Opinião > Lula e a loteria do STF Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Cesar Augusto Calderaro

    A folha não deixou espaço para comentários dos assinantes na matéria da invasão ao jornal o Globo? E porque a folha ficou calada? Todos os jornais tem que se manifestar e fazer repúdio a tal atitude de bandalheiros desse movimento que não respeita a lei e a ordem.

    Responda
  2. Cesar Augusto Calderaro

    A folha não deixou espaço para comentários dos assinantes na matéria da invasão ao jornal o Globo? E porque a folha ficou calada? Todos os jornais tem que se manifestar e fazer repúdio a tal atitude de bandalheiros desse movimento que não respeita a lei e a ordem.

    Responda
  3. ANDRE LUIS BUENO

    Poderiam esclarecer o que este jornal entende por crimes violentos ? Em minha opinião, crimes violentos não resumem-se somente a atos praticados com violência física (assaltos, roubos etc). Considero mais que violentos aqueles praticados contra uma população carente de saúde, escola de qualidade, assistência à velhice, saneamento básico, segurança, para citar apenas algumas ações que o estado brasileiro não supre. Com o $$ desviado isso seria feito. Quer maior violência que essa ??

    Responda
  4. Fábio Irani Juliano

    Também concordo que jaula é para animais selvagens e que representam perigo no convívio com seus pares, contudo, as alternativas à prisão devem ser tão severas quanto! Não pode de maneira alguma compensar a atividade criminosa! A relação custo beneficio deve ser capaz de inibir a prática delitiva!

    Responda
  5. Carlos Frederico de Vasconcelos Vilar

    Discordo frontalmente desse jornal tendo em conta que crime contra a Administração Pública, isto é, contra o gestor do patrimônio de todos nós, e crime de responsabilidade, são sim violentos a não mais poder, pois violam toda a moralidade e fundamentalmente o direito do povo e de cada cidadão a um governo ético, eficiente e transparente.

    Responda
  6. Eurípedes Sousa Silva

    A Folha, nas figuras dos seus formadores de opinião, é uma desgraça, um atraso para o nossso país. Achar que esse elemento chamado Lula, que a mídia insiste em tratá-lo com toda deferência, "ex-Presidente, ora Presidente", é merecedor de liberdade até o último recurso possível, quem sabe até de uma anistia, é de deixar a população que se presa enloquecida, irada, com vontade de fazer justiça com as próprias mãos.

    Responda
  7. José Ricardo Braga

    Quantos #panfletos! ;)

    Responda
  8. JOS DE SOUSA SANTOS

    Procede a preocupação da Folha quanto ao STF. Há algum tempo, alguns ministros daquele Tribunal teimam em distorcer questões de interpretações claríssimas, só por que julgam que seus posicionamentos são mais importantes do que o que está escrito na Constituição. Não será, pois, nenhuma surpresa se revogarem o decidiram o STF e o TRF-4 (por unanimidade). Seria ótimo se fossem cortados os jatos oficiais usados nas andanças das excelências; ficariam mais próximos da patuleia.

    Responda
  9. Hildebrando Teixeira

    A Foiceh não toma jeito! Seus soldadinhohs comunistahs, morrendo de medo da prisãoh do líder da seittha, não se cansam de as fake news pe-trah.lhas; "convicções precárias sobre prisãoh" não; mas sim "convicções precárias sobre encerrar a defesa histórica da impunidade pelo Tribunal". Se liga, ver.mehlhah-dah!

    Responda
  10. LUIZ RUIVO FILHO

    Na verdade e face a prevalência de "vaidades pessoais" o STF desviou-se de seu objetivo de ser guardião da Constituição, da Legislação e promover a Justiça, motivo pelo qual está desmoralizado ante a opinião pública. Prova disso reside no debate e extinção do "foro privilegiado", retido pelo Ministro Dias Toffoili, e resulta em mais de 100 processos por graves crimes por políticos, como Lula, sob apreciação pelo STF como se fosse Juízo de 1a. Instância. Uma inadmissível Vergonha.

    Responda
  11. José Renato Sessino Toledo barbosa

    Parabéns! Os coxinhas venceram.

    Responda
  12. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Os grandes delinquentes às vezes esquecem que, "nada está no efeito que não esteja na causa." Preferem ignorar a existência das consequências da desonestidade, da apropriação de bens públicos e do desgoverno. Alguns se tornam presos domiciliares ou até presos políticos. /Claudia.

