento que temos sobre o universo. Paralelismo é o oposto de dicotomia. A arrogância foi sua.
Até Kepler, Copérnico e Giordano Bruno se achava que a Terra era o centro do Universo, q o Sol girava em torno de nós. De lá para cá, muitÃssima coisa mudou sobre isso tudo, não? Sem dúvida há arrogância em alguns cientistas, mas a imensa maioria deles sabe q quanto mais avança o conhecimento, mais ainda se avança o desconhecido. É falsa a "dicotomia" q vc cria entre o Eu e a Cosmologia. Falta história da ciência, sobra arrogância por ignorância.
.
Muito interessante essa aula de cosmologia. Fico agradecido pelas explicações. E pergunto: a força antigravitacional da energia escura, que faz o universo expandir-se e continuar se expandindo, não seria ainda uma resultante da força da explosão inicial - o Big Bang - ?
Boa pergunta.
Sensacional, também leio muito sobre o assunto.
Um dia se descobrirá que esses elementos desconhecidos do universo tem Ãntima relação com o tempo. Em outras palavras, as forças gravitacionais seriam responsáveis pelo tempo fluindo positivamente (passado-presente-futuro) e as antigravitacionais, negativamente (futuro-presente-passado)
Interessante! Essa reflexão inclui o que se conhece sobre entropia ("seta do tempo"). Não sei se chegou a ver, mas uns fÃsicos (liderados por brasileiros) alteraram isso ao forçarem um corpo frio a esquentar um corpo quente. revistapesquisa.fapesp.br/2018/02/09/o-frio-que-aquece/
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustríssima > O que os cientistas sabem (e não sabem) sobre a constituição do Universo Voltar
Comente este texto