Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Maria Lopes

    Ótima coluna. Merece continuação.

    Responda
  2. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    “O homem, nesse habitat naturalmente espiritual, se sente acompanhado e acolhido”. Um abrigo para as inseguranças levadas pela apercepção. Acredito que seja de Joseph Jonh Thomson o livro: “A Física e a química da vida”, publicado em 1956, começa com a seguinte proposição: “Ha três enigmas, três fundamentais mistérios no mundo. Primeiro: o que é o universo? Segundo: o que é a matéria? E, o terceiro: o que é a vida?” In, “VIDA. Um Enigma uma Jóia Preciosa”, Daísaku Ikeda.

    Responda
  3. Luisa Rauter Pereira

    "refazer o mundo onde as coisas se transfiguram na face de Deus": o que é isso? O pensamento não deve nunca partir de pressuposições como a existência de um Deus. Continuo achando religião uma pobreza intelectual.

    Responda
  4. José Cardoso

    Sei que deve ser óbvio, mas essa fase mítica parece uma projeção da experiência da infância de cada um. A experiência se dispersa em muitos objetos e interesses com a idade, e por isso mesmo sua intensidade diminui.

    Responda
    1. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

      Mística. Em seu magnífico “Ramo de Ouro”, Frazer inspirado no quadro de Caravaggio. Narciso ao contemplar o reflexo de sua imagem no lago. Surgiu o misticismo. A alma.