    Responda
  13. joao lima

    Informo que corrupção passiva(crime hediondo) não existe documentos lícitos e sim indícios que são provas cabais ou seja as propinas e lavagens de dinheiro são repassadas aos familiares, parentes, laranjas e outros meios fraudulentos. O Lula pouco trabalhou e não era de família rica. Punir e confiscar todos os bens ilícitos dos envolvidos, familiares, parentes, laranjas e outros afins. Democracia Plena e Liberdade de Imprensa! Ninguém está acima da Lei, então cumprem a Lei!

    Responda
  14. M Regina BUENO S MARQUES

    A Folha defende aqui o absurdo. Corrupção é crime que afeta a todos nós (os não privilegiados) há anos. Dar tempo ao tempo para corruptos, significa passar a mão na cabeça, deixando mais tempo e espaço para acertos, malas de dinheiro etc. A segunda entrância é mais do que suficiente para que se prenda qualquer criminoso por corrupção. Quanto aos tribunais, já conhecemos inclusive a politica de passar por cima das leis..A Folha se diz de rabo preso com o leitor. Só que não..

    Responda
  15. joao lima

    A Imprensa Livre é o segmento mais importante em países democráticos.Existem em países democráticos jornalistas sem dignidade que são contra a Democracia que devem ser banidos dos órgãos de imprensa(democrática) onde trabalham, deixando os jornalistas com dignidade que são a favor da Democracia e do seu povo democrático. Verde e Amarelo!

    Responda
  16. joao lima

    2) MPF, PF e ao Juiz Sérgio Moro parabéns e competências contra qualquer tipo de corrupção.O povo democrático apoia a lava-Jato que já se tornou patrimônio do povo democrático.O Lula, Dilma(incompetente), PT e alguns aliados quebraram e faliram o país.O Lula e a Dilma foram"presidentes" do país e nada fizeram contra as corrupções, por isso são os mais culpados. Punir e confiscar todos os bens ilícitos(enriquecimentos ilícitos) dos envolvidos, familiares, parentes, laranjas e outras fraudes.

    Responda
  17. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    A violência desencadeada pela corrupção e desvios de dinheiro pública é tanta quanta a praticada por outros atos criminosos, com a agravante que tem o potencial de prejudicar um enorme contingente de pessoas. Além disto, estes criminosos tem um enorme poder de influência. A operação estanca sangria reclamada por Jucá é um exemplo. Desvio de dinheiro público deve ser crime hediondo, inafiançável e sem direito a redução de pena.

    Responda
  18. julio martins

    Prezado Editor, depois dessa defesa e apologia a penas alternativas para crimes similares, só me resta cancelar minha assinatura. Sei que é pouco, mas fica aí expresso o meu protesto.

    Responda
  19. joao lima

    1) Em países sérios o Lula já tinha sido preso há mais tempo desde a primeira condenação.O Lula pouco trabalhou e era de família pobre agora sendo rico com suas mentiras e enganações.Quem está bancando os honorários dos advogados? Quem está bancando as caravanas com antecipações de campanhas políticas? As hospedagens nos hotéis de 05 estrelas? Viagens aéreas para todos os lugares?Corrupção passiva e ativa são crimes hediondos e não existe advogado(países sérios) para crimes hediondos.Ah,Brasil

    Responda
  20. Amador Lima

    Desde quando os bilhões desviados dos serviços publicos essenciais , com a conivência de governantes ineptos e corruptos ,não é um crime que violenta a coletividade?Lamentável posicionamento deste folhetim.

    Responda
  21. Helio Moraes

    A questão da prisão do Lula pode ser facilmente resolvida no STF por um pedido de vistas do ministro Alexandre de Moraes, novo ministro que não participou da votação anterior, deixando que se cumpram as determinações unânimes das cortes inferiores e, muito tempo depois, ocorra sim o debate final sem a contaminação atual de prender ou não o Lula. O Brasil pede Lula na cadeia.

    Responda
  22. Graziela Colares

    Ainda bem que a FSP não legisla, faria bem pior . Prisão só para os três ps!

    Responda
  23. joelson ciacci

    Ridículo! A Folha ,com seu ar de esquerda festiva,nos decepciona a cada dia! Viva o Estadão!

    Responda
  24. joelson ciacci

    Ridículo! A Folha ,com seu ar de esquerda festiva,nos decepciona a cada dia! Viva o Estadão!

