-
Abel Zimberknopf
O pessoal de Humanas acha que os cientistas sabem muito mais do que de fato sabem. A verdade é que eles não sabem nem mesmo o que eles mesmos são; o que é o Eu. Tudo o que os cientistas conhecem, hoje, se refere a apenas 5% do universo; 95% do mesmo é composto de substâncias e tipos de energia sobre os quais não fazemos a menor idéia de o que vêm a ser. Mesmo assim, 100% daquilo que os filósofos materialistas imaginam são mitos sobre o que os cientistas "já provaram". Ilusões!
-
Abel Zimberknopf
Tremenda forçação de barra! É como esse papinho furado que diz que o gênero, no Ser Humano, é uma "construção social". A capacidade de perceber a realidade e de ser enganado por ela, tampouco são "construções sociais"...
-
-
José Cardoso
Tendemos a nomear as coisas mais relevantes e imediatas para nós. Os antigos chamavam ar água, terra e fogo de elementos. Hoje os entendemos como compostos de vários elementos. Devem haver no campo das emoções elementos que estejam relacionados com medições fisiológicas definidas, mas provavelmente não são coisas como ciúme, orgulho, medo ou coragem.
-
Arnaldo Vianna de Azevedo Marques
O assunto ainda é controverso, mas está tendendo para uma aceitação da concepção de Shopenhauer. Começamos a perceber que NÃO entendemos muito bem O Mundo como Vontade e Representação ! Veja só que surpreendente. Isso acaba por interferir no Conceito de consciência; totalmente contestado por Nietzche ! Vide, por exemplo, Marcelo G. Barbosa em Crítica ao Conceito de Consciência no Pensamento de Nietzche, Tese do ano 2000 que caminha pela vertente da metafísica e não considera as neuro-ciências.
-
Maria Lopes
Parece que o título deveria ser como são medidas pela Neurociência as emoções. Assim, dá a impressão de que as ciências possam efetivamente saber como são feitas, o que é desmesura - hubris mesmo.
-
Herculano JR 70
Eu acho, so acho, que as emoçoes estão no patamar dos sentidos. O diferencial parece estar no pelo q se emociona. Algumas emoçoes estão gravadas nos gens. Medo de leão é questão de sobrevivencia. Medo do poder tambem, mas foi criado culturalmente. Ate mesmo os sentidos são burlados: a fumaça deveria sufocar ,mas fumantes aprenderam a tornar a dor em prazer. No campo sexual estamos cheio de burlas: exemplo e o prazer q alguns sentem de chicotadas.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.