Ilustríssima > Brasil precisa definir o que quer de sua política externa, diz embaixador Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. JAQUES BRAND

    "A soberania não é mais um conceito absoluto, e as organizações internacionais deverão ser reformuladas." Barbosa diz isso depois de admitir o esvaziamento da OMC... No fundo, quer apenas lustrar a velha dependência, hoje aprofundada com a desnacionalização da indústria brasileira. Enquanto as principais economias se fecham hermeticamnt, lá vem ele com o velho lero de abrir... Ao contrário, o País deve fechar-se, instaurar a OPEP dos alimentos, fazer a sua revolução Meiji, abraçar radiclmt C & T

    Responda
  2. Cloves Oliveira

    Falta uma estratégia para a esquerda para promover a prosperidade no país e uma visão realista do mundo que a impede enxergar as interações que moldam a economia do planeta; sem essa visão fica impossível organizar uma estratégia que ultrapasse os experimentos mal planejados e implementados. Só porque uma coisa acontece depois da outra não significa que aconteceu por causa da outra. Post hoc ergo propter hoc. Só porque o galo canta antes do por do sol não significa que ele faz o sol nascer.

    Responda
  3. Lygia Barros

    Se o Brasil "acha" que tem um produto de qualidade e preço competitivo ? qual o problemas de os USA colocar uma barreira de 25% no aço ? que procurem outros clientes neste mundo globalizado !! mas como conhecemos o "empresariado" brasileiro !! estes devem pedir ajuda da "combalida mamãe" para um REFIS especial !! com este tipo de empresário o país não vai chegar a nenhum porto seguro !!

    Responda
  4. Luiz Garcia

    De muita lucidez o artigo do Sr. Rubens Barbosa, só faria alguns destaques do que foi apresentado, entre tais, o de afirmar que antes de diminuir a participação do Estado, é urgente que se promova a capacitação (eficiência) do Estado na intervenção social, política e econômica.

    Responda
  5. Dr Flanelinha B

    Falou falou falou, mas não disse. Primeira coisa, em minha opinião, é sair de Mercosul e usar nosso poder concreto, cada vez menor, como barganha para atrair desenvolvimento tecnológico e mercado para exportações. Segundo, assumir como objetivos estratégicos desenvolver uma capacidade tecnológica para se especializar em 4 ou 5 grandes segmentos. Pra isso, redirecionar totalmente nossas universidades e centros de pesquisa para áreas científicas e saúde. Terceiro: imposto menor e mais simples

    Responda
  6. Lygia Barros

    O Desgoverno Temer transformou o Itamaraty em moeda de troca para atrair o PSDB para sua base. Os Ministros que por lá passaram foram políticos medíocres e envolvidos em atos escusos investigados pela Justiça. O Itamaraty deve ser comandado por diplomata de carreira , e seguir orientações do Poder Executivo.

    Responda
    1. RAFAEL SEYDEL

      Concordo! Me utilizando do termo da Ministra Carmen, tem havido um "apequenamento" do Itamaraty faz tempo. Se não temos política interna, como teremos a externa? De fato, acho que o BRA não sabe nem o que é ser país. Talvez fosse melhor pensarmos em ser Estado Associado a alguém mais competente. Talvez ONU, nos transformando em área sob égide internacional.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.