    Responda
  25. Cloves Oliveira

    Todo mundo sabia que o Al Capone tinha sido responsável pelo assassinato de dezenas de pessoas e que a ficha criminal dele era quilométrica. Apesar disso a justiça americana nunca conseguiu provar nada e ele continuou mantendo a posição de que era apenas um homem de negócios que provia aquilo que seus clientes desejavam. Foi pego num crime menor, sonegação fiscal. O nosso Capone caboclo está mais ou menos na mesma posição. Vai pagar por um crime menor, pois, para os cabeludos, não ha provas.

    Responda
  26. Andre Cassorla

    FSP apoia a impunidade, por essas e outras que cancelei minha assinatura. E me arrependo de tê-la feita.

    Responda
  27. Tersio Gorrasi

    A preocupação da defesa agora não é mais alegar perseguição, falta de provas ou inocência, e sim evitar a prisão, ou seja, já estamos quase chegando lá. Por enquanto, essa justiça está no caminho certo

    Responda
  28. Luiz Carlos de Sousa

    Este é o verdadeiro processo prepúcio.

    Responda
  29. Antonio Zanella

    Lamentável e casuístico este pensamento da Folha. Os crimes de colarinho branco cometidos por pessoas eleitas são tão violentos quanto uma morte por latrocínio, esta muitas vezes fundada na falta de educação, a qual é deficiente no Brasil e uma das causas é a corrupção. Podia ter ficado quieta a Folha.

    Responda
  30. Antonio Zanella

    Lamentável e casuístico este pensamento da Folha. Os crimes de colarinho branco cometidos por pessoas eleitas são tão violentos quanto uma morte por latrocínio, esta muitas vezes fundada na falta de educação, a qual é deficiente no Brasil e uma das causas é a corrupção. Podia ter ficado quieta a Folha.

    Responda
  31. Paulo Sergio Ribeiro Varejao

    Irretocável e sobretudo harmonico com a Carta Magna, esse Editorial da Folha que defende a tese de que prisao deve ser reservada para criminosos violentos. Isto porque, no caso especifico de prisão após o julgamento em segunda instância, a Constituição Federal dispõe, no Art. 5, inciso LVII: NINGUÉM SERà CONSIDERADO CULPADO ATÉ O TRÂNSITO EM JULGADO DE SENTENÇA PENAL CONDENATÓRIA. Portanto, ao respeitar a Constituição da República a Folha mostra a seriedade com a qual faz jornalismo.

    Responda
  32. Marcos Serra

    Lamentável o ponto de vista da FSP indo, inclusive, contra o princípio básico que todos devem ser iguais perante a lei. Omite que, na maioria dos países onde os condenados são efetivamente punidos, a prisão dá-se após a segunda instância e a concessão de habeas corpus é bem mais difícil, o que promove respeito às leis e inibição da prática de novos crimes. A impressão que fica é que o editorial tem mais um objetivo oportunista do que propriamente discutir o assunto atendendo os anseios sociais.

    Responda
    1. Marcos Serra

      Vamos ver quem comete maior violência: um marido desequilibrado que mata sua esposa em um crime passional ou um corru.pto que, desviando recursos da saúde, promove a morte de várias pessoas que deixam de ser atendidas? Ou que, desviando verbas que seriam destinadas à educação, promove o ingresso de vários adolescentes que não conseguiram vagas em estabelecimentos de ensino no mundo da bandida.gem e que, no futuro, se tornarão assa.ssinos de inocentes? Desses, quais os crimes mais violentos?

  33. Jane de Vidal

    O periódico confessa, afinal, o que diariamente se deduz das reportagens partidárias. Lamento. De resto, é verdade que o STF é por demais inseguro, polêmico, deixando a questão no limbo como está. Sejam corajosos, ministros, decidam sim ou não, mostrem ao povo de que lado estão, se da Justiça ou do caos.

    Responda
    1. Maria augusta Silveira

      Muito bem dito.

    2. Maria augusta Silveira

      Muito bem dito.

    3. Reinaldo Cunha

      Resumindo, que se cumpra o entedimento atual e se inicie a execução da pena. Rever o entendimento agora vai desmoralizar o STF ainfda mais.

    4. Reinaldo Cunha

      Resumindo, que se cumpra o entedimento atual e se inicie a execução da pena. Rever o entendimento agora vai desmoralizar o STF ainfda mais.

  34. Edison Gonçalves

    Tem muito cri_me violento que causa um dano social infinitamente menor do que um crime de corrupção. Cor_ rupto condenado a prisão domiciliar em mansão com piscina e mordomia é piada de mal gosto.

    Responda
    1. Caio Pagano

      mau gosto. Não "mal gosto".

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.